Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

estou fazendo um conversor de protocolo RS232 para RS485. No meu sistema, a tensão é utilizada de um CLP que fornece 24V, enquanto os componentes do meu conversor utilizar nivel TTL (5V). O circuito original me falava pra usar um CI 7805 para a regulagem, mas ele esquenta muito e desarma. Tentei cascatear dois CIs: um de 24V para 12V (7812) e um de 12V para 5V (7805); mas nao funcionou muito bem. Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

Postado
49 minutos atrás, Murillo Cândido Sousa disse:

Olá amigos,

estou fazendo um conversor de protocolo RS232 para RS485. No meu sistema, a tensão é utilizada de um CLP que fornece 24V, enquanto os componentes do meu conversor utilizar nivel TTL (5V). O circuito original me falava pra usar um CI 7805 para a regulagem, mas ele esquenta muito e desarma. Tentei cascatear dois CIs: um de 24V para 12V (7812) e um de 12V para 5V (7805); mas nao funcionou muito bem. Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

O seu orientador não conhece os reguladores chaveados em PWM? :D:D

Será que ele estava congelado no tempo? :D

image.png.4f3dca4d7ca1b32c58981ec0e757b411.png

adicionado 2 minutos depois

Este aí não vai esquentar.

Vai trabalhar bem frio. O rendimento dele é bem alto. Beira os 90% de eficiência. 

adicionado 5 minutos depois

Até vendem a placa pronta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1041640168-regulador-conversor-tenso-lm2596-dc-dc-step-down-3a-arduino-_JM

Mas como o objetivo é projetar, você pode comprar só os componentes para montar seu projeto. 

• Amei 1
Postado
7 minutos atrás, albert_emule disse:

O seu orientador não conhece os reguladores chaveados em PWM? :D:D

Será que ele estava congelado no tempo? :D

image.png.4f3dca4d7ca1b32c58981ec0e757b411.png

E pelo jeito o sujeito nao deve conhecer nem um OA pra falar que ele aguenta 1A... 

O 741 nao suporta nem 20mA.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, Murillo Cândido Sousa disse:

Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

Tá certo que o melhor mesmo são os reguladores chaveados...

Mas se tratando dos Amplificadores Operacionais eles funcionam muito bem trabalhando como amplificador de erro controlando a base de um transistor de potência.

Quanto aos reguladores 78XX, Tenho a impressão que não colocou um dissipador de calor neles. Pois não é possível desarmar somente com um circuito eletrônico.

• Curtir 1
Postado

Um amplificador operacional de potência, como o LM675, tem alta capacidade de corrente na saída. Entretanto, qualquer circuito eletrônico de potência linear esquentará bastante e por isso exigirá um dissipador de calor para a faixa de potência requerida GbhmuXl.gif.

Já um circuito chaveado idealmente alcançaria 100% de eficiência, pois uma chave perfeita não consumiria energia em nenhuma das posições.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...