Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, preciso de uma ajuda. Estou com um televisor bem antigo da Philco. O problema é o seguinte: a imagem fica tremendo. Já tentei ajustar naqueles resistores variáveis, fica legal quando ajusto, porém ao mudar o canal volta a tremer a imagem, ficando legal somente aquele canal que  ajustei. Amigos aguardo as dicas! Desde já agradeço, e peço desculpas pois não sei mexer direito na Internet, e entrei hoje por aqui!  Obrigado à todos! 

Postado

Poste o modelo da TV/Chassi para podermos ajudar! Já lhe adianto que, dependendo a idade do televisor, pode sair à procura de capacitores 'mortos', pode fazer até mesmo com uma saída de som, conectada em série à um alto-falante, e vai passando pelos capacitores! Se notar um som 'estragado' ou nenhum som, já suspeite e troque o capacitor! Outro detalhe, potenciômetros antigos falham com certa facilidade, então já seria bom limpá-los e jogar um pouco de WD40, além de testá-los com multímetro. Em TVs pré-1980 eu automaticamente troco os potênciômetros de ajuste vertical/horizontal na mínima suspeita, para não perder muito tempo com defeitos intermitentes.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Alguns capacitores do circuito vertical esgotados, provocam essa falha!

Mas como o colega acima disse! Tem que fazer uma revisão geral no TV!...

• Obrigado 1
Postado
17 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Poste o modelo da TV/Chassi para podermos ajudar! Já lhe adianto que, dependendo a idade do televisor, pode sair à procura de capacitores 'mortos', pode fazer até mesmo com uma saída de som, conectada em série à um alto-falante, e vai passando pelos capacitores! Se notar um som 'estragado' ou nenhum som, já suspeite e troque o capacitor! Outro detalhe, potenciômetros antigos falham com certa facilidade, então já seria bom limpá-los e jogar um pouco de WD40, além de testá-los com multímetro. Em TVs pré-1980 eu automaticamente troco os potênciômetros de ajuste vertical/horizontal na mínima suspeita, para não perder muito tempo com defeitos intermitentes.

Olá amigo Johnny, obrigado pelas dicas. O modelo não tem mais,  alguém rasgou a etiqueta do fundo. Mas o chassis dela é 2043 da Philco, linha Emotion 20". É bem antiga. 

adicionado 12 minutos depois

@Bcpetronzio obrigado amigo pelas dicas.  Então, fiz uma geral nos capacitores, troquei alguns com baixa capacitancia, reví a resolda que eu tinha feito, tudo ok. Mas o defeito persiste..  Estou com dúvida se pode ser o microcontrolador, pois a imagem treme em todos os canais, menos no canal que ajusto no trinpot. Amigo, tem possibilidade deste defeito ser o próprio micro??

• Coordenador
Postado

Pode ser o controle automático de ganho ou o controle de frequência (AGC ou AFC), eles ficam entre o seletor e o processador de vídeo.

Ela possui entrada de A/V?

• Obrigado 1
Postado

Na verdade, pela sua informação, trata-se de uma Philco Emotion PC2043 com chassis CPH-05! Pode dar uma geral nos capacitores do vertical, verificar como está a tensão da fonte (se oscila, cai, se tem capacitor aquecendo) e, por experiência própria, troque o C905 antes de mais nada! Se não me engano, é 220uF/160v, algo assim! É bom conferir.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá amigo. Novamente obrigado pela ajuda. Desculpem a demora em responder, foi porque eu tinha viajado.  Bc petrozio essa TV não tem saída Av não. É bem antiga.. é da linha Philco emotion. Mas mesmo assim o dono diz não abrir mão dela!

adicionado 13 minutos depois

@Johnny Bravoo  olá amigo Johnny, mais uma vez obrigado pela ajuda. Sim, o modelo da tv é este aí mesmo! Trocarei os capacitores, olharei as tensões e volto para responder! 

• Curtir 1
Postado
Em 10/05/2018 às 10:35, Flairan disse:

Olá amigo. Novamente obrigado pela ajuda. Desculpem a demora em responder, foi porque eu tinha viajado.  Bc petrozio essa TV não tem saída Av não. É bem antiga.. é da linha Philco emotion. Mas mesmo assim o dono diz não abrir mão dela!

adicionado 13 minutos depois

@Johnny Bravoo  olá amigo Johnny, mais uma vez obrigado pela ajuda. Sim, o modelo da tv é este aí mesmo! Trocarei os capacitores, olharei as tensões e volto para responder! 

Olá amigo Johnny, troquei os capacitores como havia dito, olhei as tensões, estão aparentemente normais, mas descobri algo anormal no flayback. Amigo Johnny, o flayback fica estralando, não tão alto, mas dá pra ouvir. E aí? será o flayback? ? Estou para desistir desta tv! Mas o dono é muito meu amigo. ..

Postado

você ouviu o estalo foi no flyback foi na chupeta  se for na chupeta limpa bem a area com querosene ou tiner,mas se for no flyback só trocando por aqui os fly dessas tvs antigas é uns 20 30 reais da brasalfa aqui em sp,já não sei em outros lugares,e talvez poderia ser o fly poderia estar fazendo a imagem tremer ja peguei uma lg que o vilão era o fly.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
15 horas atrás, Luanccecrttv2008 disse:

você ouviu o estalo foi no flyback foi na chupeta  se for na chupeta limpa bem a area com querosene ou tiner,mas se for no flyback só trocando por aqui os fly dessas tvs antigas é uns 20 30 reais da brasalfa aqui em sp,já não sei em outros lugares,e talvez poderia ser o fly poderia estar fazendo a imagem tremer ja peguei uma lg que o vilão era o fly.

@Luanccecrttv2008 obrigado amigo pelas dicas.!  Sim, conferi bem e constatei que o estalo realmente vem do flayback, porém o barulho é bem baixinho. As tensões da Fonte, do secundário, do RGB todas normais. Realmente deverá ser o flyback. Irei adquirir pra trocá-lo  e volto pra responder!  Desde já obrigado a você e á todos por cada dica !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...