Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas a todos!

Quero construir um mini canhão balístico usando gás no lugar da pólvora, quero fazer um mini ignitor elétrico gerando faísca para inflamar o gás na câmara de explosão do canhão, encontrei esse circuito elétrico, no caso e um MAT,que gera a partir de 1.5v correntes de 400v, problema e que não sei se o tal aparelho produz faíscas entre os eletrodos ou seria necessário encostar em algum objeto para passar a corrente. Alguém faz essa análise pra mim?

De todo modo, presico de um gerador de faíscas parecido com aqueles de isqueiro elétrico, porém aqueles usam o efeito pizoeletrico sendo necessário pressão, no caso, para meu projeto necessito que seja apenas usando eletricidade, alguém tem um circuito de um mini gerador de faíscas de baixo custo e fácil fabricação?

Link do mini gerador: http://blog.novaeletronica.com.br/mini-gerador-de-alta-tensão-usando-pilha-de-15-volts-maquina-de-choque/

Postado

Ola.

Se for trabalhar com  tensão de 12V tem a opção de usar bobina de ignição automotiva e simular eletricamente o funcionamento do platinado ou da central de ignição do carro.

Mas tome cuidado porque ali o centelhamento ocorre em torno de 20 mil a 30 mil volts.

'_'

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelo interesse e a resposta de todos. Quero algo em miniatura, então precisa ser prático e pequeno, não pode ser por efeito pizoeletrico, apenas usando eletricidade, como e algo pequeno não quero usar bobinas. Vi umas bobinas que geram a faísca no mercado livre, mas custam em torno de 28 reais, porém quero eu mesmo fabrica-los já que farei no mínimo 5 canhões, do projeto do link tenho a maioria dos componentes , se falta compro no mercado livre (na minha cidade não tem eletrônica) e fica bem em conta, só preciso saber se o projeto do link gera a faísca pelos eletrodos, entrando 1,5 volts, 400v é capaz de gerar a faísca? Pelo menos que seja capaz de inflamar o gás. Outra pergunta séria que, ao invés de faísca, colocasse uma resistência para inflamar o gás daria certo? Será que a resistência suportaria a explosão da câmara?

obs: vi um projeto no YouTube aonde usava um ascedendor de isqueiro elétrico como ignição de gás, assim o canhão de corpo de cano PVC 3/4 atiraria um projetil impulsionado pela explosão de gás(no caso usou o próprio gás do isqueiro), só quero usar no lugar do ignitor, um totalmente elétrico acionado por um pushbutton!

Postado
5 horas atrás, Aislan Silva Costa disse:

Quero algo em miniatura, então precisa ser prático e pequeno, não pode ser por efeito pizoeletrico, apenas usando eletricidade, como e algo pequeno não quero usar bobinas.

Aí não tem jeito. Porque pra se ter alta tensão é somente com essas duas maneiras.

400v é capaz de gerar a faísca?

Não.

obs: vi um projeto no YouTube aonde usava um ascedendor de isqueiro elétrico como ignição de gás, assim o canhão de corpo de cano PVC 3/4 atiraria um projetil impulsionado pela explosão de gás(no caso usou o próprio gás do isqueiro)

Esse do isqueiro é piezoelétrico.

• Curtir 2
Postado

Ola.

Complementando a informação do caro @Mestre88

400V é capaz de gerar faísca ?  NÂO

A rigidez diélétrica do ar é de 30.000 Volts/cm .

isso significa que para obter uma centelha ( faísca) no espaço de de 1mm entre dois eletrodos vai precisar de no mínimo  1 décimo disso, ou seja ...

3.000 Volts.

'_'

• Curtir 1
Postado

Obrigado novamente pelas respostas!

Se eu optasse por usar numa situação, aquele ascedendor de isqueiro do tipo pizoeletrico, qual maneira eu usaria para acionar esse botão com eletricidade?

Usaria um motor(servo, motor de passo) com força suficiente para aciona-lo?

Se eu usasse uma resistência que inflamasse o gás por temperatura, funcionária? Gás de isqueiro no caso.

E quanto as mini bobinas vendidas no mercado livre, como se fabrica uma caseira?

Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1062695538-bobina-400kv-gerador-de-alta-tenso-tesla-_JM

Postado

@Aislan Silva Costa acho que você iniciou o tópico com a pergunta incorreta.

Eu ACHO que a pergunta correta seria: como acionar um dispositivo para gerar faísca no canhão REMOTAMENTE.

É isso?

Se for, e puder usar tensão da rede (110/220), podes usar um trafo de microondas de sucata, mas que o trafo esteja bom. Ele gera 2.000V.

Postado
42 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Se for, e puder usar tensão da rede (110/220), podes usar um trafo de microondas de sucata, mas que o trafo esteja bom. Ele gera 2.000V.

Esse tipo de transformador tem corrente muito alta e acho que o amigo @Aislan Silva Costa quer algo pequeno. 

Uma solução interessante seria os transformadores daquelas raquetes de matar mosquito. 

Outra solução que não é tão pequena mas é fácil de arrumar é um transformador flyback de TV antiga, hoje em dia qualquer um tem uma TV dessas quebrada, dá pra fazer o acionamento com baterias ou fontes. 

• Obrigado 1
Postado

Já agradeço a os demais participantes pela atenção!

Sim, é algo prático, e em miniatura, trabalhando com tensões de entrada entre 3 a 9 volts! Tenho aqui na bancada várias dessas placas eletrônicas de raquete de mata-mosquito!

Como ainda estou levantando informações para esse projeto, e meu ferro de solda queimou, ainda não testei sei se essas plaquinhas estão funcionando.

@Mestre88 como usaria esse trafo para gerar a faísca? Ou também, como usaria a placa do mata-mosquito para gerar a faísca?

Torno a perguntar, se usando uma resistência que aquece o gás eu não conseguiria a detonação?

1535332309271608038944.jpg

Postado
1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

@Mestre88 como usaria esse trafo para gerar a faísca? Ou também, como usaria a placa do mata-mosquito para gerar a faísca?

Tem que encontrar a entrada do transformador, olhando pela foto me parece ser do lado esquerdo. Aplicando um pulso de 3V na entrada se tem um pulso de alta tensão na saída.

O transformador não pode receber energia o tempo todo, é só uma fração de segundo senão ele descarrega a pilha.

Torno a perguntar, se usando uma resistência que aquece o gás eu não conseguiria a detonação?

Sim, mas resistência vai estragar a cada vez que acender o fogo. Vai derreter, e além disso o consumo de energia é bem maior do que com o transformador.

Postado

@Mestre88 Sobre o uso do flyback, moro à 200 metros de uma reciclagem, encontro muitos componentes eletrônicos, inclusive flybacks em tvs antigas, vi um vídeo bem didático e artesanal da construção de um circuito usando ele. O grande problema é que necessitam entre 6 a 12 v de alimentação, fora que ocupariam um espaço maior que até o próprio canhão.

A resistência já foi descartada como opção, restou, ou comprar uma mini-bobina no mercado livre, ou construir um gerador usando o transformador. @Ricardo S Ferreira citou em: 

15 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

@Tito Fisher disse que: 

Em 25/08/2018 às 21:32, Tito Fisher disse:

isso significa que para obter uma centelha ( faísca) no espaço de de 1mm entre dois eletrodos vai precisar de no mínimo  1 décimo disso, ou seja ...

3.000 Volts.

Com essas citações, e com base no que diz o wikipedia: 

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raquete_elétrica

" No interior, existe um pequeno circuito que, a partir de pilhas ou baterias, amplifica a tensão para cerca de 2kV e a envia em forma de pulsos contínuos para a tela central[...]"

"A descarga de Corona produzido pela raquete (raiozinhos) pode atingir 1.2mm de comprimento."

Deduzo que o trafo da raquete consegue sim produzir uma faísca(vemos ela visualmente), só que por falta de conhecimento, não sei se consegue pelo fato da potência do trafo possibilitar isso, ou o esquema elétrico como um todo, como estou sem ferramentas, ainda não pude testar.

Mas generalizando, faço uma pergunta de um total leigo no assunto. Colocando tensão de 3v na entrada do trafo da raquete, na saída consigo tensão suficiente para gerar uma faísca de 1mm?

Se a resposta for nao, e depender ainda de um circuito com mais componentes, quanto ao circuito que apresentei na abertura do tópico(aonde o trafo possui saida de 350v), substituir o trafo por um mais potente, resultando numa

de 3kv não conseguiria a tão desejada faísca de 1mm?

Fico no aguardo...

Postado

Mas generalizando, faço uma pergunta de um total leigo no assunto. Colocando tensão de 3v na entrada do trafo da raquete, na saída consigo tensão suficiente para gerar uma faísca de 1mm?

Não tenho certeza, pois eu não sei se nessa raquete existe um circuito que dobre a tensão (geralmente é feito com capacitores).

Se tem a raquete desmontada aí não custa tentar.

Postado

@Mestre88 , bom dia.

Sobre a ideia do circuito de raquete de insetos no que vi não há produção de faisca e sim uma rápida descarga de tensão sobre o corpo úmido do inseto. Na ausência do inseto não se tem o estalo. como tal tensão irá produzir a ionização do gás?

Postado

Boas a todos!

Em minhas pesquisas, encontrei esse vídeo, aonde o André do canal Eletrônica Já, faz engenharia reversa justamente numa placa de raquete mata mosquito. E bem didático e ele ensina bem o funcionamento da mesma. Na saída do circuito triplicador de tensão ele solda duas pontas que afastadas uma da outra gera a faísca, o triplicador de tensão , como diz triplica a tensão de 1kv para 3kv o que faz com que seja possível gerar a faísca. Minha dúvida agora e se eu poderia em ver de soldar diretamente pontas na placa, soldar dois fios para que se, soldar os fios em ponteiras que fariam papel de eletrodos, Posso fazer isso?

Fonte do vídeo: 

Postado
4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Mestre88 , bom dia.

Sobre a ideia do circuito de raquete de insetos no que vi não há produção de faisca e sim uma rápida descarga de tensão sobre o corpo úmido do inseto. Na ausência do inseto não se tem o estalo. como tal tensão irá produzir a ionização do gás?

É porque os arames da tela ficam longe, justamente para que o inseto complete o circuito elétrico. 

Se colocar os eletrodos mais próximos teremos a faísca. 

E é como eu suspeitava, existe um dobrador de tensão com capacitor para aumentar a tensão e dar o pulso. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...