Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, eu tenho uma fonte bluecase 500w atx(e sei que essa fonte é uma ***** já tó providenciando outra), eu gostaria de saber qual cálculo precisa ser feito p saber o que ela realmente entrega.

Abaixo está a tabela com as especificações dela.
20181214_111305.jpg?width=1149&height=64

Postado

O cálculo não é tão importante quando já se sabe que o produto é um lixo e não entrega o que deveria. Seria  interessante um teste com aparelhos específicos para medir a qualidade, oscilação etc, e não a potencia propriamente dita.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Edaurdo disse:

Gente, eu tenho uma fonte bluecase 500w atx(e sei que essa fonte é uma ***** já tó providenciando outra), eu gostaria de saber qual cálculo precisa ser feito p saber o que ela realmente entrega.

Abaixo está a tabela com as especificações dela.
20181214_111305.jpg?width=1149&height=64

Teoricamente, 388W, sem considerar a qualidade da fonte.

• Curtir 3
Postado
agora, Vítor Malmegrim disse:

Pra fazer esse cálculo corretamente você teria que saber exatamente qual a tensão e a corrente máxima de cada componente do seu pc (processador, memórias, placa de vídeo, hds e ssds, coolers, etc)

@Edaurdo  Se você souber os modelos dos seus componentes, pode fazer nesse site.

• Curtir 1
Postado

Potência real não se calcula, se mede. Na etiqueta podem falar qualquer coisa...

Tem que ir colocando carga no sistema e ver se a fonte aguenta, medindo com um amperímetro. Ou fazendo com equipamentos, como fazia o Clube do Hardware.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, Edaurdo disse:

@Math.Pi mas como tu chegou a esse resultado ?

Veja aqui:

No mais, fonte genérica é roleta russa. Não tem como confiar na etiqueta, sabendo que a marca é picareta, porque:

1 hora atrás, domingos87 disse:

Potência real não se calcula, se mede. Na etiqueta podem falar qualquer coisa...

• Curtir 1
Postado

se quiser fazer calculos, você tem que entender de eletrônica, abrir sua fonte e pegar o datasheet dos componentes, saber seus limites e entender o projeto da fonte, ai sim você pode calcular a potencia teórica que a fonte aguentaria sem medir com equipamentos como uma sun moon que custa milhares de dólares.

Postado

Em 14/12/2018 às 23:36, XtremeXX disse:

se quiser fazer calculos, você tem que entender de eletrônica, abrir sua fonte e pegar o datasheet dos componentes, saber seus limites e entender o projeto da fonte, ai sim você pode calcular a potencia teórica que a fonte aguentaria sem medir com equipamentos como uma sun moon que custa milhares de dólares.

Caraca, o buraco é mt mais embaixo, achava que era só fazer um cálculo, mas pelo jeito..

• Coordenador
Postado
31 minutos atrás, Edaurdo disse:

Caraca, o buraco é mt mais embaixo, achava que era só fazer um cálculo, mas pelo jeito..

Se as etiquetas das fontes fossem confiáveis e mencionassem a temperatura de rotulação, isso seria verdade. Mas não é o que acontece na prática com essas fontes genéricas...

Postado
7 horas atrás, Edaurdo disse:

quer dizer, da pra fazer uma medição caseira grosseira com umas resistências de chuveiro e uns multímetros etc mas como ela pode não ter proteção, você pode queimar a fonte fazendo o teste ai teria que comprar outra.. ou da pra fazer uma carga variável com transistores.

se conseguir olhar o valor dos diodos da ponte retificadora, você pode conseguir ver o limite máximo teórico que a fonte vai conseguir entregar, pois apesar de não ser o único fator, toda a energia da fonte passa primeiro por esses diodos, se eles não aguentam, o resto da fonte pode ser a melhor coisa do universo que a fonte não vai suportar. por exemplo, se os diodos aguentarem só 250w a fonte se tiver 80% de eficiência só por isso ela só aguentaria 200W no máximo.

o que eu falei só vale pelo aprendizado, se quiser uma fonte pro seu PC é melhor nem esquentar a cabeça.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...