Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de rede CAT5e x CAT6 (Rede doméstica)


Ir à solução Resolvido por SergioP,

Posts recomendados

Boa tarde.

Tem muita diferença entre esses cabos PARA REDE DOMÉSTICA?

Tenho em casa 4 pcs em rede, dois ligados direto no modem da LiveTim, e dois ligados a um roteador q é ligado direto por um cabo no modem da Tim.

(dois pcs no meu quarto, e dois pcs no escritório), os dois pcs do meu quarto estão com a velocidade de 300mb, mas os outros dois estão com velocidades limitadas de 100mb.

Ontem fui mexer no pc da minha mãe (q estava com a velocidade de 100mb no escritório) e o conectei no modem da tim direto,  depois que acabei de arrumar, por curiosidade fiz o teste de velocidade da COPEL e ele estava com a velocidade de 300mb, quando o coloquei no lugar (escritório) ele voltou a receber os 100mb. Por curiosidade fui ver o tipo de cabo que usava no meu quarto, e eles são do tipo CAT5e, o cabo q sai do modem para o outro roteador é aquele azul q vende em lojas de informática, mais fino q o CAT5e. Minha pergunta, pode ser esse cabo azul q está limitando a internet para os outros dois pcs? Ele é antigo, do tempo que eu tinha a Tim de 60mb.

Pretendo trocar esse cabo, para ver se os outros pcs vão ficar com a velocidade certa (300mb), a minha dúvida é, qual o melhor para rede doméstica, o CAT5 ou o CAT6?

Grato.

100354492_2631425480414320_1060945192279867392_n.jpg

101961107_1301876020002314_3374215174905921536_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Sr@SergioP ,,

 

Antes de gastar dinheiro a toa, sugiro o só comprar um dos livros de rede do Gabriel Torres,, abrange e explica com detalhes tanto está quanto outras ocorrências..

 

E só para lhe dar uma breve adiantada.. Não,, os cabos não são os principais problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então peço ao moderador se possível, q apague o post ou somente as fotos do modem e do roteador. Não sei se tenho como apagar as fotos.

Grato.

adicionado 17 minutos depois

Se eu colocar esse aparelho.

https://www.americanas.com.br/produto/1632175360/switch-05-portas-tp-link-litewave-case-plastico-gigabit-10-100-1000mbps-ls1005g?pfm_carac=gigabit 10%2F100%2F1000mbps&pfm_index=5&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Eu consigo colocar os outros 2 pcs com a velocidade contratada? Ou é melhor colocar um roteador novo? (Q custam os olhos da cara).

A wireless eu usaria a do modem mesmo q tem 2.5 e 5.0GBs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelotronic disse:

Mas é que algumas vezes no forum eu vi o pessoal cobrindo o MAC nas fotos, achei que fosse por segurança em alguma coisa.

Mas então como os hackers conseguem invadir?

Pra hacker invadir, teriam que primeiro invadir a rede. Pra isso teriam que estar próximos e roubar o sinal do Wifi.

 

2 horas atrás, SergioP disse:

Ok, então peço ao moderador se possível, q apague o post ou somente as fotos do modem e do roteador. Não sei se tenho como apagar as fotos.

Grato.

adicionado 17 minutos depois

Se eu colocar esse aparelho.

https://www.americanas.com.br/produto/1632175360/switch-05-portas-tp-link-litewave-case-plastico-gigabit-10-100-1000mbps-ls1005g?pfm_carac=gigabit 10%2F100%2F1000mbps&pfm_index=5&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Eu consigo colocar os outros 2 pcs com a velocidade contratada? Ou é melhor colocar um roteador novo? (Q custam os olhos da cara).

A wireless eu usaria a do modem mesmo q tem 2.5 e 5.0GBs.

Não adianta colocar switch.

Ele vai transmitir a velocidade que seu roteador disponibilizar.

Switch gigabit só vai funcionar nessa velocidade estando conectado a equipamentos equivalentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SergioP Se dividirmos a casa em lado A e lado B, sera mesmo preciso mandar 300 megas para o lado A ?

 

Vejamos:

 

c3b4addc-a8df-47ff-89d9-829cfbcd3189.thumb.jpg.0cbbd2d73e62d1774ed2ef5aafdf87dc.jpg

 

Modem 300 megas tranquilo.

 

No comodo A, tem um router 100 megas.

se tiver dois pcs fazendo download vai dar uma media 50 mega para cada um.

 

ainda vai sobrar 200 megas para o comodo B

 

No comodo B se um aparelho tiver fazendo um download maximo a 300 megas. nao vai sobrar banda para o lado A.

 

agora se todos os comodos forem /1000 se o lado A, tiver comsumindo 150 megas em cada PC.

Ja nao sobra banda para o comodo B.

 

Ou seja tem horas que talvez nao seja viavel injetar 300 megas em todos os dispositivos.

adicionado 9 minutos depois

Terceira hipótese boba.

d984f17b-31d6-485d-bb81-b98ee5cb054e.thumb.jpg.3bde181a8cac3bd43e97767d25cf8713.jpg

 

300 megas da pra fazer tambem

 

Quarto 1 limitar a 100 megas, e todo mundo que mora nessa quarto que use sua banda 100 megas.

Quarto 2 Todos que morem nesse quarto que use sua banda 100 megas

Restante da casa 3. Usa o restante da banda 100 megas.

 

Totalizando 300 megas.

 

Pessoal do quarto 1 nao vai interferir no ping do povo do quarto 2 e nem do restante da casa.

 

Ps: 100 Megas de fibra exclusiva para cada morador/comodo, ja é mega pra *****. Melhor do que usar tudo baseado em uma rede /1000 e ter briga de familia porque o fulano do quarto 1 ta fazendo uma coisa que faz o ping ocilar no quarto 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, tenho uma dúvida quanto ao Acher C60.

 

Wireless:

- Velocidades Wireless: 450Mbps(2.4GHz); 867Mbps(5GHz)

 

- Interface: 4 Portas LAN 10/100Mbps 1 Porta WAN 10/100Mbps

 

Se a porta dele o máximo q recebe é 100mbps, porque na wireless a potência é maior?

Não era para ser até 100?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, SergioP disse:

Não era para ser até 100?

Não porque o restante da banda é pra trocar arquivo na rede.

 

é a mesma coisa que dizer.

 

Que o camarada recebe uma internet de 100 megas

Mas tem switch /1000 ou seja, a rede interna dele troca arquivos em 1000

 

A rede wifi mesma coisa, o camarada tem 100 megas mas em rede local ele troca arquivos a 450Mbps(2.4GHz); 867Mbps(5GHz)

 

Terceiro exemplo. a pessoa tem 400 megas e faz wds em 5ghz no modem.

 

No routeador vai chegar as 400 megas. como o roteador tem 4 portas 100

se as quatros estiverem usando a velocidade maxima, totalizarão as 400 megas que o ponto a pong 5g ta obtendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, SergioP disse:

Se a porta dele o máximo q recebe é 100mbps, porque na wireless a potência é maior?

Não era para ser até 100?

A tecnologia Wifi presente nele permite velocidades mais altas.

As portas LAN é que são limitadas a 100mbps.

Uma coisa é independente da outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj coloquei o aparelho no lugar do Roteador, e testei, a velocidade nos outros 2 pcs continua abaixo de 100mb, e ambos os cabos são CAT5e, só acho estranho que os dois mesmo sendo CAT5e, um é mais fino q o outro.

 

Basta plugar, entrar nos pcs e testar a velocidade, ou tenho q configurar em rede?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

@SergioP Como está essa ligação?

O switch tem algum software de gerenciamento?

Testou os outros PCs ligados nele também?

Não, plug&play.

Tirei da caixa e já testei aqui no quarto, conectei e testei a velocidade no pc (modem - swith - pc) e deu 300, coloquei no lugardo roteador, e conectei os fios, e deu 100mb. Vou testar com o lap do meu pai, aqui no quarto e no swith da escada q é onde está o pc dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok vamos lá, fiz uns testes q um colega sugeriu.

 

1

Testei o pc do meu pai no lugar normal dele, o teste deu 98mb, tirei o pc e trouxe para o meu quarto e testei, com o cabo dele deu 98mb, com o meu cabo de rede 115mb. Ontem tinha visto o manual da placa-mãe dele, e ela suporta conexão 10/100/1000 ( GA-M68MT-S2P  - Onboard Realtek RTL8211CL (10/100/1000Mbit) ) 

O dele tem o W7, e eu não lembro mais como configura, porque faz tempo q migrei para o W10.

 

2

Testei um pedaço menor do cabo de rede q é o mesmo q foi usado para passar para o outro cômodo da sala, e a velocidade dele foi de 98mb, testei com o meu cabo e deu 300. (a tempo tinha comprado um cabo de 20 metros, fiz a ligação entre os quartos e tinha sobrado um pedaço ainda)

 

3

Peguei o pc da minha mãe e testei no ponto onde o pc do meu pai fica, deu 110mb com o cabo do meu quarto q é o que mostra a velocidade real contratada. Testei o pc dela no meu quarto e deu 300mb. Com o cabo pequeno q é o mesmo q liga um quarto ao outro deu 115mb.

 

Só pode ser o cabo, correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...