Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou com esse giroflex queimado, me parece que a tensão correta seria 12v e foi ligado em 24v, mas o fusível não queimou. Preciso fazê-lo funciona novamente, mas não necessariamente todas as funcionabilidade que ele tem, só preciso que eles pisquem todos juntos.

IMG-20191029-WA0059.jpg

IMG-20191029-WA0060.jpg

IMG-20191029-WA0061.jpg

IMG-20191029-WA0064.jpg

IMG-20191029-WA0058.jpg

IMG_20191029_205656312.jpg

IMG-20191029-WA0067.jpg

Postado

Não sou expert, mas essas luzes devem funcionar em paralelo, se uma queima, nenhuma funciona, igual os pisca-pisca de Natal antigamente, e igual as lampadas LEDs que usamos em casa, se um LED queima a lampada para de funcionar, é só remover o LED queimado que a lâmpada volta a vida, atualmente tenho aqui em casa 4 Lâmpadas que consertei fazendo essa "gambiarra".

Postado

Acredito que os LEDs estão funcionando, porque quando conecto o cabo de energia na placa eles todos dão uma picada bem fraca e rápida. Acho que queimou algum componente do circuito.

• Membro VIP
Postado

Retire o mc e coloque um oscilador no lugar. É simples. Dê contato em todos os resistores que vão pros pinos do mc e este ponto na saída do circuito oscilador

8 horas atrás, Thiagoqr disse:

que eles pisquem todos juntos.

• Membro VIP
Postado

Por partes. Primeiro faça um led piscar com um multivibrador... Use o que tiver na reta mas prefira com 555.  Depois a gente conversa...

5 minutos atrás, Thiagoqr disse:

leigo no assunto

• Membro VIP
Postado

ok mas antes...

Verifique se não foi SÓ o 7805 que pifou (cara.. de novo). Retire o ci do soquete, aplique 12V e ache 5V do ci. Não dá pra ver direito mas algo me diz que está naqueles eletrolíticos menores. Como estou a ver resistores de precisão, pode não ser um 7805 e sim um LM317 (fala sério). O mesmo princípio de achar 5V.

Se não achar os 5V, boa chance de recuperação total bastando trocar o regulador...

(acabo de mencionar sua relação num post agorinha kk .. esquece...)

Postado

Como os colegas já anteciparam, a primeira coisa que se verifica é a tensão da fonte. Besteira testar qualquer outra coisa antes de ter certeza que a fonte está boa. 

Supondo que a fonte esteja boa, a função do microcontrolador é ativar os transistores, o que na prática significa colocar o emissor e o coletor dos transistores em curto. Escolha um desses transistores C547C que estão na placa e faça o curto para ver se acende o led. Se acender a causa provável é o microcontrolador que não está comandando. 

bc547c-pinout.jpg

Postado
Em 29/10/2019 às 21:36, Peterson Henrique disse:

é só remover o LED queimado que a lâmpada volta a vida

e colocar uma solda no lugar, ou outro led bom.

----------------------------

você tem multímetro para realizar os testes propostos aqui?

vi que a placa tem alguns conectores... alguns parecem ir para os leds...

outro deve ser da alimentação...

mas e o outro que sobra, para que servia?

será que não era pra um interruptos que aciona todo o circuito? este interruptor está funcional?

Postado

@BloodCeltics Lopes De um lado entra a corrente, do outro lado duas saídas separadas para dois conjuntos de LED, e na lateral vem os comandos para acionar os LEDs de diversas formas. Tenho multímetro sim, e os LEDs estão todos funcionando.

adicionado 2 minutos depois

Pessoal acabei de ter outra opção para o que eu realmente preciso, ligar todos os conjuntos de LED em um dimmer.

O que vocês acham?

Screenshot_20191031-165548.png

Postado
15 horas atrás, Thiagoqr disse:

e na lateral vem os comandos para acionar os LEDs de diversas formas.

será que o problema não está neste sistema de comandos?

Quanto ao dimer, desconheço o funcionamento com LEDs.

Como você tem um multimetro, poderia testar os 5v assim:

veja na imagem o pino 3 (output/saida). eu costumo (com o aparelho ligado, e muito cuidado) colocar a ponta preta no terra do circuito (ou no pino central), e a ponta vermelha no pino 3 (saida).

para ver se está saindo 5v do regulador. (isso se for um 7805 mesmo). Colocando o multimetro na escala adequada de medir volts.

images?q=tbn:ANd9GcQdgizDGwEELIczRWvh0Ek

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!