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Postado
10 minutos atrás, ISO9K disse:

Esse torque é despresivel na pratica que o autor do topico pretende!!!!!!!!!!!!!!

0,4Nm amigo! o que acha?

adicionado 9 minutos depois

0,4N/m = 400N/mm

o eixo tem 6mm de diametro, 400/3 = 133N.

13,3kg é a força com que o eixo irá enrolar o barbante.

Postado
59 minutos atrás, mroberto98 disse:

13,3kg é a força com que o eixo irá enrolar o barbante.

Só se for outo motor não nesse de VENTILADOR...

adicionado 8 minutos depois

Novamente fugindo do assunto motor de ventilador....

Postado
13 minutos atrás, ISO9K disse:

Só se for outo motor não nesse de VENTILADOR...

adicionado 8 minutos depois

Novamente fugindo do assunto motor de ventilador....

é nesse de ventilador mesmo. 70W

adicionado 3 minutos depois

@ISO9K 70W em um motor de indução é o mesmos 70W de um motor de escova. Ou vai me dizer que um motor de escova 70W é mais forte que um de 70W de indução?

Postado
7 minutos atrás, mroberto98 disse:

o que tem de ser chines? tem 70w do mesmo jeito

Seo chinês falou que tem 70w você acreditou então é....

Postado
2 minutos atrás, ISO9K disse:

Seo chinês falou que tem 70w você acreditou então é....

 

http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={E6BC2A5F-E787-48AF-B485-439862B17000}

 

tabela de ensaios da PROCEL de varios eletro domesticos.

 

ventilador de mesa: 17,28Kwh com 8hr/dia de uso.

 

Ou seja o ventilador possui 72W de potencia eletrica.

 

Sinceramente, o senhor esta dizendo coisas sem um pingo de noção cientifica. 

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Postado
4 minutos atrás, ISO9K disse:

Seo chinês falou que tem 70w você acreditou então é....

Não precisamos acreditar, elétrica é pura matemática tem como medir, fazer análises, contas etc.

Basta apenas colocar um amperímetro no ventilador, iremos encontrar a corrente, a tensão que é a da tomada a gente já sabe (110/220V) então basta fazer a conta.

 

Repito o que eu disse anteriormente, basta ver o mecanismo que faz o ventilador girar para os lados para espalhar o vento.

É algo simples de plástico mole, mas se percebe que tem grande força naquela pequena redução, imagina então se for uma redução de metal com uma redução maior?

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Postado

Repito usem motores com escovas, motores de ventiladores são de indução não tem escovas, são relativamentes fracos precisam de um rotor pesado para girar nos 60hz da rede,  acabei fazendo confusão nas respostas dos colegas...

Postado

pois Ele não sabe a diferença do motor de indução ou de escova... não sabe muito a fisica empregada na mutiplicação de torque em engrenagens... não sabe nem quantos watts o ventilador tem! 

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, ISO9K disse:

repito usem motores com escovas, motores de ventiladores são de indução não tem escovas, são relativamentes fracos precisam de um rotor pesado para girar nos 60hz da rede,  acabei fazendo confusão nas respostas dos colegas...

 

não tem logica usar um motor de esscova se eu ja tenho um de ventilador e que DÁ MUITO CERTO! não acha?

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Postado
2 minutos atrás, mroberto98 disse:

pois Ele não sabe a diferença do motor de indução ou de escova... não sabe muito a fisica empregada na mutiplicação de torque em engrenagens... não sabe nem quantos watts o ventilador tem! 

Só detalhes amigo quero ver na pratica...

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, mroberto98 disse:

não tem logica usar um motor de esscova se eu ja tenho um de ventilador e que DÁ MUITO CERTO! não acha?

Ok então quero ver na pratica posta aqui os resultados o protótipo montado...

Postado
3 minutos atrás, ISO9K disse:

Só detalhes amigo quero ver na pratica...

Vamos aos numeros:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1005779404-motor-turnigy-aerodrive-sk3-6364-245kv-ate-9kg-furia-hobby-_JM

este motor foi o usado na bike e tem 2700W de potencia, potencia bem alta.

 

RPM= ~14000. torque: ~1Nm conseguiu tracionar a bike a 60km/h...

 

O do ventilador possui 0.4Nm de torque. 

 

 

Postado

Taí são quatro categorias dos motores de indução, e motor de ventilador de BAIXA POTENCIA não vejo onde ele se enquadraria.

Tipos

A NEMA (National Electrical Manufacturers Association) classifica os motores de indução em 4 categorias conforme o torque, corrente e outras características importantes para os projetos. Essas categorias são designadas pelas letras A, B, C e D. Analisemos as características dos motores das diversas categorias:

 

Tipo A

Tem um torque normal na partida (150 a 170% da potência nominal) e uma corrente de partida relativamente alta. Pode manusear cargas mais pesadas. Na indústria são usados em máquinas injetores.

 

Tipo B

É o tipo mais comum. Seu torque de partida é semelhante ao do tipo A, mas tem uma corrente inicial menor. A eficiência e o fator de carga são relativamente altos. Aplicações típicas incluem sistemas de ventilação, ferramentas, bombas, etc.

 

Tipo C

Tem um torque de partida elevado (maior do que o dos tipos anteriores, ou aproximadamente 200% da potência nominal) sendo por isso indicados para o acionamento de cargas maiores.

 

Tipo D

Tem o maior de todos os torques de partida e a velocidade final é menor. Trata-se de tipo ideal para aplicações em que ocorram grandes variações de velocidade.

segue o linkhttp://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3167-mec067

Postado
1 minuto atrás, ISO9K disse:

Taí são quatro categorias dos motores de indução, e motor de ventilador de BAIXA POTENCIA não vejo onde ele se enquadraria.

Tipos

A NEMA (National Electrical Manufacturers Association) classifica os motores de indução em 4 categorias conforme o torque, corrente e outras características importantes para os projetos. Essas categorias são designadas pelas letras A, B, C e D. Analisemos as características dos motores das diversas categorias:

 

Tipo A

Tem um torque normal na partida (150 a 170% da potência nominal) e uma corrente de partida relativamente alta. Pode manusear cargas mais pesadas. Na indústria são usados em máquinas injetores.

 

Tipo B

É o tipo mais comum. Seu torque de partida é semelhante ao do tipo A, mas tem uma corrente inicial menor. A eficiência e o fator de carga são relativamente altos. Aplicações típicas incluem sistemas de ventilação, ferramentas, bombas, etc.

 

Tipo C

Tem um torque de partida elevado (maior do que o dos tipos anteriores, ou aproximadamente 200% da potência nominal) sendo por isso indicados para o acionamento de cargas maiores.

 

Tipo D

Tem o maior de todos os torques de partida e a velocidade final é menor. Trata-se de tipo ideal para aplicações em que ocorram grandes variações de velocidade.

segue o linkhttp://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3167-mec067

A conclusão é a seguinte, você precisa estudar mais sobre motores... é perda de tempo

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Postado
2 minutos atrás, ISO9K disse:

não vejo onde ele se enquadraria.

 

No tipo B:

2 minutos atrás, ISO9K disse:

É o tipo mais comum. Seu torque de partida é semelhante ao do tipo A, mas tem uma corrente inicial menor. A eficiência e o fator de carga são relativamente altos. Aplicações típicas incluem sistemas de ventilação, ferramentas, bombas, etc

 

Postado

o nome diz ventilação bombas de ventilaçao sistema ar condicionado...lógico não???

adicionado 0 minutos depois

@Mestre88

adicionado 2 minutos depois

Não se enquadra Baixa potencia de um motor de ventilador 70 wats, se é que tem 70 wats...

Postado
2 minutos atrás, ISO9K disse:

o nome diz ventilação bombas de ventilaçao sistema ar condicionado...lógico não???

E ventilador, não entra na categoria "sistemas de ventilação"?

Pois pra mim sim.

Postado
3 minutos atrás, ISO9K disse:

o nome diz ventilação bombas de ventilaçao sistema ar condicionado...lógico não???

adicionado 0 minutos depois

@Mestre88

todos os 4 tipos são os mesmos motores, isso é "CLASSIFICAÇÃO", entendeu?

Postado
agora, mroberto98 disse:

todos os 4 tipos são os mesmos motores, isso é "CLASSIFICAÇÃO", entendeu?

Motor de ventilador 50 wats ou 70 wats se é que tem 70 wats não se enquadra....

Postado

Classificação.... se o motor tem menor resistencia ohmica no conjunto estator-rotor, ai ele ja entra na classificação dos motores de maior eficiencia que se traduz em maiores correntes de pico de partida e + torque inicial...

 

enfim... estude a construção de motores de indução, vai entender melhor.

Postado

Conclusão

Motores de indução de baixa potência na faixa de 5 a 50 W podem ser retirados de velhos toca-discos, chuveiros pressurizados fora de uso, bombas de aquário e outros eletrodomésticos. Ligados na rede de energia eles podem movimentar diversos tipos de projetos mecatrônicos que não exijam torques elevados.

Trata-se de uma boa (e barata) opção para se obter movimento sem ruídos (o motor de indução não tem escovas), velocidade com pequena variação (dependendo da carga) e boa eficiência.

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Família STCL1120 - Osciladores de Silício (COM020)

L6506/D - controle de motor de passo (COM050)

Postado
1 minuto atrás, ISO9K disse:

Motor de ventilador 50 wats ou 70 wats se é que tem 70 wats não se enquadra....

amigo, você esta falando besteira. o motor de ventilador tem 70w e é classificado como motor de uso geral de pequena potencia com rendimento mecanico proximo a 80%.

Postado
2 minutos atrás, ISO9K disse:

Conclusão

Motores de indução de baixa potência na faixa de 5 a 50 W podem ser retirados de velhos toca-discos, chuveiros pressurizados fora de uso, bombas de aquário e outros eletrodomésticos. Ligados na rede de energia eles podem movimentar diversos tipos de projetos mecatrônicos que não exijam torques elevados.

Trata-se de uma boa (e barata) opção para se obter movimento sem ruídos (o motor de indução não tem escovas), velocidade com pequena variação (dependendo da carga) e boa eficiência.

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L6506/D - controle de motor de passo (COM050)

O que é mais cômico nesta suas afirmações é o fato de um motorzinho de aeromodelo pesar apenas 700g e alguns centimetros e ser feito para aviao de brinquedo conseguir tracionar uma bike a 60km/h fácil fácil....

 

 

adicionado 1 minuto depois

suas afirmações são sem logica. tal motor daquela bike seria classificado em que nivel entao? brinquedos? kkkk

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