Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Quark Ferengi

Nobreak Ragtech NSH 500s STD Ti queimou a placa na sobretensão de entrada

Recommended Posts

Tenho um nobreak Save (fabricante Ragtech) modelo NSH 500s STD Ti  (500 VA, trivolt - entrada 115-127 ou 220V automatico).

 

Estava funcionando normal. Aí liguei numa tomada 220 V (que, depois descobri medindo que era de 260 V !!) e após um segundo (ligou a luz verde de operacao normal) deu um estouro. Os fusiveis viraram pó!! Ele nao estava ligado a nada - nem PC, nem nada!!

 

Ao ligar ele acende a luz verde de operacaoa normal, mas nao tem tensão na saída.

 

Levei no tecnico, ele abriu e disse que nao há conserto: queimou a placa dele.

 

É comum acontecer isso? Digo, não estava ligado a nada, deu sobretensao na entrada, mas não é pra isso que ele serve? Pra proteger o que estiver ligado nele - cortando a energia, queimando os fusiveis? Por que a placa interna dele queimou tambem? Nao deveria ter algum dispositivo interno que protegeria a si proprio?

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

É o que se encontra neste link?            http://ragtech.com.br/produtos/save-std/

 

Além do site do fabricante, não fui capaz de encontrar muita informação a respeito deste modelo (reviews, etc.). É de se destacar que o acontecido causa, no mínimo, desconfiança quanto à qualidade do produto. Na página do fabricante, é informada a existência de um sistema de checagem de entrada de alimentação mas, pelo meu raso entendimento, tal sistema - caso realmente esteja presente - deveria também acionar o desligamento antes de ocorrer qualquer dano, seja ao próprio dispositivo ou a algum outro conectado. O site também informa que o mesmo funciona como estabilizador, mais uma coisa a se destacar como suspeita de má qualidade.

 

Foi muita sorte em não ter ligado nada no momento do ocorrido. Deixarei mencionados dois usuários agregadores de conhecimento no assunto, afim de corrigir algo de minha parte e sanar mais dúvidas.

 

@faller & @Foxwalt

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Bryan Sheldon!!!

 

Sim, o meu nobreak é exatamente esse do link que voce postou.

 

Achei estranhissimo ele ter queimado a placa - segundo o tecnico, acho que vou pedir uma segunda opiniao - com uma sobretensao na entrada.

 

Na loja em que o comprei - a mesma do tecnico - esse modelo nao está mais á venda. E nenhum outro npbreako desse fabricante. :mellow:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Quark Ferengi As suspeitas do amigo @Bryan Sheldon estão corretas. Trata-se de um equipamento que opera com onda senoidal por aproximação e que possui estabilizador integrado. Ou seja, você deu sorte dele ter queimado sem danificar nada. A solução para o problema é parar de usar esse equipamento.

 

Que tipo de aparelhos você ligava nele?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt eu o usei por quase 2 anos, sempre ligado ao meu PC (gabinete + monitor). Nas poucas vezes em que acabou a energia, ele segurou bem por uns minutos até eu desligar o computador.

 

Nao entendi sobre:  

3 horas atrás, Foxwalt disse:

opera com onda senoidal por aproximação

 

Isso é ruim? Devo procurar que tipo de nobreak? Nunca reparei nessa informacao... aliás, na loja falaram que esse serve pra PC e monitor.

 

Fiquei com medo agora... essa sobretensao na entrada... o nobreak deveria ter se protegido dela, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×