Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para i9 9900KF e RTX 2080Ti com overclock


Posts recomendados

Processador: I9 9900KF

placa-mãe: Asus Z390 ROG Maximus XI Hero Wi-fi ou ROG Strix Z390-E (ainda tenho que comprar)

Placa de Video: EVGA GeForce RTX 2080 Ti Graphic Card Blower Edition - 1.55 Ghz Boost Clock - 11 GB GDDR6

Fonte: Sharkoon WPM700 Bronze BR 700W ATX

Memória: Corsair Vengeance LPX Cinza Frio 16GB (2x8) 3200MHz DDR4

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB M.2 NVMe

2 SSDs 120 GB + 1 TB HD Seagate

WaterCooler: Corsair H60

 

Gostaria de saber se devo comprar uma fonte mais potente para poder fazer Overclock com essa minha nova configuração. Gostaria de recomendação das melhores fontes do mercado, sem ser as mais caras de todas. Melhor custo benefício. Pelo que parece, para que eu possa fazer o overclock com essa configuração, devo usar os dois cabos na minha placa-mãe nova, mas essa minha fonte antiga só tem uma saída para CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo, então eu não sei muito sobre OC em geral, mas com essa configuração eu recomendaria uma fonte de 750+ pra não ter problema e ter uma "sobra" de energia, sobre o OC como eu já lhe disse não entendo muito mas ACHO que da pra fazer sem utilizar 2 cabos na placa-mãe, eu recomendaria como fonte uma CX750 Semi Modular da corsair (Uma das melhores opções do merca no momento), acho que você terá que esperar outras pessoas te responderem sobre o OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jovem Soltie As fontes de 850+ estão em falta no mercado, por isso estou perguntando sobre quais as fontes que o pessoal recomenda para que eu possa comprar quando elas estiverem disponíveis. Agradeço a ajuda. O que é recomendado pelo próprio fabricante para a 2080 ti e o i9 é 600w, mas eu n quero arriscar com uma configuração cara dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Semeghini

1 minuto atrás, Bruno Semeghini disse:

@Jovem Soltie As fontes de 850+ estão em falta no mercado


Eu lhe recomendei uma fonte de 750+ não 850+ kkkk, não é bom arriscar mesmo com essa configuração, mas como ja falei a fonte da corsair é perfeita para sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bruno Semeghini Esse processador não compensa e não é algo que eu recomendaria. Você já avaliou a possibilidade de comprar um AMD Ryzen topo de linha?

 

Considerando o nível da máquina, procure uma fonte de nível condizente. Ou seja, da linha TX (Gold) da Corsair para cima.

adicionado 1 minuto depois

P.S.: agora que vi que você já tem essa fonte Sharkoon. Se a qualidade dela for legal (não conheço), suporta com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Semeghini

 

Olá amigo tudo bem?

 

Não recomendo montar kit com o intuito de overclock no 9900KF, ele já trabalha em 5ghz em todos os núcleos e overclock que você conseguir será na faixa dos 5.2 ghz ~ 5.3ghz, não compensa em fps de jogos, não compensa em uso de renderização de imagem e vídeo por conta do ganho ínfimo e  este processador usa solda de baixa qualidade, vai esquentar muito, o consumo vai aumentar bastante e também por conta que a plataforma dele já esta no fim de linha, mesmo que você use um Water Cooler top vai esquentar.

 

A Intel vai lançar em breve a 10ª gen, outro socket, outro chipset, provavelmente existirá um i7 10700K com desempenho de 9900KF, só que custando menos devido ser um i7 e também a Intel lançará o i9 10900K 10 núcleos e 20 threads.

 

Sem falar que a AMD tem o R9 3900x que é 12 núcleos e 24 threads, tem desempenho geral perto de um 9900KF em jogos, no geral é 5% de diferença em games 1080p, mas se você for fazer Stream o Ryzen ganhará, sem mencionar que a AMD ainda lançará os Ryzen 4000 com suporte para o mesmo socket:

 

Veja aqui no teste um R9 3900x em OC vs 9900K 5ghz(equivalente ao 9900KF):

OC.png

 

 

O R9 3900x você encontra por 2.800 reais:

https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-9-3900x-12-cores-3-8ghz-4-6ghz-turbo-70mb-cache-am4-100-100000023box?gclid=EAIaIQobChMIr9Wblo_u5wIVDisMCh0m0QbOEAkYASABEgK_GfD_BwE

 

Enfim, pense bem amigo e veja meu setup, uso Intel e Nvidia, não recomendaria AMD Ryzen se fosse ruim.

 

Valeu! Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT eu já comprei a placa de vídeo e o processador, só falta a fonte e a placa-mãe como coloquei na descrição. Minha dúvida é quanto tenho que ter de fonte para ficar tranquilo, ter uma folguinha. @KairanD

adicionado 1 minuto depois

@OCCT Eu pessoalmente não gosto de nada da AMD, tive péssimas experiencias no passado. Sou jogador profissional, e nao gosto da compatibilidade da AMD com os jogos, sem conta que esquenta muito. Então eu sempre dou preferência pela Intel e NVidia.

adicionado 3 minutos depois
17 horas atrás, KairanD disse:

@Bruno Semeghini Esse processador não compensa e não é algo que eu recomendaria. Você já avaliou a possibilidade de comprar um AMD Ryzen topo de linha?

 

Considerando o nível da máquina, procure uma fonte de nível condizente. Ou seja, da linha TX (Gold) da Corsair para cima.

adicionado 1 minuto depois

P.S.: agora que vi que você já tem essa fonte Sharkoon. Se a qualidade dela for legal (não conheço), suporta com folga.

Eu paguei "barato" no i9 2100 reais na Kabum na promoção que teve.

adicionado 10 minutos depois

@GenesisG7 apenas no processador, 5 GHz. Não quero nada exótico, pois não tenho essa necessidade.

17 horas atrás, GenesisG7 disse:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bruno Semeghini Esse mito de "AMD esquenta muito" deveria ter ficado no passado... E os novos processadores Ryzen nada têm a ver com modelos antigos, como os FX (se você teve uma experiência negativa com eles, essa é outra linha, sem qualquer relação). E não há problema de "compatibilidade" em jogos.

 

Esse Core i9 esquenta muito, e em breve você irá descobrir isso. Além disso, na próxima geração, o Core i7 terá desempenho semelhante, conforme mencionado.

 

Sobre a fonte, como mencionei anteriormente, não conheço essa Sharkoon que você tem atualmente. Teria que procurar testes. Se a qualidade for legal, então ela suporta com folga a configuração. O conector extra de 4 pinos é opcional e creio que você não irá precisar dele.

 

9 horas atrás, OCCT disse:

Enfim, pense bem amigo e veja meu setup, uso Intel e Nvidia, não recomendaria AMD Ryzen se fosse ruim.

Estou no mesmo barco. Tenho Intel e Nvidia no meu computador principal, mas quase todos os processadores que recomendo são AMD, bem como boa parte das placas de vídeo. Os Ryzen são fantásticos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno Semeghini

Com relação à fonte, nos testes feitos no TecLab, uma configuração com um i9 9900K + RTX 2080TI, com os dois em stock, o consumo máximo ficou na casa dos 400W. Logo após isso, eles queriam simular um overclock leve, no nível de um que é geralmente feito em casa, que foi colocar o i9 9900K à 5.1GHz (juntamente de um pequeno acréscimo de tensão), assim como aumentar a frequência da RTX 2080TI e um pouco da sua tensão (embora o overclock nela seja mais raro que no processador). Os resultados: só a placa de vídeo estava consumindo quase 700W, bem mais que o dobro do que ela estava consumindo em stock. O consumo do sistema todo foi mais de 850W, isso medindo pelo Corsair Link. No osciloscópio, foi mostrado um consumo maior que 900W. Enfim, por isso perguntei o nível de overclock que irá fazer, assim como se irá fazer no processador ou nos dois, porque o consumo de energia em overclock não é linear, e sim exponencial. 

Os testes podem ser vistos aqui: 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Bruno Semeghini disse:

@OCCT eu já comprei a placa de vídeo e o processador, só falta a fonte e a placa-mãe como coloquei na descrição. Minha dúvida é quanto tenho que ter de fonte para ficar tranquilo, ter uma folguinha. @KairanD

adicionado 1 minuto depois

@OCCT Eu pessoalmente não gosto de nada da AMD, tive péssimas experiencias no passado. Sou jogador profissional, e nao gosto da compatibilidade da AMD com os jogos, sem conta que esquenta muito. Então eu sempre dou preferência pela Intel e NVidia.

adicionado 3 minutos depois

Eu paguei "barato" no i9 2100 reais na Kabum na promoção que teve.

 

 

 

Você é jogador profissional em quais jogos? Dependendo deles a diferença usando Ryzen 3000 seria ínfima.

 

A Intel e a AMD lançam no decorrer dos anos, processadores em diferentes arquiteturas, clocks, consumo, processo de fabricação, desempenhos diferentes.

 

Os processadores da AMD FX usavam outra arquitetura, outro processo de fabricação, tinham consumo alto, menos desempenho etc.

Os processadores AMD Ryzen usam uma arquitetura bem diferente dos FX, são muito mais rápidos, tem bom consumo, usam outro processo de fabricação.

Os Ryzen esquentam e consomem menos energia que os processadores da Intel, tenha isso em mente, "quem vive de passado é museu", na informática a pessoa tem que se atualizar.

 

E quanto ao valor do i9 por 2.100 reais, realmente estava abaixo do normal, talvez para você jogar e ter o máximo de fps tenha compensado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...