Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligações de motor de lavadora


Gu1426

Posts recomendados

  • 8 meses depois...

@Renato.88 Peguei esse motor pra mim em troca de outro já com as ligações feitas. Abri a tampa traseira dele, ele tem um platinado e um protetor térmico, o fio amarelo é ligado junto com o branco, a diferença que ele vai depois do protetor térmico, provavelmente é ele que devo ligar a um dos fios da auxiliar.

 

A auxiliar é os fios marrom e preto, sendo o preto interrompido pelo platinado e o marrom com o capacitor em série, a dúvida que resta, é em qual fio da auxiliar eu ligo o fio amarelo, e como eu faço para inverter o sentido de rotação. 

adicionado 3 minutos depois

 

15701431218846725188302078843329.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Ou então o correto seria ligar as duas bobinas em paralelo? Branco com marrom e vermelho com preto, abandonando o amarelo? (Como foi feito em esquema acima) Tanto faz se eu inverter, e ligar vermelho com marrom e branco com preto?

adicionado 9 minutos depois

Em relação aquela medição doida de 50R, agora fui testar e deu 5.4R, o problema eram aquelas ponteiras vagabundas do outro multímetro, na hora de ligar deve dar metade desse valor, com o platinado aberto volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

Ou então o correto seria ligar as duas bobinas em paralelo?

Exatamente, mas deve usar o protetor térmico. Ele fica em série com o enrolamento principal. 

 

3 horas atrás, Gu1426 disse:

Tanto faz se eu inverter, e ligar vermelho com marrom e branco com preto?

Se inverter roda ao contrário. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gu1426 disse:

@Renato.88 Ok. Vou bolar um jeito de inverter a rotação usando uma chave H (muito fraquinha pra isso) ou algo assim.

Sim, é velha ligação em X. 

Só tome cuidado alguns tipos de chaves que se deixar fora de posição pode dar curto, pois os contatos ficam juntos. 

 

Eu já fiz um circuito desses e usei 2 relés separados pra fazer a inversão, eram relés iguais ao do circuitinho do seu outro tópico. 

Pode até usar aquele projeto pra inverter seu motor, de maneira que com um relé ligado se tem um sentido e trocando pelo temos o outro sentido, desligando os dois o motor desliga. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Gu1426 disse:

@Renato.88  Deixei o motor ligado por alguns segundos, e aparentemente o protetor de sobrecarga dele desarmou, mas estranhei pois o motor estava gelado, infelizmente não tenho como medir a corrente dele.

Liga sem esse protetor e vigia o motor pra ver se há algum problema. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Renato.88 Eu não sei se foi só impressão minha, mas hoje resolvi ligar o motor, deixei 15 minutos ligado, e não desarmou nada, chegou a uns 60 ou 70 graus a bobina. Ao meu ver está perfeito. Vou usá-lo na minha bobinadeira.

adicionado 0 minutos depois

Obs: Fiz a ligação normal no fio branco, com protetor térmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!