Ir ao conteúdo

Filtrar ruídos gerados por chuveiro eletrônico

Ir à solução Resolvido por gilson fernandes,

Posts recomendados

Postado
6 horas atrás, odorizzinho disse:

microfone condensador não dá ruído isso que é loucura 

Isso significa que o projeto do microfone condensador que tens ou é menos suscetível a interferências ou é melhor blindado. As trilhas da placa eletrônica funcionam como antena, microfones são geradores de sinal de baixíssima potência, o que obriga a existência de um amplificador. Alguns modelos de microfones podem até ser muito bons na qualidade de captação do som mas se a robustez à interferência for baixa o resultado você já conhece.

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo Entendi, da uma olhada nesse ISOLADOR DE RUÍDO (45) ESSA CAIXINHA PROMETE REMOVER RUÍDO E INTERFERENCIA DO SOM!😱 - YouTube A parte que ele mostra o ruído vindo do PC, será que esse ruído é eletromagnético igual o meu ou é de aterramento :S? parece ser igual o meu, "não sei se de ouvido da pra saber o que é ruído eletromagnético ou de aterramento"

Postado
5 horas atrás, odorizzinho disse:

@Sérgio Lembo Entendi, da uma olhada nesse ISOLADOR DE RUÍDO (45) ESSA CAIXINHA PROMETE REMOVER RUÍDO E INTERFERENCIA DO SOM!😱 - YouTube A parte que ele mostra o ruído vindo do PC, será que esse ruído é eletromagnético igual o meu ou é de aterramento :S? parece ser igual o meu, "não sei se de ouvido da pra saber o que é ruído eletromagnético ou de aterramento"

Parece que é um tipo de transformador isolador de áudio: 

s-l1600.jpg

Tem mais barato: 

https://pt.aliexpress.com/item/1005003028122290.html?src=google&src=google&albch=shopping&acnt=768-202-3196&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&isSmbAutoCall=false&needSmbHouyi=false&albcp=17283575038&albag=&trgt=&crea=pt1005003028122290&netw=x&device=c&albpg=&albpd=pt1005003028122290&gclid=Cj0KCQjw1aOpBhCOARIsACXYv-djPfLXT0PPFkqcWXdcrAh3oVOaYA4mZV6pDDeS9XHWeO-2UAmwmOUaAgFBEALw_wcB&gclsrc=aw.ds&aff_fcid=3003b557570543ffa50b0aced99f8087-1697223835994-02812-UneMJZVf&aff_fsk=UneMJZVf&aff_platform=aaf&sk=UneMJZVf&aff_trace_key=3003b557570543ffa50b0aced99f8087-1697223835994-02812-UneMJZVf&terminal_id=7178db88d35a43db8bb67667fcf1cec8&afSmartRedirect=y

Aqui está o segredo desse aparelho: 

https://www.ebay.com/itm/283797000451?chn=ps&_trkparms=ispr%3D1&amdata=enc%3A1KEip2v2WRvmNVW3kiKSMEA88&norover=1&mkevt=1&mkrid=21527-227144-2056-1&mkcid=2&itemid=283797000451&targetid=295222477609&device=c&mktype=pla&googleloc=9101292&poi=&campaignid=19723004616&mkgroupid=147765151153&rlsatarget=pla-295222477609&abcId=&merchantid=118842334&gclid=Cj0KCQjw1aOpBhCOARIsACXYv-emF1zlvQ-tHSMbPpYoEyrqLwejB-dMaH0zCbwqGOBmvRHdgH6G5HIaAnMnEALw_wcB

Sed3acc985abd40148df3001f5ef42753U.jpg_6

• Curtir 2
Postado
45 minutos atrás, odorizzinho disse:

@albert_emule Show, mas olhando assim, tu acha que da boa? ou só arriscando mesmo pra testar?

Há uma alta probabilidade de que isso não funcione, pois lembro que você mencionou que o ruído persistiu mesmo quando o notebook estava funcionando com a bateria, desconectado da rede elétrica.

Além disso, o aparelho em questão é essencialmente um transformador projetado para eliminar diferenças de potencial entre os cabos, isolando-os através do transformador. Portanto, se o ruído persistiu mesmo quando o notebook estava desconectado da rede elétrica, o que é uma situação na qual o notebook estava completamente isolado, é improvável que o uso desse aparelho isolador de ruídos seja eficaz em eliminar o ruído.

• Obrigado 1
Postado

@albert_emule Entendi, é faz sentido :S, @Sérgio Lembo Já amigo, tenho cabo XLR blindado, comprei o cabo de impressora blindado que vai para a interface de áudio e nada resolve, só que é estranho cara, porque, ao tirar o XLR do microfone o ruído continua tipo fica mais alto ainda e no microfone condensador só da ruído se eu tocar na carcaça metálica do microfone, se eu não tocar, não da ruído nenhum, já o dinâmico muda nada, agora que o chuveiro está desligado não tenho esse problema, mas, vem da rede também, de vezes em quando, esse sim parece que vem da rede elétrica pelo fio 

Postado

Faça mais um teste: pegue um computador emprestado. na sala em que trabalha refaça a instalação nele e veja se o problema persiste.

Outro teste: mesmo tendo cabo blindado teste com outro cabo, mesmo que não seja blindado. Tem que cercar as possibilidades.

Mais um teste: abra a caixa de disjuntores e realize um reaperto das fiações. Contato frouxo também causa ruídos, além de aquecimento com altas correntes.

• Curtir 1
Postado

@odorizzinho

Analisei todas as suas postagens até agora, e cheguei a uma conclusão. 

O que acontece aí é um ruído eletro magnético causado pelos fios do seu chuveiro. Como é um liga-desliga bem seco causado pelo triac, a onda fica bem mais forte. 

Seu microfone capta porque ele é magnético. 

O outro microfone não é magnético, aí não capta o ruído. 

Pode por o cabo que for, fazer o melhor aterramento na instalação do seu microfone dinâmico que não vai resolver. 

E quando você diz... 

57 minutos atrás, odorizzinho disse:

se eu tocar na carcaça metálica do microfone,

Aqui seu corpo age como uma antena e capta o ruído. 

Inclusive, já usei essa situação a meu favor... 

Um dia precisei colocar uma tomada na cozinha acabada, eu sabia que tinha um conduite por ali, mas não exatamente onde pra cortar o azulejo no lugar exato. 

Então liguei uma bobina a um amplificador e fui passando pela parede, quando o alto falante zumbiu era o lugar certo. 

Enfim, não há muito o que fazer. Além de coisas óbvias. 

Mas creio que essa fiação do chuveiro, esteja muito próxima aos locais onde usa o computador. 

Talvez, se ficar longe dela o ruído some. 

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo beleza amigo vou testar sim, não custa nada hahah e quero testar a dica que o @albert_emule só que ainda não me responderam no WhatsApp creio que so na segunda mesmo....@Renato.88 Poise Renato é complicado cara, também já fiz de tudo e nada resolve...Como você falou sobre o microfone condensador não ser magnético e o Dinâmico si, não teria como blindar essa placa por exemplo com algum RESINA? "posso ta falando besteira", mas é uma ideia :S  ou fazer algo como a gaiola de faraday 

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, odorizzinho disse:

fiz de tudo e nada resolve.

Me lembro vagamente de já lhe ter aconselhado a distanciar do fonte de ruído. Em algum ponto deve sumir. Eis seu local de trabalho. ou seria isso...

13 horas atrás, Renato.88 disse:

coisas óbvias.

d+?

Mas vem cá... o ruído que ouvi no seu Vídeo acho que era um ziiimmmm de alta freq do inversor e não um poooommm de 120Hz do dimmer... de fato são abordagens diferentes... confirme qual é... preguiça de rever... reouvir

Postado

@odorizzinho , tá muito estranho esse ruído do seu vídeo. Eu gravei uma parte que não tem o som de mexer no microfone e aumentei a amplitude (volume):a1.thumb.jpg.ad9918a0beb9861fbb7790ab5b4d7463.jpg

Tem esses picos fininhos que até podem vir do dimmer. A análise espectral mostra que as frequências com maior volume são 60 Hz e um inexplicável e muito estranho sub harmônico de uns 25 hertz:a4.thumb.jpg.36c8d2b04c474c77d59e3dc77e6bcd94.jpg

Dando zoom nas frequências:a5.thumb.jpg.76304390c2c69e838d2f037d8a2c265c.jpg

Eu já trabalhei muito com som na época que não existia Leds de alta potência e se usava lâmpadas de 500 e 1000 watts controladas por dimmers. A interferência que eles induziam nos microfones dinâmicos e principalmente nos captadores de guitarra e contra-baixo não tinha frequências baixas ou seja, graves. A forma de onda da interferência era algo assim:a3.thumb.jpg.54a215c8b0cb2fee656b035325c77f80.jpg

picos "finos" gerados pelos momentos do chaveamento do triac. É um bzz agudo, lembra até as hélices de um drone, não tem graves. O ruído do seu microfone é um ruído típico de falta de conexão do terra em algum lugar, defeito interno do microfone ou talvez um cabo USB ruim. No tempo dos toca-discos  (pick ups) a gente tinha que conectar eles no amplificador com dois cabos e mais um fio, canal esquerdo e direito e mais um fio terra. Sem o fio terra a interferência era igualzinha a do seu vídeo. 

Uma informação adicional que pode ou não ter a ver: eu tenho um celular que está com defeito no conector USB, só um dos meus cabos consegue fazer ele carregar a bateria. A diferença dele dos outros é que além dos quatro fios internos ele tem uma "malha" que serve de blindagem e é conectada nas partes metálicas dos conectores USB. Testando com o multímetro dá pra ver que as partes metálicas dos conectores dos dois lados estão realmente conectadas o que não acontece em NENHUM dos outros cabos USB que tenho aqui. Cortando o cabo deles tem só os 4 fiozinhos dentro isso quando não tem só dois kkk. 

Outra ideia maluca já que a interferência parece vir de fora é fazer uma "Gaiola  de Faraday"  aterrada (ou não) com grades ou telas metálicas para colocar o microfone (e talvez o notebook na bateria) dentro sem alterar a captação dele. 

Tem uma solução intermediária , um "remendo" que pode te ajudar. Não sei que programa você usa pra gravar. Eu comecei a usar computador pra gravar em 97 e mexi com vários programas com a função noise reduction. São parecidos, basicamente voce seleciona um pedaço da gravação que tem só o ruído a ser retirado e pede para o programa analisar Em seguida seleciona a gravação inteira, aciona a filtragem e vai mexendo nos parâmetros de  modo a obter o melhor equilibrio entre redução de ruído e qualidade sonora. Às vezes faz milagres, mas às vezes deixa o som meio "engolido". O mais conhecido é o X-noise que faz parte dos pacotes de plugins da Waves, (Diamond Pack, Mercury pack...). 

Eu fiz um vídeo mostrando o funcionamento dele dentro do Sound Forge 4.5 (adoro programa antigo) com uma fala que tirei do Youtube e misturei o seu ruído. Tive que diminuir a resolução do vídeo pra não estourar os 4 megas de limite por post mas dá pra ver bem. . No começo mostra o ruído típico causado por dimmers. Está dentro do arquivo zip.

noise_reduction.zip.

Postado

@.if Então cara da o ZZZZZZ quando liga o chuveiro e não POOOMMMM @Andreas Karl Poise cara, eu EU que eu acho é aterramento, tipo parece q ele não está indo para as ASTES de COBRE lá fora, parece q ele fica em LOOP na REDE aqui de casa, entende....aqui é um vídeo que GRAVEI pra mostrar pra vocês TODO o passo a passo o que realmente acontece: 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Blindagem é a palavra chave. Tanto do mic como o do fio que vai pro chuveiro.

Ideota: com silêncio absoluto, grave o ruído e subtraia do seu áudio... Pra ao vivo: coloque outro microfone bem perto do ruído e o subtraia em tempo real. ,,, não é pra meros mortais. 😁

Obs: me lembro vagamente duma menção dum inversor. Ele deve ter saído da parada, né?

Postado

@.if , não sei se você assistiu o vídeo que coloquei dentro do arquivo zip no final da minha resposta passada. Esses programas de noise reduction às vezes fazem milagre principalmente para ruídos cujas frequências não variam. Após a análise do ruído passam a ser filtros com "q" absurdamente alto, se encontram por exemplo uma frequência de 60 Hz no ruído filtram o 60 Hz e não alteram o 59 nem o 61 Hz, dependendo é claro do parâmetro "precision".  Claro que não sei se funcionam ao vivo, sempre processei gravações e não em tempo real. Mas esses plugins da Waves vem em formato "direct x" e formato VST. Plugins VST funcionam tanto para pós processamento como para tempo real. O programa que o @odorizzinho está usando é o que vem com a interface de áudio dele e pelo que vi no vídeo dele parece ter  simples controles de graves médios e agudos. Como você sabe atuam numa faixa larga, o de graves começa entre 0 e uns 50Hz e vai até uns 120, 150HZ. A fundamental de voz masculina falada é entre 80 a 120 Hz , portanto atenuando o controle de graves o "peso" da voz vai embora junto com o ruído.

O ruído que ele está lidando é principalmente de 60Hz seguido de 120 Hz, experimentei eliminar estas frequências com filtros de alto "q" e praticamente sumiu sem prejudicar a voz. Mas ele vai ter que desistir do programa que ele está usando e está acostumado. 

Agora  passou na minha mente uma ideia maluca, como você diz, uma "ideota", usar uma "Gaiola de Faraday". O equipamento dele é o microfone, um notebook e uma interface de áudio USB, portanto alimentada pelo note que pode funcionar na bateria. Colocar isso dentro de uma "caixa" feita com com tela ou grade metálica aterrada talvez funcione, é questão de experimentar. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Andreas Karl disse:

"Gaiola de Faraday".

Pensei também mas não registrei, amigo. Pensada pra altas freqs, só não sei se ela se resolve baixa freq eletromagnética.  Mas complementando a ideota, um teste prático seria colocar papel alumínio no fio do microfone e/ou também envolvendo os fios do chuveiro... se está fora ou dentro de conduíte, isso não me (me) interessa...

Não vi seu Vídeo amigo mas achei muito legal sua disposição em fazê-lo pro garoto. Também achei legal este (desconhecido) programa. Certa vez usei há muuuito tempo atrás um tal de Sound Forge pra remover uns trac..trac.. de um disco 78RPM só como passa tempo anti streese. Meio que consegui mas como não me ramifiquei pela sonorização, então...

Em tempo.. vi certa feita um foninho (inho mesmo) de mais de R$100.000. Não acho mais o link pra provar. Mas ele poderia ajudar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...