Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de crash e tela preta RX 5600 XT


Ir à solução Resolvido por Willian Orlando,

Posts recomendados

Galera, segunda eu passei o DDU no PC e tirei tudo que era driver, aí eu baixei e instalei a versão 20.4.2 do driver da Amd. Até hoje não deu problema nenhum. Essa versão me foi recomendada por um cara num comentário do YouTube. Hoje vou jogar mais e por mais tempo, se não der nada, vou manter a placa, se der algo, amanhã mando pra kabum, que é o último dia de fazer o envio. 

 

Testem essa versão aí, sei que não é uma solução definitiva, mas pra mim tá servindo e pode servir pra mais alguém. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gabriel Melo B disse:

Galera, segunda eu passei o DDU no PC e tirei tudo que era driver, aí eu baixei e instalei a versão 20.4.2 do driver da Amd. Até hoje não deu problema nenhum. Essa versão me foi recomendada por um cara num comentário do YouTube. Hoje vou jogar mais e por mais tempo, se não der nada, vou manter a placa, se der algo, amanhã mando pra kabum, que é o último dia de fazer o envio. 

 

Testem essa versão aí, sei que não é uma solução definitiva, mas pra mim tá servindo e pode servir pra mais alguém. 

Essa é a aversão q estou usando e segundo a propria descrição vai dar o problema mais hora menos hora.

 

Citação

Known Issues

Enhanced Sync may cause a black screen to occur when enabled on some games and system configurations. Any users who may be experiencing issues with Enhanced Sync enabled should disable it as a temporary workaround.

Using Edge™ web browser to playback video content with a multi display system configuration may cause a system hang or crash after extended periods of use.

Performance Metrics Overlay and Radeon WattMan incorrectly report higher than expected idle clock speeds on Radeon RX 5700 series graphics products. Performance and power consumption are not impacted by this incorrect reporting.

Modifying the HDMI Scaling slider may cause FPS to become locked to 30.

Some games may exhibit stutter intermittently during gameplay on Radeon RX 5000 series graphics products.

Radeon RX Vega series graphics products may experience a system crash or TDR when performing multiple task switches using Alt+Tab.

Desktop or In-game corruption may occur intermittently when HDR is enabled.

Direct ML Media Filters are currently unavailable in Radeon Software Media gallery for video or image content.

Some users may still experience black screen or system hang issues during extended periods of gameplay. AMD will continue to monitor and investigate reports of these issues closely.

Some laptops may encounter a BSOD when installing Radeon™ Software Adrenalin 2020 Edition over an existing OEM graphics driver. To work around this issue, first uninstall the OEM graphics driver using Programs and Features within the Control Panel. Once complete, install the Radeon Software Adrenalin 2020 Edition package and select the Factory Reset option during setup.

Não estou afim de traduzir xD Se não manja de inglês joga no google xD

Eu ate agora não deu mais e tem 2 dias q o micro ta ligado praticamente direto. De qualquer forma sobre a fonte eu pretendo troca-la sim, mas infelizmente não tão ja, quem sabe até mais pro final do ano. porque ja torrei todas as minhas economias com esse PC... e ainda estou juntando pra um M.2 NVMe de 512... ta por volta de 500/600 pilas e MUITO provavelmente vai ser minha proximal aquisição. porque ta osso demais com um SSD de 128 GiB aqui kkkk. xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Some users may still experience black screen or system hang issues during extended periods of gameplay. AMD will continue to monitor and investigate reports of these issues closely.

 

 

A tela preta do comentário da própria AMD não é seguida de reboot, é uma tela preta onde você continua tendo o controle da máquina, bastando pressionar a combinação CTRL + ALT + DEL, isso eu tive no jogo Project Cars 3, ocorre tela preta e eu saio do game manualmente para fechar o processo no gerenciador do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

 

A tela preta do comentário da própria AMD não é seguida de reboot, é uma tela preta onde você continua tendo o controle da máquina, bastando pressionar a combinação CTRL + ALT + DEL, isso eu tive no jogo Project Cars 3, ocorre tela preta e eu saio do game manualmente para fechar o processo no gerenciador do sistema.

or system hang issues
Então, em alguns casos você tem controle, em outros o sistema trava mesmo geral mesmo...

 

adicionado 6 minutos depois


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, mbabaun disse:

Sim e não! hahaha comigo aconteceu com ou sem... 

Eu ate desinstalei ele, porque o Adrenalin ja gerencia tudo o q ele fez... ate medidor de FPS... Bem em todos casos eu tava com over na memoria RAM  de 2666@3000 e tinha colocado as opções de energia do Windows no High Performance, ao invés de usar o Ryzen Balanced. Creio q não tenha nada a haver, mas por via das duvidas deixei td em stock. quando pegar uma fonte mais parruda ai eu brinco mais com isso... no stock a maquina ja me entrega desempenho a rodo pra ficar forçando as coisas... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera já vou dando a dica aqui, de computador eu não manjo quase nada apesar de mexer com essas tranqueiras desde a metade dos anos 90. Mas de solucionar "patifarias" relativas a falha de fornecimento de produtos e serviços eu tenho um conhecimento técnico razoável apesar de não ser a minha área especifica de atuação então já adianto pra vocês. Caso a gigabyte ou a Kabum me deixem na mão vai todo mundo pro pau. De antemão pra galera que está no mesmo problema  aconselho que registrem TUDO, prints, mails, datas protocolos e afins. Se a galera precisar eu me disponho a ajudar com a parte jurídica na parceria, mando a peça pronta pra galera ferrar com eles em massa. Patifes!

adicionado 2 minutos depois

@RicardoMontoni cara aqui maquina sempre com tudo como veio de fabrica... na verdade eu nem me arrisco a fuçar muito nessas coisas. até porque se eu estragar a minha mulher me bota pra dormir com o cachorro no patio, até porque é o PC que ela usa pra trabalhar e "me permite" jogar de vez em quando... 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, criz1881 disse:

Não conheço esse brother, mas quem puder dá uma olhada nesse vídeo https://youtu.be/whfexQ9JFBU

Eu acho q em 'força bruta" a AMD sempre leva vantagem em relação a sua concorrente, por exemplo a RX 5600 XT é muito melhor do que as GTX 1660 Super/TI. E em alguns casos da uma encosta nas RTX  2060 Super. Agora pouco rodei aquele Neon Noir da Crytec pra ver como ela se comportaria com RT e para a minha surpresa, fui muito bem. Em FHD consegui algo em torno de 6400 pontos, em nenhum momento o framerate caiu abaixo dos 60. Em 2560x1080 ai consegui em torno dos 4400 pontos e o framerate ficou em media 45 fps. Me surpreendeu pra uma placa q não tem RT via hardware e não ficou mt pra tras das RTX 2060. Mas em questão de otimização de driver e arquitetura, acho q a Nvidia sempre sai na frente.

O calcanhar de Aquiles da AMD são e sempre foi os drivers. Apesar de hj ter melhorado, ainda assim perde pra Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RicardoMontoni disse:

O calcanhar de Aquiles da AMD são e sempre foi os drivers. Apesar de hj ter melhorado, ainda assim perde pra Nvidia.

 

Eu não vi melhora alguma, nas placas com arquitetura Navi a quantidade de falhas foi acima da média. Teve um Youtuber que fez uma enquete de quantas pessoas já tiveram problemas com os drivers da AMD a cerca de tela preta, crash entre outros, o resultado foi 30% o que é desastroso, de cada 10 pessoas, 3 já tiveram problemas mais sérios.

 

9 horas atrás, RicardoMontoni disse:

Eu acho q em 'força bruta" a AMD sempre leva vantagem em relação a sua concorrente

 

A AMD não teve concorrência para além da RTX 2070 Super, a série 2080 ficou livre sem competidora. Porque será que a 2070S sendo bem mais cara e tendo uma performance tão próxima a 5700 XT vendeu bem mais? Porque a 5700 XT não conseguiu deslanchar como poderia? Olha no fórum Reddit e no fórum a comunidade AMD o volume de reclamações e veja o impacto que isso tem na decisão do usuário final que tem acesso a esse tipo de informação.

 

9 horas atrás, RicardoMontoni disse:

a RX 5600 XT é muito melhor do que as GTX 1660 Super/TI. E em alguns casos da uma encosta nas RTX  2060 Super.

 

A competidora real da 5600 XT é a 2060 comum, a 2060 Super é no geral bem superior a 5600 XT, em cenários específicos a 5600 XT tem alguma margem de vantagem mas sabemos que no geral a 2060S tem mais força bruta e vai entregar mais frames na maioria dos casos.

 

O problema aqui é que o pessoal está achando que vai surgir uma solução para alguns relatos de problemas, o norte já foi dado mas nenhum serviu: fonte e RMA etc, boa sorte pra vocês! A placa saiu em Janeiro e vai fechar um ano e vocês não irão solucionar. Sem ação = sem solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o problema acontece da tela preta, ja tentaram simplesmente desligar o monitor e religar? Comigo aqui funcionou, sem travar nada, sem reiniciar nem nada. porque o que ocorre, não sei se é um bug ou alguma burrada q estou fazendo, mas uso uma TV normalmente pra jogar e um monitor pra usar o PC normal. quando tava com a Nvidia, mesmo com a TV desligada (desligada eu digo no power, não na rede elétrica), ela aparecia la como segunda tela, inclusive até conseguia jogar uma janela pra la "as cegas". Porém com a AMD quando a TV ta desligada só aparece o monitor mesmo como display, quando eu ligo a TV automaticamente ele reconhece como desktop estendido, ou vice versa. Alias, não sei se gosto disso, eu prefiro deixar padrão mesmo, q o sistema reconheça os dois displays mesmo quando um ou outro estiver desligado. Uma coisa q eu notei é q esse Adrenaline é meio intrusivo, enfim. Vou desinstalar o driver e testar com o opcional mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Allison hehehe aqui ficou 3 dias sem acontecer nada, mas ai sem qualquer aviso PUF! tela verde.. Mas agora já fazem 5 dias que aqui não acontece mais nada. Desde que enfiei a RX 5600 num lindo pacote pardo e enviei de volta pra Kabum pelo correio... inacreditável! botei minha GPU velha q tem 5 anos de uso e tá tudo perfeito  há uma semana, só que pra jogar e usar o premiere tá uma ***** naturalmente.

 

Quanto ao amigo que deu as dicas sobre as fontes... me desculpa a franqueza, mas testei com duas  fontes em duas maquinas diferentes e na minha, sempre apresentando o mesmo sintoma. Minha C3 tech (que diz que tem certificação 80 bronze mas a galera carimbou como bomba) e numa corsair de 650w NOVA sendo que tive os exatos mesmos sintomas. Então na boa esse papo de que fonte isso e fonte aquilo considerando fontes que estão dentro da exigência do hardware que vão suportar, tá mais parecendo papo sobre Fiat Marea ter que usar óleo extraído do fígado de baleia franca refinado por virgens albinas da Birmânia e envelhecido por 25 anos em barris de carvalho rosa do Canada, senão o motor explode... Fica difícil né... não foi por falta de esforço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, preciso de uma dica importante... Digamos que a Kabum seja boazinha e me deem a opção de pegar outro modelo de placa. Qual seria uma boa opção investindo pouco em cima do valor 5600.. a primeira vista pensei na RTX 2060, a da EVGA está com preço bem próximo do da 5600 mas honestamente não sei muito bem o que fazer... Lembrando que uso primordial da maquina aqui com exigência de GPU é para edição no premiere e demais programas do pacote adobe.... Eventualmente vai ser usada pra jogar claro, mas isso é segundo plano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, mbabaun disse:

Galera, preciso de uma dica importante... Digamos que a Kabum seja boazinha e me deem a opção de pegar outro modelo de placa. Qual seria uma boa opção investindo pouco em cima do valor 5600.. a primeira vista pensei na RTX 2060, a da EVGA está com preço bem próximo do da 5600 mas honestamente não sei muito bem o que fazer... Lembrando que uso primordial da maquina aqui com exigência de GPU é para edição no premiere e demais programas do pacote adobe.... Eventualmente vai ser usada pra jogar claro, mas isso é segundo plano. 

RTX 2060, inclusive pra quem mexe com adobe, NVIDIA acaba que é melhor opção. Em termos de jogo ela fica pau a pau com a RX 5600 XT. 1660 TI/SUPER é downgrade!

7 horas atrás, mbabaun disse:

@Patrick Allison hehehe aqui ficou 3 dias sem acontecer nada, mas ai sem qualquer aviso PUF! tela verde.. Mas agora já fazem 5 dias que aqui não acontece mais nada. Desde que enfiei a RX 5600 num lindo pacote pardo e enviei de volta pra Kabum pelo correio... inacreditável! botei minha GPU velha q tem 5 anos de uso e tá tudo perfeito  há uma semana, só que pra jogar e usar o premiere tá uma ***** naturalmente.

 

Quanto ao amigo que deu as dicas sobre as fontes... me desculpa a franqueza, mas testei com duas  fontes em duas maquinas diferentes e na minha, sempre apresentando o mesmo sintoma. Minha C3 tech (que diz que tem certificação 80 bronze mas a galera carimbou como bomba) e numa corsair de 650w NOVA sendo que tive os exatos mesmos sintomas. Então na boa esse papo de que fonte isso e fonte aquilo considerando fontes que estão dentro da exigência do hardware que vão suportar, tá mais parecendo papo sobre Fiat Marea ter que usar óleo extraído do fígado de baleia franca refinado por virgens albinas da Birmânia e envelhecido por 25 anos em barris de carvalho rosa do Canada, senão o motor explode... Fica difícil né... não foi por falta de esforço. 

O problema não é fonte. No caso de tela verde, ai o negocio ja muda de figura, porque realmente pode ser um defeito do hardware, mas a tela preta, seguida de travamento ou não é problema do driver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a loja devolveu alegando que não havia defeito não foi de graça, certamente a peça foi testada. O usuário nesse caso tem que pensar em outras possibilidades como a fonte, mesmo sendo nova. Usar o DDU com todas as opções da AMD ativadas, instalar a versão mais recente do driver do chipset da placa-mãe, enfim... É ir eliminando as possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno Cara, com todo e respeito a tua opinião. Mas o problema é que já fiz muita coisa nesse sentido... minha maquina é nova, a outra maquina onde testei não é tão nova mas tem uma fonte que sobra pra essa placa (corsair de 750w)  então na boa. Não tem essa,  eles não podem colocar no mercado um produto que não funciona direito e jogar a responsabilidade pro consumidor.  E esse lance que  tu falou de "a peça foi testada" tu me desculpa meu velho, mas é conversa pra boi dormir. Testar testei eu que passei 20 dias acompanhando com uma cacetada de drivers diferentes, passando ddu,  trocando memória, trocando fonte, ligando na maquina do vizinho... e botando minha mulher a anotar o que ela estava fazendo sempre a maquina falhava.  Ai o PC funciona 3 dias PERFEITO e falha novamente, do nada? Quantas fontes diferentes eu vou ter que testar até funcionar?  tu acredita mesmo que a Gigabyte vai botar um maluco sentado na frente de uma maquina pra testar algo? eles vão me mandar um relatorio de testes e me dizer no final que eu tenho que usar uma fonte especifica senão a minha placa não funciona? Se eu tiver que comprar 10 fontes diferentes até fazer funcionar a placa que me venderam eles vão me reembolsar isso depois? E o tempo que eu to perdendo com essa palhaçada  vale quanto?   minha mulher perdeu 2 trabalhos importantes por causa desse PC e pode acreditar, essa gpu não voltar funcionando dessa vez eles vão sentar na graxa no judiciário. Não quero nem saber. Eu não tenho formação técnica nenhuma na área mas já tenho contato com informática há mais de 20 anos sendo que há pelo menos uns 18 quem resolve essas tretas sou eu mesmo. Mesmo com as minhas limitações e eu reconheço que elas são muitas, faz 18 anos que não boto o pé numa assistência técnica. Então não tem essa nunca tive esse tipo de problema e não achei a solução quando ela estava do meu lado do muro.  Tem outra, quando acionei o RMA da kabum, que me respondeu no dia seguinte,  concomitantemente acionei também  a gigabyte... me deram 3 dias uteis de prazo pra responder. Hoje faz 10 dias e adivinha? nem boa tarde mais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, mbabaun disse:

Mas o problema é que já fiz muita coisa nesse sentido... minha maquina é nova, a outra maquina onde testei não é tão nova mas t  Tem outra, quando acionei o RMA da kabum, que me respondeu no dia seguinte,  concomitantemente acionei também  a gigabyte... me deram 3 dias uteis de prazo pra responder. Hoje faz 10 dias e adivinha? nem boa tarde mais... 

 

A minha resposta foi para o outro participante, eu sequer sabia dos testes que você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno Não cara, tranquilo,  te respondi porque também está no contexto do tópico e seguinte cara, tu tais certo em relação ao cara testar varias coisas antes de partir pra garantia. É claro que existem problemas de incompatibilidade e de drivers. Só que no casso dessas RX5600 ao menos pra mim e pra vários outros usuários isso não está resolvendo. Quanto eu digo que tentei de tudo é porque tentei mesmo, fiz tudo o que galera aqui do grupo aconselhou, inclusive tu sobre a fonte e coisas que peguei de outros foruns  e, ao que tudo indica, nesse caso o buraco é mais embaixo. Se tem uma coisa que eu gostaria de verdade é que essa placa tivesse dado problema. Pior é que o tempo tá passando e vou acabar tendo que comprar outra pra depois revender sabe-se lá por que preço porque está nos causando prejuízo aqui... Complicado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, mbabaun disse:

@criz1881 cara, pior que não... ela chegou a funcionar 3 dias, fazendo testes no talo, achei que tava resolvido e ai do nada ferrou de novo. O sintoma na minha é tela verde e reboot. 

adicionado 1 minuto depois

@dianox49 exatamente isso... 🙄

Eu acabei de instalar o último driver de um jeito diferente e até agora não deu tela verde, deixei essa madrugada inteira a gpu em stress e depois rodei TW3.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!