Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nunca usei SCR antes, queria saber se o que eu fiz está correto.

@Isadora Ferraz @aphawk @Renato.88

Meu amigo veio com uma dúvida: se seria possível usar corrente dc pra acionar o gate do scr e permitir passar corrente vinda da tomada 220V.

Tentei fazer algo meio que por instinto, me corrijam por favor.

Primeiro tem o temporizador, é apenas um circuito com 555, não achei necessário colocar o circuito dele:

image.png.1270b9df9fd32370fffef7ef8f6493a5.png

Depois, pro SCR, acho que teria que converter AC para DC se eu quiser usá-lo:

image.thumb.png.90d9c5a97d14cc649971b25d4e732121.png

E por último teria o SCR:

image.png.2da7fd5eb8ce895018a8868087da2229.png 

• Membro VIP
Postado

O melhor quando queres controlar uma forma de onda AC seria usar um Triac em vez de um SCR.

Se disparares um SCR ou um Triac ambos se manterão em condução até que a corrente através deles caia a um valor abaixo da corrente de manutenção, que geralmente é de alguns miliamperes, depende do componente.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Lucca Rodrigues disse:

@faller Entendo, mas no caso eu estaria usando ponte retificadora pra converter pra DC, estaria usando o SCR em corrente DC apenas, o circuito que fiz está errado?

Sim.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Lucca Rodrigues disse:

Não me diga que com aquele circuito, com 4 diodos 1N4007 e um potenciômetro de 100 ohms vais querer alimentar a resistência de chuveiro???

Evidente que não vai operar...

O que desejas fazer???

Ficaria bem melhor de entender se dissesses...

• Curtir 1
Postado

@faller

49 minutos atrás, faller disse:

Não me diga que com aquele circuito, com 4 diodos 1N4007 e um potenciômetro de 100 ohms vais querer alimentar a resistência de chuveiro???

O que desejas fazer???

Exatamente isso que você disse, quero que, ao ligar o temporizador (que fará a saída apresentar 5V durante 5 minutos) permita a resistência de chuveiro receber corrente para esquentar, eu faria a conexão entre eles a partir do SCR, no caso meu amigo disse que gostaria de aquecer uma jarra de café, como ele fará isso já é com ele.

Sobre não funcionar, fico meio confuso... Procurando na internet, pessoal liga resistência de chuveiro direto na tomada pra fazer elemento resistivo de esquentar água e funciona, por que não iria operar?

image.png.84601576d93bf6b06d8819071c71c2a1.png

Postado

@Lucca Rodrigues ,

Bom, um SCR só irá conduzir em meio ciclo da senóide, quando ele ficar diretamente polarizado e com o Gate acionado.

No outro semi-ciclo, ele irá cortar e não irá conduzir, independente da tensão do Gate !

Exatamente por isso é que se usa Triac para cargas em corrente alternada.

Para te ajudar a dimensionar o problema : uma resistência de chuveiro tem em torno de 5500w , ou seja, em 220V puxa uma corrente média de 25A.

Mas quando você liga com a resistência fria, o pico de corrente supera os 50A fácilmente.

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bem, continuando a análise, se esses 50A tiverem de passar por dentro daqueles diodos e também do potenciômetro, os mesmos ficarão pulverizados na hora... O diodo é para 1 Ampere e o potenciômetro deve aguentar cerca de 0,01Ampere.

Para o que desejas fazer basta um Triac e a alimentação direta dos 220 volts. A parte lógica vai, via resistor de 1k até o gate do triac ou do SCR. Tudo isso na linha de 220 Volts, porque não. O triac conseguirá ligar os 220 Volts sobre a resistência com semiciclos tanto o positivo quanto o negativo. Já com o SCR somente passarão os semiciclos em um dos sentidos, claro, quando acionado pela lógica (seu temporizador)..

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

@MOR Certo... Normalmente conecta-se a porta ao cátodo com um resistor de 1k, mas fora isso, poderia me dizer o que fiz de errado?

Alguns detalhes já foram mencionados, mas vamos lá:

1 - Diodos para 1A e resistência do chuveiro para 25A. Isso quando a resistência estiver já quente. Ao ligar a corrente será maior ainda.

2 - Provavelmente o resistor R1 queimará. Tem que calcular a potência dissipada nele, que não será baixa. Pelo menos uns 850W.

3 - Fonte de 220Vdc está invertida em relação ao scr. Mesmo que estivesse "desinvertida", uma vez acionado o scr não desligaria até que a corrente direta nele caísse a poucos miliamperes, ou seja, não desligaria. O gate não controla o desligar, mas apenas o ligar.

4 - Como já foi dito, bastaria um triac, MAS, entre o pulso do 555 e o triac tem que ter um MOC isolando o terra dos 5V e a fonte 220Vca, ou 300Vcc (valor médio dos 220Vrns retificado e filtrado).

5 - Quanto a aquecer uma jarra de café com essa potência toda, acho demasiado. Já existe um produto que aquece a água em um copo, talvez já seja suficiente para a jarra de café.

Finalmente. Uma cafeteira elétrica faz isso mesmo e muito mais prático. Já vem até montada e industrializada. Tem até alguma proteção.

Se for para aproveitar material/componentes existentes, ou apenas por estudo didático, é melhor começar com circuitos mais simples e que não envolvam rede de 220Vca diretamente. 

Por suas dúvidas e apresentação de seu circuito básico, recomendo fortemente que estude mais eletrônica para somente depois começar a mexer com 220Vca. É muito perigoso.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

@MOR Nunca usei MOC, essa imagem é condizente com o que você explicou?

image.png.5e59e46cc8f9797ab320aad0eed32fae.png

8 horas atrás, MOR disse:

5 - Quanto a aquecer uma jarra de café com essa potência toda, acho demasiado. Já existe um produto que aquece a água em um copo, talvez já seja suficiente para a jarra de café.

Sim, existe, mas ele disse que quer fazer assim mesmo, sei que a potência é grande...

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

Nunca usei MOC, essa imagem é condizente com o que você explicou?

Ola.

Sim, a sua  imagem é do datasheet do fulano.

Segue um circuito desenhado, lembrando que o R39 e o capacitor podem ser dispensados dependendo do triac e da carga em uso.

moctriac.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
24 minutos atrás, MOR disse:

@Tito Fisher sacou mais rápido.

Ola, Mor .

To pegando o jeito, mas pela minha contagem eu tô lá na rabeira porque quase sempre eu ainda tento entender a pergunta quando você e outras feras aqui já estão com a resposta postada !

Bora pra frente, esse forum é top ! 

🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!