Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de autotransformador 220V para 127V


Gu1426

Posts recomendados

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Se não colocou um o que deve ter estragado o cooler foi a tensão pulsada. 

entendi, pior que eu ouvia um barulho estranho no cooler, num instante ele girava mais rápido, no outro ele girava mais devagar.

 

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Esse aí não dá pra arrumar, tem um circuito eletrônico um pouco complexo dentro, provavelmente as bobinas estão boas.

A questão não é ser um circuito complexo, o meu grande problema mesmo é que é tudo SMD, e eu não tenho algo apropriado para retirá-los, o que eu tenho e que é mais próximo de uma estação de ar quente é uma pistola térmica, mas acho que a temperatura dela é muito alta e pode estragar a placa. Já vi gente retirando CI SMD com essas pistolas...

 

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Nós todos que começamos no ramo por esse caminho fazemos alguma burrada. 

Como dizem, é errando que se aprende. 

Exatamente. Aprendi a não queimar coolers de forma tosca novamente.

 

10 horas atrás, Mestre88 disse:

A tensão "aumenta" quando você põe capacitor.

Pois é, falando nisso, eu tenho uma dúvida em relação ao carregamento de b aterias, eu uso retificação de onda completa ou de meia onda? Quais diodos usar? E qual capacitor eu coloco? Tenho de 470uF, 1000uF, se não me engano tem um de 4000uF, mas acabei arrancando o plástico que continha as informações, mas podem ser de outros valores tranquilo, aqueles circuitos de carga rápida, funciona mesmo ou estraga a bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Gu1426 disse:

o meu grande problema mesmo é que é tudo SMD

Foi exatamente isso que eu quis dizer com o "complexo". De qualquer forma você não irá encontrar peças dele pra trocar. 

 

45 minutos atrás, Gu1426 disse:

Quais diodos usar? 

Diodos que tenham corrente de acordo com o seu transformador. 

 

46 minutos atrás, Gu1426 disse:

E qual capacitor eu coloco?

Pra recarregar bateria eu não coloco nenhum. 

Percebi que a tensão pulsada fica melhor na bateria automotiva, é da mesma forma que o alternador do carro faz pra carregar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Como eu removo a placa, parece estar presa, não vi nenhuma trava, as bobinas estão boas (aspecto), se eu ligar dois fio direto nas bobinas funciona? Ou teria que ter um circuito para funcionar? Ele possui dois rolamentos. Com esse fio 21 AWG que usei, qual seria o máximo que eu poderia carregar? Eu não tenho como medir a corrente de saída, não tenho alicate amperímetro, mas ou comprar o mais rápido possível, e aí esperar chegar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gu1426 disse:

Como eu removo a placa, parece estar presa

Está colada, já tentei tirar algumas vezes e quebrou. 

16 minutos atrás, Gu1426 disse:

se eu ligar dois fio direto nas bobinas funciona? 

Talvez funciona se ligar em AC, mas eu não tenho certeza. Tenta aí pra ver com menos de 12VAC.

 

18 minutos atrás, Gu1426 disse:

Ele possui dois rolamentos. Com esse fio 21 AWG que usei, qual seria o máximo que eu poderia carregar?

Não lembro, procura numa tabela. 

20 minutos atrás, Gu1426 disse:

Eu não tenho como medir a corrente de saída,

Usa o multímetro normal e uma resistência velha de chuveiro dentro da água. 

A corrente do transformador é o valor que aparecer quando a tensão de saída tiver 10% mais baixa. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Como assim? Dá pra usar no lugar de uma ponte retificadora? Tens um circuito?

Não dá pra fazer aquela de onda completa com 4 diodos. 

 

São destinadas a usar em trafos com o center tap onde só precisa de dois diodos. 

 

Geralmente o terminal do meio é a saída, o positivo. Os outros dois vão nos encontrar extremos do trafo, enquanto que o negativo é o center tap. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Matthwus Fiz um teste com um outro transformador que tenho aqui de 17+17V e mais ou menos 1A, e usei o SBL3040PT como retificador, em pouco tempo esquentou, coloquei com isolante apropriado no dissipador, porém o transformador que irei usar tem saídas de 12,5V / 13,5V / 14,5V / 15,5V / 16,5V / 17,5V e 21,5V (isso ligado direto na tomada, sem lâmpada em série), como eu faço o circuito de seleção de tensão sendo que irei usar o SBL3040PT como retificador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1509547419_2511201820191.thumb.jpg.a59d85176824b8173f81f5313766f4b3.jpg

@Mestre88 Isso funcionaria? Note que o círculo é uma chave seletora e os dois diodos lá em cima são o retificador SBL3040PT

adicionado 6 minutos depois

@Mestre88 Outra coisa que tenho interesse é um circuito que acende o LED quando a bateria estiver completamente carregada, é simples ou é muito complexo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gu1426 disse:

Isso funcionaria? Note que o círculo é uma chave seletora e os dois diodos lá em cima são o retificador SBL3040PT

Isso aí não funciona.

Veja que na tensão mínima a tensão maior volta pelo outro lado e vice versa.

O resultado na saída dos diodos será uma onda grande e outra pequena, com a chave na posição do meio terá duas ondas iguais.

Pra fazer isso dar certo precisa de mais dois diodos pra formar a onda completa, outra ponte dessas não serve.

 

Pra que uma chave seletora pra recarregar bateria?

Vai usar baterias de várias tensões?

 

3 horas atrás, Gu1426 disse:

Outra coisa que tenho interesse é um circuito que acende o LED quando a bateria estiver completamente carregada, é simples ou é muito complexo?

Não é tão simples.

Eu não sei como fazer, pois nunca pensei como isso funciona.

Mas penso que algo feito com um comparador de tensão seja útil nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!