Ir ao conteúdo

Sugestões para um linux bem especifico


Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

Postado

Olá, no meu trabalho, trabalhamos com alguns computadores digamos antigos, de 2008 +-, e precisamos de algum sistema open source, que consiga rodar de forma satisfatória neles.

 

O sistema teria que ser disponível em arquitetura x32, já que muitos dos PCs não possuem capacidade pra x64, e poder rodar com menos de 1GB de RAM já que muitos também deles só tem, isso de memória. O sistema também teria que ter suporte atualizado, porque por mais estúpido que parece a situação, esses PCs rodam versões atuais de muitos programas. E um interface customizável que possa ficar o mais parecida possível com o Windows.

 

Se eu fosse chefe, tacava um linux desatualizado e umas versões antigas dos programas e mandava se ***** quem reclama que não se parece com o Windows, mas talvez seja por isso que não sou... Então se puderem me ajudar a procurar um sistema que atenda essas demandas, agradeço.

 

Listinha de requisitos:

*Open Source

*Tenha versão x32;

*Rode com um 1GB de RAM;

*Tenha suporte atualizado;

*Se pareça com o Windows;

 

 

  • Membro VIP
Postado

A uns vinte ou trinta anos atrás passei por situação igual, idêntica, reinavam os 386 e 486, Pentium eram topo de linha, o DOS dominava com alguns Windows 3.1 rodando, não tinha suíte Office, eram separados Word, Acess que era Lotus, quase tudo pirata porque a cultura era investir só no equipamento, não se investia em software, ninguém tinha noção de que deveria pagar e não apenas copiar e queríamos mudar para algo legalizado e gratuito como o Linux que se não me engano era mais conhecido como Unix ainda.

A principal dificuldade foi que mesmo tendo uma interface que imitava a aparência do Windows, talvez o Mandriva, não tenho certeza porque já faz muito tempo, ninguém era capaz de usar ou entender, todos tinham a mente fechada no Windows, qualquer outra coisa diferente travava o usuário, chegaram a nos mandar fazer um curso de Linux Básico com certificado mas, mesmo aprendendo a instalar e usar, tinha o problema de não atualizar, simplesmente a versão mais leve que conseguia rodar bem, não tinha mais suporte e não atualizava e a versão que atualizava era pesada demais e nem conseguíamos completar a instalação.

Acredito que hoje em dia não seja muito diferente, exceto que a interface dos Linux disponíveis é bem mais amigável do que antes.

A lei do mercado é cruel, máquina antiga só roda com soft antigo, que não tem mais suporte, seja ele qual for.

Você teria que anotar as configurações de máquina por máquina, qual processador usa e qual de maior capacidade suporta, Idem para Memória, ai fazer um orçamento para ver se vale a pena investir em atualizar, depois disso ainda entra a questão dos HD, hoje em dia parece que todos eles são movidos a manivela e os únicos que funcionam são os SSD o que obriga a gastar mais com atualização e de repente, o custo benefício não compensa.

No passado nós aposentamos os 386 e suas memórias DIMM de incríveis 512 Kb foram para os 486, suportavam 4 e rodavam com 2Mb, cada um com dois HD, um para inicializar e outro para salvar os documentos. Eram umas 40 máquinas que viraram uma dúzia disputada por vários usuários.

Resumo: terão que investir em máquinas novas.

 

Postado

@Pincipi É ***** cara, a real é que trabalho em um orgão publico, e as maquinas foram todas compradas em pregões em 2008-2009. Mais de 1000 maquinas. O setor publico ta quebrado, 0 chance de comprarem maquinas novas, ou mesmo querem pagar upgrades pra todas.

Conversei com alguns chefes, e todos parecem achar que uma distro perfeita vai cair do ceu, também viram as costas qua do fala de distros mais diferenciadas em relação a aparencia que querem, ninguem quer aprender a se adaptar no ambiente linux.

Postado

@Rdm15000  eu sempre sugiro o AntiX nesses casos. O AntiX é extremamente leve, projetado para pcs mais antigos e tanto funciona no HD como instalado em um pendrive. Não é dos mais bonitos, já aviso, mas roda muito bem, usa repositórios atuais do Debian e tem boa tradução em português, o que não é sempre o caso de distribuições voltadas para hardware mais antigo. O AntiX pede um mínimo de 256 MB de RAM e de 2,7gb de disco rígido e promete rodar de boa atém em pentium 3 rsss.

O site deles: https://antixlinux.com/

uma resenha: https://www.edivaldobrito.com.br/antix-uma-distribuicao-linux-livre/

 

Eu usei muito o puppylinux, que tem centenas de versões. Ele é ótimo e funciona até em coisas mais pre-históricas, maaas é coisa pra quem gosta. Os repositórios e atualizações dependem exclusivamente da comundade e a tradução falha muito. Nos últimos tempos testei o peppermint (https://peppermintos.com/) e gostei bastante, mas ainda não usei o suficiente parar recomendar com a consciência tranquila rsss.

 

Agora, se não fosse pela pouca memória ram eu sugeriria até um sistema não voltado para pcs antigos, só mais leve, como o lubuntu ou algumas versões do mint. São mais bonitos e na real, 2008 não é tão antigo pra linux, que costuma aguentar de boa. Meu notebook é de 2007 e usa AntiX...

adicionado 3 minutos depois

@Rdm15000 esqueci de comentar: todo linux tem a "cara" muito configurável porque, diferente do windows, sistema e aspecto são separados (desculpe a explicação leiga). Assim, se você não gosta da área de trabalho ou dos ícones, ou de onde fica a barra de tarefas,etc, dá pra mudar muita coisa ou buscar uma interface com cara de windows mesmo...

  • Membro VIP
Postado

Funcionalismo público, tenho uma leve noção e já ajudei funcionários com algo como pregão, plano de contingência ou grupo de estudos, basicamente se reuniam e estabeleciam que no ano seguinte deveriam ser comprados novos equipamentos, especificando exatamente cada um já com a sua destinação final e justificativa pormenorizada, mandavam para tribunal de contas que aprovava a verba, depois de cinco anos soltavam a verba e compravam, só que ai a demanda da época já havia quadruplicado e quando o equipamento novo chegava ou já era obsoleto, inútil ou simplesmente não dava conta.

Enquanto isso... ...se vira com o que tem. Trata-se de dinheiro público e praticamente, teria que desenvolver seu próprio sistema operacional ou algo específico para o seu ambiente de trabalho, conheci um cara que se viu na mesma situação, pegou um livro de linguagem Cobol ou Basic, rachou em estudar dia e noite até desenvolver um controle de material para o seu local de trabalho, em pouco tempo outros órgãos copiaram e adotaram o mesmo sistema, abandonaram o papel e passou a ser tudo eletrônico, o programa rodava em ambiente Windows.

A propósito, os 386 que foram desativados, foram doados a um órgão estadual que fez muito bom uso deles, a empresa doadora se deu bem com o desconto do imposto de renda pela doação, entregou lixo e se livrou de pagar altos impostos.

Pergunte a seu chefe se ele está disposto a sondar empresas sobre doação, pode ser que ainda tenha o desconto de IR para o doador, se der sorte e pegar uma IBM ou um Bradesco que está renovando o parque de informática, geralmente se consegue boas máquinas já com Windows 10 legalizado. É uma questão de conhecer o mecanismo público e fazer os contatos com as pessoas certas, ambas as partes saem ganhando, a empresa iria mandar o equipamento a leilão como sucata e arrecadar pouco valor mas, doando ao estado, o desconto do IR é bem maior.

  • Membro VIP
Postado

ZorinOS Lite e/ou Linux Mint XFCE, ambos deverão atender ao que precisa, ambas tem uma curva de aprendizado bem menor devido a aparência ser semelhante ao Windows. Teste-os em VM antes de homologar para uso.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@Rdm15000  Tudo Bem?

 

Também trabalho no setor público e a distro escolhida foi o Linux Mint XFCE, mesmo e máquina mais "novas" a interface é bem customizável, "parece" o windows 10, e como o amigo @ciro-mota disse a curva de aprendizado é rápida, principalmente para aplicações web, no caso do "office" o WPS office tem a interface muito parecida com MS-Office 2016, apesar de particularmente preferir o Libreoffice.

 

Espero que ajude.

 

Até!

  • Membro VIP
Postado

Revendo meus conceitos e observando que muita gente está elogiando, vou tentar de novo o Linux Mint, na última vez que tentei não deu certo, nem consegui instalar a versão 17.1, vamos ver agora com a versão 19 XFCE.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...