Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A data e hora do meu notebook mudam sozinhos. O que pode ser?


Posts recomendados

Quando eu ligo o meu notebook, a data e horário está sempre como 22/03/2016 e a hora 00:00. Ás vezes, os ícones ao lado não aparecem ou simplesmente não funcionam.

 

Além disso, aparece sempre uma mensagem dizendo que "Não foi possível confirmar a identidade deste site ou integridade de conexão".

 

O que pode ser isso? Esses dois problemas estão relacionados ou não?

 

Estou muito receosa, pois trabalho em home office (ou seja, não posso ficar sem um pc). O que vocês me aconselhariam a fazer considerando a pandemia? Tenho receio de ir procurar assistência técnica na situação atual. Então, esses problemas poderiam ser graves a ponto de ser urgente?

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a bateria do relógio da placa-mãe que precisa ser trocada, problemas com data e hora vão gerar conflito com o sistema segurança de alguns sites. Mas não faço ideia de como trocar em um notebook, não sei se são todos iguais ou se cada um tem uma forma diferente. No desktop é bem simples, basta abrir o gabinete (com o PC desligado, claro) e substituir a bateria antiga com algumas ferramentas simples.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Obrigada pela resposta! Então, quando eu conserto o horário, os sites funcionam normalmente. Outro fato que não mencionei é que a minha bateria externa começou a "morrer" (aparece a mensagem "Considere a substituição da bateria"). Eu fiz um teste, usando a bateria externa do notebook da minha mãe, e foi Ok. Mas o problema com a data e hora persistiu.

 

Você saberia me dizer se esse problema na bateria da placa-mãe pode causar algum dano grave? É preciso trocá-la com urgência?

adicionado 2 minutos depois
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pode ser a bateria do relógio da placa-mãe que precisa ser trocada, problemas com data e hora vão gerar conflito com o sistema segurança de alguns sites. Mas não faço ideia de como trocar em um notebook, não sei se são todos iguais ou se cada um tem uma forma diferente. No desktop é bem simples, basta abrir o gabinete (com o PC desligado, claro) e substituir a bateria antiga com algumas ferramentas simples.

Obrigada pela resposta! Então, quando eu conserto o horário, os sites funcionam normalmente. Outro fato que não mencionei é que a minha bateria externa começou a "morrer" (aparece a mensagem "Considere a substituição da bateria"). Eu fiz um teste, usando a bateria externa do notebook da minha mãe, e foi Ok. Mas o problema com a data e hora persistiu.

 

Você saberia me dizer se esse problema na bateria da placa-mãe pode causar algum dano grave? É preciso trocá-la com urgência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria do relógio não causa nenhum dano, ela apenas mantem o calendário interno da placa-mãe funcionando mesmo com a bateria principal desconectada. A bateria principal também não interfere no funcionamento do relógio/calendário, ela é responsável pela alimentação de outros componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, mick 07 disse:

É isso que o colega disse, troque a bateria CMOS do notebook.

adicionado 0 minutos depois

Qual a marca e modelo do seu notebook?

A marca é Samsung e modelo é o X23 (core i5). Uma informação a mais: ele tem 3 anos de uso. É normal essa bateria se desgastar tão rápido assim?

adicionado 2 minutos depois
28 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A bateria do relógio não causa nenhum dano, ela apenas mantem o calendário interno da placa-mãe funcionando mesmo com a bateria principal desconectada. A bateria principal também não interfere no funcionamento do relógio/calendário, ela é responsável pela alimentação de outros componentes.

Muito obrigada pelas informações, @GuilhermeGB! Você me tranquilizou muito! rs Mas uma última pergunta: o meu notebook (Samsung X23 core i5) tem 3 anos de uso. É normal que esta bateria se desgaste tão rápido assim? Há alguma causa para este desgaste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Gisela Cardoso Teixeira disse:

Uma informação a mais: ele tem 3 anos de uso. É normal essa bateria se desgastar tão rápido assim?

Sim. Em média as baterias começam a apresentar defeitos por volta de 4 anos, então o seu não tá muito longe disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gisela Cardoso Teixeira disse:

a data e horário está sempre como 22/03/2016 e a hora 00:00.

Troque a bateria interna de 3 V.

 

16 horas atrás, Gisela Cardoso Teixeira disse:

bateria externa do notebook da minha mãe, e foi Ok

Verifique o modelo de sua bateria externa, faça a compra e substitua.

 

A bateria interna de 3 V, alem de manter a data e hora , pode interferir na inicialização do NB.

Quanto a bateria externa em boas condições de uso, protege o seu NB e HD contra desligamento inesperado por queda de energia.

O NB pode ficar ligado no carregador no uso diário, porém a bateria necessita de ciclo de carga e descarga, então pelo menos uma vez por semana, desconecte o carregador, e deixe a bateria atingir a carga mínima de 10 %, após reconecte o carregador. 

De modo geral, as baterias foram construidas de forma a trabalhar com ciclos de carga e descarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!