Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uma luminária de emergência da G-Light de 2013. Aconteceu o seguinte: A bateria carrega, porém a função de emergência não funciona, com ela ligada na tomada, quando clica no botão Teste ela pisca bem rápido e apaga, o que pode ser. Essa plaquinha tem 6 transistores, 2 para o chaveamento da fonte, os outros não sei pra que servem. Os terminais do fusível estavam enferrujados, mal encostei e caiu, como não tenho outro fusível, apenas "jumpeei".

• Coordenador
Postado

Faça o teste simplesmente removendo ela da tomada (Falta de energia), ai ela terá que permanecer acesa até você colocar ela na tomada novamente ou acabar a bateria...

PS: Esse botão de teste deve funcionar assim mesmo, só lendo o manual dela para ter certeza!...

• Curtir 1
Postado

@BCP Eu fiz isso, qaundo se aperta o botão de Teste é para acendê-la quando está conectada a tomada, eu deixo a chave no ligado, mas quando tiro da tomada ela não acende, permanece apagada.

Postado

@BCP Ela usa uma bateria de lítio de 3.7v e 1600mA, testei e está funcionando perfeitamente, o circuito da fonte também funciona. O que estragou, acredito eu, foi o circuito de emergência, mas não sei direito  qual componente queimou, já testei os resistores, estão todos bons.

Postado

@Mestre88 A bateria eu sei que está boa pois já retirei ela pra outra coisas, botei ela em um circuito carregador de celular, e carregou 30% da bateria em pouco mais de meia hora

adicionado 0 minutos depois

@Mestre88 Como assim, seguir a tensão?

Postado

Tipo, ela sai da bateria, entra na placa, passa por um resistor, transistor, diodo até chegar nos Leds. 

Claro que é um exemplo, mas tem que pegar a ponteira do multímetro e ir medindo, quando chegar no componente com problema não terá tensão do outro lado. 

Entendeu? 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Tenho uma (algumas) da china que enferrujaram as baterias PB, contatos, até quebrou os fios semelhantemente ao seu caso. A fonte era rabo quente: um C em série com a rede, ponte e aplica direto na bateria. Pasme: só isso mesmo! Fio da bateria rompe devido a ela ser de chumbo ácida e explode o capacitor do filtro pois a V sobre d+ pois a bateria num tá mais lá pra segurar. Ela age como um zener. Sem contar o fedozão da oxidação da bateria que fica. aff...

Depois deste desabafo/resumo meia boca... Ela liga quando falta luz com um circuito beeemmm simples: um transistor pnp que é bloqueado pela presença do ac retificado. Faltou ac (dc), um R faz o pnp fechar o contato entre bateria e leds. Talvez (só talvez) a sua usa um sistema semelhante...

abç

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 @Isadora Ferraz Eu tenho duas lanternas que usam esse mesmo esquema aí, uma lanterna mais carinha que usa um circuito mais completo e uma bateria chumbo ácida, e tem outra xing-ling que usa basicamente um capacitor de poliéster junto com 4 diodos SMD, e isso aí vai direto na bateria, é uma daquelas lanternas que tem um painel solar que gera seus 3V e uma corrente bem baixa, até consegue ligar bem fraquinho uma placa de LEDs. Descobri o problema e era mais tosco do que eu imaginava, era um simples mal contato na chave seletora, que está frouxa na placa, pois seus terminais de apoio não são soldados. Eu vou ter que encher de jumpers pois o cobre da placa está sendo arrancado. Mas funcionar funciona, esta aqui usa uma fonte chaveada com dois transistores.

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 @Isadora Ferraz Dos 6 pinos, 4 estão frouxos.

adicionado 6 minutos depois

1387278678_2610201819971.thumb.jpg.4c6320e184fb34a8f97cdcabd24543d1.jpg

adicionado 14 minutos depois

Uma foto da luminária xing-ling, que pode ser encontrada por preços absurdos de 15 reais. Eu havia dito que eram 4 diodos, na verdade é uma ponte SMD.1082228455_2610201819991.thumb.jpg.29b2a1a8dcbd5d8323f7765cfdc1efd7.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!