Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual CI usar? (Hallmeter)


Posts recomendados

5 minutos atrás, Renato.88 disse:

Mas antes faça alguns testes:

Veja se tem 5V no PIC quando você clica no ícone de gravação e se tem os 13V no pino de Reset (pino 4).

Também dá pra acionar direto se clicar nas caixas de "ON" e "/MCLR".

 

IXI medindo aqui com as caixinhas ON e MCLR selecionadas entre o pino 14 (-) e o pino 1 (+) está dando 3,23v e entre o pino 1 e o pino 4 dá 3,23v também 😳 algo de errado não está certo...

 

Será que só usando uma fonte 5v externa já resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ComandateGustavo disse:

medindo aqui com as caixinhas ON e MCLR selecionadas entre o pino 14 (-) e o pino 1 (+) está dando 3,23v e entre o pino 1 e o pino 4 dá 3,23v também 😳 algo de errado não está certo...

E se tirar a seleção, fica no zero?

A medição é entre o pino 14 e o pino 4.

Pino 14 e pino 1.

14 é sempre o negativo.

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Será que só usando uma fonte 5v externa já resolve?

Pra gravar, no pino 4 tem que ter 13V.

Eu imaginava que esse aparelhinho tivesse algum esquema pra aumentar a tensão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

E se tirar a seleção, fica no zero?

A medição é entre o pino 14 e o pino 4.

Pino 14 e pino 1.

14 é sempre o negativo.

Sim se tirar a seleção fica zero, será que subindo a tensão ali no target até chegar 5v no multímetro dá certo? Ou é meio arriscado queimar o pic?

 

Pelo que entendi ele tem que alimentar com 13v o pino 4 para limpar a memória do pic e depois deixa de alimentar o pino 4 pra gravar o PIC, e o pino 1 fica com 5v o tempo todo é isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ComandateGustavo disse:

Sim se tirar a seleção fica zero, será que subindo a tensão ali no target até chegar 5v no multímetro dá certo? Ou é meio arriscado queimar o pic?

A alimentação do PIC é 5V. Alguns até funcionam com menos até.

2 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Pelo que entendi ele tem que alimentar com 13v o pino 4 para limpar a memória do pic e depois deixa de alimentar o pino 4 pra gravar o PIC, e o pino 1 fica com 5v o tempo todo é isso?

Sim, o pino 4 é pra limpar a memória, mas fica recebendo os 13V, até terminar a gravação.

O pino 1 Pode receber os 5V o tempo todo, até mesmo depois que acabar a gravação.

No meu gravador eu tenho uma chave pra deixar os 5V ligados direto ou não dependendo do tipo de PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

A alimentação do PIC é 5V. Alguns até funcionam com menos até.

Sim, o pino 4 é pra limpar a memória, mas fica recebendo os 13V, até terminar a gravação.

O pino 1 Pode receber os 5V o tempo todo, até mesmo depois que acabar a gravação.

No meu gravador eu tenho uma chave pra deixar os 5V ligados direto ou não dependendo do tipo de PIC.

Então nesse caso eu preciso arrumar uma fonte 5v e outra fonte 13v é isso?

 

A alimentação é 5v, mas não tá chegando nisso, será que o regulador de tensão do pic kit 3 está com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O programador já deve suprir os 13V. Ele tem um stepup interno. Não coloque fonte por fora. E sim ele grava sem estes 12V de vpp mas só se o fuse LVP estiver habilitado no sw. Por hw, teste com o pino lpv ao terra e em pullup pro vcc. Não conheço o sw nem o hw mas tente habilitar o tal target power on e mclr

Check as conexões, alimentações e tal + de 1 vez

 

Me lembro de ter lhe dito pra começar com arduino kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

pelo que entendi o 13V precisa estar ali quando o pickit estiver fazendo alguma ação (como limpar o pic por exemplo) esta foi a medição realizada?

Sim e está dando 3,23v... Tô achando que o PIC kit 3 não está alimentando direito o PIC por isso ele não consegue gravar e por isso tô querendo colocar fonte externa.

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

O programador já deve suprir os 13V. Ele tem um stepup interno. Não coloque fonte por fora. E sim ele grava sem estes 12V de vpp mas só se o fuse LVP estiver habilitado no sw. Por hw, teste com o pino lpv ao terra e em pullup pro vcc. Não conheço o sw nem o hw mas tente habilitar o tal target power on e mclr

Check as conexões, alimentações e tal + de 1 vez

 

Me lembro de ter lhe dito pra começar com arduino kk

Sim o PIC kit 3 já devia fornecer os 13v mas isso não acontece eu medi e a tensão está baixa, acho que é por isso que ele não consegue zerar a memória e gravar a programação, e eu habilitei target Power e mclr e a tensão dos dois é 3,23v bem abaixo do necessário por isso estou pensando em colocar fonte externa 5v.

 

E sim você me disse pra começar a programação com arduíno, mas eu não programei nada ainda só peguei o arquivo .hex e tô tentando gravar no pic como está no blog do larios...

 

Mas os 13v deveriam ficar ligados direto durante a programação ou apenas no início para limpar a memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Durante a programação, ele meio que vai ligando e desligando de acordo com a forma que os dados chegam. 

Entendi, então não tem como colocar fonte 13v direto né?

Mas dá pra colocar fonte externa de 5v pra alimentar o CI certo?

Vale a pena colocar a fonte 5v?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Entendi, então não tem como colocar fonte 13v direto né?

Direto, não.

Mas tem como fazer o gravador controlar. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Mas dá pra colocar fonte externa de 5v pra alimentar o CI certo?

Dá. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Vale a pena colocar a fonte 5v?

Sem a tensão de 13V não adianta nada. 

 

Não entendo o que acontece, pois imagino que os gravador deve fornecer todas as tensões necessárias, sem outras fontes ou adaptações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Não entendo o que acontece, pois imagino que os gravador deve fornecer todas as tensões necessárias, sem outras fontes ou adaptações. 

Nem eu entendo, estou com palpite que esse treco veio com defeito...

Mas também não sei o que fazer, esse erro que apareceu indica que não gravou nadinha, e tudo leva a crer que a tensão baixa é que está impedindo a gravação, ele não tem tensão suficiente pra ligar o PIC nem pra dar reset na memória...

Vou pesquisar mais aqui, elevar a tensão no target até dar 5v no multímetro, e se não der certo o jeito é empacotar e devolver, porque já estou cansando, faz muito tempo que estou tentando fazer o hallmeter e é só problema e mais problema, e se não tô conseguindo nem gravar o PIC  não tem porque aprender programação, é aprender a nadar pra viver no deserto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando não perder a paciência e partir essa tranqueira em mil pedaços...

 

Hoje liguei o computador e tive a brilhante ideia de deixar o mouse desconectado, como ele é USB e com a K150 parecia que estava dando conflito imaginei que ele poderia estar dando algum conflito com o PIC kit 3, então desconectei o receptor wireless USB do mouse e conectei a pic kit 3, usei o atalho do teclado pra habilitar aquela função de controlar o ponteiro do mouse com as teclas numéricas.

 

Até aí ok, mas nesse caso o software da PIC kit não reconhecia mais ela de jeito nenhum! reiniciei tentei de novo e nada. Ai falei amanhã tentarei no computador da oficina, esse que tentei usar é do meu quarto.

 

Então fui colocar o receptor USB do mouse de volta e pronto o windows não reconhecia mais ele, fazia o barulho quando conecta algo sem o driver instalado, então pensei em reinstalar ele, lembrando que estava controlando o ponteiro do mouse pelo teclado (que é um inferno) após procurar no site do fabricante que não tem nada, lembrei que tinha instalado aquele driver booster que baixa os drivers sozinho, então abri ele e apareceu que estava um driver faltando, cliquei pra baixar e instalar, após instalar fez o som de quando conecta alguma coisa pela USB tipo um pendrive, pensei pronto reinstalou agora vai funcionar, e nada! mouse inoperante, então resolvi reiniciar, após reiniciar passar a tela de boas vindas ouvi o mesmo barulho de quando conecta pendrive na USB, imaginei agora vai! E pronto! TELA AZUL! MARAVILHA!

 

Reiniciei novamente sem o receptor do mouse abri o driver booster e coloquei pra atualizar todos os drivers porque nem imagino mais qual está falando,  e milagrosamente o mouse voltou a funcionar... Amanhã vou tentar fazer o mouse voltar a funcionar (nem sei como, mas preciso)

 

Estou pensando em tentar usar a pic kit no computador da oficina, mas agora estou até com medo de colocar e dar algum pau naquele PC, é com ele que faço a CNC funcionar...

 

Por acaso tem como usar essa configuração .hex do pic no arduíno? Tenho um arduíno parado aqui e seria meio que matar uma mosca com canhão, mas se funcionar creio que vale a pena.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se em algum momento o pc reconheceu o pickit, ambos se foram apresentados. Se o pickit não fornecer alimentação pro pic, sim pode ser colocada por fora. Só veja os valores 3 ou 5V e nada de 12v por fora!. Ve se no pickit tem algum jumper ou algo assim. Veja também no sw. E neste tambem veja a questão do LVP. O pic pode se recusar a gravar em lvp (sabe o que é?) portanto habilite o 12V no sw do pickit se houver. E sim o 12V apareceria direto no pino de gravação durante a gravação ou leitura. De novo, veja a questão do pino lvp do pic.

E se algum momento no futuro você disser que tava conectando algo errado, receba um cóqui antecipado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz vou ler o datasheet do PIC 16F676 pra descobrir o que é o tal LVP, por desencargo de consciência mandei mensagem pro vendedor e ele me falou isso:

 

Está configurando para que o gravador injete tensão alta de 12v no MCLR ? Por default isso é desabilitado por questão de segurança, pra não queimar nenhum circuito TTL externo ao microcontrolador. Tente habilitar o oscilador externo (ter que colocar um cristal) acredito que vá gravar tranquilo.

 

Acham que faz algum sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Renato.88 Até agora não sei o que é LVP... Mas pra tentar levei a pic kit 3 pro pc da oficina e fiz o mesmo procedimento, não mudei nenhum fio nem nada, instalei o driver da pic kit e ele deu pau ai baixei outra versão e liguei o on do target e ai deu 4,7V no multimetro!

 

Selecionei o .HEX apertei write e apareceu verde e sucesso na telinha do programa, só que na parte de baixo só fica 3FFF como nas imagens que to mandando. Mas então gravou ou não? O unico jeito de saber se gravou mesmo é montando o circuito e ver se o hallmeter funciona?

sera.jpg

sucesso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por incrivel que pareça não é que o treco funcionou? tinha comprado dois PIC e um não gravou nem a pau, mas o outro deu certo, estou achando que foi uma série de problemas, meu pc estava apresentando problemas, o driver que baixei da pic era incorreto e um dos PIC veio com problema... Que bom que deu certo porque eu já ia martelar tudo...

 

Mas temos um pequeno pepino, vejam o esquema por favor:

 

hallmeter_led.gif

 

O pino 8 é pra ter um LED só que ai tem um problema, olhando o esquema por baixo pede para aterrar o pino 8...

 

E com o terra ali o led não acende de jeito nenhum, e se tirar o terra o circuito fica apresentando problemas os leds acesos do nada, tem como resolver?

 

@Isadora Ferraz  não é que aquele treco que você disse a  umas páginas atrás de controlar a tensão com potênciometro funcionou mesmo? coloquei duas pilhas em série e variando ele a tensão muda certinho...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tá errado o esquema, no pino 8 que está para o terra, leia-se 14.

certo vou corrigir e ver se funciona, por curiosidade se eu reconectar esse CI na pic kit 3 e clicar em read ela deve mostrar o que está gravado nele naquela tela que fica cheia de 3FFF certo?

 

Queria saber se eu colocando o PIC ali de volta ela vai conseguir ler ou não, se bem que estou com medo de colocar ele lá de volta e ela apagar ele, vai saber...

 

Mas amanhã vou na eletrônica e compro outro PIC pra tentar gravar novamente, achei que os componentes vinham testados de fábrica, como já comprei o PIC a muito tempo nem adianta brigar por garantia, só que imaginei que eles vinham testados de fábrica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você leu só 3fff: ou está apagado ou protegido contra leitura. Pra ter algo, tem que ter números aleatórios. Carregue o arquivo.hex e veja o buffer antes de gravar. Mas se ...

10 horas atrás, ComandateGustavo disse:

que o treco funcionou

... não entendi sua dúvida. Funcionou tudo ou só a gravação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

 

... não entendi sua dúvida. Funcionou tudo ou só a gravação?

Funcionou o circuito, mesmo mostrando 3FFF no programa montando o circuito com os leds ele funcionou, o estranho é que praticamente foi instalar no outro computador e mandar gravar, não fiz nada diferente... Só que um PIC gravou e o outro não então estou achando que um veio com defeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!