Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada de 127V para 5V com defeito


Ir à solução Resolvido por EribertoTorres,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde colegas, tudo bem?

Fiquei um bom tempo ausente do fórum, mas estou de volta precisando de uma ajuda.

Tenho um painel LED e um belo dia, ele parou de funcionar. Tirei, desmontei e vi que tem uma fonte chaveada nele. Vi também que tem um controlador de LED que funciona com 5V, injetei %V no controlador e ele está bem, porém a fonte ligada somente na tomada não passa os 5V.

Não entendo muito de eletrônica, porém andei estudando o circuito e fui testando continuidade nele. Ao menos até o maior capacitor está ok, os diodos retificadores também. Próximo ao capacitor notei algumas coisas erradas, como um diodo de sinal rápido "aberto". Tanto na polarização direta quanto na inversa ele passa corrente. Fiquei na dúvida, pois no circuito tem outros dois iguais e eles não se comportam assim, tirei e fora do circuito,ele está normal.

Notei também que tem um resistor (laranja laranja prata dourado) aberto, pois dá 1 ohm de resistência.

Próximo a eles tem outros 2 resistores de 75 ohm, porém quando começo a medir ele tem uma resistência mais baixa, e daí vai aumentando até chegar em 73 ohm.

Por onde devo continuar procurando defeitos?

 

IMG_20190524_110114819[1].jpg

IMG_20190524_110128495[1].jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, EribertoTorres disse:

Notei também que tem um resistor (laranja laranja prata dourado) aberto, pois dá 1 ohm de resistência.

O resistor é de 0R33, mas seu multímetro não vai medir com precisão algo menor que 1. O resistor está bom. 

Estaria aberto se ficasse o digito de infinito no mostrador. 

 

15 minutos atrás, EribertoTorres disse:

Próximo ao capacitor notei algumas coisas erradas, como um diodo de sinal rápido "aberto". Tanto na polarização direta quanto na inversa ele passa corrente. Fiquei na dúvida, pois no circuito tem outros dois iguais e eles não se comportam assim, tirei e fora do circuito,ele está normal.

Tire do circuito e meça na escala do diodo, no circuito fica duvidoso mesmo, pois os outros componentes atrapalham. 

16 minutos atrás, EribertoTorres disse:

Próximo a eles tem outros 2 resistores de 75 ohm, porém quando começo a medir ele tem uma resistência mais baixa, e daí vai aumentando até chegar em 73 ohm.

Isso significa que eles estão ligados a capacitores, porém se nota que estão bons. 

17 minutos atrás, EribertoTorres disse:

Por onde devo continuar procurando defeitos?

Comece pelos componentes semicondutores, se estiver bons veja os capacitores, eles dão muito problemas nessas fontes. Muitas vezes aparentam estar bons mas não estão. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado Renato. Então to mais perdido rsss.

O diodo fora do circuito apresenta comportamento normal, se polarizado dá uma certa resistência, se inverto a ponteira, marca 1 no multímetro.

Aparentemente meus diodos estão bons, mas no circuito esse diodo 4148 dá esse comportamento estranho.

Para testar os capacitores, tenho que tirar do circuito?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, EribertoTorres disse:

no circuito esse diodo 4148 dá esse comportamento estranho

No circuito ele está rodeado de conexões que causam isso. Portanto, normal.

 

Comece medindo o fusível. Geralmente um treco transparente. Meça agora continuidade (beep) entre o - do 100uF/400 e o terminal da esquerda daquele TO220 deve ser um mosfet. Meça entre o + do 100uF até o terminal do meio dele. Tudo tem que dar beep.

 

Depois mude a escala pra 1000Vdc e meça a V naquele 100uF/400. Ligue na tomada. Em 127 deve dar uns 170Vdc. Cuidado se encostar + e - dá um baita estalo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

No circuito ele está rodeado de conexões que causam isso. Portanto, normal.

 

Comece medindo o fusível. Geralmente um treco transparente. Meça agora continuidade (beep) entre o - do 100uF/400 e o terminal da esquerda daquele TO220 deve ser um mosfet. Meça entre o + do 100uF até o terminal do meio dele. Tudo tem que dar beep.

 

Depois mude a escala pra 1000Vdc e meça a V naquele 100uF/400. Ligue na tomada. Em 127 deve dar uns 170Vdc. Cuidado se encostar + e - dá um baita estalo.

Fiz isso. Como vi que deu continuidade, arrisquei ligar na tomada e mediu os 170V e por ironia do destino, ligou o led dos 5V. Fui testar e tinha 5V. Montei o painel e está funcionando. Agora não tenho nem ideia do que pode ter sido o problema, porque antes não tinha saída nos 5V, parou de funcionar de repente.

 

Agradeço a todos que me ajudaram. Muito obrigado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que para atestar a condição de funcionamento adequado, considere que só o led acender e apresentar a tensão nominal não quer dizer que ela esta isenta de falhas. Para isso você deve providenciar uma carga de modo que consuma o limite de potência da fonte, drenar essa corrente continuamente por um "tempo" e então medir a tensão de saída, espera-se que ainda seja o valor nominal e que fique estável. Se dispor de um osciloscópio é válido verificar o ripple de saída. Portanto, se drenar a potência máxima que pode ser fornecida pela fonte e a tensão e corrente ficarem estáveis com um ripple dentro de 10...20% é certo que de fato esteja "boa".

 

É só uma dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Provavelmente era só um mal contato. 

Você mexeu na placa, tirou componentes e os colocou de volta, virou pra um lado e para o outro e reestabeleceu a conexão. 

De uma revisada nas soldas, veja se não tem nada solto. 

Realmente, eu tirei dois componentes e resoldei, pensei que pudesse ser uma solda fria.

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, [Daniel] disse:

Recomendo que para atestar a condição de funcionamento adequado, considere que só o led acender e apresentar a tensão nominal não quer dizer que ela esta isenta de falhas. Para isso você deve providenciar uma carga de modo que consuma o limite de potência da fonte, drenar essa corrente continuamente por um "tempo" e então medir a tensão de saída, espera-se que ainda seja o valor nominal e que fique estável. Se dispor de um osciloscópio é válido verificar o ripple de saída. Portanto, se drenar a potência máxima que pode ser fornecida pela fonte e a tensão e corrente ficarem estáveis com um ripple dentro de 10...20% é certo que de fato esteja "boa".

 

É só uma dica...

Toda carga não sei que equipamento usar, mas montei o painel led novamente e até agora está operativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

De fato me fez lembrar que certa feita havia um aparelho (céu cat) de um amigo que parou de funcionar. Ficava piscando Os cara ia cobrar uma minifortuna dele. 'me dá aqui preu ver'  ... fonte boa 12v. Coloquei nele, led pisca... enfim... capacitor da fonte bichado... Agora creia se quiser... não só ele mas alguns outros produtos de origem asiática com mesmo problema já peguei. Carregador de celular, fonte de cam de segurança são só 2 exemplos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Más notícias para mim 😕 Liguei ela ontem e funcionou, liguei hoje cedo e tudo bem. Precisei desligar o painel e na hora que religuei, não funcionou 😕

Desmontei de novo, liguei e funcionou uns 2 minutos e depois parou. O led verde fica piscando e não tem tensão nos 5V. O Capacitor grande tem 174V.

Ainda tenho continuidade no que a Isadora pediu para medir. Qual componente devo continuar vendo? Pelas piscadas que o led ficou dando, pode ser o fotoacoplador ou o pwm?

 

Edit:

Liguei novamente e fiz medição na saída dos 5V. As piscadas se devem a oscilação na saída, ora tem 0.3V e vai pipocando e oscilando até 2V (máximo), daí entendo o comportamento do led, ele pisca quando tem saída e desliga quando não tem. Pelo que medi, todo o primário tem continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, EribertoTorres disse:

O led verde fica piscando e não tem tensão nos 5V

 

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

led pisca... enfim... capacitor da fonte bichado..

No seu caso parece que são 4... os eletroliticos iguais. Meça 5V sem carga=sem leds

 

Ah e ressolde tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tens um probleminha chato conhecido como solda fria. E muitas vezes, ao bolinarmos a placa o mau contato da solda fria se esconde, mas é por pouco tempo, sempre volta a chata.; Refaça as soldas que deve resolver. No caso mais extremo, retire e recoloque cada um dos componentes sempre observando se a parte soldada não está preta (oxidação). Dá menos trabalho fazer o  procedimento sugerido (não são tantos componentes assim) do que esquentar a cabeça com as teorias de funcionamento. Aja com delicadeza para não estourar as trilhas.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 27/05/2019 às 16:37, Sérgio Lembo disse:

Cara, tens um probleminha chato conhecido como solda fria. E muitas vezes, ao bolinarmos a placa o mau contato da solda fria se esconde, mas é por pouco tempo, sempre volta a chata.; Refaça as soldas que deve resolver. No caso mais extremo, retire e recoloque cada um dos componentes sempre observando se a parte soldada não está preta (oxidação). Dá menos trabalho fazer o  procedimento sugerido (não são tantos componentes assim) do que esquentar a cabeça com as teorias de funcionamento. Aja com delicadeza para não estourar as trilhas.

Boa sorte.

Também pensei na solda fria, mas como tenho um comportamento meio interminente, estou apto a pensar que pode ser os capacitores de 1000uF 16V que a Isadora mencionou. 

Fiz uma medição neles, como a placa tinha ficado um tempo desligada, ela funcionou novamente. Comprei 4 capacitores, amanhã troco os 4 e vejo o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!