Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá pessoal,

faz tempo que estou querendo montar um computador secundário para que minha namorada e minha irmã pudessem jogar comigo. Quero, contudo, gastar o mínimo possível (deve ficar abaixo de R$1.300,00) e ter algo capaz de rodar qualquer coisa, mesmo que ajustando a qualidade para o baixo. Primeiramente, já tenho os seguintes componentes:

• Monitor Positivo 22'' LED Full HD (1080p) 60 Hz;
  • Gabinete ATX antigo, porém bonito e aproveitável;
  • Fonte PCYes! Shocker 400W;
  • HD Seagate Barracuda 1TB 7200 rpm;
  • Cooler Master Hyper T4;
  • Mouse e teclado.

Acaba que a Pichau tem um kit com o Ryzen 3 2200G em promoção. Irei adicionar apenas as memórias. A configuração seria a seguinte:

• Processador AMD Ryzen 3 2200G;
  • Placa-mãe Asus A320M-K/BR;
  • 2x 4GB DDR4 Crucial Ballistix Sport 2400 MHz.

O processador e a placa-mãe estão custando, juntos, R$708,92. Cada memória está custando R$ 257,90. O valor total, com o frete, será R$ 1.286,25, sendo o pagamento feito à vista.

Meu objetivo é não gastar muito. Afinal, esse será um computador secundário. Portanto, não tenho interesse em comprar uma placa-mãe com chipset B350 para realizar overclock, ainda mais considerando o desconto aplicado no kit com essa A320. Meu objetivo é utilizar o vídeo integrado. Futuramente é possível que acabe trocando a placa de vídeo do meu computador principal, uma GTX 760 Windforce 2GB, e o PC com o Ryzen pode vir a ficar com ela.

Sobre o cooler Hyper T4, comprei-o na época em que ainda não existia o socket AM4. Portanto, ele não é compatível. Vocês teriam conhecimento de um adaptador barato? Se não for possível usá-lo, vou vendê-lo e usar o cooler box do Ryzen.

@Atretador Você tem grande conhecimento sobre o mercado. Acha que está legal?

O que acham, pessoal?

• Curtir 4
Postado

@Foxwalt a config tá boa, agr quando for pegar o pc lembre-se de fazer OC nesta ram para 2666mhz ou mais para se ter um melhor desempenho do vídeo integrado. Na hr verifique se placa-mãe tá com bios atualizada para ryzen 2000.

Tente ver as peças separadas tb, pode vim sair mais barato.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

@Foxwalt Quais jogos teria em mente? O ruim da A320 é que o OC no 2200G deixaria ele com praticamente o mesmo desempenho que o 2400G, para alguns jogos isso pode fazer a diferença. Até algumas semanas atrás tinha B350 da Biostar por 310 na terabyte, mas olhei agora e tá 400 pila =/ Então hoje, infelizmente, tem q ser A320 pra manter abaixo dos 1300 com frete.

A pichau tem um kit 2200G + A320 + 1x8gb por 1210 com frete grátis pra sul/sudeste..Se você for sul/sudeste, pode ver no chat se eles trocam a 1x8 por 2x4gb sem alterar o custo, aí você economiza 60 mangos. Normalmente eles fazem isso.

Sobre o cooler, como A320 n permite OC, eu nem tentaria adaptar o T4, vai ser trabalho a mais. Usa o box mesmo e vende o T4, vai ser mais simples e você vai pegar + dinheiro vendendo ele do q vendendo o box.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Rafael Coelho disse:

Nesse orçamento está boa a configuração. Outra opção seria um pentium g4560 com uma gt 1030 mas teria de ser a 1030 com gddr5, e talvez fique mais caro.

Obrigado! Tentei a configuração com a GT 1030 e o custo realmente subiu. Meu objetivo seria manter abaixo dos R$1.300,00 mesmo. 

1 hora atrás, Angern disse:

@Foxwalt a config tá boa, agr quando for pegar o pc lembre-se de fazer OC nesta ram para 2666mhz ou mais para se ter um melhor desempenho do vídeo integrado. Na hr verifique se placa-mãe tá com bios atualizada para ryzen 2000.

Tente ver as peças separadas tb, pode vim sair mais barato.

Tentei olhar separado, o custo fica maior. Isso porque o processador e a placa-mãe estão vindo juntos como "kit upgrade". E, considerando que estão vindo juntos, é extremamente provável que a BIOS já esteja atualizada. Mas obrigado por lembrar, sempre é melhor perguntar!

Vou ver essa possibilidade de aumentar a frequência. Essas memórias também peguei pelo custo, além de conhecer e gostar da marca.

35 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Foxwalt Quais jogos teria em mente? O ruim da A320 é que o OC no 2200G deixaria ele com praticamente o mesmo desempenho que o 2400G, para alguns jogos isso pode fazer a diferença. Até algumas semanas atrás tinha B350 da Biostar por 310 na terabyte, mas olhei agora e tá 400 pila =/ Então hoje, infelizmente, tem q ser A320 pra manter abaixo dos 1300 com frete.

A pichau tem um kit 2200G + A320 + 1x8gb por 1210 com frete grátis pra sul/sudeste..Se você for sul/sudeste, pode ver no chat se eles trocam a 1x8 por 2x4gb sem alterar o custo, aí você economiza 60 mangos. Normalmente eles fazem isso.

Sobre o cooler, como A320 n permite OC, eu nem tentaria adaptar o T4, vai ser trabalho a mais. Usa o box mesmo e vende o T4, vai ser mais simples e você vai pegar + dinheiro vendendo ele do q vendendo o box.

Tenho em mente qualquer tipo de jogo, mas principalmente os mais leves, como ESO (Elder Scrolls Online), Paladins e CS:GO. Principalmente o ESO mesmo, que não vai ter problemas para rodar bem em Full HD aí. 

Tentei montar com a B350, o custo não fica abaixo dos R$1.300,00. Vou pagar à vista e estou procurando o melhor preço possível. Mesmo porque é um computador secundário, não principal. A ideia é gastar pouco. Vou continuar usando muito mais minha máquina (Core i5 4670K, 12GB ram e GTX 760 2GB).

Obrigado por mencionar a possibilidade de trocarem. Vou ligar para a loja e perguntar se colocam as duas Crucial de 4GB no lugar (já que o dual channel faz muita diferença para o vídeo integrado). Mesmo que não consiga, acho que vou pegar como descrevi acima. O preço parece bom. Por sinal, sou de Belo Horizonte, MG. 

Sobre o cooler, já consegui comprador. Um amigo meu ficou interessado na hora. Acho que vou vender para ele mesmo. Já estava contando com isso, na verdade.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

Pronto. Assim que estiver montado eu mando foto dos dois, um ao lado do outro. :D

@Steeveantonichen Por sinal, quando adicionei as memórias e fui para o processo final de conclusão do pedido, ele automaticamente deu o frete grátis. Saiu tudo por R$ 1.251,08. Nada mal!

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Foxwalt disse:

Pronto. Assim que estiver montado eu mando foto dos dois, um ao lado do outro. :D

@Steeveantonichen Por sinal, quando adicionei as memórias e fui para o processo final de conclusão do pedido, ele automaticamente deu o frete grátis. Saiu tudo por R$ 1.251,08. Nada mal!

Sobrou para o sorvetinho com a mulher e a irmã ;)

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Foxwalt Hehe bacana, será q foi porque você havia falado com eles antes? Foi muito bom o preço desse kit, considerando que o kit G4560 iria sair 1050 e n teria nem de perto o mesmo desempenho, tanto de cpu qt igpu... e com a gt 1030 iria ficar uns 1400 ou 1500.

Quando mandar as fotos do conjunto, põe tb algumas SS mostrando o fps q você pegou nesses jogos, quais eram as cfg e resolução e tal. Quase nunca vemos testes com placa basica e ram normal e HDD comum.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Atretador disse:

Sobrou para o sorvetinho com a mulher e a irmã ;)

Mas com certeza! :P

37 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Foxwalt Hehe bacana, será q foi porque você havia falado com eles antes? Foi muito bom o preço desse kit, considerando que o kit G4560 iria sair 1050 e n teria nem de perto o mesmo desempenho, tanto de cpu qt igpu... e com a gt 1030 iria ficar uns 1400 ou 1500.

Quando mandar as fotos do conjunto, põe tb algumas SS mostrando o fps q você pegou nesses jogos, quais eram as cfg e resolução e tal. Quase nunca vemos testes com placa basica e ram normal e HDD comum.

Creio que esse desconto seja aplicado de forma automática mesmo. O preço ficou muito bacana. O computador vai rodar qualquer coisa, desde que sabendo ajustar a qualidade. E vou reaproveitar um monte de coisas que já tenho aqui, muitas paradas (a fonte encontra-se servindo de apoio para meu monitor neste exato momento :P).

Pode deixar que pretendo fazer muitos testes. Inclusive porque quero colocar o Ryzen 3 2200G batendo de frente contra o Core i5 4670K em termos de poder de processamento. Talvez até fazer em vídeo.

Tenho também um SSD de 120GB da PNY que acabei colocando no meu tablet/netbook (Asus T100). Talvez volte o HD dele para o lugar (deixei em uma case para usar como externo) e coloque o SSD nesse computador com o Ryzen.

• Curtir 3
Postado
14 horas atrás, Foxwalt disse:

Creio que esse desconto seja aplicado de forma automática mesmo. O preço ficou muito bacana. O computador vai rodar qualquer coisa, desde que sabendo ajustar a qualidade. E vou reaproveitar um monte de coisas que já tenho aqui, muitas paradas (a fonte encontra-se servindo de apoio para meu monitor neste exato momento :P).

Hehe eu adoro reaproveitar coisas tb... em mais de uma década trabalhando com montagem, montando meus PCs e dos amigos, acumulei muita peça velha... ontem mexendo nas tranqueira achei um Core 2 duo E6300 que aparentemente está em ordem... Aí ia guardar ele como relíquia... de noite fui na casa de uns parentes e eles tavam reclamando q o PC lá tava lento, fui ver e era... um Celeron 430 do mesmo socket, litografia, etc... conferi a placa-mãe e ela suporta o Core 2 duo sem nem precisar de update de bios, só n troquei lá na hora porque n tinha pasta térmica em mãos, mas em breve o farei hehe. Fico mt feliz qd reaproveito coisas q achava q ia pro lixo :P 

Pode deixar que pretendo fazer muitos testes. Inclusive porque quero colocar o Ryzen 3 2200G batendo de frente contra o Core i5 4670K em termos de poder de processamento. Talvez até fazer em vídeo.

Olha, com o OC acho q ficaria bem pau a pau.

Tenho também um SSD de 120GB da PNY que acabei colocando no meu tablet/netbook (Asus T100). Talvez volte o HD dele para o lugar (deixei em uma case para usar como externo) e coloque o SSD nesse computador com o Ryzen.

O SSD ia ajudar bastante o Ryzen, quanto mais rápido o acesso ao disco, menos sobrecarga na CPU.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Steeveantonichen Pelo que andei vendo, parece que, com os dois processadores em stock, o Ryzen perderia por muito pouco.

É interessante essa questão de peças antigas. Para a maioria das pessoas, quase qualquer computador serve, já que as tarefas realizadas costumam ser simples. O que falta muitas vezes é a manutenção adequada.

Eu estudo em Universidade Federal e é deprimente ver a quantidade de computadores, úteis e em bom estado, indo para o lixo. 

50 minutos atrás, Jasiel disse:

Pegou memórias em Dual Channel, certo? A diferença de performance é bem expressiva...

Sim, a configuração será aquela do primeiro post mesmo.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Pessoal, montei meu novo computador no último final de semana e passei os últimos dias testando no tempo que tive sobrando. O resultado me surpreendeu. Positivamente!

Primeiramente, sobre o processo de montagem do hardware: sem mistérios, trivial. Mas tive dois problemas quanto ao software.

Todas as vezes em que instalava o último driver direto do site da AMD, o computador não dava vídeo após reiniciar - claramente após carregar o driver no boot - e precisava ser formatado novamente. Instalei uma versão pouco mais antiga e funcionou normalmente. Contudo, como instalei o sistema operacional com uma .iso já meio antiga do Windows 10 Home x64 (sempre deixo um pendrive aqui, já que fico formatando computadores direto), ela poderia ser a causa do problema, pois não atualizei antes de instalar o driver... Como não queria testar tudo de novo, deixei assim mesmo. Depois tento atualizar o driver.

O segundo problema apareceu ao tentar executar o ESO. Primeiramente, ao abrir o jogo, recebi um erro que indicava falta de bibliotecas do Visual C++. Fácil de resolver com a instalação delas. Depois que resolvi esse problema, mais um código de erro (11). Tentei reparar o jogo algumas vezes (estamos falando de 94 GB) e não resolveu. Eis que executei o launcher direto pela pasta, fora da Steam, como administrador, ele reparou e funcionou.

Enfim, creio que essas duas chatices tenham sido culpa minha... Voltando ao caso: testei dois jogos nele.

O primeiro, CS:GO. Executei com as texturas no máximo, a maioria dos efeitos no baixo e o AA ligado, porém baixo. Essas são as mesmas configurações que uso no meu computador principal, não por incapacidade de rodar no máximo, mas para evitar partículas e elementos que distraiam no competitivo. O computador conseguiu manter, no mapa Dust II em Mata-Mata, taxas acima de 80 FPS, com média mais próxima dos 100 FPS, em Full HD 16:9 (1920x1080p). Muito bom!

O segundo, Elder Scrolls Online (ESO). Ao abrir o jogo, na mesma resolução (Full HD), ele automaticamente reconheceu o hardware e configurou a qualidade no high. Não deu para jogar. As quedas de FPS - para abaixo dos 30 quadros por segundo - foram frequentes em áreas movimentadas de cidades, prejudicando claramente a experiência, e a média não ficou legal. Alterei a qualidade para o médio e ele conseguiu manter os 40 FPS como mínimo nessas mesmas áreas muito carregadas, atingindo taxas bem mais altas no mundo aberto e em dungeons (onde importa mais, pois nas cidades não há combates). Considerando que se trata de vídeo integrado, o resultado é simplesmente incrível! Está rodando em Full HD, em qualidade média e conseguindo manter taxas de FPS mais que suficientes para a jogabilidade ser agradável. Fiquei jogando ESO nele por horas e foi tão agradável quanto no meu computador primário.

O único benchmark que realizei foi o de processamento no CPU-Z e... O Ryzen 3 2200G venceu meu Core i5 4670K, tanto em single thread quanto em multi thread (mas a diferença foi tão pequena que podemos considerar empate técnico). Depois pretendo testar "de verdade" e fazer comparações.

O cooler box é absurdamente melhor que as porcarias que a Intel envia. A máquina é extremamente silenciosa em carga e inaudível em idle. Observei temperatura máxima de 62ºC. O gabinete dele, apertado, nem sequer tem ventoinhas adicionais e a fonte fica na parte superior.

Fazendo o cálculo do meu investimento no hardware:

1) Ryzen 3 2200G + Asus A320M-K/BR = R$710,00;

2) 2x 4GB DDR4 2400 MHz Crucial Ballistix Sport = R$ 520,00;

3) HD 1 TB Seagate Barracuda 7200 rpm = R$ 200,00;

4) Fonte PCYes! Shocker 400 = R$ 180,00;

5) Gabinete antigo qualquer = R$ 50,00.

Valor total = R$ 1.660,00.

Dá para acreditar nesse valor? E nem gastei tudo isso, pois a fonte, por exemplo, foi adquirida na Black Friday por R$150,00... É simplesmente impressionante o custo x benefício desses processadores Ryzen. Se você for esperto para garimpar os preços, consegue algo sensacional.

Qualquer pessoa consegue montar um computador para jogos capaz de rodar tudo. Se tiver como reaproveitar gabinete e HD de outra máquina (coisa que quase qualquer um pode fazer), o valor cai para R$ 1.410,00. Tem muito computador porcaria de supermercado aí mais caro que isso... Daí basta pegar qualquer monitor ou TV, caixas de som ou headset, mouse e teclado e pronto...

Obrigado, AMD!

• Curtir 4
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, Foxwalt disse:

Dá para acreditar nesse valor? E nem gastei tudo isso, pois a fonte, por exemplo, foi adquirida na Black Friday por R$150,00... É simplesmente impressionante o custo x benefício desses processadores Ryzen. Se você for esperto para garimpar os preços, consegue algo sensacional.

Muito bom. Esse valor gastei no meu computador que montei a uns quatro anos atrás... :exorcize:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!