Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Elpidio neto

WordPress Aprendiz de desenvolvimento web usa wordpress?

Recommended Posts

Olá pessoal, boa tarde

 

Meu nome é Elpidio, sou estudante de analise e desenvolvimento de sistemas e estou com um projeto de construção de um site profissional para um amigo. Entretanto não tenho menor conhecimento em desenvolvimento(ainda). E eu tenho mais três amigos para me apoiar no projeto( que tambem não tem conhecimentos previos) que funcionará como uma e-commerce na qual o "cliente" quer ter o poder de alterar texto, acrescentar fotos, preços etc.

 

Seria uma boa escolha trabalhar com Wordpress? Ou usar uma IDE  de desenvolvimento, já que estamos todos aprendendo? Ou utilizo o wix?

 

obs: O "cliente" quer ter um dominio proprio (www.meusite.com) e não um (www.meusite.wix.com)

 

obs²: Chamo de "Cliente", pois não é uma atividade não remunerada, pois o mesmo sabe que estamos aprendendo e que por isso não dei prazo e nem cobrarei pelo serviço.

 

 

Editado por Elpidio neto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dê uma olhada no Joomla, o foco da plataforma é e-commerce, diferente do wordpress que é notícias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Elpidio neto Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

2 horas atrás, Elpidio neto disse:

Seria uma boa escolha trabalhar com Wordpress? Ou usar uma IDE  de desenvolvimento, já que estamos todos aprendendo? Ou utilizo o wix?

O Wordpress apesar de ter coisas já prontas, você pode customizar. Obviamente vai precisar de uma IDE de desenvolvimento.

 

Existem muitas por aí, eu particularmente gosto e uso o Eclipse For PHP. versão Oxygen.   

 

Se não quiser usar o wordpress,  há possibilidade de criar o site usando Frameworks como o Bootstrap.  Bastando saber como criar a estrutura e usar os estilos que ele já tem. que é bastante coisa.. Além disso ele já inclui diversos recursos em jQuery facilitando o desenvolvimento como criação de modais, formulários.. e muito mais..

 

O wordpress é uma boa plataforma com desenvolvimento rápido. Particularmente prefiro o Bootstrap.

 

No wordpress, existem plugins de e-commerce também assim como o joomla.  Ambos são CMS, Sistemas de gestão de conteúdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para aprender, minha sugestão seria desenvolvedor usando frameworks ou o WordPress mesmo. Embora o WordPress seja uma ferramenta intuitiva, tem bastante pra aprender sobre ela, como desenvolvimento de temas e plugins, entender como o CMS funciona de fato. Você pode ver a documentação do WordPress, que tem bastante coisa.

 

O WordPress agiliza a criação do site/aplicação web que você quer fazer, a curva de aprendizagem é menor do que começar um projeto do zero.

 

Existem outras plataformas mais voltadas para e-commerce, como Magento, PrestaShop e OpenCart, então vale a pena dar uma olhada.

 

Mas se você quer aprender ainda mais e não está preocupado com o tempo de entrega, você pode escolher um framework para desenvolver. Você pode criar até mesmo o seu próprio WordPress, sua plataforma de gerenciar os conteúdos da aplicação web. Nesse caso você aprenderia mais sobre desenvolvimento, banco de dados, resolver os problemas de modelagem que podem surgir ao longo do desenvolvimento, e tudo isso é válido.

 

Alguns frameworks:

 

PHP:

https://laravel.com/

https://symfony.com/

 

Python:

http://flask.pocoo.org/

https://www.djangoproject.com/

 

CSS:

https://getbootstrap.com/

https://foundation.zurb.com/

 

Quanto a utilizar Wix ou algum criador de sites não hospedável, eu acredito que seria a opção que você aprenderia menos, estas pois são ferramentas voltadas para quem não tem conhecimento técnico ou não busca aprender sobre desenvolvimento na utilização.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal muito obrigado pela colaboração de todos!

Estão me ajudando bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de alguns anos voce se torna refem do wordpress e dessas outras ferramentas, nao consegue desenvolver nada sem elas, e nelas existem limitações, pode ser uma boa escolha para começar, mas tente fazer coisas fora do wordpress tambem. Tenho amigos que nao consegue escrever 5 linhas de um site simples sem usar o wordpress.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Elpidio neto,

 

As ferramentas de CMS e Frameworks são muito boas, porém para aprender todo o conceito de programação e desenvolvimento eu prefiro partir do zero, sem utilizar frameworks ou CMS.

Quando já tiver um conhecimento bom você começa a utilizar CMS, até mesmo porque desta forma conseguirá desenvolver

plugins e efetuar alterações na propria codificação do WordPress..... Senão você será refém do que existe pronto!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×