Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Achei este cara aqui:

No multímetro está medindo igual a transistor NPN. Por isso fiquei sem saber se está em bom estado ou se está ruim. 

image.thumb.png.a112b60f4f910f5c22b753afe7170295.png

Olha o símbolo:

image.png.0e9affed599fb9c0aca50bfbfff5b267.png

adicionado 7 minutos depois

@Sérgio Lembo Me salva aí :D:D

adicionado 9 minutos depois

Mede assim:

image.png.338f086e5a265fca95b07858a4796ae1.png

adicionado 11 minutos depois

@MOR Alguma ideia de como se mede isso no multímetro? 

adicionado 21 minutos depois

@aphawk Ajuda aí kkkk :D:D

adicionado 21 minutos depois

image.thumb.png.30a2b2bdf8f8af3d62001cf146650c50.png

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, albert_emule disse:

No multímetro está medindo igual a transistor NPN.

Eu nunca vi um componente desses, mas indo pela lógica de como é formado um diodo, se percebe que está bom, veja:

A e K se vê que são claramente terminais de um diodo, então vale a regra de que um lado passa e outro não passa. 

Esse componente tem uma semelhança com um SCR, ali no datasheet tem alguma citação a tiristores até. 

Só que nesse caso o terminal Gate está ligado na junção N que ele tem internamente, se vê isso lá no final do datasheet. 

Tendo o Anodo ligado na junção P e o catodo na outra junção N, se conclui:

De anodo para catodo passa corrente positiva;

De anodo para gate também passa corrente positiva, pois também temos polos opostos;

De gate para catodo não passa corrente nenhuma, pois são duas junções N e os opostos se repelem. 

Lembrando que eu não conheço o componente, minha conclusão foi feita apenas pelo símbolo que o representa e a semelhança com um SCR, eu não entendi nem mesmo como usar essa componente. 

Esse código não me é estranho, parece que eu já o vi em algum lugar aqui nas minhas tralhas, amanhã vou dar uma olhada e ver se mede do mesmo jeito. 

• Curtir 2
Postado

Encontrei dois vídeos sobre o componente, está em inglês mas pelo que eu entendi ele se comporta como um comparador de tensão. 

No segundo vídeo é feito um oscilador:

• Curtir 1
Postado

Programmable unijunction transistor

A construção desse treco é  quase idêntica ao SCR (tiristor), isto é, 4 camadas de camadas PNPN de mesmo tamanho empilhadas.

Diferença: no SCR o gate é a camada vizinha ao catodo. No UJT o gate é a camada vizinha ao anodo. É usado como SCR de tensão programável de disparo entre anodo e catodo via polarização do gate. No SCR comum havendo a polarização direta anodo/catodo basta um pulso no gate para disparar. Nisso daí, havendo a programação de bias no gate programa-se a tensão anodo/catodo que irá disparar o treco. Nunca usei isso daí, havia até esquecido da existência.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Programmable unijunction transistor

A construção desse treco é  quase idêntica ao SCR (tiristor), isto é, 4 camadas de camadas PNPN de mesmo tamanho empilhadas.

Diferença: no SCR o gate é a camada vizinha ao catodo. No UJT o gate é a camada vizinha ao anodo. É usado como SCR de tensão programável de disparo entre anodo e catodo via polarização do gate. No SCR comum havendo a polarização direta anodo/catodo basta um pulso no gate para disparar. Nisso daí, havendo a programação de bias no gate programa-se a tensão anodo/catodo que irá disparar o treco. Nunca usei isso daí, havia até esquecido da existência.

Pois é. Percebi isso.

Daí fiz o teste que mostrei nas fotos. 

Postado

@albert_emule

Isso é um UJT com a curva gráfica ajustável. Pode ser considerado um resistor de junção que bloqueia a corrente conforme uma espessura química induzida por um terminal de controle F5Rua4D.gif.

l12-ujt-based-triggering-circuit-10-638.

Você fez o teste do oscilador de relaxação conforme a conexão recomendada. Fez o procedimento correto.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
Postado

Um unijunção tem o seguinte comportamento.

Vamos nos basear no circuito anterior apresentado pelo rjjj.

Ao se ligar Vbb a uma fonte de tensão, o capacitor C vai se carregar via resistor R. A tensão no capacitor segue a seguinte equação:

você = Vbb * [1 - e^(-t/RC)]. Essa equação é válida desde 0v até Vp (que é dado no manual).

Durante este período acima, o transistor permanece cortado. Não há corrente em R1 e R2.

A partir de você = Vp, o transistor conduz e o capacitor se descarrega rapidamente via junção EB1. Além disso, passa a haver corrente no ramo R2, B2B1 e R1.

Como a constante de tempo R1C é bem menor que a constante de tempo RC (R>>R1), a descarga do capacitor é bem mais rápida e aparece em R1 como um pulso bem rápido. R2 limita a corrente no ramo para valores aceitáveis pelo transistor.

Após certa tensão no capacitor (Vv), o ciclo se repete indefinidamente. 

Este circuito unijunção é característico para acionar tiristores através de transformadores de pulso. R1 é substituído pelo trafo de pulso. Quando existe, o valor de R1 é cerca de 100 Ohms.

Bom. Isso ocorre nos transistores unijunção 2N2646. Esse deve ter comportamento semelhante.

MOR_AL

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!