Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queimei a fonte ou tudo?


Posts recomendados

Gente, montei um pc pro meu amigo, coisa simples. Porém a fonte veio com defeito, uma da evga, aí tive que mandar pra garantia, e aí ele achou uma fonte de 200w generics que funcionava na casa dele, porém a tal sempre ficou ligada num estabilizador, liguei no Pc com o estabilizador e funcionou tudo deboa.. pretendia deixar assim já que era só temporária, mas aí decidi tentar ligar a fonte direto na tomada, sem o estabilizador já que sei que essa coisa só estraga componentes, porém a fonte deu pau.. e quero saber se queimou só a fonte ou todo o resto, estou bem nervoso com isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alissontw Pegue outra fonte e teste, esse é o melhor meio de saber se queimou algo a mais.

 

17 minutos atrás, Alissontw disse:

mas aí decidi tentar ligar a fonte direto na tomada, sem o estabilizador já que sei que essa coisa só estraga componentes

Fez certo em retirar o estabilizador, recomende a seu amigo que se livre dessa praga, isso só vai danificar o pc dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a fonte genérica tinha aquela chavinha 110/220 Volts e você meteu em 220V com a chavinha em 110V.... isso terminou com a fonte, até tem como arrumar, mas numa fonte ruim dessas não vale nem a energia gasta do ferro de solda para consertar a mesma.


O que se deve fazer agora é testar com uma fonte BOA (Corsair, PCyes, EVGA) o PC para ver se liga tudo normalmente. Se ligar, você escapou de uma fria daquelas. Pode que a fonte tenha só queimado e não deixado o surto passar para os componentes do PC. Agora se o surto passou também para o conector de 24pin por exemplo e/ou para os cabos SATA, aí o estrago pode ter sido bem grande. Torçamos para que seja só a fonte a "falecida", ainda mais se tratando de um PC novo, JAMAIS deveria ter sido cogitada a possibilidade de ligar uma fonte dessas num PC recém montado.

 

E estabilizador o lugar deles é no LIXO, seja fonte genérica ou decente, de marca. Nem pra TV de tubo (se é que alguém ainda tem) aquelas porcarias de "estabilizadores" servem... é bem coisa dos "anos 90" mesmo, onde o computador valia uma fortuna, só os mais abastados podiam ter, e o estabilizador era a "garantia" de proteção contra o bem que representava um computador numa casa.

 

Abraços, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, domingos87 disse:

@simforoso Já queimei monitor de tubo e de LCD por causa de estabilizador. E várias fontes também. O mais clássico era queimar ao ligar a chave do estabilizador (suspeito que a porcaria do sistema de relês passava algum curto para as saídas na hora de ligar).

Caramba, eu sabia que estabilizador não prestava, mas não tanto...heheh interessante seu relato, reforça o que vários colegas (inclusive eu) falam todo dia: não use estabilizador!!! Essa porcaria devia ser proibida a sua venda. É aquela: muito ajuda quem não atrapalha...

 

Abraço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tem muita gente que sempre teve estabilizador e nunca teve problema com ele.

 

Coincidência ou não, já me ocorreu de eu ligar um velho PC direto na tomada da parede sem um estabilizador antigo e poucas horas depois queimar uma memória ( cheguei a comentar isso faz tempo aqui no fórum ).

Inclusive, reparei mais tarde que esse velho estabilizador possui dentro dele um capacitor como filtro logo na entrada. Nunca mais liguei PC direto na tomada sem algum filtro depois disso, nem que seja esse mesmo velho estabilizador que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Henrique - RJ Para isso aí um filtro de linha comum já serve. Tive estabilizador que também "nunca me deu problema", mas minha máquina na época era mais instável com ele do que sem. Na verdade o que é muito ruim é o fornecimento de energia em alguns lugares, que fica variando muito. Ainda assim o estabilizador mais atrapalha do que ajuda.

 

Porém, felizmente as fontes com PFC ativo acabaram com isso, pois na sua parte da entrada são efetivamente estabilizadores de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!