Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Considerando que não é seguro utilizar um chuveiro elétrico sem aterramento e, eu moro em um prédio que não possui opções de aterramento. A opção menos pior, seria comprar um chuveiro com resistência blindada e deixar o fio terra isolado e desconectado? Ao invés de conectá-lo ao neutro, como muitos fazem.

Se for proibido postar sobre chuveiros elétricos neste fórum, me perdoem.

Obrigado pela atenção!

• Curtir 1
Postado

Sim, pode usar um chuveiro blindado. Quanto ao aterramento tem que inspecionar. Certamente está disponível no quadro geral, teria que ver a possibilidade de instalar até o apartamento.

• Membro VIP
Postado

Em prédios antigos isso é um problema, infelizmente.

Acho que você não terá escolha pois essa "tática" de usar o neutro como terra é loucura.

Postado

Aqui a casa tem instalação antiga e os 2 chuveiros não tem aterramento, e nunca tivemos problemas. Só evitamos tomar banho durante tempestades com muitos raios, e situações de clima extremo com ventos, oscilação de tensão, etc. E usar o neutro como aterramento (muito "eletricista" faz isso) é insanidade. Deixa isolado e pronto, liga o neutro e fase e segue o baile. Mas só evita de tomar banho durante tempestades com raios.

Postado

Isso não é difícil de contornar, já fiz tres processos diferentes, o primeiro foi quando eu precisava do terra e não tinha, ai fiz um burao pequeno até achar a ferragem da estrutura do prédio, depois enrolei um fio na ferragem, isolei e cobri com massa, o segundo foi no sobrado onde morei, como era meu, quebrei atras do rodapé para não ter que trocar o piso, fiz um buraco na parede, enfie um vergalhão no solo, deixando um espaço para bater a marreta, enrolei um fio 2,5 bem apertado na ponta do vergalhão (aquele cobreado) isolei com fita e quebrei até o andar de cima, bem pouquinho só o suficiente para a passagem do conduit, levei até o lage superior ou forro como se chamava antigamente, levei o fio até o chuveiro, desci sobre o ponto já existente para ele e pronto, o terceiro é no apto onde moro atualmente, quando comprei ele há 15 anos atras, percebi os choques no registo do chuveiro mas como o apto tinha fio terra pensei que poderia estar interrompido fora dele, como o meu fio terra desce até o painel dos relógios e eles ficam fronteiriços a uma especie de depósito foi fácil, furei de dentro do quadro para o "quartinho", depois quebrei até em baixo, coisa de menos de 2 metros, fiz como na minha sala, por tras do rodapé para não ter que repor, enfiei o vergalhão na parede e parou os choques, engraçado que o que desce do meu apto, está ligado no geral, mas só parou com os choques depois que acrescentei esse a ele.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, pode usar um chuveiro blindado. Quanto ao aterramento tem que inspecionar. Certamente está disponível no quadro geral, teria que ver a possibilidade de instalar até o apartamento.

Então o chuveiro de resistência blindada seria a melhor opção que eu tenho, pois não tenho aterramento disponível neste prédio antigo. E sim, já verifiquei nos quadros de energia geral do prédio e também perguntei para o pessoal que faz de tudo aqui no prédio, eles falaram que os quadros de energia são da época da construção do prédio e não possuem aterramento, além de serem monofásicos e 220v. Sou de Brasília.

Postado

@ivanoize  para melhorar a segurança instale da instalação instale um IDR (interruptor diferencial-residual). O aterramento é obrigatório, o síndico tem que se mexer ou pode ser responsabilizado em caso de acidente.

Postado
3 minutos atrás, Ricardov disse:

@ivanoize  para melhorar a segurança instale da instalação instale um IDR (interruptor diferencial-residual). O aterramento é obrigatório, o síndico tem que se mexer ou pode ser responsabilizado em caso de acidente.

Ricardov...gostei dessa,o síndico tem que se mexer, pois bem levei ao problema a ele e a resposta foi: aqui em casa está tudo certo, ninguém reclamou...ai um morador chegou a comentar: Quando for tomar banho use um saco plástico, por Deus que isso ocorreu, como eu tenho o conhecimento, não quis polemizar naquele momento, pedi autorização, comprei o material na conta do prédio e fiz o serviço....concordo com você sobre isso, mas em uma demanda recente que fiz contra o prédio, sobre outro assunto, a juiza falou na maior: Quantas aptos tem no prédio, respondi x, quantos reclamaram? Eu..só o senhor? Então venda o apto e se mude...já acionei o prédio por diversas vezes e mesmo embasado em provas robustas, a resposta é sempre a mesma, quantos moram e quantos reclamaram...por tudo que é sagrado..segundo a justiça o prédio é soberano, até desvios financeiros se a maioria não acionar não prospera nem no prédio nem na justiça....me arrependo até hoje de vender meu sobrado por essas e outras...mas apto tem os prós e toda vez que posso enfio a vara neles, juridicamente falando, posso não ganhar mas atazano....kkkkkk....e vou descontando o fio terra...hahahaha

Postado
15 minutos atrás, Ricardov disse:

Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR? 

Postado

@misterjohn tem essas filigranas jurídicas, mas se alguém morrer ou ficar com sequelas por causa de um choque o síndico pode ser responsabilizado por não ter tomado providências que lhe cabiam e das quais não pode se omitir.

@ivanoize são formas de minimizar o risco.

Postado
8 minutos atrás, Ricardov disse:

@misterjohn tem essas filigranas jurídicas, mas se alguém morrer ou ficar com sequelas por causa de um choque o síndico pode ser responsabilizado por não ter tomado providências que lhe cabiam e das quais não pode se omitir.

No Brasil??? Vou te citar um exemplo famoso, aqui em Santos, tem um restaurante que se esparrama pelas calçadas como todos, estava em obras, o síndico diz que pediu para o restaurante paralizar as atividades por risco de acidentes, pois bem, ele não fez isso e continuou a operar...a marquize ruiu e matou um cliente, ai interditaram o local, mas para o cara não ficar parado liberaram para explorar o comercio o deck em um local da praía que é público, passou se o tempo, ninguém foi preso ou responsabilizado, e capaz de terem culpado o morto como é praxe nesses casos.

Isso foi em 2001 em um dos bairros mas valorizados de Santos em sua principal praça inclusive.

1 hora atrás, ivanoize disse:

Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR? 

Todos os chuveiros deveriam vir com resistência blindada (dessas usada em banho maria de restaurantes) essa dura mais e não convem, as outra são só encaixadas dão mal contato e duram pouco, eles ganham mais

Postado
12 horas atrás, lnpott disse:

Em prédios antigos isso é um problema, infelizmente.

Acho que você não terá escolha pois essa "tática" de usar o neutro como terra é loucura.

Lembrei que uma vez estava no chão do box do chuveiro e não sabia como havia parado ali. Isso tem mais de 25 anos e acho que foi por causa dessa gambiarra feita por eletricista.

Postado

O neutro é um condutor que não deve passar corrente nele, assim como outro que também usam e não pode de forma alguma é o cabo de para-ráios de prédio, daqueles instalado perto de janelas de sala ou quarto (prédios altos mas com cômodos pequenos como quarto e sala e kit) isso pode a vir matar alguém.

Postado

Isso é errado e perigoso, como pode ser visto em qualquer apostila/livro de instalações elétricas, no manual do aparelho e na própria norma técnica. Tenho o cuidado de repassar informação útil e correta.

Postado

Um profissional não faria isso nunca, profissional não é aquele que vive de uma atividade, e sim aquele que a realiza dentro das técnicas necessárias, de acordo com a norma técnica, realizando o trabalho com capricho porque o visual faz parte, utilizar ferramentas adequadas e após o trabalho limpar e  guardar as ferramantas e também com o recinto onde trabalhou...o resto é biscateiro, porco, e todos devem fugir...bom profissional também não é o que cobra caro, e sim o que cobra o preço justo.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

Isso é errado e perigoso, como pode ser visto em qualquer apostila/livro de instalações elétricas, no manual do aparelho e na própria norma técnica. Tenho o cuidado de repassar informação útil e correta.

Bom acabou de me ocorrer que se faltar o neutro ou acontecer o que chamam de meia fase realmente em um chuveiro a corrente vai para a carcaça e dessa pode eletrificar o box se estiver úmido quem sabe podendo matar.

Lembrei que eu já me percebi desacordado no box com a água caindo em cima de mim há muitos e muitos anos sem saber como fui parar naquela situação. E aqui já faltou o neutro uma ocasião.

Postado

Repetindo o que já disse, o neutro não é para circular corrente, o que pode fazer, caso seu encanamento seja de ferro, o que praticamente não existe mais, seria enrolar um fio de cobre no cano do chuveiro para servir de terra, mas teria que ter certeza que é ferro, prática não aconselhável, mas as vezes provisoriamente...agora eletrificar o box é meio difícil porque este não tem contato com a tubulação nem com a fiação, o que deve ter ocorrido é uma descarga por algum ponto em você e finalizando na estrutura do box, como está parafusada no chão, na parede, a umidade, mas essa estrutura de aluminio tem muita resistência ohmica e pouca condutividade.

Postado

E o que acontece em uma instalação (monofásica) de chuveiro sem aterramento, com o fio terra do chuveiro isolado/desconectado, e o neutro é interrompido? 🤔

Postado
Em 26/04/2019 às 14:26, Ricardov disse:

Certo, eu vou esta semana instalar um chuveiro eletrônico com resistência blindada e, vou deixar o fio terra dele isolado/desconectado, pois eu acho que não tenho aterramento disponível no meu apartamento. Apesar de um morador antigo e que já foi síndico, ter me dito que o prédio possui um aterramento TN-C, e eu poderia conectar o terra do chuveiro no neutro, desde que a bitola fosse 10mm. Se eu for levar em consideração essas informações que ele me passou: eu nem tenho certeza se tem mesmo o aterramento TN-C, é um dos piores tipos de aterramento, a bitola dos fios que vem do medidor até o disjuntor no quadro do apartamento é de 6mm (velhos e rígidos), do disjuntor ao chuveiro 6mm também (novos e maleáveis). Então mesmo que tivesse esse tipo de aterramento, eu ainda não teria os requisitos mínimos de 10mm para tal e, este tipo de aterramento com tudo correto, oferece perigo se o neutro se romper.

Portanto, considerando todas essas informações, a falta delas e limitações financeiras. Nestas condições, devo instalar o chuveiro de resistência blindada com o terra do mesmo isolado e desconectado, ao invés de conectar o terra no neutro? Visando desta forma reduzir riscos.

Postado

@ivanoize queremos ajudar, mas à distância existe uma limitação. Teria que ter mais informação dessa instalação. O fato dos fios serem sólidos não afeta nada, eram muito usados até a década de 90. Quantos fios tem no quadro do medidor? Quantos fios vem do medidor para o quadro? Se possível poste fotos. Quando esse prédio foi construído? Veja com o síndico se o condomínio tem uma empresa responsável pelo pára-raios, eles podem informar se existe aterramento. Veja se o condomínio tem o projeto elétrico do prédio. A norma de instalações elétricas exige a instalação do DR para circuitos de áreas úmidas há mais de vinte anos.

Postado
2 horas atrás, Ricardov disse:

@ivanoize queremos ajudar, mas à distância existe uma limitação. Teria que ter mais informação dessa instalação. O fato dos fios serem sólidos não afeta nada, eram muito usados até a década de 90. Quantos fios tem no quadro do medidor? Quantos fios vem do medidor para o quadro? Se possível poste fotos. Quando esse prédio foi construído? Veja com o síndico se o condomínio tem uma empresa responsável pelo pára-raios, eles podem informar se existe aterramento. Veja se o condomínio tem o projeto elétrico do prédio. A norma de instalações elétricas exige a instalação do DR para circuitos de áreas úmidas há mais de vinte anos.

Eu compreendo que sem informações limita o tipo de ajuda. Eu fui atrás dessas informações com o síndico, subsíndico e alguns funcionários do prédio. E muito infelizmente eu não consegui quase nada relevante. E até por isso eu nem conto com a possibilidade de ter um aterramento (embora o subsíndico tenha dito aquilo sobre um aterramento TN-C), e vim aqui perguntar, considerando essa situação que descrevi ao longo do tópico, se ao instalar esse chuveiro com resistência blindada, devo conectar o terra dele no neutro ou deixo o terra isolado e desconectado?

Postado
Em 08/05/2019 às 14:24, Ricardov disse:

Não tem como responder isso. Mande fotos dos quadros. Tem condição de instalar o DR?

Demorei, mas consegui algumas fotos.

Postei as mesmas no Imgur. Segue o link: https://imgur.com/a/He0qMkc

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!