Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtrar ruídos gerados por chuveiro eletrônico


caolne
Ir à solução Resolvido por gilson fernandes,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Este ruído - que quase nem ouço mais... 👴 - é meio normal. Seu inversor fica meio perdido ao tentar injetar tensão numa rede que não é senoidal - distorcida pela alta corrente do chuveiro com triac. Além de me parecer ser eletro-mecano-magnético devido ao chaveamento dos mosfets nos trafos. Pouco ou nada pode ser feito. .. aguarde opinião de alguém de verdade.

Pra minimizar, seu chuveiro não deve compartilhar os mesmos pontos de conexão com a rede no quadro de distribuição (se tiver).

Apesar de óbvio, não tome banho com o note ligado, ou não ligue o note quando estiver no banho... pode molhar e estragar tudo 😁

Obs: eu achei que o ruído estava entrando no microfone na sua gravação de áudio ou algo assim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Cara, estamos em 2023 acho q deve existir algo pra eliminar isso, um canal falou q fazendo esse método desse vídeo, resolveria, mas não manjo em montar placa (34) Filtro para dimmer - YouTube  quem manja, puder falar, a Odorizzi isso resolve e eu sei fazer, eu PAGO, pago até a MAIS, só quero resolver isso :S kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro que existe amigo. Mas de fato tem seu preço. Pena que as orientações que me ouve são gratuitas portanto se limitam a insights e conhecimento empírico, entende?

Apesar de não ter visto o Vídeo todo, vi na página inicial que é uma lâmpada apenas - baixa potência. Neste caso um simples filtro RLC pode dar resultado satisfatório. Mas no seu caso envolve altas potências o que torna mais de$afiador mesmo. Falando em pagar, consulte o carinha do Vídeo de de cara já colocou seu pix.

E caso obtenha sucesso gratuitamente (ou mesmo não) publique a solução aqui... É o pagamento que cobramos, ok?

Sucessos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, odorizzinho disse:

@.if Cara, estamos em 2023 acho q deve existir algo pra eliminar isso, um canal falou q fazendo esse método desse vídeo, resolveria, mas não manjo em montar placa (34) Filtro para dimmer - YouTube  quem manja, puder falar, a Odorizzi isso resolve e eu sei fazer, eu PAGO, pago até a MAIS, só quero resolver isso :S kkk

 

Um indutor no chuveiro pode contribuir para a mitigação do problema de ruídos harmônicos, uma vez que os indutores têm a capacidade de filtrar frequências elevadas. Nesse caso, seria necessário um indutor com uma capacidade de 2mH, capaz de lidar com correntes de até 50 amperes. A fabricação desse componente precisaria ser terceirizada, e seu peso estimado deve variar de 6kg a 10kg.

No entanto, é importante destacar que essa solução não resolve todos os problemas. O chuveiro em questão ainda pode distorcer a forma de onda da corrente quando controla a potência, realizando cortes no ângulo de fase

 

E existe a solução sim: Se trata de um filtro ativo de harmônicas que é um aparelho de alta potência, somente usado na indústria.   

 

Outra possibilidade seria o desenvolvimento de filtros harmônicos passivos. No entanto, essa abordagem teria suas limitações, como o espaço necessário e o peso considerável. Esses filtros passivos seriam compostos por diversos indutores, pesando cerca de 10kg e acompanhados de capacitores.

 

Veja exemplos: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Pelo vídeo, percebe-se que a captação do ruído é principalmente proveniente do microfone. Uma vez que apenas girando o microfone, o ruído se reduz substancialmente.

Outro detalhe, que percebi e que os mais antigos podem identificar, é quando o capacitor eletrolítico das fontes de antigos amplificadores de áudio, começa a perder a sua capacitância. É o ronco em 60 Hz ou 120Hz. É claro que este ronco possui harmônicos, mas o sinal é proveniente da rede e é irradiado.

É como um transmissor e um receptor. Para se reduzir este sinal, deve-se ou reduzir a transmissão, ou reduzir a recepção.

O girar do microfone reduz a recepção.

Como o ruído é captado no microfone, pode-se tentar blindá-lo. Veja se um dos fios do microfone é o comum, ligado ao terra do circuito. Caso afirmativo, conecte este fio a uma folha fina de cobre, envolvendo o microfone, preferivelmente internamente. Também funciona com folha de alumínio, mas a conexão fica mais difícil. Cuidado com eventuais curtos circuitos, que esta opção pode causar.

Outra opção, que pode ou não dar certo, seria inverter os pinos da tomada. Se a tomada for de 2 finos, isso é fácil... O que deve ser, uma vez que se tivesse 3 pinos, haveria um pino exclusivo para a terra. 

O mesmo pode ser feito nas ligações do chuveiro, mas geralmente há um terceiro fio que é o terra e esta tem que ficar conectado apropriadamente. Eu não recomendo testar esta opção, pois envolve a tensão da rede e alta corrente. Qualquer mau contato, ou má conexão, pode ocorrer um curto circuito, ou aquecimento excessivo e causar incêndio.

Tente a opção recomendada e teste com as mesmas condições do mostrado no seu vídeo. Somente assim é que se consegue avaliar se ocorreu a redução do ruído. 

Por último, já que você está disposto a pagar, procure um bom eletricista, de preferência com boas recomendações, pois há muito curioso em qualquer ramo.  Exponha o seu problema. Ele saberá o que fazer.

Consiga uma segunda opinião e compare-as. Se coincidirem, já será meio caminho andado para a solução.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if beleza, muito obrigado cara, é que estou já a um ANO tentando pesquisar e tentar achar uma solução, a maioria das pessoas que consultei falaram coisas básicas, tipo(tem aterramento) 😐 é complicado...uma coisa que não entendi, eu testei com um microfone condensador e não causa esse problema, tem alguma diferença tipo de algum filtro do dinâmico para o condensador @albert_emule  @MOR_AL  muito obrigado também cara. Pelo jeito vai ser algo difícil de resolver :S, vou continuar pesquisando, se eu achar algo ou algum modo que resolveu, trago aqui pra tentar ajudar vcs e o próximo também 🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, odorizzinho disse:

@.if beleza, muito obrigado cara, é que estou já a um ANO tentando pesquisar e tentar achar uma solução, a maioria das pessoas que consultei falaram coisas básicas, tipo(tem aterramento) 😐 é complicado...uma coisa que não entendi, eu testei com um microfone condensador e não causa esse problema, tem alguma diferença tipo de algum filtro do dinâmico para o condensador @albert_emule  @MOR_AL  muito obrigado também cara. Pelo jeito vai ser algo difícil de resolver :S, vou continuar pesquisando, se eu achar algo ou algum modo que resolveu, trago aqui pra tentar ajudar vcs e o próximo também 🙂

Só faz o barulho com o chuveiro ligado? 

Esse barulho lá do vídeo se parece muito com barulho comum de microfone com algum cabo ruim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Então, algumas vezes com o chuveiro desligado vem da REDE mas é raramente, o principal é o chuveiro, ligou ele e deixou ele no médio vem o ruído para a casa toda...eu uso cabo XLR blindado, fiação da casa é nova com aterramento com duas ASTES de cobre tudo certinho...., esse ruído também vai no disjuntor da casa só que lá fica um ZZZZ bem baixinho, e outra coisa, aqui no meu quarto tem um disjuntor correto, coloquei 3 ferrites que comprei na internet pra testar pra ver se resolveria o problema, ao colocar o ZZZZ aumenta 😐 ai não sei se existe ferrites específicos pra ruído eletromagnético 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, odorizzinho disse:

ferrites específicos pra ruído eletromagnético

Uma ideota conceitual com material ao alcance de meros mortais como nós (empirismos, lembra?) é você colocar um autotrafo 127/220 ou vice versa. Claro, deve chavear seus aparatos para tal. Se tiver sorte, ele pode absorver os ruídos de rede e/ou tentar ressenoidizá-la (invetei isso agora) . E se achar que deve/pode, um capacitor chute duns 10uF (ou outro valor que exige cálculo - que não me pertence +) em cada lado pode ficar menos pior. Falando em menos pior, um menos barato trafo isolador pode ser ainda menos pior... acho que teclei menos pior demais. Google os sublinhados

Sucessos de novo! 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Então, algumas vezes com o chuveiro desligado vem da REDE mas é raramente, o principal é o chuveiro, ligou ele e deixou ele no médio vem o ruído para a casa toda...eu uso cabo XLR blindado, fiação da casa é nova com aterramento com duas ASTES de cobre tudo certinho...., esse ruído também vai no disjuntor da casa só que lá fica um ZZZZ bem baixinho, e outra coisa, aqui no meu quarto tem um disjuntor correto, coloquei 3 ferrites que comprei na internet pra testar pra ver se resolveria o problema, ao colocar o ZZZZ aumenta 😐 ai não sei se existe ferrites específicos pra ruído eletromagnético 

 

 

Estou simulando aqui:

O que faz mais ruídos é esses cortes com quinas muito agudas.

Pois essas quinas agudas, são harmônicas de alta frequência que acabam ressoando na rede elétrica. 

 

Colocando uns indutores para deixar essas quinas agudas mais arrendadas, o ruído diminui. 

 

387542355_809727101251635_39237174494548

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Mas esse indutores eu colocaria no chuveiro? teria um exemplo de como colocar? porque dei uma pesquisadas e existe vários :S kkk (sou leigo na área)

 

 

 

O indutor irá tornar a onda de corrente mais senoidal. Isso deve eliminar muitos ruídos.  

Pode ser instalado no quadro elétrico, após o disjuntor que alimenta o chuveiro. 

Em série com o disjuntor. Só isso 

387342054_846263923862443_13927934587822

 

Peça um orçamento na Blutrafos: 

Indutor de 50 amperes para trabalhar em 60Hz 

2mH

Fator de trabalho 100%

A rede real vai se comportar assim:

A rede é em azul.

Em verde é a corrente do chuveiro. 

 

Os chaveamentos da rede vão ficar arredondados. Sem cantos agudos. 

Isso é o máximo que se pode fazer com filtros. Melhor que isso, só com filtro ativo de harmônicas que é um aparelho grande e pesado de nível industrial. 

 

385547296_3435229393473326_2995664312018

 

 

 

 

 

 

 

Veja um caso real, semelhante ao seu, só que em altíssima potência que, que os engenheiros tiveram que resolver: 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Entendi, muito obrigado cara, irei fazer, pesquisei essa LOJA é da minha cidade 😐 você é de Blumenau também? kkk

 

Não não. Sou de local distante.

 

Mas essa Blutrafos é uma indústria de fabricar transformadores que atende todo o Brasil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Ah entendi....outra duvida amigo, as empresas que fazem CHUVEIROS por exemplo a LORENZETTI que é a mais famosa no mercado, eles sabem desse ruído? não teria como eles blindar ou usar esses filtros direto no chuveiro, eu entendo que é custo e tal...

 

Esses chuveiros com Dimmer deveria até ser proibido.

Existem outras formas, com circuito eletrônico PWM de alta frequência com igbt. 

 

Ou então uma simples chave seletora com vários níveis.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Opa é duas fases amigo, não é exclusiva, a tomada aqui do meu PC é exclusiva, sim o chuveiro que não seja elétrico resolveria pelo que li :S mas como o ruído vem pelo AR acho que não resolveria, porque já liguei o microfone apenas na BATERIA e mesmo assim causa o ruído o estranho que na casa do meu TIO não tem esse problema de ruído....que vai tipo para o inversor da energia solar....não cheguei a testar na casa dele o microfone, quero ir lá, só pra ver se causa o mesmo problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito difícil corrigir essa distorção harmônica bruta desse jeito 

agora, odorizzinho disse:

@Ricardov Opa é duas fases amigo, não é exclusiva, a tomada aqui do meu PC é exclusiva, sim o chuveiro que não seja elétrico resolveria pelo que li :S mas como o ruído vem pelo AR acho que não resolveria, porque já liguei o microfone apenas na BATERIA e mesmo assim causa o ruído o estranho que na casa do meu TIO não tem esse problema de ruído....que vai tipo para o inversor da energia solar....não cheguei a testar na casa dele o microfone, quero ir lá, só pra ver se causa o mesmo problema...

 

Compra daqueles chuveiros que não tem ajustes eletrônicos. 

Escolha um que tenha mais variações de temperatura 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Poise cara, mds que estresse isso :S pena que a manhã é feriado, ai só na sexta-feira eles vão ver a mensagem que mandei....mas se minimizar uns 99% cara já vai salvar muito, existe esse chuveiro com esse circuito eletrônico PWM de alta frequência com igbt?

Não. Pois ficaria extremamente caro. 

 

E acho que o indutor de filtro, pode ficar mais caro que um chuveiro simples sem ser eletrônico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@odorizzinho  é importante que o chuveiro tenha um circuito exclusivo desde o quadro de disjuntores, com cabos com a seção adequada e sem emendas. E se tem o padrão com duas ou três fases ligue o chuveiro em uma e as tomadas em outro. Esta providência reduz muito a interferência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que supostamente o ruído vem mesmo pelo ar, minha ideota cai por terra. Uma investigação minimamente curiosa é saber se ele vem do chuveiro, o inversor solar, ou de ambos: um fica zoando com outro pra ver que zoa mais com você. Desligue o inversor e ligue o chuveiro e vice versa. 

 

Em tempo: tenho um inversor grid tie que comprei há séculos que é zoado - resetado - aleatoriamente por uma cerca elétrica cujo arame fica a uns 5m do inversor. Ainda não defini se vem pelo ar ou rede. Aterrei o inversor (a cerca não aterro: uso um par de arames) mas a aleatoriedade apenas reduziu. Vou fazer a qualquer momento aleatório a ideia de @Ricardov

12 horas atrás, Ricardov disse:

a casa tiver mais de uma fase

... pois tenho duas redes - 2 relógios.

 

13 horas atrás, albert_emule disse:

Indutor de 50 amperes para trabalhar em 60Hz 

2mH

É um valor meio alto... mas sério que não dá pra fazer um com núcleo de trafo de microondas e fio >10mm²?

E senti vontade registrar isso: Apesar de um snubber rc

VMZ1O.png

ter sido cogitado apenas pra carga indutiva, quase sinto os eletrons colaborando entre si e passando um pouco pelo rc e outro pelo triac o que parece (parece) amortecer o picão de corrente. .. que me deu outra ideota:

O chuveiro pode ter duas resistências: uma direto e outra controlada com uma corrente menor: picão menor. .. imagino também a resistência maior em paralelo como triac tendo a água como c em paralelo. Bem vindo  ao meu laboratório débil mental.😜

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Meu chuveiro tem um dimer comercial.

2 - Tem fiação e disjuntor exclusivo, porém tem conduíte comum.

3 - Tenho microfone comum para PCs do tipo eletreto.

4 - Minha TV fica na parede ao lado do chuveiro.

5 - Meu PC fica no segundo andar, imediatamente acima do chuveiro.

A interferência do chuveiro é IMPERCEPTÍVEL.

 

Use um radinho à pilhas (AM e FM), e sintonize uma frequência sem estação nenhuma. Deve ouvir um chiado característico.

Ande pela sua casa, com o chuveiro desligado e monitore o nível de ruído.

Repita o procedimento, agora com o chuveiro ligado em média temperatura (para gerar mais ruído).

Compare os dois testes. Houve diferença significativa? 

Se sim...

Tem algo muito errado em sua instalação elétrica.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!