Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com a energia elétrica: devo usar estabilizador?


Posts recomendados

Meu computador teve alguns problemas, mudei de endereço e ele começou a fazer um baralho Tuntun e parava e refazia 10 minutos depois ele desligava com erro de energia da American megatrends, uso fitro de linha da campler com 5 tomadas, conversei com o técnico ao qual me disse que filtro de linha não protegem tanto quanto estabilizador, e que eu deveria usar estabilizador ao qual me soou estranho pois todos os fóruns e sites de tecnologia não recomendamo uso do mesmo, ao explicar começou a falar dos 30 anos de informática dele e etc. O fato é que meu disco rígido se corrompeu por conta disso e não inicia o sistema operacional, quando eu ligo as luzes e o chuveiros elétricos, elas perdem o brilho, mostrando que há algo errado na fiação elétrica, o técnico foi apresentado pela dona da casa já que o problema da energia e dela e ela deve arcar com os consertos, desejo que os técnicos e usuários do fórum dêem suas respostas para uso dos argumentos, de que o filtro de linha não teve causa nesse plobema já que este é tão bom quanto nobreaks ou estabilizadores não indicados, esse erro começou com assim que a mudança foi realizada, anteriormente não apresenta tais erros específicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Fabriciosouza2013 30 anos de informática e o camarada ainda não sabe nada de elétrica? Mude de técnico. Para recomendar estabilizador no lugar de um filtro Clamper, o conhecimento do cara é sub-zero:

 

 

 

Tudo aponta para problemas na instalação elétrica residencial e, para isso, você deve procurar um bom eletricista. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fabriciosouza2013 disse:

conversei com o técnico ao qual me disse que filtro de linha não protegem tanto quanto estabilizador, e que eu deveria usar estabilizador ao qual me soou estranho pois todos os fóruns e sites de tecnologia não recomendamo uso do mesmo, ao explicar começou a falar dos 30 anos de informática dele e etc.

30 anos de informática para fazer uma recomendação dessas, sinceramente, isso ai não entende é nada de informática.

 

Se você mesmo já viu e até cansou de ver em fóruns que os estabilizadores não são recomendados, então está fazendo o correto em não usar.

 

Já quanto a esse tal "técnico" ignore a recomendação de estabilizadores, isso mostra que não entende nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho medo de ver o esquema de fiação desta casa. É caso típico de gambiarra de ligar tudo de um ambiente ou área da residência em um disjuntor. O certo seria dividir a fiação o máximo possível. Se o chuveiro estivesse ligado diretamente em seu próprio disjuntor no quadro de luz não ocorreria isso.

Só separando fiação para o chuveiro e outra para as tomadas e ligando em disjuntores separados para corrigir isso.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 anos destruindo o PC dos clientes, esse é O Cara.

É nessa hora que se vê a diferença entre um profissional de verdade e um picareta. O profissional, conforme se qualifica, torna-se mais humilde. Se um cliente diz "pô, mas eu li em todos sites de tecnologia que é diferente", ele vai pensar "melhor eu dar uma olhada nesses sites, vou me informar". O picareta pensa "O que?! Estão duvidando da minha palavra?! Trabalho a 30 anos queimando o PC dos meus clientes!! blá blá blá".

Enfim, o "técnico" está de fato ridiculamente errado. Troque de técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grita aos olhos que essa residência tem sérios problemas com a instalação elétrica.

Não vai adiantar colocar filtro de linha e muito menos estabilizador ai.  Corra na busca da revisão e recuperação da elétrica dai antes que você se exploda..

Maus contatos, emendas mal feitas subdimensionamento da rede elétrica podem levar a geração de fogo..

Sua vida é mais importante que seu PC.

 

Isso definitivamente não se resolve adotando estabilizador... Resolva os problemas da rede elétrica dai e tudo vai ficar bem...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabriciosouza2013  Bem, nem todos os estabilizadores são ruins para o PC, alguns estabilizadores, próprios para isso, tem ondas senoidais puras, e não ondas quadradas que podem danificar o PC, como é o caso deste, se for para comprar um estabilizador com ondas quadradas, nem compre, só vai te dar dor de cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claramente o "técnico" não faz a mínima ideia do que está falando! Isso é um problema na rede elétrica do casa, com certeza absoluta a instalação não foi feita seguindo a norma NBR5410, e a situação provavelmente está feia.

 

Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em elétrica diria que a ÚNICA solução nesse caso é uma inspeção na rede toda feita por um PROFISSIONAL ELETRICISTA, e que nem o estabilizador e nem o filtro de linha (por melhor que seja) são soluções, já que o estabilizador só pioraria a situação (vide o tópico e o vídeo citado pelo KairanD acima) e o filtro de linha é apenas um componente de filtragem/proteção, e só será útil para evitar que um surto crítico causado pela péssima qualidade da instalação danifique gravemente os equipamentos ligados nele.

 

Eletricidade não é brinquedo, recomendo que chame a proprietária da casa para uma conversa franca pois não é apenas os equipamentos que estão em risco, mas sim a casa, e acima de tudo, a sua própria vida e a vida de todos nela moram. Diga para ela esquecer deste "técnico" e procurar um profissional área da elétrica, nada de "Zé Faiscas" e nem "Tião Faz Tudo", tenha certeza que o profissional é uma pessoa séria e qualificada.

 

Eu poderia dispensar esta parte, mas acho que importante dizer que uma instalação nova não é a coisa mais barata do mundo, e que tentar cortar gastos em uma nova instalação também não será a ideia mais inteligente (isso já foi feito na instalação atual), então a conversa precisará ser séria, e vocês precisaram entrar em um acordo do que será feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas3301 Pior que nem é tão caro assim fazer o esquema correto da fiação para compensar o risco das gambiarras para cortar custo da instalação elétrica. Muitas vezes a economia de material com a gambiarra é zero, sendo a única economia real a diferença entre a mão de obra do zé faz tudo (errado) com um técnico certificado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
46 minutos atrás, Maxwell Caciano disse:

Bem, nem todos os estabilizadores são ruins para o PC, alguns estabilizadores, próprios para isso, tem ondas senoidais puras, e não ondas quadradas que podem danificar o PC, como é o caso deste, se for para comprar um estabilizador com ondas quadradas, nem compre, só vai te dar dor de cabeça.

O equipamento mencionado no vídeo não é um estabilizador, é um no-break. Um no-break de R$1.500,00. 

 

O problema de short-breaks (no-breaks baratos de onda retangular e com estabilizador integrado, desses que custam geralmente até R$ 800,00) se divide em duas partes:

  1. Enquanto há energia, o estabilizador (que deveria ser chamado de mero seletor de tensão) atua e provoca todos os problemas associados a um estabilizador comum, conforme descrito detalhadamente no material que enviei acima;
  2. Quando não há energia, o equipamento gera ondas retangulares (gostam de chamar graciosamente de "semi-senoidais"), que prejudicam qualquer aparelho conectado.

Quando um no-break consegue fornecer ondas senoidais puras, o problema (2) é resolvido. Contudo, o problema (1) continua existindo, e ele é o principal. Estabilizadores agridem fontes de diversas formas diferentes. No-breaks recomendados fornecem ondas senoidais e, ao mesmo tempo, não possuem estabilizador integrado. O sistema é diferente e por isso o custo é alto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Maxwell Caciano disse:

@Fabriciosouza2013  Bem, nem todos os estabilizadores são ruins para o PC, alguns estabilizadores, próprios para isso, tem ondas senoidais puras, e não ondas quadradas que podem danificar o PC, como é o caso deste, se for para comprar um estabilizador com ondas quadradas, nem compre, só vai te dar dor de cabeça.

Por favor amigo. Te informe melhor... Estabilizador não gera nem entrega energia com forma de onda nem quadrada nem retangular.   Definitivamente o problema dele não é esse. Confundiste com no-break. E sim todos os estabilizadores que operam como reguladores de tensão são péssimos.

Leia, leia mais. Esse fórum contém excelentes tópicos que de longa data discutem isso dai. 

Não existe estabilizador de onda quadrada....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...