Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pirografo com fonte de computador


Posts recomendados

Olá pessoal tudo bom?

 

Hoje resolvi fazer um pirografo para minha namorada,  vi diversos videos mostrando a possibilidade de utilizar uma resistencia de chuveiro e uma fonte de computador para fazer,

 

Ou usar uma fonte de 5v, e resistencia de chuveiro (para resumir)

 

Fiz todos os procedimentos certinhos, porém quando eu ligo o pirografo na fonte, nos 5v, os fios da fonte esquentam muito,

 

Com certeza o fio esquenta por causa do curto circuito que a ponta do pirografo faz,

 

Porém nos videos ninguém fala sobre  o fio da fonte esquentar,

 

Alguém sabe como eu poderia fazer, esse pirografo sem correr esse risco ? afinal o fio derrete,

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Não sei como está sua fonte mas pense no seguinte você está usando a saída de 5V certo, qual a corrente máxima da saída 5V ? A bitola do fio aguenta toda essa corrente ? Procure a tabela de limites de para bitolas de fios vai te ajudar em projetos futuros. O seu problema pelo que entendi é isso, existe muita energia passando pelo fio de bitola pequena, olhe qual o limite que ele suporta ou use a saída de 12V que já é um fio mais grosso.

 

O problema é que nunca montei um pirografo, quem sabe um dia. Eu recomendo usar uma fonte ajustável um simples potenciômetro vai te ajudar a limitar a corrente consequentemente menos calor o que ajuda no caso de trabalhos mais sensíveis.

 

Espero ter ajuda.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

 

 

.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sobrecarga for só no fio tente pegar mais fios e liga-los em conjunto, por exemplo todos os fios vermelho nas fontes de computador geralmente são de 5V e todos os fios pretos são NEGATIVOS, junte a ponta de alguns vermelhos fazendo um cabo só e o mesmo com alguns fios pretos, formará um conjunto capaz de suportar a corrente. E se a fonte ainda não desarmou então deve ter potência suficiente para seu projeto.

Outra alternativa é a abrir a fonte e trocar todos os fios vermelhos e pretos, colocar um fio só mais grosso para cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

A dica do amigo (New Nerd) é boa e simples, apenas junte todos os fios de mesma tensão e do terra, ira distribuir a corrente entre eles e faça uma boa junção use um plug ou entrelace bem os fios. Ainda insisto use um potenciômetro para regular a saída, pois se não estou enganado quando você unir todos os fios terá a corrente máxima da sua fonte tome cuidado.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, New Nerd disse:

Se a sobrecarga for só no fio tente pegar mais fios e liga-los em conjunto, por exemplo todos os fios vermelho nas fontes de computador geralmente são de 5V e todos os fios pretos são NEGATIVOS, junte a ponta de alguns vermelhos fazendo um cabo só e o mesmo com alguns fios pretos, formará um conjunto capaz de suportar a corrente. E se a fonte ainda não desarmou então deve ter potência suficiente para seu projeto.

Outra alternativa é a abrir a fonte e trocar todos os fios vermelhos e pretos, colocar um fio só mais grosso para cada.

 

 

Legal, entendi, acho que vou pegar outra fonte mais simples, pois não queria desmontar essa, ea tem 750w se não me engano, não existiria alguma outra forma? sem precisar modificar a fonte? utilizando apenas a corrente e energia da fonte, e jogando essa corrente em algum arredor? ( não sei se eh assim que se diz )

 

eu tenho esse regulador de tensão ele poderia ser útil? uso a fonte apenas como alimentador de 5v, ou 12

 https://ae01.alicdn.com/kf/UTB80G10ywQydeJk43PUq6AyQpXaw.jpg

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, Joao Elias Correia disse:

Boa tarde.

 

A dica do amigo (New Nerd) é boa e simples, apenas junte todos os fios de mesma tensão e do terra, ira distribuir a corrente entre eles e faça uma boa junção use um plug ou entrelace bem os fios. Ainda insisto use um potenciômetro para regular a saída, pois se não estou enganado quando você unir todos os fios terá a corrente máxima da sua fonte tome cuidado.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

 

 

 

 

Legal, 

 

estou com uma dúvida, sabe me dizer porque esquenta e derrete o fio? 

é por causa da corrente?, isso não seria tipo um curto cicuito? como se eu estivesse ligando os fios um no outro?

 

Pois a ponta do pirografo funciona como se fosse um fio emendado, porém tem uma resistencia que deveria esquentar igual a de um chuveiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Vou tentar explicar o que acontece, mas sou horrível nisso cara e um extremo amador. Sim é um curto circuito que acontece porém controlado, como uma solda ponto, toda resistência tem seu limite, e o calor que é emitido é o resultado desse consumo da sua resistência, caso seja muito menor o consumo de watts da resistência, o calor por indução irá percorrer o fio até chegar no seu limite e derreter em algum ponto. 

É bem simples Watts=Volts*Amps no seu caso o Watts são consumidos em forma de calor, se usar 5V*13A terá um consumo de 65W.

 

Vamos manipular isso um pouco.

Se W=V*A  e  V=I*R logo:

W=I²*R => R=W/I² certo ?

Sendo assim você tem 65Watts e 13A, sua resistência para não ter sobra de energia precisa ter, R=65/13²  =>  R≃0,38 Ohms. Use um multímetro e veja quanto esse filamento possuiu de resistência, ou use mais do filamento.

 

 

.:Viva o Linux:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Após pensar um pouco a respeito resolvi fazer um pirógrafo. Bom tenho a seguinte situação:

Uma fonte ATX com saídas de 12V/18A→216W    5V/50A→250W    3,3V/28A→92.4W

 

Fiz uma busca pra saber qual é o material usado na ponta do pirógrafo e é Niquel-cromo “nicromo”.

Filamento de 1,6mm→área 2,09mm²→0,54Ω/metro→200°C/10,2Ae 400°C/16A

Filamento de 1,4mm→área 1,65mm²→0,64Ω/metro→200°C/8,6A e 400°C/13,6A

 

usando um comprimento de 0,1m teria 1/10 da resistência certo ? logo: 0,054Ω ai complica.

Volts=Corrente*Resistência → Volts=10,2A*0,054Ω=0,55V

Watts=Volts*Corrente → Watts=0,55V*10,2A=5W

 

ou uso o valor do metro, mesmo usando apenas 10cm ??

Volts=Corrente*Resistência → Volts=10,2A*0,54Ω=5,5V

Watts=Volts*Corrente → Watts=5,5V*10,2A=56,1W

 

Tentarei montar um prototipo amanhã de noite, mas gostaria de mais orientações de como ter certeza da teoria e não fazer **********, vou usar um potenciômetro para controlar a alimentação junto de um multímetro.

 

Alguma indicação de livro sobre o assunto seria de boa ajuda, não tenho preguiça de ler “mentira”, mas sei que única forma de aprender é estudando não tem como fugir disso.

 

Grato a todos e desculpa citar vocês aqui, mesmo lendo seus posts de outros tópicos vi que possuem grande conhecimento e disposição para orientar e ajudar os demais. @albert_emule @Ricardov e o @New Nerd já está no tópico e ajudando.

 

 

 

.:Viva o LInux:.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2018 às 17:13, Kaayá Pezzuti disse:

estou com uma dúvida, sabe me dizer porque esquenta e derrete o fio? 

Porque o fio é fino demais para a corrente que passa por ele.

A solução é usar vários fios da fonte junto, para a corrente se dividir entre eles.

 

Em 02/08/2018 às 17:13, Kaayá Pezzuti disse:

isso não seria tipo um curto cicuito?

O nome disso é sobrecarga.

Curto circuito é exatamente juntar um fio no outro.

Em 02/08/2018 às 17:13, Kaayá Pezzuti disse:

eu tenho esse regulador de tensão ele poderia ser útil? uso a fonte apenas como alimentador de 5v, ou 12

Não precisa de um regulador de tensão, basta apenas que a resistência do chuveiro tenha o tamanho certo.

Se ela tiver um comprimento maior, a resistência aumenta e a corrente diminui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Elias Correia , não pretendo te ofender mas sua ideia não faz o menor sentido, é tão racional quanto alimentar um frango com milho em conservas de lata. Vai fazer uso de uma fonte de tensão de precisão, com engenharia de precisão na tensão e ripple para produzir calor? E como se isso não bastasse ter que conviver com manipulação de corrente elevada? Esse mesmo resultado se consegue com o uso de resistores elevados com uso direto da tensão de rede (127Vac, 220Vac), baixas correntes, montagem simples, baixo custo e total segurança.

Para que simplificar quando se pode complicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela crítica @Sérgio Lembo, realmente tratar frango com milho em conserva não é viável, apenas pensei ser mais fácil controlar na fonte pois já tenho a disposição e com os 4 bornes feitos 12V/5v/3,3V/GND só preciso fixar na bancada. Apenas mantive a linha de pensamento usando a fonte, obrigado por simplificar a situação, sou iniciante em criar projetos assim.

 

Para que simplificar quando se pode complicar” estava empolgado estudando teorias que compliquei o simples...

 

Como dito usar resistores elevados na tensão de 127Vac ou 220Vac, mas qual filamento usar ? O de chuveiro mesmo ? Coloquei o de nicromo pois é o utilizado nos a venda pela internet. Além da construção quero saber o que se passa com o pirógrafo quanto ele consome em watts para atingir a temperatura de trabalho podendo assim controlar e trabalhar com diversos materiais.

Ainda estou pesquisando a respeito vou procurar agora sobre os valores do filamento de chuveiro, e a temperatura de trabalho de mdf e couro inicialmente.

 

Grato pela ajuda e orientação, vou tentar montar algo durante a noite.

 

 

.:Viva o Linux:.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joao Elias Correia disse:

Ainda estou pesquisando a respeito vou procurar agora sobre os valores do filamento de chuveiro, e a temperatura de trabalho de mdf e couro inicialmente.

Desculpem dei só uma olhada de leve no tópico, mas certa vez fiz com algumas espiras de resistência de chuveiro e no final coloquei terminais com parafusos e coloquei um fio grosso acho de 22 awg na ponta e deu para derreter  o fluxo de solda, na carga usei uma fonte de 3 amperes acabei montando um ferro de solda 12 volts mas poderia ter ligado na bateria 12 volts...não sei se ajuda alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

@ISO9K não entendi muito bem, você usou o filamento do chuveiro para enrolar o cabo 22awg ? Mas o 22awg é de 0,3mm é bem fino não é ?

Porque a resistência fica na extremidade dos cabos, para ser a área que entra em curto e gerar o calor certo ? Não entendi como usar o cabo 22awg, seria na mesma ideia o ferro de solda, enrolando o filamento na ponta de aço ? 

 

Grato.

 

 

.:Viva o Linux:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tá peguei um conector de porcelana sindal de 3 entradas as entradas da extremidadade ficou as duas pontas do enrolamento e no meio ficou o fio de 22 awg, como uma ponta de soldador no meio dos enrolamentos (filamentos), e liguei no final das extremidades a fonte 12 volts ou bateria 12 volts...

adicionado 0 minutos depois

@Joao Elias Correia

adicionado 3 minutos depois

o Fio é grosso é tipo um cabo dá 3 mm...como uma ponta de solda.

adicionado 9 minutos depois

desculpe é 12 awg 4.4mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ISO9K obrigado entendi melhor agora o que você fez, vi alguns modelos semelhantes talvez tente algo assim amanhã.

 

Fiz alguns testes agora de noite, desmontei um chuveiro 220Vac de 4500Watts, fiz o alguns testes ligado. usando plugs e alicates “jacarés”.

(1)- Ligado em 127Vac, ligando nas extremidades ficou incandescente quase que instantaneamente, logo tirei os jacarés com medo de uma quebra do filamento.

(2)- Ligado em fonte 12V/0,8A, ligando nas extremidades quase não emitiu calor, fui reduzindo até ter apenas três voltas ≃10cm e ficou bem quente mais não incandescente.

(3)- Ligado em fonte 19V/3,42A, nas extremidades bastante calor mais sem brilho, reduzi até 15 voltas ≃45cm ficou incandescente e cortei pequenos pedaços de papel cartão e lascas de gravetos menos de 1mm.

 

Usei o multímetro e vi o valor da resistência dos 45cm=8Ω “antes tava 0,45Ω”, e só agora sentei e fiz algumas contas.

19V*3,42A=64,8Watts em 45cm, amanhã vou tentar usando isso como padrão colocar 15Watts em 10cm vai dar um valor equivalente ao caso (3) que tive um efeito bem legal, e já montar um pra uso.

 

Grato pela ajuda, e amanhã caso der certo mostro o resultado.

 

 

.:Viva o Linux:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Então não sei muito o que fazer no momento, editei o post anterior tinha colocado valores errados da resistência do filamento “e nem tenho certeza desses esqueço de marcar isso, mas estão bem mais próximos do real”, então agora ficou complicado. Preciso estudar sobre o efeito de emissão de calor das resistências do chuveiro.

 

Fiquei confuso, usando um pedaço de filamento de 35cm tendo valor de ≃7Ω com uma fonte 19Vdc/3,42A de laptop, o filamento ficou incandescente em poucos segundos e consegui marcar alguns pedaços de madeira, mas quando eu diminui o filamento para ≃14cm na mesma fonte ele ficava bem quente mais não incandescente tendo um valor de ≃4,5Ω não entendi o porque com menos filamento e menor resistência não tive um bom resultado, pensei até que seria melhor aqueceria mais rápido, mas não. quando usei o 127Vac conforme eu diminuía o espaço entres os jacarés ele incandescia mais rápido porém na fonte não ocorre, não sei se é porque um AC e outra é DC, simplesmente não sei, vou ter que estudar sobre eletricidade para entender o que acontece e fazer algo que satisfaça minhas necessidades.

 

Grato pela ajuda de todos, agora é estudar e tentar entender o que ocorre.

Qualquer novidade apresento aqui.

 

 

.:Viva o Linux:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!