Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre uma enquete


Posts recomendados

  • Membro VIP

Profº Gabriel Torres, eu fiz uma enquete no setor Benchmarks com o tema Quanto tempo sua máquina leva para ligar, será que existe mesmo uma máquina que inicie em 15 segundos ou menos? Pois 15 pessoas já votaram nesta opção e tem muita gente duvidando. Por gentileza, de um olhada.

Abraços :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, tive olhando este tópico, eu tambem duvido que alguem consiga isto, nem com um Raid 0 com 4 SCSI consegue, pois quem já viu uma maquina desta trabalhando, sabe que perde alguns segundos só para carregar os drivers SCSI, estou falando de carregamento total, desde o click no botão de ligar do PC até carregar o windows por completo (nada de até a tela de Bem vindo ao Windows XP como alguns argumentaram).

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é impossível, tem operações que são inevitáveis, e somadas já dão praticamente esse tempo! Como o Marcelo disse, nem com esses sistemas de disco rígido com maior transferência e com uma configuração bem robusta acho que daria para chegar nesse ponto... pelo menos não em computadores caseiros... mas eu prefiro esperar o mestre Gabriel Torres dar o seu parecer antes de especular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queridos,

O tempo total de inicialização de um PC irá depender de:

- Tipo de hardware utilizado (placa-mãe, processador, memos, HDs, periféricos,...);

- Sistema Operacional que está bootando;

- Se existe uma rede instalada;

- Leitura de drivers;

- Processos Executáveis na inicialização (Anti-vírus, firewall, programas e protocolos,...)

- Se houve alguma alteração em relação a hardware, periféricos e drivers;

- e etc...

Por tanto o tempo de inicialização de um “PC” não pode ser medido e nem considerado certo ou errado.

Porém acredito EU que uma máquina atual, com sua configuração de hardware e software ajustados (redondinho) e com poucos processos na inicialização possa levar poucos segundos sim, desde apertar o botão de power até o terminar do carregamento do sistema operacional.

Obs.: Já que este tópico foi direcionado ao Profº Gabriel Torres, o mesmo ficará bloqueado até seja respondido por ele.

O Profº Gabriel Torres será avisado da existência do mesmo.

Certa da compreensão de todos,

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Oi pessoal,

Bem, pergunta difícil... Sabe como é, em hardware não podemos usar palavras como "impossível", "nunca", etc. Bem, eu nunca vi um computador tão rápido. Depende também qual é o momento em que ele está começando a contar. Ele começou a contar a partir do momento que pressionou o botão do gabinete ou depois de mostrar aquele quadro de configuração do POST? Porque aqui na minha máquina (placa-mãe Gigabyte) ela perde 15 segundos só entre pressionar o botão e começar a carregar o sistema, pois procura por dispositivos RAID, Serial ATA, etc.

Bem, no meu notebook eu consigo carregar o sistema em 3 segundos... Mas é porque eu coloco em modo "suspend to RAM"...

Abração,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É possível que alguns deles estejam mentindo, mas o fato de iniciar o PC em apenas 15 segundos é perfeitamente possível, e pelo menos para mim isso é normal.

Tenho aqui um Pentium 166 @ 200, HD 4.3 GB 4500 rpm, 64 MB RAM, vídeo on board 2MB, que termina de carregar o Windows 95 OSR 2 em exatos 19 segundos (contados ao apertar o botão power). Essa máquina não está em rede e não tem CDROM, o que já dá uma boa vantagem no tempo.

No Win95/98, fazendo alguns ajustes no config.sys, autoexec.bat, e principalmente no msdos.sys, já dá para economizar pelo menos 4 segundos. No BIOS, fazendo alguns ajustes (quick boot mode, entre outros) já economiza mais uns 3 segundos.

Depois, além do Win 95 ser bem leve, se os drivers estiverem corretamente instalados, dados desfragmentados e hardware em bom estado, atingir essa marca é possível sim. Tem mais uma série de tweaks que podem melhorar o rendimento também.

E eu ainda tenho os cacos de um velho 486 DX-2 66 que terminava de carregar o DOS bem rápido (nunca medi, mas acho que não dava nem 10 segundos).

Mas o incrível é que meu P4 2.4, HD 80 GB 7200 rpm, 512 MB RAM e Win2000 Pro demora 3 vezes mais para a mesma tarefa (cerca de 1 minuto).

Portanto, o que limita essas coisas é mais ou menos o que a Silvana disse: s.o., hardware, rede, etc. E também a mão de quem configura a máquina.

Agora também o tema proposto pela enquete é muito vago e dá margem para muito resultado diferente, até porque existem N combinações de hardware possíveis e igualmente N maneiras configurar. Não dá nem para fazer um benchmark desse tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por ISO9K@20 set 2004, 03:28

15 segundos é impossivel..será que este Pc está acoplado em algum banco de memória de um robo, que só tem as funções exenciais para ele ligar e falar "SEM REGISTRO".

Só o boot pelo CD ron quando o pc está carregando demora mais do que isso.... :tantan:

os cara usam hibernação!! óbvio!! qualjker um aqui! cum um pc de 1ghz e 256 de ram faz o pc ligar em menos de 15seg com hibernação ehhe!!

flws t´+ :P:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!