Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Neutro acende com chave de teste


Posts recomendados

Boa noite.

 

Aqui a rede é 220V (fase + neutro).

Existe um aterramento com haste única servindo ao mesmo tempo para 2 quartos.

Em um dos quartos, medi 210V entre fase e terra, e entre o fase e neutro deu 210V também, então creio que até aqui o aterramento está ok nesse primeiro quarto.

Ocorre que no outro quarto, colocando a chave teste no terra, ela ascende. E a tensão entre fase e terra está dando 125V.

 

Dúvidas:

1) Qual o problema nesse aterramento?

2) Esses 125V entre fase e terra podem queimar/danificar os equipamentos?

3) Esses 125V entre fase e terra estão aumentando o gasto de energia do local e portanto a conta de energia?

4) Enquanto não instalo outra haste no quarto com problema, é melhor deixar como está (125V entre Fase e terra) ou simplesmente desconectar o fio do terra?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum mal contato na conexão do quarto 2, emenda frouxa, parafuso frouxo ou algo assim. É melhor medir a tensão com uma carga ligada na tomada, como uma lâmpada incandescente.

 

Um mau contato pode causar aquecimento e desperdício de energia, mas o problema maior é o risco de incêndio.

 

Também seria bom ver qual a tensão chega da distribuidora de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Confira se essa tensão medida entre fase e terra, de 125 Volts, é real ou derivada da indução magnética entre fios dentro da tubulação.

Como fazer? 

Se realmente existires 125 Volts entre fase e terra, ai no segundo quarto, ao ligares uma lâmpada de 60 Watts por exemplo, ou qualquer outro dispositivo elétrico que opere em 120 Volts ele deverá funcionar. Se não funcionar (e nesse caso a tensão de 125 volts irá despencar ou desaparecer) é sinal que ela deriva de indução na fiação. De qq modo o terra pode estar interrompido até o segundo quarto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como esse local é um fórum muito frequentado e localizado por buscas no google, é bom conter bastante informações que servirá para futuras consultas, então uma breve explicação se faz necessária:

 

Fio Fase: É um fio condutor onde existe a presença de Tensão (127V ou 220V)
Fio Neutro: Fio condutor que não possui Tensão, só quando for inserido no circuito por um interruptor, etc.
Fio Terra: Fio Condutor de Proteção que deve estar ligado a hastes cravadas na terra e que deve acompanhar os circuitos protegendo os equipamentos ligados contra sobrecargas elétricas e também proteger os usuários contra possíveis choques elétricos, portanto não podem ser usados para obter 110 V da rede de 220 V.

 

Agora o seu problema do meu ponto de vista:

 

Sua rede: 220 V (fase e neutro)
Quarto 1: mediu 210 entre fase e terra e 210 entre fase e neutro;
Quarto 2: mediu 125 V entre fase e terra mas não citou entre fase e neutro;
Dúvidas:
1)Problema nesse aterramento?
Aparentemente nenhum já que mediu certo em um quarto, então o problema deve estar no cabo que liga o quarto 2 nele.
2) Se sua rede é 220 V, então tudo ai opera nessa tensão, de modo que se ligar em 125 V a tendência é não funcionar ou causar mal funcionamento.
3)Sobre aumentar gastos, você fez uma medição e constatou a presença de 125 V, mas para haver consumo indevido teria que haver fuga de corrente, isso se constata desligando e desconectando todas as cargas e observar no relógio marcador se tem atividade, se houver, normalmente ocasionadas por contatos acidentais com a massa, ai está havendo fuga de corrente.
4)Antes disso, verifique a tensão nesse cômodo medindo da fase para o neutro, e continuar 125 V ai o problema é no circuito do imóvel, pode estár pegando retorno de outro local.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daviddatal Então tem que rever as conexões da haste fincada no chão, eu quando faço uma, além de usar o conector e ainda dou uma estanhada e enrolo com fita isolante. Faz um teste "sui generis" pega o multímetro e veja se existe tensão entre o terra e o neutro.

Agora um teste para saber se o defeito é no terra desse cômodo, se puder, pega um fio comprido, liga na fase 220 do quarto 1 e mede a tensão usando o terra do quarto 2...mas sua preocupação com o terra não tem que ser sobre a tensão e sim sobre a continuidade e resistência ôhmica, isso porque o terra existe apenas para proteger o operador e o equipamento de choques, não é para ser usado no dia a dia.

 

Teste o aterramento com o multímetro:

 

 

Agora uma medição correta seria com o terrômetro

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também creio que seja um problema entre os cabos do quarto 1 para o quarto 2.

Se no quarto 2 a tensão entre fase e terra fosse 0V, eu diria que não há contato entre os cabos do quarto 2 com o aterramento.

Mas está dando 125V, é como se os cabos do quarto 2 estivessem conectados com a haste de aterramento, mas alguma resistência está diminuindo a tensão de 220V para 125V, e ainda tem o detalhe da chave teste oscilar cerca de 6 segundos com luz mais forte e mais fraca quando ligada no terra.

Mas se o quarto 2 estiver desconectado do quarto 1, por que há 125V no terra? Indução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras que instalam quando deparam com dificuldades na instalação, fazem coisas que não deveria, por exemplo, comprei um apto em 2014 com vários disjuntores, todos identificando os setores do imóvel. Ha cerca de uns 3 anos precisei mexer no quarto (suite) ai fui no quadro identifiquei o disjuntor, desarmei só "suite" mas ao mexer em uma tomada do quarto levei um p....choque, isso porque confiei no que estava marcado, e não era uma tomada que foi acrescentada depois, é coisa da obra mesmo, provavelmente o cara teve dificuldades com tubulação cheia e puxou uma fase de onde não deveria, ou um retorno. Depois disso não confio mais nisso, alias, nem deveria confiar nunca, então pode ter algo semelhante por ai.

Desliga a geral e veja se o terra do quarto 1 fecha com o quarto 2, depois meça a resistência de um polo da tomada para o terra, em ambos os quartos, isso com a luz desligada para não queimar o aparelho, se não tiver um ai pode ser com uma lâmpada, pegue um soquete, coloque dois fios, ligue um no polo da tomada e o outro no terra...no quarto 1 deve acender totalmente, depois tente no outro quarto, veja se tem a mesma luminosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei de novo no quarto 2, e agora já mudou.

Entre fase e neutro continua os 210V, mas agora entre fase e terra é 0V.

Não fiz nenhuma alteração na rede para isso acontecer.

Ora tem 125V Fase-terra, hora tem 0V. E quando tem tensão, o brilho da chave teste no terra fica oscilando mais forte e mais fraca.

 

 

-------------------------------------

Atualização 1

-------------------------------------

 

Testei de novo agora. Um fato curioso.

Percebi que quando não tem nenhum aparelho conectado no terra do quarto 2,  ao colocar a chave teste no pino do meio (terra) desse quarto 2, a chave não ascende, e a tensão entre fase e terra é 0V.

No momento que coloco o filtro da Clamper, ou mesmo o carregador de 3 pinos do notebook diretamente, o pino terra das tomadas do quarto 2 começam a ascender com a chave teste e  mede 125V entre fase e terra.

 

Dessa forma, tenho 2 perguntas:

 

1) A fase está em contato com o fio do terra no quarto 2? (acho que não, pois sem nada conectado, o terra não ascende a luz da chave teste)

2) Ou está acontecendo indução nos fios fase e terra quando tem aparelho de 3 pinos conectado?

 

 

-------------------------------------

Atualização 2

-------------------------------------

Deixei o filtro de linha da Clamper de 3 pinos conectado, dessa forma surgem os 125V entre fase e terra.

 

Coloquei uma lâmpada incandescente entre fase e terra e a lâmpada não ascendeu. Além disso, a luz de "Terra presente" do filtro de linha da clamper ascendeu. Mas a luz do "Proteção ativa", não.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daviddatal O terra que está com problema está com o fio interrompido.

Dependendo das tomadas que você usa ou não existe a interferência na instalação ocorrendo o fenômeno de indução de tensão no fio.

Os multímetros e aparelhos de medição indicam uma presença de tensão, que na verdade não existe ou tem valor de corrente baixíssimo. No fim é só uma interferência.

 

Deve analisar o fio do terra, verificar as emendas, de onde vem, pra onde vai. Em algum lugar está quebrado ou descascado atrapalhando a instalação. Se não for possível emendar coloque outro fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui falar com o rapaz que fez o aterramento. Ele disse que colocou os cabos para aterramento nos dois quartos, mas só conectou na haste o quarto1. O quarto 2 ficou desconectado do aterramento, ele apenas colocou os cabos na tubulação.

 

Nesse caso, uma vez colocados os cabos para aterramento, é obrigatório conectar logo esses cabos em uma haste de fato? Ou pode somente deixar sem problemas os cabos na tubulação pré-instalados para futuramente instalar a haste e conectar eles nelas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora sabemos que no quarto 2 os cabos para o terra que estão dentro da tubulação não estão conectados com a haste.

Então eu gostaria de uma explicação sobre como acontece de o multímetro acusar 125V entre fase e terra apenas quando se liga um aparelho com 3 pinos nesse quarto 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, daviddatal disse:

Nesse caso, uma vez colocados os cabos para aterramento, é obrigatório conectar logo esses cabos em uma haste de fato? Ou pode somente deixar sem problemas os cabos na tubulação pré-instalados para futuramente instalar a haste e conectar eles nelas?

Use a mesma haste do outro quarto. 

Só emendar os fios no mesmo terra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, daviddatal disse:

Sim, vou fazer isso. Mas eu gostaria de saber como acontece a medição de 125V entre fase e terra somente se ligar um aparelho de 3 pinos.

Eu já expliquei acima, essa tensão não existe. É apenas uma interferência dos fios dentro do mesmo conduite que só é captada pelo multímetro. 

 

Quando ligar o fio de maneira correta, o valor apresentado passará a ser de 220V, igual ao da outra tomada. 

 

Se não quiser ligar o fio e querer usar a tomada assim mesmo, o aparelho vai funcionar, mas obviamente sem a devida proteção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daviddatal Se estivesse encostado o fio terra no fio fase, já teria havido um curto, agora se tivesse ocorrendo um curto entre fase e a massa, uma lâmpada por exemplo ficaria acesa ou apresentaria alguma luminosidade.

Sobre a sua afirmação "fios do terra sem contato com a haste" então o terra nesse caso não existe, ele tem que estar inserido no circuito seja nessa haste ou em qualquer outra.

Tem gente que faz fio terra simplesmente enrolando o mesmo no cano do chuveiro por exemplo, outros o fazem nos conduites metálicos, eu já fiz abrindo um pequeno furo até encontrar a ferragem da estrutura e liguei o fio nela, ficou funcionando normalmente, embora não seja o ideal nem correto, porque o prédio tem sapatas no solo e acabam fazendo um aterramento embora não recomendado, mas com uma certa eficiência, inclusive em eletroduto metálico também tem um certo funcionamento, esse é mais condenável ainda, mas se for algo muito provisório pode ser feito.

OBs: prédios antigos possuem conduits de pequeno diâmetro, onde passam todos os cabos o que impede a passagem de um fio terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!