Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funcionam os va/w?


Posts recomendados

Eu tenho um estabilizador 300va e uso uma fonte de 450w, mas minhas peças nao puxam mais que 220w. Aí ontem descobri que meu amigo que tem um i7, gtx 750 ti 8gb ddr4, usa um estabilizador de 300va também, só que com uma fonte de 600w. Eu gostaria de saber com funciona os va dos estabilizadores, eu nao uso mais um desde ontem mas quero entender como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Nesse tópico nao fala o que eu gostaria de saber, eu prefiro usar estabilizador por mais que estrague minha fonte, porque a energia daqui de casa e bem desestabilizada. Minha fonte tem pfc ativo e tudo mais, mas ja pensou se eu paro de usar estabilizador e a fonte queimar... Minha fonte foi R$220, ela é 80 plus, prefiro que queime com estabilizador do que arriscar so com o filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou responder a sua duvida então.

 

Em 16/06/2018 às 07:07, Luiz Dornelas disse:

Eu gostaria de saber com funciona os va dos estabilizadores, eu nao uso mais um desde ontem mas quero entender como é.

VA significa voltampere, para você converter o VA do seu estabilizador em Watt você precisa saber qual é o "fator de potencia" do seu estabilizador e multiplicar este valor pelo VA. Mais informações você encontra nesse tópico.

 

23 horas atrás, Luiz Dornelas disse:

eu prefiro usar estabilizador por mais que estrague minha fonte

Isso, pra mim, não faz o menor sentido. Você diz que pagou R$ 220,00 em uma fonte e não se importa em estragar ela, isso é falta de amor próprio.

 

23 horas atrás, Luiz Dornelas disse:

prefiro que queime com estabilizador do que arriscar so com o filtro de linha

Não há nenhum risco em usar filtro de linha ou simplesmente ligar a fonte direto na tomada, se você leu e primeira postagem do tópico que eu lhe indiquei na integra você saberia disso, recomendo que você releia a parte da "terceira agressão".

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Zucchini disse:

Não há nenhum risco em usar filtro de linha ou simplesmente ligar a fonte direto na tomada, se você leu e primeira postagem do tópico que eu lhe indiquei na integra você saberia disso, recomendo que você releia a parte da "terceira agressão".

 

@Zucchini Eu entendi tudo que o filtro de linha faz, e como o estabilizador estraga a fonte. Mas, pensa cmg, eu tiro o estabilizador e a fonte queima por conta de uma tensão muito alta que nem teve a ver por tirar o estabilizador, so de queimar a fonte eu ja vou me culpar de ter estragado ela, eu ja vi isso acontecer com mt gente, mas claro a fonte deles nao era de boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎16‎/‎06‎/‎2018 às 15:34, Luiz Dornelas disse:

@Zucchini Nesse tópico nao fala o que eu gostaria de saber, eu prefiro usar estabilizador por mais que estrague minha fonte, porque a energia daqui de casa e bem desestabilizada. Minha fonte tem pfc ativo e tudo mais, mas ja pensou se eu paro de usar estabilizador e a fonte queimar... Minha fonte foi R$220, ela é 80 plus, prefiro que queime com estabilizador do que arriscar so com o filtro de linha

Se é assim mesmo, como citas, nada mais é necessário que se diga a você.. Saber ou não se sua fonte vai queimar somente consultando, como exemplo, o Rodrigo Tudor.. Pergunte a ele..

Quanto a sua declaração de que "a energia daqui de casa e bem desestabilizada"   arrisco a dizer que sequer sabes qual a real variação de tensão dai..

Se for assim mesmo, lâmpadas, por exemplo, devem queimar a cada semana, a mesma... Equipamentos elétricos não devem durar nem dois meses e assim por diante...

Saiba que se sua fonte tem PFC ativo ela suporta operar, NORMALMENTE, mesmo com tensão variando desde 90 Volts até 264 Volts....

Mais nem necessitas saber, afinal já tens decisão tomada..

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller olha pra ter realmente a certeza de usar direto na tomada, eu preciso saber a exata variacao da energia causada pelo chuveiro, porque é ele que me faz ficar com medo de ligar no filtro de linha. E a minha fonte tem sim pfc ativo mas é de 100-240 volts e não 90-264. Eu so preciso saber da variacao. Tipo de 220 sobe pra 225 ou 230, se for nessa faixa ai eu ligo no filtro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Luiz Dornelas disse:

olha pra ter realmente a certeza de usar direto na tomada, eu preciso saber a exata variacao da energia causada pelo chuveiro, porque é ele que me faz ficar com medo de ligar no filtro de linha.

Acho que falei isso pra você, em outro tópico, não lembro ao certo.. Mas isso é uma coisa que só se saberia, com medição.. Não dá pra gente especular isso, daqui.. O que dá pra especular é que, essa variação que você teme é MUITO menor do que você pensa e MUITO menos danosa também..

 

Foi o que o faller disse acima: se o problema fosse tão severo assim, a fonte do seu PC seria o menor dos problemas que vocês estariam tendo aí..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Verdade.... é que colocaram isso na minha cabeça desde criança, sempre falavam q a energia daqui é a pior e que desestabiliza muito, mas na verdade eu nao sei kkkkk. Me desculpa se eu fui meio burro falando sobre isso, mas em questao de energia eu nao entendo quase nada kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Luiz Dornelas disse:

Não, era só o computador

Imagino que tenha entendido a incoerência da coisa do estabilizador..

 

Todo eletrônico tem uma fonte, semelhante à do PC, interna na maioria dos casos, mas tem.. TV, monitor, aparelhos de DVD, MODEMs, roteadores, etc.. Mas só o PC tem risco de queimar sem estabilizador, só o PC precisa da "proteção" dele..

 

O resto se mantém intacto por "mágica"?? Não, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Acontece que a galera costuma usar fontes ruins nos PC's e queimam fácil com alguma oscilação forte. Eu já tive uma fonte vagabunda e liguei direto, deu o inverno e começou à haver muitas oscilações, não deu outra, ela estufou uns 2 capacitores. Comprei uma fonte boa e fiz o teste, deixei ligado direto e passou o inverno e a fonte tá firme e forte.

Fontes boas não precisam de estabilizadores, apenas as fontes mais ruins que não tem um sistema de filtragem e mesmo assim um filtro de linha resolve o problema.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎18‎/‎06‎/‎2018 às 13:53, Luiz Dornelas disse:

@faller olha pra ter realmente a certeza de usar direto na tomada, eu preciso saber a exata variacao da energia causada pelo chuveiro, porque é ele que me faz ficar com medo de ligar no filtro de linha. E a minha fonte tem sim pfc ativo mas é de 100-240 volts e não 90-264. Eu so preciso saber da variacao. Tipo de 220 sobe pra 225 ou 230, se for nessa faixa ai eu ligo no filtro

Essa faixa dai é de 100 a 240 Volts +-10%, que dá 90 a 264 Volts..  A variação de tensão causada pelo chuveiro vai depender da qualidade da instalação elétrica ai de sua casa, além de outros fatores mas eu não me surpreenderia se ela sequer passasse dos 5 a 10 Volts de queda ao se ligar o chuveiro, que sequer faz cócegas a fonte do PC..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!