Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

XFX 550W 80 Plus e explosão


Posts recomendados

Olá, boa noite pessoal.

 

Recentemente peguei uma GTX 670 2gb da Zogis, acabei tendo muita dor de cabeça..

 

Tinha uma fonte PcTop 500w >  IMAGEM DA FONTE, usei ela com a GTX 670 e depois de 10min jogando o pc reiniciou, depois de mais 10 minutos, desligou e ficou reiniciando, imaginei que a fonte não estava aguentando a placa de vídeo, fiz os cálculos e parece que entregou 470w, acho que é o suficiente..

Sendo assim, fiz a alteração no MSI AFTERBURNER conforme o PRINT MSI AFTERBURNER, abaixando o POWER LIMIT para que a fonte possa aguentar a placa de vídeo.

Fiz alguns testes no benchmark do GTA 5 e foi tudo ok, não reiniciou mais, estava tudo normal.. e tive queda apenas de 8~10 no benchmark, no mais Baixo e no mais ALTO, a média continuou a mesma.

 

Não satisfeito com os testes e a queda de FPS, decidi pegar uma XFX PRO 550w 80 plus, joguei por alguns minutos e para minha surpresa, teve uma explosão.

A explosão foi onde conecta o cabo que vem da tomada na fonte, como na imagem AQUI.

O pc desligou na hora, fiquei assustado e retirei da tomada, abri o gabinete e estava tudo perfeitamente normal, nada estourado ou cheiro de queimado, nada anormal.. Achei estranho.

Liguei o pc na tomada e nada, retirei o cabo da tomada e coloquei de novo, nada.. 

 

Pensei, minha fonte novíssima já era. Na hora quase chorei porque eu escolhi entre comprar um gabinete bom e comprar a fonte.

Abri o gabinete novamente e coloquei a fonte antiga PcTop 500w, o computador ligou normal.

 

Aí que está a coisa, quando eu estava formatando o pc já reiniciou sozinho, após a formatação, instalando alguns drivers e programas, o pc reiniciou novamente..

Realizei alguns testes de bench e o pc está reiniciando sem parar.. A explosão pode ter afetado minha placa-mãe? porque essa fonte eu usava antes com a configuração do MSI afterburner e rodava tranquilo.

 

Será que perdi a fonte e a placa-mãe ou a fonte e a placa de vídeo?

 

OBS: A XFX 550w tem 44A no 12V, a PcTop tem 28A no 12V, minha tomada tem 20A no disjuntor, pode a tomada ter queimado a fonte? 

 

Aguardo respostas pessoal,

 

Agradeço desde já

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@iyuna A PCTop é muito ruim e nada confiável. Apesar do seu cálculo estar errado e sua configuração ficar bem longe de consumir 470W em carga máxima, usar esse tipo de produto é risco constante. E, por sinal, o máximo que essa bomba pode entregar a um computador moderno (se a etiqueta não estiver com mentiras, o que acontece) é algo em torno de 376W.

 

A XFX é boa fonte. Mas precisamos entender o que aconteceu aí. Primeiramente, você ligou ela direto na tomada ou em algum equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@iyuna A PCTop é muito ruim e nada confiável. Apesar do seu cálculo estar errado e sua configuração ficar bem longe de consumir 470W em carga máxima, usar esse tipo de produto é risco constante. E, por sinal, o máximo que essa bomba pode entregar a um computador moderno (se a etiqueta não estiver com mentiras, o que acontece) é algo em torno de 376W.

 

A XFX é boa fonte. Mas precisamos entender o que aconteceu aí. Primeiramente, você ligou ela direto na tomada ou em algum equipamento?

Liguei em um filtro de linha..

Será que a bomba da PcTop aguenta a conf??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, iyuna disse:

A explosão foi onde conecta o cabo que vem da tomada na fonte

Estranho.. Tem como tirar fotos, do cabo e da fonte? Outra coisa:

 

 

13 minutos atrás, iyuna disse:

OBS: A XFX 550w tem 44A no 12V, a PcTop tem 28A no 12V, minha tomada tem 20A no disjuntor, pode a tomada ter queimado a fonte? 

Isso é do lado DC, o que alimenta o PC.. Não tem nada a ver com o lado da tomada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

@iyuna Eu sinceramente não ligaria sequer um radinho a pilha nessa PCTop. Veja o teste dela:

Apesar do seu computador não chegar a 300W de consumo, não é legal arriscar uma GTX 670 nisso daí.

Realmente, é uma bomba..

 

O pc não é mais o da assinatura.. mas creio que nao tem tanta diferença em Watts..

 

i5 3570 Stock

8GB 2x4 DDR3 1333mhz

HD 2x500GB 

Asus B75M-PLUS

GTX 670 Zogis

1 Fan de 12  + 2 de 8.

Leitor de cartão

adicionado 11 minutos depois

@RS Faria Aqui está a foto AQUI.

 

Nao ficou preto nem nada, tudo normal como se fosse cabo novo..

adicionado 18 minutos depois
25 minutos atrás, RS Faria disse:

Estranho.. Tem como tirar fotos, do cabo e da fonte? Outra coisa:

 

 

Isso é do lado DC, o que alimenta o PC.. Não tem nada a ver com o lado da tomada..

Então minha tomada aguenta tranquilo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
47 minutos atrás, iyuna disse:

@Foxwalt

Então minha tomada aguenta tranquilo? 

Não foi a tomada a causa da explosão

Como é que vais desconfiar que a tomada não aguente o que seu PC necessita???

Vejamos...  Se sua tomada for capaz de entregar até 20 Amperes e a tensão dai for de 220 Volts a máxima energia que ela pode oferecer é de 220 V x 20 Amperes que dá um total de 4.400 Watts e sua fonte e config e exigirá no máximo uns 400 Watts...Dá de ligar 10 desses PC´s iguais ao seu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

Como é que vais desconfiar que a tomada não aguente o que seu PC necessita???

Vejamos...  Se sua tomada for capaz de entregar até 20 Amperes e a tensão dai for de 220 Volts a máxima energia que ela pode oferecer é de 220 V x 20 Amperes que dá um total de 4.400 Watts e sua fonte e config e exigirá no máximo uns 400 Watts...Dá de ligar 10 desses PC´s iguais ao seu...

Fiquei meio assim com a tomada pois explodiu a fonte..

Daí quando estou usando essa fonte PcTop 500w, nao fica reiniciando ou desligando o pc.

 

Agora estou mais tranquilo quanto a isso da tomada. Obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iyuna disse:

Alguma sugestão, pessoal?

 

A fonte não liga mais, nao consegui ver nenhum capacitor ou coisa do tipo estourado e/ou preto..


Aguardo retorno.

O mais provável é que a fonte da XFX já veio com algum defeito.. Se a compra é recente, entraria em contato com a loja..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!