Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stutterings em jogos quando em 60fps


Posts recomendados

Olá pessoal, recentemente descobri depois de tanto tempo que a causa dos meus stutterings é o HD, ele tem 5400 rpm e 8mb de cache, testei o mesmo jogo no ssd e no hd, no ssd rodou liso mas no hd ficou dando umas travadinhas chatas, minha dúvida é se tem como fazer algo que melhore o desempenho dele nos jogos ou se o jeito é comprar outro. Se tiver que comprar outro, um hd de 7200 rpm da seagate já basta ou só ssd mesmo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, mick 07 disse:

Seu HD de 5400rpm certamente está chegando a 100% durante os jogos e causando os travamentos. Somente um SSD deve resolver, não sei se um de 7200rpm resolveria. 

@mick 07 Então, acho isso meio estranho, porque já monitorei os jogos com o gerenciador de tarefas aberto, e em nenhum momento o hd bate 100%, acho que ta dando stutterings por outro motivo, talvez seja o cache que é bem pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique1123 Basicamente, se você já descobriu que o problema é o dispositivo de armazenamento, a solução seria alterá-lo para outro dispositivo de armazenamento, como sugestão, eu lhe digo que o desempenho dos videogames é altamente dependente da GPU, RAM e CPU e não tanto de um SSD, então você primeiro focar nessas peças e em um monitor com uma boa taxa de atualização para que você possa ver o que sua máquina gera, e começar com um dispositivo de armazenamento em massa tipo HDD. Por que eu te digo isso? Bem, já é mostrado que depois de obter um SSD para o sistema operacional você notará uma grande melhora nos tempos de carregamento do SO em comparação com um disco rígido, mas com relação à sessão de jogos você não vai perceber nenhuma diferença nos FPS. Uma vez que você já tenha carregado o jogo você notará que o jogo carrega mais rápido, mas é só isso! O FPS gerado por um videogame instalado em um SSD versus um que está instalado em um HDD não será tão diferente assim.

 

Enfim, para fechar o comentário gostaria de dar algumas informações; a primeira seria que os SSDs caíram de preço e já estão acessíveis; se você conseguir o dinheiro, não hesite em comprar um bom SSD que possa oferecer 5 anos de garantia. A segunda seria que os SSHD são o melhor tipo de armazenamento entre todos os dispositivos que não são do tipo SSD, como o FireCuda por exemplo, você terá uma maior capacidade de carregar dados porque dentro de si tem um pequeno SSD de cerca de 8GB para carregar mais rápido os dados de maior uso e o sistema operacional mais rápido do que um HDD normal, saiba que esse recurso ajudará você a carregar os videogames em menos segundos depois de clicar nele no entanto, só ajuda nisso e também isso não ajuda a melhorar o FPS mesmo que um SSD.

 

Então, para resolver seu problema compre outro dispositivo de armazenamento (Cabe a você decidir), poderia ser um HDD normal como o BarraCuda porque seu problema é um disco rígido defeituoso mas se você quer melhorar um pouco o tempo de espera para o jogo abrir ou fazer upload de seus arquivos então compre um SSHD ou um SSD. Caso você quer melhorar o FPS invista em outras partes, pois investir em um SSD para melhorar o FPS é uma expectativa errada pela razão de que este dispositivo não interfere nessa tarefa então o faria pelo motivo errado, a expectativa quando se usa um SSD é abrir tudo mais rápido. Temos muitos caros que são um pouco desesperados e não gostamos de esperar que as coisas abram, quase literalmente queremos que tudo seja aberto imediatamente, então compramos SSDs, mas isso é a única coisa que melhora, o tempo de carregamento.

 

Abaixo vou deixar o link da nossa versão do BarraCuda SSD e do BarraCuda M.2 caso você tenha interesse em vê-lo:
https://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/ssd/barracuda-ssd/#support

 

Aqui está o link do FireCuda SSHD:

https://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/hdd/firecuda/

 

E aqui está o link do FireCuda M.2:

https://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/ssd/firecuda-ssd/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, percebi que em todos os jogos, quando deixo o framerate solto ou travado em 60 eles ficam dando umas engasgadas chatas, testei com vsync on e off e dá no mesmo, fiz vários testes no jogo rise of tomb raider, naquela opção de benchmark, quando deixo os fps soltos ou travado a 60, sempre dá umas engasgadas, e sempre na mesma parte, ai eu fiquei chateado, fui no riva e travei a 10 fps, e o benchmark rodou sem nenhum stuttering, mas eu não vou jogar a 10fps né, como posso resolver isso? Monitorei pelo msi afterburner e não achei nada de errado, sem gargalo de cpu, gpu, ram, etc. Para facilitar resolvi gravar 2 vídeos desse benchmark, um é com vsync desligado e o outro ativado.

 

Já formatei o pc várias vezes, testei cpu, gpu, ram, ssd, hdd. Todos os drivers atualizados, bios atualizada, temperaturas normais, testei os jogos no ssd e no hdd, desativei serviços como windows search, prefetch. Mas nada disso resolveu, o que pode ser?

 

Lembrando que esses stutterings não é só nesse jogo e sim em todos os jogos, com exceção do dirt rally que por incrível que pareça roda liso, mas os jogos que já testei são bf5, metro exodus, ets 2, far cry 5, gta 5, control, titanfall 2. 

 

Config:

 

Ryzen 5 1600

RX 580 4GB Gigabyte

8gb ram ddr4

B450 Aorus Elite

Corsair CX 550w

SSD 120gb (windows, jogos)

HDD 500gb 5400rpm (jogos)

 

 

V-sync on:

 

 

V-sync off:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2019 às 19:52, Henrique1123 disse:

- Snip -

Qual é a marca e o modelo dos seus dispositivos de armazenamento? E outra pergunta, por acaso, o único jogo que não apresenta problemas é o instalado no SSD? Nesse caso, é provável que o problema esteja no seu HDD, eu sei que tudo foi atualizado, mas em nenhum momento foi dito que o firmware também, então a atualização do firmware do HDD também poderia ajudá-lo.

Outra dica também seria baixar o Windows 10 diretamente da página do Windows 10, porque sua cópia pode estar corrompida, basta clicar em atualizar agora:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Seagate disse:

Qual é a marca e o modelo dos seus dispositivos de armazenamento? E outra pergunta, por acaso, o único jogo que não apresenta problemas é o instalado no SSD? Nesse caso, é provável que o problema esteja no seu HDD, eu sei que tudo foi atualizado, mas em nenhum momento foi dito que o firmware também, então a atualização do firmware do HDD também poderia ajudá-lo.

Outra dica também seria baixar o Windows 10 diretamente da página do Windows 10, porque sua cópia pode estar corrompida, basta clicar em atualizar agora:

 

O jogo que não trava está instalado no hdd, meu ssd é da kingdian já o hdd não sei olhei pelo crystal disk info e está lá HGST, não sei como atualiza o firmware, o meu windows já é baixado do site, já formatei várias vezes, acho que é algo relacionado a driver, minha latência no latency mon sempre fica alta nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOW, o problema ocorre com os jogos instalados no HDD e SSD, certo? Duvido então que seja um problema com qualquer um dos dispositivos de armazenamento.

Aparentemente, a atualização deve ser baixada dependendo do tamanho da unidade SSD, eu procurei na página deles e havia um link com um arquivo .RAR, lendo um pouco os arquivos que vi, percebi vários detalhes que podem ser irrelevantes como por exemplo que a partir daqui você pode instalar drivers para Linux, se quiser ler o arquivo .PDF ou se desejar não o leia porque não é necessário, mas o que importa é que você faça o download de acordo com o seu SSD e execute o aplicativo com a extensão .EXE, que é a arquivo que o ajudará a atualizar o firmware:

Com relação ao HDD, parece que na América do Sul você deve entrar em contato com eles e fornecer o número de série para verificar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 30/08/2019 às 00:17, Henrique1123 disse:

Mas é realmente necessário comprar um ssd só para jogar? Um hd de 7200 rpm não da conta? Estou entre um ssd nvme de 500gb e um hd de 1tb da seagate.

Sim, pode utilizar normalmente um HD para jogar, mas o SSD deixa os "loadings" mais rápidos. Armazenamento não te dá FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Seagate disse:

WOW, o problema ocorre com os jogos instalados no HDD e SSD, certo? Duvido então que seja um problema com qualquer um dos dispositivos de armazenamento.

Aparentemente, a atualização deve ser baixada dependendo do tamanho da unidade SSD, eu procurei na página deles e havia um link com um arquivo .RAR, lendo um pouco os arquivos que vi, percebi vários detalhes que podem ser irrelevantes como por exemplo que a partir daqui você pode instalar drivers para Linux, se quiser ler o arquivo .PDF ou se desejar não o leia porque não é necessário, mas o que importa é que você faça o download de acordo com o seu SSD e execute o aplicativo com a extensão .EXE, que é a arquivo que o ajudará a atualizar o firmware:

Com relação ao HDD, parece que na América do Sul você deve entrar em contato com eles e fornecer o número de série para verificar:

Tentei atualizar aqui e não consegui. Não acho que esse seja o problema e sim algum driver, eu usava o hd em um notebook e não tinha problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique1123 disse:

Tentei atualizar aqui e não consegui. Não acho que esse seja o problema e sim algum driver, eu usava o hd em um notebook e não tinha problemas.

Então, os padrões usados hoje em dia são muito implementados na comunidade de fabricantes e não existe tal coisa como instalar drivers SATA. Tudo é compatível com SATA! Sua placa-mãe é, seu laptop, qualquer cabo SATA é útil e qualquer slot SATA também, qualquer sistema operacional reconhece qualquer unidade SATA, então você não se preocupe com isso. 

De fato, eu desafio você a procurar um link para baixar drivers SATA e, se o encontrar, poste aqui para que eu possa ver essa relíquia.

Deixe-me perguntar outra coisa. A cópia do seu sistema operacional é original ou é uma cópia pirata? E também esses problemas apontam para algo relacionado aos gráficos; portanto, se você tiver 2 módulos de memória, tente apenas um de cada vez para verificar se o problema se repete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive problemas de stuttering, desde que montei o meu pc, recentemente resolvi abri-lo para ver como estavam os coolers em relação a sujeira, estavam normais, porém notei que o pc estava fazendo um barulho estranho, parecia vir da placa-mãe, na parte onde fica o processador, abri um jogo, e para minha surpresa, no exato momento que acontecia um spike esse barulho ficava mais alto, e isso no mesmo tempo do spike, cerca de meio segundo, ai o barulho voltava ao normal, acontecia um spike, e o barulho ficava mais alto, depois voltava ao normal, sempre assim. O que pode ser? As temperaturas estão normais.

 

Minha config:

 

B450 Aorus Elite

Ryzen 5 1600

Rx 580

CX 550w Corsair

16gb ram ddr4 4x4

SSD

HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi (ou li melhor dito) nem vi problemas de ruído com o processador, o sistema de refrigeração pode estar relacionado ao ruído, mas isso não significa necessariamente que você tenha problemas. Se for possível fazer uma limpeza geral da maquina, procure ar comprimido, retire as peças e atire ar nelas fora do case, não vale a pena disparar ar dentro do gabinete, porque apenas vai colocar poeira em outro local do gabinete. Se também for facilitado, troque a pasta térmica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Seagate disse:

Nunca ouvi (ou li melhor dito) nem vi problemas de ruído com o processador, o sistema de refrigeração pode estar relacionado ao ruído, mas isso não significa necessariamente que você tenha problemas. Se for possível fazer uma limpeza geral da maquina, procure ar comprimido, retire as peças e atire ar nelas fora do case, não vale a pena disparar ar dentro do gabinete, porque apenas vai colocar poeira em outro local do gabinete. Se também for facilitado, troque a pasta térmica...

 

Na verdade, após procurar melhor a origem do som, vi que vinha da placa de vídeo, funciona assim, quando estou no jogo esse barulho aparece, provavelmente por causa do uso da placa de vídeo que aumenta consideravelmente, e se eu pauso o jogo, ou saio para o desktop, esse barulho para na mesma hora, e foi o que falei antes, quando acontece um stuttering, o barulho fica mais alto também, e isso por mais ou menos meio segundo. Estou vendo com o suporte da gigabyte para ver se consigo trocar ela, mas depois disso tenho quase certeza que o problema está na placa, e pelo visto é problema de hardware, então só trocando para resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Seagate Olá novamente, demorei bastante, mas é porque depois da minha ultima resposta eu tinha desistido disso, e só mês passado que resolvi enviar para o RMA depois de diversos testes. Eu enviei, eles analisaram a placa, fizeram testes, e o resultado é que a placa não apresenta nenhum problema sequer, ela foi testada por um pouco mais de 18 horas no furmark no teste burn-in e não apresentou problemas, testaram jogos também e sem travamentos, vou enviar um print que eles me enviaram. Agora estou esperando enviarem minha placa de volta, para quando chegar aqui eu fazer mais baterias de testes, pelo o menos podendo eliminar a placa de vídeo, ainda não acredito que enviei a placa pro RMA pra nada, falei com eles e disseram que pode ser interferência de outros hardwares no comportamento da placa de vídeo, causando assim os problemas que aqui relatei.

 

Agora não sei o que fazer, talvez outra peça do meu pc esteja com problema, talvez a placa-mãe ou a fonte, mas enquanto não tiver certeza não vou enviar para o RMA. Gostaria de dizer também que eu comprei um ssd m2 de 256gb, vou colocar o windows nele e alguns jogos, talvez meu hd esteja causando problemas nos jogos, mas ele não apresenta problemas no crystal disk info, somente "reallocated event count", sem bad blocks. 

 

Espero que mesmo depois de tanto tempo sem resposta possam me ajudar.

 

Print que me enviaram:

Henrique_Ferreira_Rosa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique1123 Compreendo! Se você já fez todas as atualizações relevantes, incluindo software, firmware e drivers, então é hora de descartar. Estou muito feliz que o problema não seja a GPU; agora, se estiver ao seu alcance, tente outra máquina com suas peças uma por uma, acho que deve haver algum defeito de fábrica em algum lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seagate Infelizmente não da, não tenho outro computador para testar e nem conheço alguém que tenha. Minha placa de vídeo ainda não chegou, deve chegar amanhã ou depois, quando chegar farei mais testes, contatei o RMA da corsair para ver se minha fonte pode ser o problema, me responderam, mas dando instruções de como solicitar garantia, nem leram meu texto pelo jeito. Quando a placa chegar trarei atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique1123 disse:

@Seagate Infelizmente não da, não tenho outro computador para testar e nem conheço alguém que tenha. Minha placa de vídeo ainda não chegou, deve chegar amanhã ou depois, quando chegar farei mais testes, contatei o RMA da corsair para ver se minha fonte pode ser o problema, me responderam, mas dando instruções de como solicitar garantia, nem leram meu texto pelo jeito. Quando a placa chegar trarei atualizações.

Ok ok. Além disso, se você tiver dois módulos de RAM, remova um e teste dessa maneira, logo tente como o outro e talvez possa identificar um resultado diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seagate Tentei isso mas não resolveu. Isso é meio bizarro, recentemente instalei o red dead 2, e ta rodando perfeitamente, sem stutterings, agora fui instalar o star wars jedi fallen order, que é mais leve, e tá dando muuito stuttering, mas muito mesmo, definitivamente o jogo que mais deu stutterings até agora, se quiser posso enviar um vídeo depois, baixei o superposition benchmark, colocando no modo "benchmark", acontece stutterings mas bem pouco, agora no modo "game" acontece bastante, sendo que os dois estão nas mesmas configurações gráficas, a única diferença que é que posso mover o personagem e a câmera. 

 

É bem aleatório esse problema, to começando a achar que não é problema de hardware e sim alguma configuração da bios ou do windows que está causando isso, instalei minecraft e também acontece bastante stutterings, call of duty 2 também que é muuito antigo acontece o mesmo mas com menos frequência. 

 

Que problema chato, mas acho que estamos perto de resolver, pode ser qualquer coisa, farei como de praxe mais testes e enviarei por aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!