Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possivel ligar spindle 12v, 24v, 36v, 48v, 400w em uma fonte de computador


Posts recomendados

Olá pessoal do clube! Estou com um spindle 400w e não tenho nenhuma fonte especifica para ele. Então gostaria de saber se é possivel ultilizar ele na fonte atx do pc

seria só ligar ele no +12 e no -12v para ter 24v? e se minha fonte for de 400w ela vai dar conta do spindle? desde já agradeço a atençao! ME DESCULPE SE CRIEI UM TÓPICO ERRADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá....

Eu acho em lógica  que pode ser possível, mas, terá que fazer, uma adaptação bem perfeita para o spindle rodar no limite.

Recomendo você perguntar para os técnico de eletrônica na sua cidade. Acredito que eles diz se pode ou não. 

-Mim responda! esses spindle tem muita força? será que prestava para colocar em drones?

Espero ter ajudado e até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Se voce tem disponível várias fontes de PC pode ligar  em série 4 x 12V  = 48V

para obter a rotação máxima do seu aparelho.

 

Existe no mercadolivre as fontes chaveadas de 48W por 500W que também servem ao seu propósito.

 

Pode construir sua propria fonte 48V por 500W ou 600W  comprando um trafo de 10A e fazendo o processo de retificação e filtragem, mas esse trafo sai mais caro que a fonte chaveada que citei acima.

 

Caso deseje fazer o controle de rotação vai precisar de um controlador PWM nas especificações do motor.

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Se voce tem disponível várias fontes de PC pode ligar  em série 4 x 12V  = 48V

para obter a rotação máxima do seu aparelho.

 

Existe no mercadolivre as fontes chaveadas de 48W por 500W que também servem ao seu propósito.

 

Pode construir sua propria fonte 48V por 500W ou 600W  comprando um trafo de 10A e fazendo o processo de retificação e filtragem, mas esse trafo sai mais caro que a fonte chaveada que citei acima.

 

Caso deseje fazer o controle de rotação vai precisar de um controlador PWM nas especificações do motor.

 

'_'

 

 

Uma duvida! No manual do spindle fala que ele funciona de 12v à 48v e que ele consome 400w. Qual a corrente q a fonte deve fornecer em 48v? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

veja isto ... http://www.audioacustica.com.br/exemplos/Lei_de_Ohm/Lei_de_Ohm_e_Potencia.html

 

Lembrando que é recomendável trabalhar com uma margem de 20% acima da corrente requerida para compensar a eficiência nominal em relação ao consumo real do aparelho.

 

voce leu e entendeu  minha resposta anterior no seu tópico ?

 

'_'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tito Fisher disse:

Ola

 

veja isto ... http://www.audioacustica.com.br/exemplos/Lei_de_Ohm/Lei_de_Ohm_e_Potencia.html

 

Lembrando que é recomendável trabalhar com uma margem de 20% acima da potência requerida para compensar a eficiência nominal em relação ao consumo real do aparelho.

 

voce leu e entendeu  minha resposta anterior no seu tópico ?

 

'_'

Entendi, mas como saber se a corrente da fonte é suficiente?

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Entendi, mas como saber se a corrente da fonte é suficiente?

Acabei de ver o link q você me passou. No caso de eu usar 4 fontes de 3 Amper 12 volts vai totalizar 12 amper 48 volts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Acabei de ver o link q você me passou. No caso de eu usar 4 fontes de 3 Amper 12 volts vai totalizar 12 amper 48 volts?

 

nãããããoooooooo !!!!!

 

Somar fontes tem suas regras

fontes em série aumenta a tensão e mantém a corrente .

fontes em paralelo aumenta a corrente a mantém a tensão.

 

assim, 4 fontes de 12V -3A somadas em série vai dar 48V por 3A

e

4 fontes de 12V - 3A somadas em paralelo vai dar 12V por 12A

 

Seu motor pra rodar 400W ( plena carga )  em 48V precisa  uns 8.5A

 

Se tentar ligar ele em uma fonte ATX nos 12V   terá uma rotação de 3000 rpm , mas vai estourar a fonte porque ela normalmente não fornece 400W apenas nessa linha .

 

use a calculadora online que postei antes e veja quantos amperes  precisa para gerar 400W em 12V   e depois veja na etiqueta da sua fonte que 'possivelmente' ela não fornece o necessário, tal qual imagem abaixo .

 

 

fonte12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Se voce tem disponível várias fontes de PC pode ligar  em série 4 x 12V  = 48V

para obter a rotação máxima do seu aparelho.

Lembrando que para que isso funcione é necessário que as fontes não tenham o terra conectado e as carcaças não podem se encostar, senão é curto na certa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

pessoal alguem pode me ajudar?

comprei um spindle de 12v a 48v DC com 500w e uma fonte com PWM, mas por vacilo escolhi a fonte errada, a fonte que comprei entra 110v ou 220v e sai 0v a 100v controlado pelo potenciometro, porém ela tem saida de 4A.

 

Logo pela tensão eu até conseguiria utilizar a fonte limitando o potenciometro pra não passar de 48v, mas a corrente baixa não vai dar toda rotação. 4A em 48v vai dar no máximo 192w. O que me sugerem de fazer? Dá pra por um relé mais forte entre a saida da fonte e o motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

fonte chaveada de 48v 10a

pra

15 horas atrás, Daniel de Oliveira Teixeir disse:

500w

a matemática não casa. Talvez com algum sofrimento com partida pwm suave pra não dar pico de corrente e não contar com potência máxima possa obter algo parecido com sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Talvez exista na carcaça da fonte ATX uma etiqueta discriminando a corrente máxima projetada para cada saída de tensão.

De qualquer forma a fonte de PC não serve para o propósito, nenhuma fornece os tais 500W em uma única saída. 

 

A fonte deveria ser de pelo menos 48V/15A. Sendo chaveada é bom que a corrente sobre pra não ficar acionando a proteção a toa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!