Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena este upgrade em meu sistema com FX?


Posts recomendados

Olá, boa tarde, gente.

Eu estou dando um upgrade no meu PC para jogar o Resident Evil 2 Remake ano que vem, e estou em dúvida entre os FX-8300 e o FX-8350. Eles estão no meio (além do meio, na verdade) nos requisitos (mínimo e máximo) para o jogo.

A diferença de preço é bem grande:

R$1.239,00 -> FX-8350

R$399,90 -> FX-8300

 

Levando em conta que a diferença deles é de 0,6 GHz, no clock básico, mas no OverClock se igualam  (segundo o site da AMD), pergunta:  Vou preferir o 8300, claro! Mas como faço esse tal Overclock? E, Há algum risco de queima do Processador, ou da placa-mãe?

Vou colocar a ASUS mATX M5A78L-M e mais dois pentes de 4Gb de RAM, totalizando 16Gb de RAM.

adicionado 2 minutos depois

 

EDIT: Vou colocar a Radeon Rx 550, 2Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Por que você chama os processadores da AMD, FX de "mau silício"?

Enfim, está chegando por esses dias a RX 550, 2Gb. Já estou com 8Gb RAM, só o processador que preciso mudar (atual AMD Athlon 2 XII, 3,1GHz).

Vou de FX-8300 mesmo, tá barateando, já cheguei a ver por R$362 na Kabum, ou R$326 na Cissa Magazine.

Mas o lance é que AGORA não dá pra pegar ele, só lá pra depois de Fevereiro...só que RE2 Remake estreia em janeiro😣

Será que com essa RX550, os 8Gb de RAM, eu consigo dar um overlock no Atlhon, e talvez rodar?

Tem como dar esse overlock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, amado.da.monica disse:

Por que você chama os processadores da AMD, FX de "mau silício"?

 

Porque eles foram um erro terrível da AMD quando lançados.

Caros de fabricar, com baixo desempenho, alto consumo de energia e produção de calor.

Se eram assim em 2012, imagine hoje?

 

Sim, é melhor que seu Athlon, mas ainda sim..

 

2 horas atrás, amado.da.monica disse:

Será que com essa RX550, os 8Gb de RAM, eu consigo dar um overlock no Atlhon, e talvez rodar?

 

Bem capaz que não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Desculpe...

Mas não dá nem pra TENTAR me ajudar? A dar esse Overlock?😣

 

Você já abriu outro tópico sobre isso, e, além de eu não ter a mínima ideia de como fazer overclock, nem eu nem ninguém é origado a responder nada aqui no fórum e não temos que sempre responder aquilo que você quer ler.

 

Então, não, não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma o coração. O que o Evandro quis dizer é que mesmo o overclock não fará milagre, esse seu processador é bastante antigo, pra dizer o mínimo. Ainda assim, se quiser tentar, tem uma seção apropriada aqui no cdh.

 

Overclock consiste em aumentar a 'velocidade' do processador para além dos padrões de fábrica. Vale lembrar que os padrões de fábrica garantem funcionalidade e estabilidade do chip. Dessa forma, é muito comum precisar aumentar a tensão no processador para tal. O ganho de performance existe. Porém, os problemas são/podem ser:

 

1) Aumento de temperatura do CPU, VRMs, etc

2) Custo adicional com um cooler melhor pro processador (o cooler box da série FX é bem ruim e vivia dando problema)

3) Custo adicional com coolers de gabinete pra criar fluxo de ar

4) placa-mãe chipset 970 (Imagino que a atual seja 760G pra conseguir rodar Athlon e FX)

5) Fonte "não genérica" (Tantos Watts REAIS não diz nada sobre a fonte, procure o modelo dela)

 

Com relação a plataforma AM3+ se quiser insistir nela, minha recomendação é um FX 8320E que consome menos energia e tem um desempenho similar ao 8350. Se você não tiver orçamento pra começar um kit novo, vai nele mesmo. Mas veja esse comparativo.

Aí fica claro perceber o quanto um Ryzen 3 1200 (o Ryzen de primeira geração MAIS FRACO DE TODOS) é superior ao FX...

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Hanner disse:

Com relação a plataforma AM3+ se quiser insistir nela, minha recomendação é um FX 8320E que consome menos energia e tem um desempenho similar ao 8350. Se você não tiver orçamento pra começar um kit novo, vai nele mesmo. Mas veja esse comparativo.

Aí fica claro perceber o quanto um Ryzen 3 1200 (o Ryzen de primeira geração MAIS FRACO DE TODOS) é superior ao FX...

 

COMO ASSIM, gente?!😨

O Ryzen 3, 1200, tem só 4 núcleos e o FX-8320 tem 8 núcleos...mesmo assim, aquele supera bonito este!!!

 

Então, o  Melhor mesmo é mudar pra plataforma AMD4, mesmo, néh?! (QUANDO PUDER💰, claro!)

 

Por enquanto, então, vou ficar só 'lambendo os beiços', vendo os outros jogarem o RE2 Remake...😫

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece bizarro mesmo, mas foi-se o tempo que núcleos e clock determinavam a performance de um processador.

Simplificando os conceitos importantes:

1) Clock - Velocidade de operação do processador

2) Cores/Threads - Número de núcleos de processamento físicos/virtuais do processador

3) IPC (Instruções por ciclo) - Quantidade de operações que o processador realiza por ciclo

 

Exemplos pra esclarecer:

Processador A opera com 1 núcleo, na velocidade 10 realizando 10 instruções por ciclo, cada ciclo terá 100 instruções realizadas.

Processador B opera com 2 núcleos, na velocidade 20 porém realizando apenas 2 instruções por ciclo, cada ciclo terá 80 instruções realizadas.

 

Assim, o Processador A que tem menos núcleos e menor clock vai ser mais rápido que o Processador B

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, amado.da.monica disse:

COMO ASSIM, gente?!😨

O Ryzen 3, 1200, tem só 4 núcleos e o FX-8320 tem 8 núcleos...mesmo assim, aquele supera bonito este!!!

 

O FX tem 4 núcleos completos, mas vendem como 8 porque parte dele é duplicada, e tudo isso nele funciona mal.

 

É a mesma coisa que você querer comparar o motor 4.1 de um opala com um 2.0 Ecoboost do Fusion só pela capacidade de deslocamento e pelo número de cilindros, esquecendo de todo o resto, inclusive os 40 anos de diferença no projeto e técnicas de construção.

 

Como eu disse acima, o FX era ruim em 2012, quando foi lançado, hoje é ainda pior.

 

6 horas atrás, amado.da.monica disse:

Como faço para divulgar esse meu Tópico sobre o Overlock?

 

Não faz, isso é proibido em nossas regras. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
15 horas atrás, amado.da.monica disse:

O Ryzen 3, 1200, tem só 4 núcleos e o FX-8320 tem 8 núcleos...mesmo assim, aquele supera bonito este!!!

Apenas complementando o que o @Evandro disse: o FX tem 4 módulos com 2 núcleos cada. Acontece que os recursos de um mesmo módulo são compartilhados entre dois núcleos, ou seja, os núcleos não são independentes, não são completos. E, mesmo que não fosse o caso, perceba que o FX tem uma arquitetura antiga de 32 nm, enquanto o Ryzen usa tecnologia recente de 14 nm. Não tem como comparar a eficiência nas tecnologias, a diferença é absurda. A performance single core do FX é bem baixa, ele sofre em programas que usam poucos núcleos.

 

Além disso, cabe ressaltar que esses FX "octa core" já perdiam para Core i5 quad core da Segunda Geração da Intel em jogos. Ora, eles perdem mesmo para um mero Pentium G4560 em diversos jogos. Portanto, não surpreende que percam para os Ryzen mais simples. São processadores de entrada (não que um Pentium G4560 ou um Ryzen 3 1200 também não seja) e você deve ter ciência disso. Grande número de "pseudo-núcleos" e frequência muito elevada não significam performance elevada.

 

 

A partir do momento em que você cria um tópico em um Fórum, não espere obter apenas respostas que confirmem hipóteses que você tenha. Ora, se assim fosse, que sentido teria o Fórum? Quando uma ideia pode não ser legal, a melhor coisa que existe é ter o privilégio de receber, de alguém que entende do assunto, essa crítica, pois assim você tem a oportunidade de corrigir. Quem dera isso ocorresse sempre na vida e não errássemos tanto, não é mesmo? Você cria o tópico justamente para receber diversas opiniões e poder compreender melhor o problema. As colocações dos colegas @Evandro e @Hanner foram mais que pertinentes e a plataforma FX não compensa faz tempo.

 

Como você já tem uma plataforma dessas, pode sim avaliar a viabilidade do upgrade. Comprar do zero é que seria péssimo. Mas é interessante ter em mente que, além do FX 8xxx perder para o mais simples dos Ryzen em quase tudo (e, algumas vezes, por grande margem, como acontece em jogos), a RX 550 que você quer colocar é uma placa bem de entrada, e o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G, quando operado em dual channel e com memórias de frequência decente (2.400 MHz ou superior), não fica muito distante dela. Ou seja, é bem mais sensato vender tudo e montar um kit R3 2200G usando o vídeo integrado. Já vai fazer upgrade para uma plataforma recente, que tem futuro, ter um processador melhor e desempenho gráfico semelhante.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Mas é interessante ter em mente que, além do FX 8xxx perder para o mais simples dos Ryzen em quase tudo (e, algumas vezes, por grande margem, como acontece em jogos), a RX 550 que você quer colocar é uma placa bem de entrada, e o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G, quando operado em dual channel e com memórias de frequência decente (2.400 MHz ou superior), não fica muito distante dela."

 

Sério isso? Vídeo integrado do processador equivalente a uma placa offboard?!

Mas vídeo integrado não é da placa-mãe?🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

o vídeo integrado do Ryzen 3 2200G, quando operado em dual channel e com memórias de frequência decente (2.400 MHz ou superior), não fica muito distante dela

 

Com essa parte especificamente não concordo... A RX550 é sensivelmente melhor que o video integrado do 2200G.

Se fosse um 2400G, aí acredito que supere a RX 550. Tem uns benchmarks aqui:

 

Claro que isso é uma média entre os usuários e muita gente 'no meio' desse teste usa frequências baixas e/ou memória em apenas um canal, o que prejudica bastante a performance 'média'. Entretanto sabemos por conta desse teste que a diferença de performance do R3 2200G usando memória a 2400Mhz e 3200Mhz fica entre 12% e 27% !!

E com o preço atual das memórias acho que fica bastante difícil conseguir módulos de frequências acima de 2666Mhz por um valor justo.


De qualquer forma tá muito longe de ser uma ideia ruim você juntar mais uma grana e partir pra plafatorma AM4, ainda mais porque posteriormente você pode trocar de processador reaproveitando a placa-mãe.

Deixo inclusive uma sugestão de configuração. Com esses módulos de 1.2v da HyperX dá pra subir a frequência das memórias um pouco (o que também é permitido pela placa-mãe do Kit) e tirar bom proveito do video integrado.

Obviamente é recomendável pesquisar preço das peças elencadas e não (necessariamente) comprar esse exemplo que mostrei.

 

Desculpa ficar alimentando o tópico, até porque já foi mais do que respondido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, gente.

Mas eu não posso usar a RX550 com o Ryzen, nessa nova plataforma? Porque ela acabou de chegar dos states (comprei no Amazon, arrependi, pois amarguei o imposto 🤬), e ela não é tão ruim, néh?

 

EDIT: É, realmente, o upgrade (Memória DDR4, 2x 4GbmoboRyzen 3 2200GWattercooler ), via mudança de plataforma, tem o custo de R$650 +/-  a mais do que pro FX-8300.

Talvez vendendo a plataforma antiga (mobo, processador, placa de vídeo, memória (2x DDR3-4Gb) eu consigo, quanto, mais ou menos? R$300-400?

Daí eu teria que injetar uns R$200-300, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Mas eu não posso usar a RX550 com o Ryzen, nessa nova plataforma?

Claro que pode. E se for o caso nem precisa ser um R3 2200G com video integrado, pode ser um 1200 ou 1300X (se você ainda conseguir encontrar)

Além disso, você não vai precisar de Watercooler. O Wraith Stealth (cooler box que vem junto do 1200, 1300X e 2200G) é suficiente pra esses processadores de 65W de TDP. Você só precisaria de solução térmica aftermarket se fosse fazer overclock no processador, o que as placas-mãe com chipset A320 não permitem.

 

EDIT: Respondendo a última parte: Tem uma seção do Forum chamada "Quanto vale", dá pra você ter uma noção do que o pessoal anda pedindo lá.

Mas pra ter uma ideia, vendi no começo do ano meu kit GA78LMT + FX 6300 + 2x HyperX Fury 4GB DDR3 1600MHz por 500 reais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Hanner disse:

Com essa parte especificamente não concordo... A RX550 é sensivelmente melhor que o video integrado do 2200G.

Se fosse um 2400G, aí acredito que supere a RX 550. Tem uns benchmarks aqui.

Eu também uso o User Benchmark como referência, mas com cautela. E um dos motivos é exatamente o que você citou. No canal do Peperaio tem alguns testes com as memórias de 2400 MHz. A depender do jogo, a diferença pode ser considerável, mas fica próxima em muitos casos.

 

 

Eu não compraria uma GT 1030 ou RX 550. Prefiro bem mais perder algum desempenho e ter uma plataforma nova, podendo fazer upgrades logo depois.

 

Cabe ressaltar também a facilidade de fazer overclock nos Ryzen, o que pode ajudar.

 

2 horas atrás, amado.da.monica disse:

Sério isso? Vídeo integrado do processador equivalente a uma placa offboard?!

Mas vídeo integrado não é da placa-mãe?🤪

O vídeo do Ryzen 3 2200G é integrado ao processador, não à placa-mãe.

 

1 hora atrás, amado.da.monica disse:

Mas eu não posso usar a RX550 com o Ryzen, nessa nova plataforma? Porque ela acabou de chegar dos states (comprei no Amazon, arrependi, pois amarguei o imposto 🤬), e ela não é tão ruim, néh?

 

EDIT: É, realmente, o upgrade (Memória DDR4, 2x 4GbmoboRyzen 3 2200GWattercooler ), via mudança de plataforma, tem o custo de R$650 +/-  a mais do que pro FX-8300.

Talvez vendendo a plataforma antiga (mobo, processador, placa de vídeo, memória (2x DDR3-4Gb) eu consigo, quanto, mais ou menos? R$300-400?

Daí eu teria que injetar uns R$200-300, certo?

Pode usar a RX 550 e vai ganhar algum desempenho. Mas o que diabos esse water cooler caro e completamente desnecessário está fazendo aí? Esqueça isso, use o cooler box (e inclusive dá para fazer algum overclock com ele). Compre uma placa-mãe B350 e apenas um pente de 8GB de memória (já que usará a RX 550, dual channel não será tão relevante e você terá um slot livre para futuros upgrades caso a placa-mãe tenha apenas dois, além de economizar agora). Com a diferença do water cooler sem sentido você pode tentar pegar o Ryzen 5 2400G.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas.para complementar, sua placa-mãe atual não foi projetada para os processadores FX e seus requisitos energéticos. Além das características do projeto deles, você poderá ter problemas de estabilidade e desempenho por utilizar uma placa com Chipset defasado e projetado antes dos AMD FX. Veja no fórum inúmeros casos de problemas com essa placa e FX6300 e FX8300.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mattaus disse:

Apenas.para complementar, sua placa-mãe atual não foi projetada para os processadores FX e seus requisitos energéticos. Além das características do projeto deles, você poderá ter problemas de estabilidade e desempenho por utilizar uma placa com Chipset defasado e projetado antes dos AMD FX. Veja no fórum inúmeros casos de problemas com essa placa e FX6300 e FX8300.

Sim, sim...Se eu fosse botar o FX-8300, trocaria a placa-mãe por essa aqui.

 

E @KairanD e @Hanner, eu mantive o Wattercooler por, sei lá, precaução.

E boa ideia, de botar só um pente de 8Gb na RAM, pois essa placa que vi no Kabum tem só dosi slots mesmo.

E, realmente, sem o wattercooler daria pra pegar o Ryzen 5 e ainda a diferença diminui para +/-R$500 (economia de R$+/-150 e uma máquina melhor!)

valeu, rapeize! :tw_wink:

adicionado 15 minutos depois
2 horas atrás, Hanner disse:

 Tem uma seção do Forum chamada "Quanto vale", dá pra você ter uma noção do que o pessoal anda pedindo lá.

Mas pra ter uma ideia, vendi no começo do ano meu kit GA78LMT + FX 6300 + 2x HyperX Fury 4GB DDR3 1600MHz por 500 reais

Como é esse fórum? Eu posso anunciar a máquina lá, é? É tipo um 'classificados'?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
17 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Sim, sim...Se eu fosse botar o FX-8300, trocaria a placa-mãe por essa aqui

 

Essa placa é problemática. Esse chipset é problemático (para os FX).

 

19 minutos atrás, amado.da.monica disse:

E @KairanD e @Hanner, eu mantive o Wattercooler por, sei lá, precaução.

Os processadores Ryzen esquentam pouco e o cooler box deles é decente. Ou seja, esqueça a ideia de comprar outro cooler se você não for fazer overclock pesado (só as placas-mãe B350 permitem overclock).

 

20 minutos atrás, amado.da.monica disse:

Como é esse fórum? Eu posso anunciar a máquina lá, é? É tipo um 'classificados'?

Nosso setor de "Quanto Vale" serve para perguntar o valor de alguma coisa, não para vender. Nosso setor de anúncios é a Feira do Rolo.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@amado.da.monica Veja o chipset, está indicado no nome da placa. O chipset A320 é o modelo mais simples, que não permite overclock. O B350 já permite.

 

Você pretende fazer o upgrade da RX 550 futuramente? E qual é a fonte de alimentação que você tem aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, KairanD disse:

@amado.da.monica Veja o chipset, está indicado no nome da placa. O chipset A320 é o modelo mais simples, que não permite overclock. O B350 já permite.

 

Você pretende fazer o upgrade da RX 550 futuramente? E qual é a fonte de alimentação que você tem aí?

Upgrade da RX550?! Nem tão cedo!!! Acabou de chegar dos states...! Talvez em uns 3-4anos!

Fonte Bluecase 500W Real - 80 plus bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@amado.da.monica Bem, o legal do kit Ryzen seria ter algo moderno, que possibilitaria upgrades futuros. Se você pretende manter a RX 550, o FX 8xxx (se estiver abaixo de R$350,00) pode ser sim uma opção, embora seja bem ultrapassado, porque suportaria a placa sem problemas. O problema é sua placa-mãe, que não é muito legal para ele, mas com refrigeração adequada dos VRMs já ajudaria. E comprar outra placa-mãe AM3+ não faria sentido.

 

Essa fonte não! Troque por uma Corsair CX 450 ou PCYes! Electro 430 V2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!