Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter rotação de motor de ventilador


Posts recomendados

2 minutos atrás, ISO9K disse:

Conclusão pequena potencia não vai funcionar no projeto do autor do titulo...

adicionado 0 minutos depois

@mroberto98

voce esta se baseando em achismo. está ignorando os conceitos fisicos... pessimo para um forum de eletronica, alem de ajudar em nada o autor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, mroberto98 disse:

O que é mais cômico nesta suas afirmações é o fato de um motorzinho de aeromodelo pesar apenas 700g e alguns centimetros e ser feito para aviao de brinquedo conseguir tracionar uma bike a 60km/h fácil fácil....

Ai ja mudou o assunto para motor de aeromodelo...cada motor no seu eixo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ISO9K disse:

Não é éu que to falando é o teorico Newton C. Braga, meu negócio é na pratica....

duvido até disso, POIS na pratica um simples elemento de 10 ou 20w consegue mexer braçoes roboticos e levantar alguns kg...

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, ISO9K disse:

@mroberto98

adicionado 2 minutos depois

Ai ja mudou o assunto para motor de aeromodelo...cada motor no seu eixo....

Pois ai que está. se pelo menos entendesse de motores... 

 

um motor de 70W é 70W e não importa se é indução ou escovado! Aprenda isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, mroberto98 disse:

voce esta se baseando em achismo. está ignorando os conceitos fisicos... pessimo para um forum de eletronica, alem de ajudar em nada o autor.

Ele que tire as conclusões....

adicionado 1 minuto depois

Foi apresentada as quatro categorias...

adicionado 3 minutos depois

NEMA (National Electrical Manufacturers Association) 

adicionado 5 minutos depois
11 minutos atrás, mroberto98 disse:

um motor de 70W é 70W e não importa se é indução ou escovado! Aprenda isso.

na Pratica dependendo da utilização sim muito significante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ISO9K disse:

Ele que tire as conclusões....

adicionado 1 minuto depois

Foi apresentada as quatro categorias...

adicionado 3 minutos depois

NEMA (National Electrical Manufacturers Association) 

adicionado 5 minutos depois

na Pratica dependendo da utilização sim muito significante....

 

Tá, um motor de indução de 70W 1800W x escovado 70W 1800 rpm.

 

Qual tem mais torque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ISO9K disse:

kkk não mude de assunto estamos falando de motor de VENTILADOR 70WATS, QUE NA VERDADE SE FOR CHINES VAI DAR 50 WATS.....@mroberto98 .

Não é motor de ventilador meu amigo, é um motor de indução de 70W e ponto. já foi mostrada que o mesmo motor é usado até em espremedor de laranjá, o mesmo motor num modelo até mais fraco!

 

Admita o erro, é prejudicial ao forum kkkk onde era pra ter bons conhecimentos acaba tendo afirmações incoerentes e irreais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao tenho que admitir nada foi provado ai com as qatro categorias do NEMA (National Electrical Manufacturers Association) .

E o forum é livre de expressão só os moderadores que podem mediar....

adicionado 1 minuto depois

@mroberto98

adicionado 8 minutos depois
10 minutos atrás, mroberto98 disse:

Não é motor de ventilador meu amigo, é um motor de indução de 70W e ponto. já foi mostrada que o mesmo motor é usado até em espremedor de laranjá, o mesmo motor num modelo até mais fraco!

Usando um motor fora das quatro categorias informada pelo NEMA (National Electrical Manufacturers Association)  a probalidade do protótipo funcionar é quase zeroo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, ISO9K disse:

Não é éu que to falando é o teorico Newton C. Braga, meu negócio é na pratica....

 

Vocês me deram uma ideia com essa discussão toda :D:D

 

Eu tenho um motor destes de depurador velho de cozinha, igual a este do anúncio:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-914821372-motor-220v-depulador-de-ar-colormaq-_JM#&gid=1&pid=1

Ele tem a mesma potência de um motor de ventilador vomum de 3 velocidades. Só que só tem uma velocidade. 

 

Vou usar ele para levantar até uns 100 quilos, pois trabalho com manutenção de nobreaks e tenho que carregar nobreaks geralmente de 60Kg até uns 70Kg...Pesa muito.

 

A foto do ventilador que postei anteriormente tinha um nobreak de fundo. Aquilo pesa igual a chumbo cara e nao tem rodinhas.  

Preciso fazer um carrinho com prateleira elevatória. Só que para 100 quilos:D

 

Série interessante semelhante a uma empilhadeira. Só que em tamanho micro. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, ISO9K disse:

Nao tenho que admitir nada foi provado ai com as qatro categorias do NEMA (National Electrical Manufacturers Association) .

E o forum é livre de expressão só os moderadores que podem mediar....

adicionado 1 minuto depois

@mroberto98

adicionado 8 minutos depois

Usando um motor fora das quatro categorias informada pelo NEMA (National Electrical Manufacturers Association)  a probalidade do protótipo funcionar é quase zeroo...

Provado o que? Kkkk foi provado que o senhor nao tinha a nocao do quanto de força um motor de ventilador tem. 

 

Nao sei se você sabe, mas até o ar é pesado. Eu mesmo tenho um que faz ventos consideravel à pelo menos 7m de distancia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ISO9K disse:

Você não diz coisa com coisa se liga.... 

adicionado 1 minuto depois

@mroberto98

Eu lhe disse que aquele motor de 70w a 1700rpm tem forca de levantar uns 10kg num barbante enrolado no proprio eixo.

 

O FATO do senhor desacreditar deste valor, é a prova de que nao tem mesmo a minima nocao sobre o assunto. 10kg é um fato, é fisica, nao adianta falar que está errado. Agora o absurdo é o voce continuar a afirmar uma coisa nada a ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mroberto98 disse:

Eu lhe disse que aquele motor de 70w a 1700rpm tem forca de levantar uns 10kg num barbante enrolado no proprio eixo.

 

O FATO do senhor desacreditar deste valor, é a prova de que nao tem mesmo a minima nocao sobre o assunto. 10kg é um fato, é fisica, nao adianta falar que está errado. Agora o absurdo é o voce continuar a afirmar uma coisa nada a ver.

voce está usando a física no lugar errado meu caro, não tem lógica o que você tá falando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ISO9K disse:

voce está usando a física no lugar errado meu caro, não tem lógica o que você tá falando....

Para quem nao entende nao deve fazer logica mesmo. 

 

Agora qundo eu perguntei se tinha nocao do valor, voce nao respondeu! Ou seja, nao aceita a fisica e ao mesmo tempo nao tem nem argumento proprio, nao tem a nocao de qual seria o valor.

adicionado 0 minutos depois

Como quer discutir desse jeito? Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 Já foi dito e concluido porque você insiste no assunto que o motor de 70 wats mesmo real nao funciona,  apresenta as provas pratica e o protótipo..você só fala cadê??

adicionado 1 minuto depois

sabe que vai quebrar a cara...

adicionado 4 minutos depois

Vocé Brasileiro nunca desiste, então faça com esse motor ai...

adicionado 5 minutos depois

Mas tem que ser de ventilador doméstico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Muito obrigado pela orientação já encontrei duas apostilas uma do Senai cujo tenho afinidade por ser ex-aluno e outra da UFPR do curso de engenharia, estou lendo primeiro a do Senai pela sua didática mais simples e ser mais direta.

 

Grato.

 

 

 

.:Viva o Linux:.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o engenheiro que fez o vídeo abaixo, no mundo real o rendimento de redução por engrenagens é de 96% a 99% de acordo as literaturas técnicas.

 

Levando isso em conta, até um motor de 20 watts lentantaria sim 100 quilos...

 

O que erramos aqui é que pensávamos que o motor de ventilador tinha potência de 1/10 CV.

Mas estes ventiladores de mesa tem potência de 1/30 CV...

1/30 CV em watts equivale  20 wattas. 

 

Mas levanta sim 100 quilos, pois no estágio final das engrenagens, depois de perdersse 4% em atrito ainda restariam 24 watts de trabalho. 

 

https://youtu.be/wgIPFvg7-yI

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 Nao importa se é 70w ou 20W. O objetivo era sobre a multiplicacao de forca atraves de engrenagem. 

 

Cadê o motor do ventilador??????mudaram completamento o tópico!!!!! absurdo!!!

 

Pois ainda estamos falando de motor de ventilador. 

 

Nao sei porque ainda insiste em dizer especificamente que motor DE VENTILADOR nao funcionaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!