Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, estou montando minha fonte de 14v e 30A, queria saber dos mais experientes se o dissipador que pretendo utilizar aguenta a dissipação.

o trafo retificado apresenta 21v, a fonte 14v na saída, creio eu que a potencia dissipada será 210w (21-14*30), não sei se estou correto, segue imagens do dissipador.

5b8743bc0c48f_P_20180829_2156461.thumb.jpg.eef17eca35bd9f147234b5695cb73ca4.jpg

5b8743df53af6_P_20180829_2157021.thumb.jpg.01008a82e8cae802c32d42c3b75d47c3.jpg

5b87441df34df_P_20180829_2157171.thumb.jpg.6721e3caad8cfe3d7d0a03240ea5f3ee.jpg

pretendo colocar a ponte retificadora logo a cima do regulador, será que da certo ? vou precisar de ventilação forçada ?

• Coordenador
Postado

Já vi fontes de PC de 300W com dissipadores mais finos que esse seu, mas uma ventilação forçada não vai prejudicar o rendimento da fonte e ajudará na refrigeração do dissipador...

Postado
18 minutos atrás, BCP disse:

Já vi fontes de PC de 300W com dissipadores mais finos que esse seu

Mas as fontes de PC trabalham com os transistores completamente saturados ou no corte, não chegam a dissipar 300W. Apenas fornecem esta potência.

@Matthwus Concordo que esse dissipador esteja de bom tamanho, já que espalhou bem os transistores sobre eles e colocou vários.

Quanto a ponte retificadora, acho melhor colocar em outro dissipador. Ela esquenta bastante e ficou meio apertada aí. Pode  atrapalhar o funcionamento do LM317 ou 78XX (sei lá qual vai usar).

Use um ventilador de computador velho pra refrigerar, não custa nada.

• Obrigado 1
Postado
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mas as fontes de PC trabalham com os transistores completamente saturados ou no corte, não chegam a dissipar 300W. Apenas fornecem esta potência.

@Matthwus Concordo que esse dissipador esteja de bom tamanho, já que espalhou bem os transistores sobre eles e colocou vários.

Quanto a ponte retificadora, acho melhor colocar em outro dissipador. Ela esquenta bastante e ficou meio apertada aí. Pode  atrapalhar o funcionamento do LM317 ou 78XX (sei lá qual vai usar).

Use um ventilador de computador velho pra refrigerar, não custa nada.

Amanha vou procurar um bom dissipador para a ponte, é um 7812, vou por diodos na referencia, para subir próximo aos 14v, queria deixar sem cooler para ficar silenciosa, acho que vou por um 7809 para alimentar os coolers, assim vai ficar mais silencioso.

Postado
42 minutos atrás, Matthwus disse:

Amanha vou procurar um bom dissipador para a ponte

Uma boa opção são dissipadores de PC antigo, melhor ainda se forem aqueles com uma parte de cobre.

43 minutos atrás, Matthwus disse:

é um 7812, vou por diodos na referencia, para subir próximo aos 14v

Os transistores do dissipador são TIP147?

44 minutos atrás, Matthwus disse:

acho que vou por um 7809 para alimentar os coolers, assim vai ficar mais silencioso.

Pode ser.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Uma boa opção são dissipadores de PC antigo, melhor ainda se forem aqueles com uma parte de cobre.

Os transistores do dissipador são TIP147?

Pode ser.

Acho que tenho aqui uns dissipadores de processador, São 2955

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!