Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada com fonte ATX.


Posts recomendados

Pessoal,boa noite,tenho algumas fontes de PC genéricas sobrando aqui em casa, e vi um projeto bem simples,uma fonte de bancada,é claro uma fonte simples,mas bem interessante,e simples de se fazer,porém me interessei,sei que o ideal era uma fonte de bancada própria mesmo,mas quero fazer para teste tambem,mas tive a ideia de colocar um display indicador de tensão,qual seria o ideal,queria para controlar a tensão de cada fio ,laranja,vermelho e amarelo,existe algum unico display para mostrar os 3 ou preciso de um display para cada tensão ( fio ) ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

É simples, coloque um unico display derivado de uma chave seletora de 4 posições .

 

seriam as saídas  12V - 5V - 3V  e desligado .

 

Pode aproveitar uma seletora rotativa dessas comuns de ventilador com 3 velocidades, facilmente encontrada em sucatas .

 

'_'

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Qual seria a finalidade do display? 

Afinal você já sabe a tensão que sai. 

Pra dar uma encrementada hahshshs, fazer bem caprichado, vou colocar uma Led em cada posição da seletora, sendo assim quando ligar 3v liga uma Led se ligar 5 liga outra Led e por aí vai jahshs, vai se no capricho. 

adicionado 22 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Aproveita e coloca um destes pra obter V maiores que 12

regulador-de-tenso-xl6009-step-up-com-vo

mata 2 coelhos com uma cajadada só.... tadin deles...

Minha duvida é a seguinte já que é um fio laranja vermelho amarelo e o GND onde vou ligar tudo isso nessa placa, tanto nessa como aquele voltímetro com amperímetro pequeno tem só 5 fios atrás, sendo 3 para marcar a tensão e corrente e os outros 2 para alimentar a placa, nesse caso os fios seriam ligados de que forma no display? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3V, 5V, 12V como disse o amigo @Renato.88 não há necessidade de mostrar. Coloque só leds (nunca verdes). Assim sendo, de fato, sequer precisa das chaves do bom amigo @Tito Fisher . Coloque bornes/borneira ou a fêmea de pino banana.

Este adicional que te falei é pra você ter uma V diferente daquelas, tendeu? É simples: você entra com 12 no vin e sai com a que desejar no vout. O que ficou implícito é como fazer este ajuste, esta variação. Quero ver se você consegue deduzir, ok?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

3V, 5V, 12V como disse o amigo @Renato.88 não há necessidade de mostrar. Coloque só leds (nunca verdes). Assim sendo, de fato, sequer precisa das chaves do bom amigo @Tito Fisher . Coloque bornes/borneira ou a fêmea de pino banana.

Este adicional que te falei é pra você ter uma V diferente daquelas, tendeu? É simples: você entra com 12 no vin e sai com a que desejar no vout. O que ficou implícito é como fazer este ajuste, esta variação. Quero ver se você consegue deduzir, ok?

Entendi, no caso entra a linha 12v aí eu posso ajustar diminuir e etc,vou ver no mercado livre quanto custa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente me interessei pelo assunto.

Acredito que no YouTube tem muitos vídeos sobre o assunto.

Recomendo que abra o YouTube, pesquise e assista os vídeos, mesmo os estrangeiros (em inglês, espanhol e até os russos), pois se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale um livro.

Pesquise por "ATX", "ATX power supply", "ATX SPMS", "ATX Fonte chaveada".

"Vai encontrar toneladas deles"

Alguns que achei mais interessantes.

Converting Computer ATX Power Supply to Lab Bench Power Supply

DIY variable bench power supply (less than 10$)

Convertir fuente ATX en una fuente de alimentación de laboratorio y fuente variable   Sagaz Perenne (esse mostra como obter as tensões fixas da fonte ATX e uma variável com menor corrente).

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o que esse moço fez na parte de variar a tensão. Ele não fala da fonte propriamente dita mas do controle de tensão.

https://www.youtube.com/watch?v=vdXdk-2baDI

 

E aqui uma fonte de bancada regulável completa:

https://www.youtube.com/watch?v=gHTWlWTtWu4

https://www.youtube.com/watch?v=YPQa8kGPvR8

https://www.youtube.com/watch?v=5pBew1aBNjc

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...