Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É possível fazer um inversor o mais simples possível usando o STD13007, e que consiga ligar ao menos uma lâmpada incandescente na saída?

Postado

@Mestre88 Pooderia me passar um esquema de oscilador que use o mínimo de componentes possíveis e que eu não me enrole na construção, lembrando que eu posso alimentar com no máximo 25V e 2A, mais que isso eu corro o risco de torrar minha "fonte".

Postado

Eu montava esse mesmo circuito dessa forma:

imagem148.GIF.719e04589b130a720014be14ccd6cd60.GIF

Usa o transistor que você tem no lugar do TIP3055.

Eu usava isso pra acender Lâmpada Xenon de máquina fotográfica, tirava uns 220V na saída, só não sei se vai acender uma lâmpada incandescente como você quer.

Postado
2 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 O R1 pode ser um resistor comum de 1K? Não tenho de 2K...

É um potenciômetro. 

Vai precisar pra ajustar o melhor ponto de funcionamento de acordo com seu transformador. 

Se colocar um resistor comum, pode ser que não funcione. 

Potenciômetro de 5k serve. 

• Membro VIP
Postado

Certa feita fiz um parecido come este...

emct_2e_6-27.jpg

calculei os RC pra 60Hz. Me lembro que quase tive um treco quando vi a tv funcionar com bateria!

Pro seu caso, uma opção curiosa e minimalista é você googlar por inversor com 2n3055. Tende a ser menos ineficiente do que com 1 transistor só.

inversor-12-120.gif

Postado

Aproveitando o tópico, esse circuito poderia servir para um inversor com um trafo simples 0-12v ?

inversor.png?1541423232

Posso adicionar uns transistores ou algo do tipo na saída do circuito para aumentar a potencia ? tem alguma recomendação ?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Com um rendimento bem rudimentar mas sim. você pode aplicar o sinal de 60Hz p.ex. na entrada de um amplificador automotivo (ou "algo do tipo") cuja saída seria ligada no trafo.

11 minutos atrás, Gu1426 disse:

KiCad

simula?

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 O único potenciômetro que eu tenho aqui é um de 500K, eu tenho um resistor variável (praticamente a mesma coisa), não sei o valor dele, mas irei dar uma olhada depois.

adicionado 33 minutos depois

@Isadora Ferraz @Mestre88 Estou com um trafo inutilizado  de 17+17V e no máximo uns 700mA, com tap central eu só tenho esse e outro de 13,5+13,5V, tenho outro transformador com 14V na saída, infelizmente a corrente é baixa, mesmo sendo um trafo grande, mal acende um fita LED, posso usar um desses? Como eu ligo os trafo sem tap central?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gu1426 disse:

Como eu ligo os trafo sem tap central?

você pode tentar algo simples como

ABAAABTsUAL-0.jpg

R2 é a bobina do seu trafo.

Ou algo mais complexo como fazer em ponte h

ponteh2.jpg

O motor é a bobina do seu trafo.

Por gentileza, considere as informações supramencionadas apenas como norte pois sinto que você está com os hormônios a borbulhar pra pedir circuito completo com valores e afins. Vá com calma. 🧘‍♂️ A divagar devagar se vai ao longe.🙂

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz @Mestre88 Bem, estava revirando o fundo das gavetas e encontrei 3 placas com um minúsculo oscilador de alta frequência, não sei qual é pois não consigo ler as informações no CI, que é SMD. Compensa pegar um desse pra fazer o inversor, o problema seriam os 60Hz no final...

adicionado 6 minutos depois

Testei o oscilador e está funcionando, usei uma bateria de Ni-Cd, liguei ela em um regulador de tensão e depois liguei na saída DC da ponte retificadora da placa (só para informação, essa placa era de uma lâmpada LED de 30 ou 40W se não me engano), peguei as duas saídas do autotrafo que tinha ali, e liguei no multímetro, medi em AC, na saída do regulador de tensão tinha 8V, na saída do oscilador tinha quase 3V. Não sei o que causou essa queda de tensão, mas ao menos funcionou, vou ver se arranjo uma lupa pra ler o CI...

adicionado 9 minutos depois

Era isso que estava escrito no CI: 94YL50TF

adicionado 51 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

ponteh2.jpg

O motor é a bobina do seu trafo.

@Isadora Ferraz Os quatro transistores, pode ser qualquer transistor PNP ou NPN?

• Membro VIP
Postado

(sabia)...

Pode sim amigo mas deve da série BDxxx ou TIPxx ou algum de média...alta potência. Não faça com BCxxx ok? Mas não e nunca sem antes pesquisar/estudar ponte h ok? Mesmo que só pra simulação. E se for montar, use trafo pequeno tipo 12+12 100mA. Este do seu avatar pode até ser grande pro seu momento! E grandes momentos te aguardam depois de alguns estudos! Não falte aulas!

• Obrigado 1
Postado

Inversor é algo complexo, não dá pra fazer com qualquer componente que esteja jogado na gaveta e querer que acende um lâmpada incandescente de 220V/60W. 

Pelo menos uma coisa pode ser diferente: se for pra acender lâmpada ou ligar algum equipamento eletrônico não precisa ser 60Hz, pode ser qualquer frequência. 

Postado
Em 04/11/2018 às 19:27, Gu1426 disse:

É possível fazer um inversor o mais simples possível usando o STD13007, e que consiga ligar ao menos uma lâmpada incandescente na saída?

Acho que ninguém perguntou:

Qual tipo de lâmpada incandescente? 

Eu conheço umas de 200 watts que iria ser bem difícil de você conseguir acender🤔

Partindo da potência da lâmpada, podemos definir o circuito do elevador de tensão.

Não precisa ser necessariamente um inversor com corrente alternada de 60Hz. 

Pode ser até tensão DC, por se tratar de lâmpada. Daí podemos usar um conversor Boost. 

• Membro VIP
Postado

França...

Acho que o amigo só quer fazer experiência pro campo pedagógico-didático. Há pouca ou nenhuma utilidade em acender uma lâmpada 127Vac incandescente com bateria. Pra iluminar com bateria, o correto é usar leds.

Agora, aumentar pruns 90 100Vdc com este tal boost pra ligar tv e receptor pro caso de blackout, penso ser uma aplicação interessante. Eu (eu) não consigo dormir com tv desligada e de madrugada quando acaba a luz 'lém' casa me dá um treco!

Fala + sobre o boost. Ok... tem no google mas ao personalizar informações sobre qualquer assunto, nos dá mais segurança, ainda mais vindas dum cabra bão como você!! kk... não resista!! kk

(sorry amigos lusitanos. Sei que cabra não tem conotação boa pra vcs mas cá entre nós é algo carinhoso, ok?)

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Isadora Ferraz @Mestre88 @albert_emule Achei interessante o comentário acima, sobre a lâmpada, foi só um "chute" para a utilidade desse inversor, o que eu queria é que pudesse ligar ao menos aquelas lâmpadas LED, na minha casa só tem lâmpada led, de 10W a 50W (algumas com 4.500 lumens), isso é o mínimo do que eu preciso, mas seria interessante esse inversor conseguir ligar televisão, receptor...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!