Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

tenho uma contatora 220v 30a, que opera um

freio de uma máquina, eu queria um circuito que quando o motor parasse, ( quando para tira a alimentação dessa contatora) queria que ela continuasse por 1 a 2 segundos já seria suficiente. Pode ser um circuito 12v com um relê menor e eu usaria os contatos desse relê pra acionar essa contatora.

desde de já agradeço aos senhores e senhoras do fórum.

Postado

use um relé com atraso no desligamento, ou saida de pulso programável alimentado por um NF da contatora.

visto que é um freio, trata-se de uma aplicação de segurança? se sim esta não é a opção mais segura...

sugiro o modelo RE22R1MKMR da schneider na configuração abaixo:

image.png.6cfac5c05f1538eddd4cb42fbd22b8c7.png

onde U = alimentação e R = relé de saída.

adicionado 0 minutos depois

ou os modelos e configurações da imagem:

image.png.fd74ff20700dac00e2be949173789566.png

• Membro VIP
Postado

Um simples capacitor chute duns 470uF em série com bobina do rele pode mantê-lo acionado por alguns segundos...

exatamente o contrário deste...

relé.png

cuja ideia é atrasar o acionamento do relé...

Edit... errei... Coloque apenas o C em série com o relé. Coloque um R de alguns K em paralelo com o cap. A ideia é mantê-lo sempre descarregado...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1025898-quais-os-valores-de-resistor-e-capacitor-para-promover-um-retardo-em-um-relé-de-12v/

sinistro... não cola como imagem sem os tags img e não da mais amostra do link local... pelo menos no meu navegador

• mês depois...
Postado

@Eder Neumann bom dia, procurei aqui no rio, não consegui achar esse rele... desculpe se o nome não é esse rs 

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz tem como me mandar algo mais específico? Eu li e reli, algumas coisas que está escrito depois o artigo mesmo fala diferente rs,por ser algo de freio de segurança, teria que ser algo 100%certo

Postado

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1406430210-rele-tempo-retardo-desenergizaco-1naf-6-60seg-220-240v-weg-_JM?quantity=1#reco_item_pos=2&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=97475f92-509d-49da-804c-1d27637607d5

tem esse mas é 6 segundo o tempo mínimo...

uma opção é botar um capacitor gandinho em paralelo ca bobina alimentada em CC, ai o cap segura a barra, se não ficar por tempo suficiente faça o mesmo esquema mas com um relé, ai use o sinal do relé pro contator.

Postado

Idéias (será que funcionam?): com um trimpot ou um pot + (ideia da @Isadora Ferraz )dá para regular o tempo de retardo. E talvez dê até para fazer o tal do interruptor de emergência, que me pareceu imprescindível num freio)  dando um bypass no circuito ou descarregando o capacitor rapidamente, será?

• Membro VIP
Postado

Faça um desenho do que você quer e nos mostre. Faça também de como está operando agora e como quer que opere. Imaginei algo como: quando a máquina desliga, outro contator freio é acionado e você quer que ele continue acionado por algum tempo... é isso?

Bem... seu . de partida ou base de lançamento pode ser este...: coloque um capacitor duns 1000...4700uF em paralelo com bobina de um relé 12V, aplique 14 e 'desaplique'. Vais notar que ele fica acionado por alguns instantes pela carga do cap. ...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!