Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Deve se ver quais os processadores que a placa-mãe aceita? Ou comprar um processador primeiro para depois ver uma placa-mãe compatível com o processador, e comprar uma placa-mãe compatível.

Postado

Sua questão me parece vaga. Por que comprar processador e placa-mãe em épocas diferentes sendo que funcionam somente em conjunto?

Incompatibilidade nãos será problema para quem sabe o que está fazendo.
O mais lógico é decidir qual processador irá utilizar, e ao mesmo tempo ir pesquisando placas-mãe, mesmo que não os compre ao mesmo tempo. Além da compatibilidade, precisa também ver a qualidade da placa-mãe.

O que você está pensando em comprar?

• Curtir 2
Postado
agora, kifirefox disse:

Deve se ver quais os processadores que a placa-mãe aceita?

Sim, qualquer peça na verdade você já compra pensando usar em conjunto, então é bom saber previamente as compatibilidades e possibilidades futuras.

Normalmente o pessoal analisa qual processador quer comprar e então logo procura placa-mãe compatível e apropriada aos demais componentes, tendo por fim uma visão do custo total.

• Curtir 1
Postado

Então, acho mais certo comprar uma placa-mãe primeiro, já com o intuito de usar peças mais caras e de qualidade, para combinar com uma placa-mãe topo de linha.

Se for usar um computador de entrada, então compra qualquer placa-mãe mesmo, pois vai comprar um processador barato (e normalmente esse é compatível).

Postado

@kifirefox

Processador e placa-mãe meio que se compra junto, até porque é mais fácil na hora de montar e ver se alguma peça está com defeito. Comprar peça por peça até montar o PC por completo é uma ideia ruim na prática.

Se quiser uma ajuda no que comprar, é só informar quanto pode investir, sua intenção de uso, e também quais peças já possui.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O mais "certo" seria comprar um "kit" mobo + RAM + CPU (todas compartiveis entre si logico), pensando bem principalmente na mobo, pois ha tambem a questao dos slots pci-e, outros slots de expansao tambem, alem do importantissimo chipset, recursos extras tambem. Precisa escolher pensando em algum upgrade futuro (se necessario). Mas se você quiser montar um pc do zero mesmo, recomendo comprar fonte + hd + kit mobo, pois assim poderá de cara ligar tudo e testar tudo. E se for comprar mesmo, não fique ansioso, pois é muito fácil deixar uma especificação passar e dar zika de imcompartibilidade.

• Curtir 1
Postado

@kifirefox

Não adianta pegar uma peça e ver depois o que pode encaixar. A pessoa já tem que ter em mente o que vai precisar e então a partir daí montar o PC baseado nas peças chave.

Por exemplo, eu atualmente quero comprar um Ryzen 3700X pra usar com minha GTX 1070 (cuja já pesquisei antes sobre gargalos entre estas duas peças e tal), então me deparei com vários tipos de placa-mãe que são compatíveis com o Ryzen, e dentre elas o que já me supri bem é uma B450; Faltando as memórias, não é difícil ver que vai ter que ser DDR4.

Pronto, o kit principal está decidido: CPU Ryzen 3700X + Placa-mãe B450 + Memória DDR4

Placa de vídeo já sei que vai se sair bem, depois o HD, fonte e restantes que tenho vou aproveitar também, por já saber previamente que tudo é compatível.

Não existe maneira correta ou ordem para comprar peças, mas existe um procedimento de planejamento para que não haja gastos desnecessários ou extras ao decorrer das compras, ou seja, imaginar desde cedo o PC completo.

Claro, nada impede de alguém pegar uma peça primeiro e depois ver o que dá pra botar junto, mas em muitos casos pode resultar em gasto acima do planejado e balanceamento geral desequilibrado.

Postado

Cara, quais processadores você tem em mente? Impossível que você não tenha nenhum. Nos dê um norte.

Você quer montar qual plataforma, AM4 da AMD ou LGA 1151 da Intel?

Cuidado com essa ***** de Intel, que nomeia soquetes de gerações diferentes de Placas-Mãe como LGA 1151, que é tão absurdo quanto tiver 5 filhos homens e colocar o nome Paulo em todos eles.
Para se usar os processadores atuais da Intel, oitava ou nona geração, além do soquete da Placa-Mãe precisar ser o LGA 1151, o Chipset deve ser da série 300, sendo eles do mais barato para o mais caro: H310, B360, B365, H370, Z370, Z390.
E há necessidade de verificar com vendedor ou informações do fabricante se essas Placas-Mãe vêm com BIOS atualizadas para a nona geração, caso opte pela nona.
A diferença entre os diferentes Chipsets são os recursos que oferecem. Por exemplo, Z370 e Z390 são desbloqueados para aceitar overclock do processador se este permitir, e assim por diante, cada chipset fornece uma certa quantidade de recursos da placa-mãe.

Com o soquete AM4 da AMD tudo é mais simplificado. O soquete AM4 é compatível com processadores Ryzen de primeira, segunda e terceira geração. Apesar de haver 3 gerações, ainda são produtos recentes, a primeira geração é de 2017. 

Os Chipsets para Placas-Mãe com esse soquete são A320, B350, X370, B450, X470, X570. Dependendo da geração do processador Ryzen escolhido e Placa-Mãe, é necessário se informar de a Placa-Mãe está com a Bios atualizada.

Até é verdade que olhando as especificações da Placa-Mãe você tem acesso aos processadores compatíveis, porém você precisa conhecer pelo menos quais são as plataformas atuais e quais são as mais antigas. Não adianta comprar à essa altura uma plataforma antiga como AM3+ por exemplo e esperar colocar processadores atuais, já que esta plataforma aceita no máximo processadores FX. Assim como não adianta comprar uma Placa-Mãe de soquete 1151 para Intel e achar que será compatível com os processadores atuais, que são 1151 também, pois, como dito anteriormente, a pegadinha da Intel está no Chipset, já que esta nomeia gerações diferentes como 1151.

Mas digo novamente, você precisa nos dizer algo como quais processadores têm em mente, quanto pretende gastar, se já possui algumas peças...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...