Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na época que era sócio numa fábrica de amplificadores no final da década de 80 tive sérios problemas com TIPs 41 e 42 com fuga  que queimavam os 2n3055 da saída após cerca de um mês de uso. Com isso fiquei neurótico com fugas tanto que depois que saí da sociedade montei várias potências com o saudoso MJ15003 da Motorola. Optei até por faze-las na configuração quase complementar porque o 15003 tinha metade da fuga entre coletor emissor (1 Mohm) que o seu par, o MJ15004 (500 Kohms). Nunca ví outro transistor com uma fuga tão baixa, nenhum que medi deu mais  de 400 Kohms. Para isso uso até hoje um multímetro antiquíssimo que tem a escala de ohms x 100.000 alimentada originalmente por uma bateria de 30 volts (que nunca vi na vida, uso 3 de 9 volts).  Nele BCs medem 150K, BDs 200~250K, TIPs 31/41 (TO220) 300K , o 2SC3281 e o 2SC5200 quase 400K etc... portanto cheguei a conclusão que quanto maior a tensão e corrente maior a resistência ôhmica e menor a fuga. Voltando a mexer recentemente com eletrônica fiquei triste em ver que os Mj15003 não são mais fabricados pela Motorola e sim pela ON. E, claro, mais triste ainda com a inundação de falsificados no mercado. Recentemente comprei transistores TO220 da linha 2SC/2SA para tensões de 180~200 V em duas lojas diferentes, uma em Bragança Paulista marca NEC (2SC2336 e o seu par complementar) e outra em Mogi Guaçu, A1930 e C5171, não lembro a marca. Em ambos os casos a fuga dos PNPs esta normal mas a dos NPNs mede menos de 200Kohms ou seja, o contrário dos MJs que apresentam mais fuga nos PNPs.  Por curiosidade acabei de medir um D13003 que tirei de uma lâmpada econômica (NPN 400V, 2 A, 50W) e deu 400Kohms. Ao contrário dos TIPs não tenho nas minhas sucatas transistores dessa linha antigos para comparar, alguém pode me dizer se é normal ? Os MJs 15003 da ON prestam? Na net tem fotos de MJs15003 idênticos só que com e sem a marca ON. Alguém sabe por que ? Qual loja online é confiável para adquirir transistores ?  1617610429_mj15003on.jpg.2cd9006eb455bd5b15649bb42e379126.jpgmj15003.jpg.514e178f5199343398b358808bb4d073.jpg

Postado
25 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Na época que era sócio numa fábrica de amplificadores no final da década de 80 tive sérios problemas com TIPs 41 e 42 com fuga  que queimavam os 2n3055 da saída após cerca de um mês de uso. Com isso fiquei neurótico com fugas tanto que depois que saí da sociedade montei várias potências com o saudoso MJ15003 da Motorola. Optei até por faze-las na configuração quase complementar porque o 15003 tinha metade da fuga entre coletor emissor (1 Mohm) que o seu par, o MJ15004 (500 Kohms). Nunca ví outro transistor com uma fuga tão baixa, nenhum que medi deu mais  de 400 Kohms. Para isso uso até hoje um multímetro antiquíssimo que tem a escala de ohms x 100.000 alimentada originalmente por uma bateria de 30 volts (que nunca vi na vida, uso 3 de 9 volts).  Nele BCs medem 150K, BDs 200~250K, TIPs 31/41 (TO220) 300K , o 2SC3281 e o 2SC5200 quase 400K etc... portanto cheguei a conclusão que quanto maior a tensão e corrente maior a resistência ôhmica e menor a fuga. Voltando a mexer recentemente com eletrônica fiquei triste em ver que os Mj15003 não são mais fabricados pela Motorola e sim pela ON. E, claro, mais triste ainda com a inundação de falsificados no mercado. Recentemente comprei transistores TO220 da linha 2SC/2SA para tensões de 180~200 V em duas lojas diferentes, uma em Bragança Paulista marca NEC (2SC2336 e o seu par complementar) e outra em Mogi Guaçu, A1930 e C5171, não lembro a marca. Em ambos os casos a fuga dos PNPs esta normal mas a dos NPNs mede menos de 200Kohms ou seja, o contrário dos MJs que apresentam mais fuga nos PNPs.  Por curiosidade acabei de medir um D13003 que tirei de uma lâmpada econômica (NPN 400V, 2 A, 50W) e deu 400Kohms. Ao contrário dos TIPs não tenho nas minhas sucatas transistores dessa linha antigos para comparar, alguém pode me dizer se é normal ? Os MJs 15003 da ON prestam? Na net tem fotos de MJs15003 idênticos só que com e sem a marca ON. Alguém sabe por que ? Qual loja online é confiável para adquirir transistores ?  1617610429_mj15003on.jpg.2cd9006eb455bd5b15649bb42e379126.jpgmj15003.jpg.514e178f5199343398b358808bb4d073.jpg

Compre da Mouser eletronics 

https://br.mouser.com/?gclid=CjwKCAjwm4rqBRBUEiwAwaWjjJhEQpzRwFBqRg_d5x404bBo5PIV41VcwlYmHXCVW37PKYuecl0wDxoCf28QAvD_BwE

Todos vão ser originais. 

Postado

Esses transistores aí igual da foto, se comprar em uma loja de eletrônica qualquer não vão prestar. 

Sobre a foto, parece tratar-se da mesma imagem. Na de baixo apenas apagaram a marca ON. 

• Membro VIP
Postado

Este lance de R de fuga nunca vi nos d.s. de forma direta. Seria algum conhecimento empírico seu? Seria ele suficiente pra detectar componentes falsificados? Seria medir a R entre C e E? com algum uso de V maior? Curioso

Só que de fato, não se faz quase mais nada como antigamente. Minimizações de custo e maximizações de lucro falam mais alto... que pena.

Talvez a própria mouser já esteja contaminada. Ou no mínimo propensa.. Vá saber...

Postado

@Isadora Ferraz

É realmente um conhecimento empírico meu. E é exatamente o que você disse, medir a R entre C e E com uma tensão mais alta. Na realidade já ouvi falar de "corrente de fuga" então é quase certo que na verdade o que estou medindo é a própria, a corrente de fuga do transistor.

Na verdade sua resposta me levou a descobrir o que realmente estou medindo. Resolvi pesquisar sobre a corrente de fuga e no site do Newton Braga descobri que ela consta nos datasheets como Iceo. Este parâmetro não consta em todos os datasheets mas no d.s. do Mj15003 consta 250 microamperes com VCE de 140V. Sentei na minha bancada para medir as correntes envolvidas e acabei descobrindo que os valores de R que estou encontrando na verdade aparecem quando estou aplicando uma polarização REVERSA no coletor emissor ou seja, aplicando no coletor de um transistor NPN uma tensão negativa e vice versa. Portanto o que estou medindo não é realmente a fuga mas sim a corrente reversa de base emissor já que o diodo formado pela junção coletor/base fica polarizado diretamente e aplica o
potencial reverso na base. Portanto obtive as mesmas medidas na junção base emissor. No PDF

https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/eletronica-basica_capitulo_02_transistor_completo_2016.pdf

encontrei a explicação:
•diodo emissor: alto nível de dopagem –tensão reversa baixa, de 5 a 30 V;
•diodo coletor: baixa dopagem –tensão reversa de 20 a 300 V;
Cheguei a conclusão que o que estou medindo tem a ver com o parâmetro Vebo dos datasheets. Como estou aplicando uma tensão relativamente alta o diodo
base emissor atinge a tensão de ruptura e começa a conduzir mas não queima porque os resistores do multímetro são altos. Coloquei um multímetro digital em série entre o analógico e os transistores medidos e as correntes são praticamente iguais ao que indica a escala de microamperes do analógico que tem fundo de escala de 60 microamperes. Mais um incentivo para fazer o circuito do Newton Braga pra testar tensão de ruptura que você me indicou no meu post de alguns meses atrás: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1366548-imãs-para-identificar-transistores-falsificados/?tab=comments#comment-7444360

Valeu.

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz @albert_emule @Renato.88 Como vocês compram da Mouser, com cartão internacional?

Postado

@Renato.88 Depois que vi as duas fotos lado a lado também tive essa impressão. Na black friday de 2017 eu fiz uma compra relativamente grande no Baú da Eletrônica e veio tudo ok. Na época reparei que eles tinham 2 itens "MJ15003", um com a fotografia sem o "ON" custando menos de R$ 10,00 e o outro com a fotografia com o ON custando mais de R$ 20,00 (que é o preço normal). Esta semana tinha resolvido pagar pra ver e comprar algumas peças pra testar. Mas quando entrei no site  só tinha o da fotografia sem o ON custando só R$ 6,00 ! Deve ter um BC548 lá dentro ou quem sabe um BD139 kkkk. Entrei no site da sotudo, tinha por R$29,90 e um texto informando que não compravam mais importado da Ásia que estava queimando logo, cuidado com peças baratas etc...  Mas com a foto sem o ON... estranho né?

Postado
Em 02/08/2019 às 22:42, Andreas Karl disse:

Deve ter um BC548 lá dentro ou quem sabe um BD139 kkkk.

Eu já comprei MJ15003 desses baratinhos por 1,50 cada. Óbvio que eu sabia que era falso, mas eram pra fazer fontes de alimentação (e nem pra isso serviu). Cortei pra ver e tinha uma pastilha de silício bem sem vergonha, fininha e com uns fiozinhos finos pra fazer a conexão aos terminais.

Antes disso eu já tinha aberto um BU208 retirado de uma TV antiga queimada. Apesar desse ser outro tipo de transistor, a diferença do material (inclusiva a carcaça) era completamente diferente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!