Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Após ficar muito tempo ligado e ser desligado, computador demora a ligar


Posts recomendados

Boa noite amigos, tenho um PC hidro cooler, Razer 3, placa Asus A320, fonte Evga 500 80 plus 8 de memória DDR 4, sdd 120...

 

Bom vamos ao que interessa, ligo o computador e uso durante algumas horas. Desligo o computador e em seguida ligo novamente e??? Não liga não dá sinal nenhum de vida, demora em torno de 1 hora para ligar. 

 

Detalhe tem 1 mês de uso, hoje levei na assistência onde comprei e está tudo ok...

Mas hoje a noite o problema persistiu . 

O que pode ser??

Me ajudem por favor!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gestão financeira Chegou a fazer reset de bios para ver se surte algum efeito ?

 

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

 

O problema em questão é até estranho, o normal seria ligar de novo, eu mesmo uso o pc por umas 12 ou 16 horas por dia, faço umas 11 horas de sono e quando volto a ligar está normal, creio que já me ocorreu de desligar antes de dar 16 horas de uso e o pc voltou normal quando liguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@gestão financeira Então, isso pode estar relacionado a energia mesmo. Verifica se a fonte não está falhando e/ou tem um estabilizador. 

 

Quando ele ligar, é interessante fazer um teste de estresse nas memórias e processador. Podes usar o Prime 95.  Deixe rodando pelo menos por umas 8 a 12 horas, se não desligar e nem der problema, descarta  problemas de memória.

 

Em tempo,  PC, na minha opinião não é ideal ficar ligando e desligando. 

Existe os dois lados da moeda no PC ligado regularmente ou desligar e ligar todos os dias.

 

Deixando ligado direto, você mantém seu pc trabalhando, estará sempre a mão quando precisar, mas ao longo do tempo, em muitos períodos sem desligar pode deixar mais lento, pois a memória vai sendo preenchida. No processador, se tiver os L2 e L3 cache ativos, dá uma folguinha a mais, porque aí depois que encher a memória, passa a encher o cache do processador.

Particularmente, eu deixo meu PC praticamente 100% ligado de segunda a sexta, 24h por dia. Só reinicio de tempo em tempo para zerar a memória ram.

 

Por outro lado, desligar o computador todas as noites por exemplo, você dá uma folga para os componentes, em troca de toda vez que ligar o computador, você vai dar uma carga de energia nos componentes. Esse processo, eventualmente, pode diminuir a vida útil. Veja bem, digo que "pode", porque não necessariamente ele vai fazer diminuir a vida útil.

 

Em todo o caso, o seu problema é de energia, Seja na fonte ou até mesmo na placa-mãe... Você tem certeza de que a sua assistência avaliou?  Tem nota? ordem de serviço?  Ou é só na palavra deles?  Leva em outra assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gestão financeira Olá, bem vindo ao fórum Clube do Hardware!

Amigo você usa estabilizador nessa fonte EVGA? A tomada que seu PC está ligado está em boas condições? Não tem muita flutuação de tensão e por acaso tem um caminho próprio para a tomada vindo do quadro de disjuntores, além de estar aterrada? 

Caso tenha um multímetro, quando o PC não ligar, pegue o cabo 24pin da fonte, desligue da placa-mãe, ligue o cabo verde com um preto e faça uma espécie de "jumper" com um pequeno fio. A fonte deve armar, desligue todos os cabos dos HDs, o ATX 12V da CPU, SSD, etc deixe só a fonte funcionando e teste com o multímetro o cabo amarelo (pode ser de algum molex, aquele conector padrão antigo) que deve acusar algo perto de 12V e o vermelho que deve acusar algo perto de 5V. Se as tensões estivem normais, com variações de 5 a 10% podemos passar para a próxima etapa.

 

Já chegou a fazer um reset na sua BIOS? Fez alguma modificação de frequência na(s) memória(s) e/ou no CPU? Se fez, faça um clear na BIOS e deixe tudo stock. Veja se liga. Se não ligar, cheque muito bem todos os conectores de energia, em especial o 24pin e o de 4+4pin da CPU 12V se está encaixado correto e bem encaixado. Se um desses 2 principais chicotes estiver mal conectado, vai dar problema mesmo.

 

Caso ainda não dê certo, quando o PC resolver ligar, vá no site do fabricante da tua placa-mãe, veja o modelo e revisão certinha dela (a revisão geralmente diz na borda da placa, tipo rev1.0 etc) e baixe a última BIOS disponível. Coloque num pendrive e reinicie o PC com o pendrive, aperte DEL ou F2 após ele voltar para a tela da placa-mãe e entre na UEFI/BIOS, procure lá por "Live Update", "BIOS Update", "ROM update", algo assim, e escolha enfim o arquivo de BIOS que você baixou e espere a atualização terminar. Se não resolver, é problema na placa-mãe mesmo e só RMA resolve. 

 

Boa sorte amigo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiF disse:

PC, na minha opinião não é ideal ficar ligando e desligando

Qual a lógica desse "ideal"?

O SO saberá encerrar e iniciar os processos necessários sempre que solicitado quando uma ou outra ação (ligar ou desligar).

Uma analogia barata seria dizer que não se deve fechar nem mesmo trancar uma porta mas sim deixá-lá, além de aberta, sem a tranca da chave.

Pra mim é puro desperdício deixar o PC ligado à toa 24/7 pois um adulto, como eu, trabalha 8h/dia + viagens + estudos + família, etc). Uso o computador por 2h/dia (no máximo). Assim as outras 22h o mesmo estaria rasgando meu suado dinheiro por um "luxo".

Como engenheiro de computação, nunca ouvi dizer nada parecido a menos que seja um servidor (mas que obviamente possuem memórias ECC).

Outra questão é o consumo de energia elétrica. Digo que você tem ótimas condições financeiras, o custo da energia elétrica é muito barato na sua região ou ambos. Caso eu esteja errado, gostaria de saber o(s) motivo(s).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, simforoso disse:

@gestão financeira Olá, bem vindo ao fórum Clube do Hardware!

Amigo você usa estabilizador nessa fonte EVGA? A tomada que seu PC está ligado está em boas condições? Não tem muita flutuação de tensão e por acaso tem um caminho próprio para a tomada vindo do quadro de disjuntores, além de estar aterrada? 

Caso tenha um multímetro, quando o PC não ligar, pegue o cabo 24pin da fonte, desligue da placa-mãe, ligue o cabo verde com um preto e faça uma espécie de "jumper" com um pequeno fio. A fonte deve armar, desligue todos os cabos dos HDs, o ATX 12V da CPU, SSD, etc deixe só a fonte funcionando e teste com o multímetro o cabo amarelo (pode ser de algum molex, aquele conector padrão antigo) que deve acusar algo perto de 12V e o vermelho que deve acusar algo perto de 5V. Se as tensões estivem normais, com variações de 5 a 10% podemos passar para a próxima etapa.

 

Já chegou a fazer um reset na sua BIOS? Fez alguma modificação de frequência na(s) memória(s) e/ou no CPU? Se fez, faça um clear na BIOS e deixe tudo stock. Veja se liga. Se não ligar, cheque muito bem todos os conectores de energia, em especial o 24pin e o de 4+4pin da CPU 12V se está encaixado correto e bem encaixado. Se um desses 2 principais chicotes estiver mal conectado, vai dar problema mesmo.

 

Caso ainda não dê certo, quando o PC resolver ligar, vá no site do fabricante da tua placa-mãe, veja o modelo e revisão certinha dela (a revisão geralmente diz na borda da placa, tipo rev1.0 etc) e baixe a última BIOS disponível. Coloque num pendrive e reinicie o PC com o pendrive, aperte DEL ou F2 após ele voltar para a tela da placa-mãe e entre na UEFI/BIOS, procure lá por "Live Update", "BIOS Update", "ROM update", algo assim, e escolha enfim o arquivo de BIOS que você baixou e espere a atualização terminar. Se não resolver, é problema na placa-mãe mesmo e só RMA resolve. 

 

Boa sorte amigo!!!!!

valeu amigão!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Qual a lógica desse "ideal"?

O SO saberá encerrar e iniciar os processos necessários sempre que solicitado quando uma ou outra ação (ligar ou desligar).

Uma analogia barata seria dizer que não se deve fechar nem mesmo trancar uma porta mas sim deixá-lá, além de aberta, sem a tranca da chave.

Pra mim é puro desperdício deixar o PC ligado à toa 24/7 pois um adulto, como eu, trabalha 8h/dia + viagens + estudos + família, etc). Uso o computador por 2h/dia (no máximo). Assim as outras 22h o mesmo estaria rasgando meu suado dinheiro por um "luxo".

Como engenheiro de computação, nunca ouvi dizer nada parecido a menos que seja um servidor (mas que obviamente possuem memórias ECC).

Outra questão é o consumo de energia elétrica. Digo que você tem ótimas condições financeiras, o custo da energia elétrica é muito barato na sua região ou ambos. Caso eu esteja errado, gostaria de saber o(s) motivo(s).

Cara não é por mal, mas se o cara fica em casa, diferente do teu caso que passa a maior parte do tempo fora, toda hora está usando o PC, é ruim desligar e ligar toda hora o PC... isso afeta o HD, principalmente. O ideal é se a pessoa estiver em casa toda hora quiser dar uma olhada, desligar só o monitor e deixar o PC funcionando mesmo, assim que faço aqui pois uso umas 12h/dia o PC e só desligo o monitor. Muitas vezes deixo o PC ligado durante a madrugada também, baixando/semeando arquivos.

 

Agora, no seu caso que passa o dia todo fora, não tem sentido NENHUM mesmo deixar seu PC ligado, aí você está coberto de razão. Mas para meu caso e no do colega que usa bastante tempo por dia o PC, o ideal é só desligar o monitor quando se ausentar por alguns minutos e deixar o PC em funcionamento, de preferência com uma boa fonte com ótima eficiência (pelo menos 80 Plus Bronze) e um filtro de linha bom, NUNCA estabilizador e/ou no-break barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Qual a lógica desse "ideal"?

O SO saberá encerrar e iniciar os processos necessários sempre que solicitado quando uma ou outra ação (ligar ou desligar).

Não meu caro... toda vez que você desliga seu computador e liga novamente, você dá uma carga de energia nos componentes. Essa carga eventualmente pode ou não diminuir a vida útil.  

 

Mas como eu disse, tem dois lados da moeda, um, por um lado, deixa o pc lento se permanece ligado direto sem ao menos um reset, por outro lado, o ligamento sempre vai impor uma carga "a mais" na hora do ligamento do aparelho. 

Então na MINHA opinião, o ideal é desligar o menos possível.  EU uso assim, sei dizer o que se passa, raramente desligo meu pc. só reinicio quando sinto necessidade.

 

8 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Pra mim é puro desperdício deixar o PC ligado à toa 24/7 pois um adulto, como eu, trabalha 8h/dia + viagens + estudos + família, etc). Uso o computador por 2h/dia (no máximo). Assim as outras 22h o mesmo estaria rasgando meu suado dinheiro por um "luxo".

Já ouviu falar de: cada um tem seus usos do PC? Não passou pela sua cabeça que eu tenha que usar sempre ligado, Você é você.  Não acho que seja desperdício, uma que atualmente os computadores são bem mais econômicos.  Se em iddle, não consomem quase nada com o cool n quiet.

 

Mesmo se eu viajasse, trabalhasse e estudasse, eu não teria saco de ficar desligando e ligando toda vez que chegar em casa. Eu quero chegar em casa, e só ligar o monitor que meu pc tá pronto para uso. Ademais, mesmo com ele ligado eu deixo ele fazendo coisas... OU baixando algo, ou fazendo outra coisa. não é desperdício. 

 

Só concordo em desligar o pc se for o caso de não usar por muito tempo, no caso de viagens por exemplo, aí realmente não tem sentido deixar ligado.

 

@simforoso Exatamente isso. Me resumiu no seu post #07 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Como engenheiro de computação, nunca ouvi dizer nada parecido a menos que seja um servidor (mas que obviamente possuem memórias ECC).

O momento de maior stress para o hardware acontece quando ele é ligado. Ficar ligando e desligando o PC várias vezes ao dia é muito mais danoso para o sistema do que deixá-lo funcionando e apenas desligar o monitor. Prova disso é você comparar um HD de um servidor com outro de um PC doméstico. Mesmo tendo mais horas de uso um HD de servidor apresenta muito menos erros do que um doméstico que é ligado e desligado diversas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gestão financeira Vai ver a assistência pode ter ligado direto na tomada, enquanto você não... Há algum equipamento entre o computador e a tomada? Esse é o primeiro ponto. 

 

Em segundo lugar, quanto tempo de uso tem essa fonte? Com o tempo, o desgaste pode provocar esse problema. A qualidade da rede elétrica no local onde você mora, a qualidade das instalações elétricas da sua casa e o uso adequado (diretamente na tomada ou com filtro de linha de qualidade) ou inadequado (com estabilizador ou nobreak barato) interferem diretamente nisso.

 

Se o computador funciona normalmente em outro local e não em sua residência, ou você está fazendo mal uso da fonte ou há um problema elétrico aí (que pode ser na sua casa ou culpa da empresa que fornece a energia). Há também a hipótese do pessoal da assistência ter mentido... Bem, comece removendo qualquer equipamento e ligando a fonte diretamente na tomada. Veja se o problema persiste. Se ocorrer, tente em outra tomada. Algum outro equipamento da sua casa tem apresentado comportamento estranho?

 

Sobre a questão de deixar o computador ligado ou ficar desligando, no meu ponto de vista, nenhuma das duas argumentações, contra ou a favor - aumento do consumo de memória e cache ao longo do tempo e suposto desgaste acelerado dos componentes, que na minha opinião é coisa de anos atrás - tem impacto nessa decisão, mas sim apenas uma questão de conforto e necessidade versus economia e ecologia. Se você acessa o computador o tempo inteiro e sai direto por breves períodos, dependendo da atividade e se possui SSD ou não, ou mesmo se deixa algo rodando em segundo plano, deixar o computador ligado por ser realmente interessante. Se você não se incomoda com o tempo de ligar ou não depende disso, e/ou preza pela economia e pela questão ecológica, melhor deixar desligado. 

 

Ao meu ver, considerando a velocidade de carregamento dos sistemas operacionais modernos - em especial o Windows 10 - e o desenvolvimento dos componentes atuais, não vejo sentido em deixar a máquina ligada, por mais que o consumo de energia seja pequeno. É claro que isso varia com o uso, contudo. Por padrão, o meu fica sempre desligado mesmo durante os mais breves períodos (como lanches e banho), a menos que esteja rodando o Folding ou baixando algo. Como meu trabalho  (pesquisa acadêmica) pode ser interrompido e retomado sem prejuízo rapidamente e minha máquina liga em questão de 10 segundos, não há sentido em deixar ligado, principalmente levando em consideração que valorizo muito a questão ecológica. Contudo, a depender das atividades, essa interpretação pode ser diferente para outras pessoas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@gestão financeira Não entendi bem se foi seu caso, mas eu estava com um problema de o windows demorar muito para iniciar, tinha vezes que nem iniciava, eu esperava uns 20 minutos e nada e quando ligava ainda ficava meio lento, resolvi mudando algumas configurações na bios: desabilitei as opções "limit cpuid maxval", "enhanced c1" e "spread spectrum" que ficam em advanced chipset features

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!