Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso ligar um relé em 110v. Existe modelos? Se não, qual circuito uso?

Tem um controle remoto no ventilador que é usado para ligar uma lâmpada (dois fios, 110v que saem da central), preciso ligar em paralelo com um interruptor.

Fiz um teste de bancada usando um relé de 12v e uma fonte de 12v com o interruptor paralelo e funcionou normalmente.

Minhas dúvidas são:

Existem um modelo de 110v? Para substituir a fonte e o relé de 12v.

Se não, teria algum problema em usar o relé e fontes ligado direto como interruptor paralelo?

Postado

@Pico você gostaria de ligar a lampada por um interruptor em vez do controle remoto, é isso? Tem o esquema de como a ligação está funcionando?

Bom, de qualquer forma, acredito que não esteja entendo bem o funcionamento de um relé, o principio dele é justamente controlar cargas alimentadas com tensões maiores (127/220V) usando um circuito alimentado com tensões mais baixas (12V, por exemplo), pois ele funciona como um interruptor comum.

Postado
2 horas atrás, Pico disse:

Preciso ligar um relé em 110v. Existe modelos? Se não, qual circuito uso?

Tem um controle remoto no ventilador que é usado para ligar uma lâmpada (dois fios, 110v que saem da central), preciso ligar em paralelo com um interruptor.

Fiz um teste de bancada usando um relé de 12v e uma fonte de 12v com o interruptor paralelo e funcionou normalmente.

Minhas dúvidas são:

Existem um modelo de 110v? Para substituir a fonte e o relé de 12v.

Se não, teria algum problema em usar o relé e fontes ligado direto como interruptor paralelo?

Procure no site da Metaltex

• Membro VIP
Postado

Um relé cuja bobina é acionada por 127V tende a ser mais caro do que:

-uma fonte 12V +

-um relé 12V

os quais - desconsiderando o espaço ocupado e a adrenalina do desafio de montar - , substitui o oneroso 127V

Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

você gostaria de ligar a lampada por um interruptor em vez do controle remoto, é isso? Tem o esquema de como a ligação está funcionando?

Quero usar um interruptor em paralelo junto com o controle remoto para não ter que depender somente do controle. E a central do controle remoto possui somente 2 fios (tensão 127V) para a lâmpada.O que não dá para fazer um paralelo direto.

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, de qualquer forma, acredito que não esteja entendo bem o funcionamento de um relé, o principio dele é justamente controlar cargas alimentadas com tensões maiores (127/220V) usando um circuito alimentado com tensões mais baixas (12V, por exemplo), pois ele funciona como um interruptor comum.

Estou usando o relé como um interruptor paralelo.

A ligação que pretenderia fazer:

circuito1.thumb.png.3a372baf5fb26412033aa90c286112a4.png

No meu teste de bancada eu só liguei a fonte na tomada ao invés da central de controle remoto.

Só queria saber se teria um relé próprio para ligar em 110v para eliminar a fonte.

Ou se não, se usar esse modelo de relé com a fonte 12v, teria problema de ficar ligado por muito tempo?

Porque como ele está funcionando como interruptor paralelo, dependendo do caso, mesmo com a lâmpada desligada o relê/fonte pode estar energizado.

No mercadolivre até vendem uns circuitos prontos para 127V que acredito ser o que preciso, mas por ser coisa simples queria eu mesmo montar um.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902029243-rele-bivolt-110v-220v-_JM?quantity=1#position=17&type=item&tracking_id=f5e19093-2889-4a4f-b559-0727072301c4

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706139800-rele-110v-220v-ativa-o-rele-ao-ser-ligado-em-110v-ou-220v-_JM?quantity=1#position=49&type=item&tracking_id=12ea6dd4-5e4f-4118-9a4b-e8fdbf1a080f

Postado

@Pico provavelmente dentro desse receptor já tem um relé de 12V ou outra tensão parecida. 

Daí você pode retirar o relé de um contato só e colocar outro por fora. 

Sobre relé para 127VCA existem, mas custam caro e são difíceis de achar. 

O relé 12V com a fonte não tem problema, funciona bem. 

Em um projeto meu já fiz isso, pois eu tinha uns relés de 24V que eu queria ligar em 115V. Usei apenas um capacitor de poliéster e uma ponte retificadora. 

• Membro VIP
Postado

[não consegui colar a imagem do m.l... só aparece de vez em quando]

rele-bivolt-110v-220v-D_NQ_NP_845447-MLB

=

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-uma fonte 12V +

-um relé 12V

~6,00 e 7,00

16 horas atrás, Pico disse:

como interruptor paralelo, dependendo do caso, mesmo com a lâmpada desligada o relê/fonte pode estar energizado

Isso não é problema. Mas isso nos leva a ... há uma probabilidade de 25% de a lâmpada acender no caso de queda e volta da luz. A não ser que o c.r. tenha memória ou bateria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!