Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watts gerado por uma bateria


Visitante

Posts recomendados

10 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Sim, é só ver qual a tensão e corrente que ela fornece e multiplicar os dois.

 

V (tensão) x A (corrente) = P (potência em watts)

É que tem o ampere/hora,a corrente que uma bateria pode dar tem limite ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Lee disse:

Ampére-hora tem a ver com o tempo que ela vai durar, uma bateria de 2000mAh vai durar aproximadamente 2 horas fornecendo uma carga de 1 ampére. Não tem como aumentar a corrente de uma bateria, se é isso que você quer saber.

Não você entendeu errado, eu não quero aumentar os amperes/hora de uma bateria,eu sei que não da,o que eu quero saber é se existe uma corrente maxima para essa bateria fornecer em amperes sem hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Daniel Lee disse:

Você está confundindo duração com corrente, a corrente máxima está desescrita no próprio invólucro da bateria.

Expliquei errado,digamos uma bateria de 300 mAh,se durar meia - hora ela terá dado 600 mA,se durar 15 minutos terá dado 1,2 A,isso tem um limite ou não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender do uso e do tipo de bateria ácida que está usando. Temos a automotiva e a estacionária. Uma automotiva fornece fácil +- 6X a corrente nominal, isto é, se for de 60Ah te dá fácil 360A. Note que isso é por pouco tempo. Se ficar insistindo em ligar o carro sem sucesso arreia a bateria. Nessa condição de consumo elevado a conta de corrente x tempo comparada ao Ah da bateria não funciona. Considere essa matemática apenas para correntes até 2x o Ah da bateria.

No caso das estacionárias o resultado da conta deve levar em consideração que não deve ser descarregada mais que 80%. No caso da automotiva, 20%. Sobre as correntes máximas, a automotiva possui melhor desempenho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off on topic

images?q=tbn:ANd9GcTWdDHkTHkWcn-bYvoJrwfMeu sonho de consumo

Uma bateria aaa palito me fornecendo 1,2A por uma hora inteira.

 

Comprei 10 parecidas com estas no m.l. a uma ninharia:

41648184_1GG.jpg

(perturbadoramente, esta imagem achei na americanas🤐)

pro meu power bank que usa 6 em paralelo que daria quase 60Ah!! Não dá uma carga sequer no meu celular... sério...!

 

Só me deu vontade transcender a inquietação do garoto. Aqui fora o sistema é bruto.

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Ainda não ví nenhuma bateria Ni-Mh tipo palito AAA passar dos 700 mAh , e as AA não passam de 2500 mAh. 

 

As da Panasonic que tem essa corrente custam bem caro, tipo mais de US$ 5 para uma AA .

 

As do tipo 18650 chegam a 3700 mAh, mas também custam muito caro.

 

Tudo que aparecer por aí com capacidades maiores do que citei acima são produtos falsificados, nem leiam mais nada para não serem seduzidos pelo preço !

 

Mas como aqui nas terras brasilienses a lei de Gérson impera livremente, somos o paraiso para os falsificadores .... 

 

@Isadora Ferraz , cansei de procurar pilhas e baterias “honestas” no ML e no Ebay, e descobri que para eu me tornar um pato, só faltavam as orelhas pontudas kkkkkkkkkkk 

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel

Você pode ter uma ideia da capacidade de corrente INICIAL de uma bateria.

Toda fonte de tensão prática possui uma resistência interna em série com a fonte e isso limita tanto a corrente como a tensão que ela fornece. Também pode ser considerada uma resistência em paralelo, que descarrega a bateria com o tempo, mas isso pode ser deixado de lado no momento.

Digamos que você tem uma bateria e coloca um multímetro nela e mede Vbat (sem carga). 

Aí você coloca uma resistência com valor aproximado de R = Vbat /(Ah/10).

Ex.:  (Não são valores reais e sim apenas para as contas serem fáceis)

Você mediu Vbat = 12V e sua bateria é de 60Ah.

Você coloca um resistor com R = Vbat /(Ah/10) = 12 / (60/10) = 2 Ohms. A potência deveria dar uns 72W. Vai ser difícil encontrar um resistor que dissipe 72W sem alterar seu valor. Talvez submergindo ele em água, dê certo.

O seu multímetro passa a mostrar VbatR = 10V.

A resistência interna Rbat da sua bateria será:

Rbat = (Vbat - VbatR) / Ibat = (Vbat - VbatR) / (VbatR / R) = (12 - 10) / (10 / 2) = 2 / 5 = 0,4 Ohms.

 

Agora que você já conhece o valor da resistência interna da bateria, você tem que ponderar.

Pergunta: Qual seria a menor tensão que meu circuito suportaria funcionar com essa bateria?

Resposta: Seria VFuncionamentomínimo (VFm). Valor já conhecido por você. Digamos que você sabe que o seu circuito funciona com até 9V.

 

Pergunta: E qual seria a máxima corrente que essa bateria poderia fornecer a ponto do meu circuito ainda estar funcionando?

Resposta: IBatMáxima (IBM)

IBM = (Vbat - VFm) / R = (12 - 9) / 0,4 = 3 / 0,4  -->  IBM = 7,5A

 

Como você pode observar, sua pergunta é interessante, mas carece de condições de contorno. Essas com valores que tive que supor previamente.

Por outro lado, venho observando em diversos tópicos criados por você, que tens perguntas não tão fáceis de serem respondidas. Devido a própria generalização delas, com falta das ditas condições de contorno, como devido a sua falta de conhecimento e experiência, o que é salutar.

Em vista deste cenário, recomendo que você procure fazer um bom curso de engenharia, que devido às suas perguntas, seja de engenharia eletrônica.

 

Bons estudos.

MOR_AL

adicionado 26 minutos depois

@Isadora Ferraz @aphawk

 

Comprei algumas baterias 18650 no Ebay.

Mas de antemão assisti a muitos vídeos no YouTube sobre baterias 18650 falsas.

Cheguei a conclusão de que anúncios de baterias 18650 à venda, com mais de 1500 mAh ou com custo inferior a uns R$ 6,00 cada, não seriam verdadeiras.

Também comprei no Ebay um circuito que testa baterias

MOR_AL

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moris que fumaça é aquela no começo do video? O que você estava fumando? 😁

 

Como sempre não vi o video todo. (ele roda enquanto digito mas sem som). O que o circuito faz exatamente? Aquilo é um mc? Só mede a V e I? Algo como mede a V sobre determinada I constante e em quanto tempo ela cai pra V-(V/10) e estima sua durabilidade? só insight mas bacana...

adicionado 1 minuto depois
agora, guilherme appel disse:

@MOR É que eu tenho só 13 anos e sou autodidata.

Suspeitei desde o princípio e quase me lembro vagamente que você já mencionou isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris que fumaça é aquela no começo do video? O que você estava fumando? 😁

Esse que aparece no vídeo NÃO sou eu. É um sujeito que fez um teste de bateria 18650.

Mas ao comparar sua foto com a do autor do vídeo acho até que "dá samba", né?

 

Como sempre não vi o video todo. (ele roda enquanto digito mas sem som). O que o circuito faz exatamente? Aquilo é um mc? Só mede a V e I? Algo como mede a V sobre determinada I constante e em quanto tempo ela cai pra V-(V/10) e estima sua durabilidade? só insight mas bacana...

É um medidor de capacidade de bateria. Acho até que pode medir a capacidade de outras baterias.

É engraçado você ter mencionado que o vídeo está sem áudio. Há alguns dias, alguns vídeos do YouTube também aparecem sem som. Deve ter sido alguma atualização do Windows. Eu até pesquisei no Google sobre isso, mas não tive sucesso.

Opa! Agora mesmo eu tentei reproduzir o vídeo e o som reapareceu. Tente assistir TODO o vídeo que você vai entender. 

adicionado 1 minuto depois

Suspeitei desde o princípio e quase me lembro vagamente que você já mencionou isso...

@Isadora Ferraz @aphawk

 

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, MOR disse:

com a do autor do vídeo acho até que "dá samba", né?

de fato temos muito em comum mas num róla kk.😂

 

10 horas atrás, MOR disse:

o vídeo está sem áudio. Há alguns dias, alguns vídeos

... que baixei ficaram sem áudio também🤔. Maas não era o caso do seu. É que não tenho foninho e onde estava não devo usar som, claro.

10 horas atrás, MOR disse:

Tente assistir TODO o vídeo

Ainda que a paciência se encurta - prefiro explicações semiimediatas - devo reaprender e ouvir mais que falar. Afinal temos duas orelhas e só uma boca.😉. E aquela teoria de testar bateria foi obra do tico enquanto o teco dormia. Então esquece kk

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!