Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte BlueCase BLU350PFC suporta A4 6300 e GT 710?


Posts recomendados

Fala galera.

Recentemente coloquei uma placa de vídeo na minha máquina e consequentemente troquei a fonte também. Antes de tudo, claro, sempre pesquiso sobre todos os componentes, inclusive fontes, e quando fui comprar, decidi comprar essa fonte

 

Sim o preço é bem acessível, mas não comprei pelo preço. Dei uma olhada no site da NVIDIA e pra minha placa de vídeo era recomendado pelo menos 300w, e então eu peguei essa fonte porque me pareceu o suficiente, mesmo sabendo que essa marca não é a das melhores...

Mas hoje eu parei pra pensar sobre isso, estudei um pouco mais sobre as fontes e agora estou com uma pulga atrás da orelha

 

  • Gigabyte GA-F2A68HM-S1

  • AMD A4 6300 (Com overclock pelo BCLK em 4,3 MHz (39x110))

  • Gigabyte GT 710 2GB

  • 4 GB DDR3

  • E mais dois fans com led (cada um com 12 vdc e consumo de 3,36w)

 

Tirei uma foto da fonte com as tensões e correntes. Não sei bem sobre, mas não me parece nada anormal

 

 


IMG_20181001_201940325.thumb.jpg.999c203c76511ee0441a704fea9449b6.jpg

 

 

Nos últimos dias vim fazendo testes por causa do oc, e tudo está bem estável

Enfim, um setup bem simples. Coloquei essa fonte há mais ou menos 10 dias, e quero saber se devo me preocupar!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Telmo Chaise Provável que essa de 350 seja igual por dentro à de 500. É comum isso em fontes genéricas.

 

295 Watts seria suficiente para uma GT 710 e esse processador. O problema é que o que fonte genérica diz ou não diz ter é tanto faz como tanto fez. Talvez esteja no limite para a fonte, talvez esteja já acima...

 

Isso aí você vai saber com o tempo, mas colocando sua máquina em risco enquanto não descobrir.

 

@blizzaarrd Você deve checar as voltagens pela BIOS e por programas como o AIDA e HWinfo. Isso aí colocando carga no sistema. A tensão não deve variar, hoje, mais que 5% nos 12 volts e 2,5% nos 3,3 e 5.

 

Ou seja, o 12 volts, quando na carga máxima da máquina, não devem nunca baixar de 11,4 ou ficarem acima de 12,6, por exemplo.

 

Porém, tem genérica que segura mesmo as voltagens e fica estável sim. Já vi isso. Só que aí 1 semana depois ela queima...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Não, bivolt automático

Eu dei uma olhadinha no seu tópico sobre as fontes ... essa passou em vários daqueles tópicos :P

 

@domingos87

37 minutos atrás, domingos87 disse:

@Telmo Chaise Provável que essa de 350 seja igual por dentro à de 500. É comum isso em fontes genéricas.

 

295 Watts seria suficiente para uma GT 710 e esse processador. O problema é que o que fonte genérica diz ou não diz ter é tanto faz como tanto fez. Talvez esteja no limite para a fonte, talvez esteja já acima...

 

Foi isso mesmo que eu pensei. Acredito que esteja no limite, se estivesse muito abaixo disso a máquina provavelmente nem ligaria, ia ficar reiniciando, e até agora não tive nenhum problema com isso ..... porém ainda sim é uma fonte genérica

Vou dar uma checada de qualquer forma.

 

Acho que o mais sensato então seria trocar.

Vou ter que segurar com essa fonte por um tempinho, mas, vocês tem alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 01/10/2018 às 22:10, blizzaarrd disse:

@Foxwalt Não, bivolt automático

Eu dei uma olhadinha no seu tópico sobre as fontes ... essa passou em vários daqueles tópicos :P

 

Você leu antes ou depois de comprar? 😆

 

Na realidade, tendo PFC ativo, o termo correto seria Full Range, e não "bivolt automático". A fonte, em teoria, seria capaz de operar em qualquer tensão da ordem de 90V a 264V.

 

No mais, não recomendo a leitura de tensões por software. Use um multímetro (nem que seja daqueles baratinhos) se quiser fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@domingos87 Na verdade não testei com nenhuma carga, a única coisa que estava conectado quando liguei a fonte pra ver as voltagens eram dois fans do gabinete.

Eu sei que por exemplo, se eu conectar algo na fonte que necessite de 350w para funcionar, seria uma forma de testar a potência verdadeira certo ? Se tal coisa ligar, é porque a fonte está fornecendo essa energia

 

Só que não tenho ideia do que conectar (e como, talvez) para fazer esse teste ..

Tem alguma ideia ? E sabe se isso seria recomendado fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@blizzaarrd Sim, é isso mesmo. Teria que ser por jogo de resistências, mas para fins práticos só de você usar o sistema com muita intensidade (tudo ao mesmo tempo e nas coisas mais exigentes) já dá para ver se a fonte aguenta seu sistema.

 

Sem carga a medição não vale quase nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@domingos87 Finalmente testei kkkkkkk

Na verdade eu posso testar pelo 24 pinos mesmo, é só colocar o pino do multímetro na parte de trás do plug, não sei porque mas não me veio isso na cabeça quando eu postei, mas enfim, aqui um relatório que eu fiz á olhometro

 

12v : Min. 12.22 - Máx. 12.32
5v : Min. 5.05 - Máx. 5.08
3.3v : Min. 3.36 - Máx. 3.37

 

Tudo estável... bom, acho que não devo me preocupar

Estou considerando essa fonte uma semi-bomba 😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que fazendo assim é mais difícil de encostar os pinos do multímetro nos contatos, mas funciona também!

 

Você testou tudo com carga máxima, certo? Rodando algo pesado, usando o HD e o CD intensamente ao mesmo tempo, exigindo da placa de vídeo etc.?

 

Se se manteve assim por uma meia hora e continuou funcionando perfeito depois de alguns dias, tá ok sim. Seu 3.3 volts estaria bem no limite quase, já que o certo é um máximo de 3.38 nessa tensão.

 

Repita o teste mais uma ou outra vez para ter certeza. Já peguei uma genérica que aguentou um teste de carga, mas dias depois não ligava mais.

 

Se continuar assim, dá para falar que foi aprovada para o seu sistema!

 

Vez ou outra dá para tirar algum proveito de algumas genéricas. A Bluecase revende também coisas como placa-mãe, então talvez seja mesmo semi-bomba e não bomba total, hahahah!

 

Só usar com um filtro de linha bom que está ok!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!