Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou fazendo uma restauração em uma luminária porém ela tem uma bateria que não funciona mais, e não possui nenhuma inscrição aparente sobre a tensão da mesma, gostaria de saber se algum de vocês poderia me ajudar.

Segue 1 anexo da mesma.

Obs: acima dela está escrito "DP9 A15"

IMG_20190505_223229045.jpg

Postado

Equivale a uma bateria selada de 6V/1.3Ah.

Postado

essa é uma bateria de 3V. poe um pouco de solução de bateria dentro dela depois de algum tempo poe pra carregar, talvez ela ainda possa ser ressuscitada.

• Obrigado 1
Postado

Observe que o circuito de carga não é adequado para baterias de íons de lítio (18650), onde se faz necessário um melhor controle de carga, como por exemplo, para evitar uma explosão ou sobreaquecimento da célula. Visualmente a bateria da foto é selada de chumbo-ácido.

O que é mais significativo para deduzir a tensão da bateria é a descrição do autor, ele menciona "luminária", supondo então que seja uma luminária de emergência. Entretanto, uma coisa é luminária e outra é "lanterna" com bateria recarregável.

Obs.: Se for aquelas luminárias chinesas, pode ser uma bateria de 4V até no máximo 1Ah.

Postado

Já vi dessas de 4V também, quando não tá escrito nada haja bola de cristal! Kkkkk 

A melhor maneira é retirar a bateria e medir quanto sai do carregador.

Só tome cuidado porque é "rabo quente". 

• Obrigado 1
Postado

Essa bateria tem 2 vasos, então dá pra dizer que é 4V, eu tinha uma lanterna com uma bateria dessas, vinha uma fonte rabo quente dessa aí da foto, a placa de leds já vinha com os resistores, em 4V funcionavam perfeitamente, acima disso os resistores já ferviam um pouco...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
agora, Renato.88 disse:

A melhor maneira é retirar a bateria e medir quanto sai do carregador

isso, digo que é de 3V porque todas iguais a essas que vi, medi carregando e dava na media 4V e sem carregador caia para 3V.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Vejam que fantástico o pensamento coletivo! Com base em um experimento do sr. Francis Galton, temos os seguintes palpites:

Daniel: 6V

Isadora: 3V

Renato.88: 4V

Gu1426: 4V

Lucas32: 3V

Somando e tirando a média: (6+3+4+4+3)/5 = 4V

Mesmo sem bola de cristal, com o pensamento coletivo conseguimos uma ótima aproximação do valor real.

Postado

@Renato.88 então pensei nisso também porém a placa carregadora tem apenas uma ponte retificadora 🤔 fui medir e realmente ele carrega (ou pelo menos carregava) com 127V no meu caso o que é um pouco preocupante 😕

adicionado 2 minutos depois

@[Daniel] acho que vou na média geral aqui e vejo no que deu kkk, se eu não der resposta é porque minha casa pegou fogo 😅

Postado
4 minutos atrás, joaogama13 disse:

então pensei nisso também porém a placa carregadora tem apenas uma ponte retificadora 🤔 fui medir e realmente ele carrega (ou pelo menos carregava) com 127V no meu caso o que é um pouco preocupante 😕

Eu tinha umas dessas que pelo menos tinha um diodo zener. 

Se fosse um carregador mais decente aí dava pra adaptar uma bateria de celular ou uma 18650.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Ganhei algumas luminárias destas e todas (TODAS) com o mesmo problema a saber. De fato é de 4V. E de fato é só ponte retificadora rabo quente com zero limite de tensão. A bateria age como zener. Ao oxidar os contatos e abrir, explode um capacitor eletrolítico e afins. Agora algo mais sinistro: tem um radinho que usa o mesmo princípio: Fonte rabo quente e mesmíssima bateria. Aconteceu o mesmo mas detonou todo o circuito.

Numa das dezenas de luminárias, adaptei a 18650 com sucesso desta forma:

~----||---|...|---o--->|--- diodo
          |   |   |       |
          |   |  \ /      |
          | p |   -  l  _____
          | o |   |  e   ___
          | n |  \ / d  _____
          | t |   -  s   ___
          | e |   |       |
          |   |  \ /      |
          |   |   -       |
          |   |   |       |
~---------|...|---o--------

Os leds agem como zener pra não deixar subir a V na bat. Mas o rabo continua quente. O menos errado é usar um carregadorzinho de 5V + led em série

Me propus um autodesafio que é bolar um circuito minimalista cuja função é:

-a luminária fica em paralelo com a lâmpada da rede. Só isso: só 2 fios mesmo.

-só acende na ausência da rede E se o interruptor da lâmpada estiver ligado

-o objetivo é não deixar ligada a toa pois estas luminárias acendem só na ausência da rede.

-quase tive sucesso num circuito-conceito não montado nem simulado. Algo como uso uma corrente de retorno pra avaliar de acende ou não

Se você, caro leitor, tiver alguma ideia adicional, não te acanhes em somar...

...

• Obrigado 1
Postado
15 horas atrás, joaogama13 disse:

Olá pessoal, estou fazendo uma restauração em uma luminária porém ela tem uma bateria que não funciona mais, e não possui nenhuma inscrição aparente sobre a tensão da mesma, gostaria de saber se algum de vocês poderia me ajudar.

Segue 1 anexo da mesma.

Obs: acima dela está escrito "DP9 A15"

IMG_20190505_223229045.jpg

Obrigado a todos, acho que o melhor a fazer será refazer o circuito de carga e trocar a bateria mesmo, desde já agradeço.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, joaogama13 disse:

Obrigado a todos, acho que o melhor a fazer será refazer o circuito de carga e trocar a bateria mesmo, desde já agradeço.

Nesse caso, um carregador e uma bateria de celular qualquer é uma boa opção. 

Nem precisa ser bateria boa, pois os Leds gastam pouco, pode ser uma que já esteja cansada mesmo. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Tenho uma outra lanterna mais rabo quente ainda, na saída de tensão da fonte, vai ligado a uma porta USB, tem também um "painel" solar, acho que a proposta é carregar o celular com a energia do "painel", mas pode acontecer de alguma pessoa colocar a lanterna para carregar na tomada e ligar o celular na porta USB da lanterna, perigo imenso, bem porqueira mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...