Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de crash e tela preta RX 5600 XT


Ir à solução Resolvido por Willian Orlando,

Posts recomendados

@Dianox49 Cara, torço que de certo. Até porque se solucionar pra ti, provavelmente vai solucionar  pra mim e também pra outros usuários. Mas já te adianto que eu instalei os drivers de varias maneiras e na média meu resultado foi o mesmo. Funcionou normalmente nas mais diversas aplicações, nos testes de stress e aí do nada deu o mesmo sintoma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mbabaun disse:

@Dianox49 Cara, torço que de certo. Até porque se solucionar pra ti, provavelmente vai solucionar  pra mim e também pra outros usuários. Mas já te adianto que eu instalei os drivers de varias maneiras e na média meu resultado foi o mesmo. Funcionou normalmente nas mais diversas aplicações, nos testes de stress e aí do nada deu o mesmo sintoma. 

Infelizmente deu b.o de novo amanhã vai pra gigabyte, ou eles resolvem meu problema ou devolve meu dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Dianox49 disse:

Eu acabei de instalar o último driver de um jeito diferente e até agora não deu tela verde, deixei essa madrugada inteira a gpu em stress e depois rodei TW3.

Cara, não faz isso, q tu pode ferrar sua GPU de vez. Em jogo, mesmo quando exige 100% tem tela de menu, loading etc q da um alivio na GPU, deixar a noite toda o chip gráfico no talo fora o consumo elétrico tu poderia ter ferrado de vez a placa. De qualquer forma (tirando esse caso de tela verde, pode vir mesmo ser problema de hardware, embora eu duvide). Desculpem desanimar, mas vcs vão perder tempo mandando a placa pro RMA, porque ela vai retornar com o mesmo problema, mesmo q tem mandem uma zero bala, o problema vai continuar.

Pesquisando na internet sobre esses problemas (pelo menos o de tela escura) a própria AMD teve dificuldade de reproduzir isso. Tanto q na descrição do driver 20.8.3 diz pra usarem o bug reporter quando tiverem problemas:

 

AMD will continue to monitor and investigate any new reports of black screen or system hang issues during extended periods of gameplay closely. Users are encouraged to use the new Bug Reporting Tool for any issues they may encounter. 

 

Ou seja é um problema de software até nem mesmo a AMD sabe ao certo o porque de ocorrer, pode ser uma combinação de Ns fatores, até mesmo o monitor. Nãos ei se vcs ja repararam mas quem usa duas telas, desliga uma e você vai ver q a segunda tela vai sumir do windows, voltando aparecer quando você ligar, esse negocio do Adrenalin querer gerenciar tudo, ao meu ver pra mim é o problema. Uma recomendação q deram no grupo AMD Brasil, é usar uma versão do driver anterior a esse Adrenalin novo, q pra muita gente resolveu 99% dos problemas. Agora no caso dos colegas q nem conseguem usar o PC direito porque da problema, se possível pedem reembolso e peguem uma NVIDIA, nem q seja uma 1660, porque uma RTX 2060 é mais cara q essa placa. Em especial quem tem modelo da Gigabyte. quando fui comprar a minha eu ia pegar justo uma da Gigabyte, mas desisti de tanta reclamação que eu vi, esse é outro problema tb, varia muito de fabricante pra fabricante. 

E quem ja tem a placa 5600/5700 nem tenham esperanças q a próxima versão de driver vai resolver os problemas, ainda mais agora q o foco da AMD provavelmente vai tar tudo nas RDNA-2. Vamos ter q conviver com isso, até ter grana pra trocar de placa. RX5600/5700XT mt provavelmente ja virou cachorro morto pra AMD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Cara, não sei vocês mas no meu caso eles vão resolver nos 30 dias que a lei determina ou vou meter processo neles até fazer nevar no inferno. Alías, já reportei aqui, se alguém se alguém do post com o mesmo problema precisar eu ajudo com esse lance. Mando a ação pronta na parceria. Uma coisa é certa, eu não vou ficar ainda mais no prejuízo. Hoje comprei uma RX 470 usada (por um valor que tenho até vergonha de falar) pra minha mulher poder trabalhar. vai ser cobrado deles também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um caso assim, que envolve problemas em um produto com valor agregado alto, seria interessante ter usado o direito de arrependimento de 7 dias previsto em lei, vocês devolveriam a placa e pegariam uma Nvidia equivalente sem o risco da loja devolver a mesma placa ou um exemplar igual a de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, RicardoMontoni disse:

Cara, não faz isso, q tu pode ferrar sua GPU de vez. Em jogo, mesmo quando exige 100% tem tela de menu, loading etc q da um alivio na GPU, deixar a noite toda o chip gráfico no talo fora o consumo elétrico tu poderia ter ferrado de vez a placa. De qualquer forma (tirando esse caso de tela verde, pode vir mesmo ser problema de hardware, embora eu duvide). Desculpem desanimar, mas vcs vão perder tempo mandando a placa pro RMA, porque ela vai retornar com o mesmo problema, mesmo q tem mandem uma zero bala, o problema vai continuar.

Pesquisando na internet sobre esses problemas (pelo menos o de tela escura) a própria AMD teve dificuldade de reproduzir isso. Tanto q na descrição do driver 20.8.3 diz pra usarem o bug reporter quando tiverem problemas:

 

AMD will continue to monitor and investigate any new reports of black screen or system hang issues during extended periods of gameplay closely. Users are encouraged to use the new Bug Reporting Tool for any issues they may encounter. 

 

Ou seja é um problema de software até nem mesmo a AMD sabe ao certo o porque de ocorrer, pode ser uma combinação de Ns fatores, até mesmo o monitor. Nãos ei se vcs ja repararam mas quem usa duas telas, desliga uma e você vai ver q a segunda tela vai sumir do windows, voltando aparecer quando você ligar, esse negocio do Adrenalin querer gerenciar tudo, ao meu ver pra mim é o problema. Uma recomendação q deram no grupo AMD Brasil, é usar uma versão do driver anterior a esse Adrenalin novo, q pra muita gente resolveu 99% dos problemas. Agora no caso dos colegas q nem conseguem usar o PC direito porque da problema, se possível pedem reembolso e peguem uma NVIDIA, nem q seja uma 1660, porque uma RTX 2060 é mais cara q essa placa. Em especial quem tem modelo da Gigabyte. quando fui comprar a minha eu ia pegar justo uma da Gigabyte, mas desisti de tanta reclamação que eu vi, esse é outro problema tb, varia muito de fabricante pra fabricante. 

E quem ja tem a placa 5600/5700 nem tenham esperanças q a próxima versão de driver vai resolver os problemas, ainda mais agora q o foco da AMD provavelmente vai tar tudo nas RDNA-2. Vamos ter q conviver com isso, até ter grana pra trocar de placa. RX5600/5700XT mt provavelmente ja virou cachorro morto pra AMD.

 

 

 

Desde que eu peguei a minha 5700 XT tem essa observação no driver, o engraçado é que o último estável não causa reboot mas dá tela preta, e os depois do estável dão reboot, mas cada um se comporta de uma forma diferente, e mais engraçado ainda é que nunca é em jogos, é fazendo tarefa básica no Windows. Eu acho que tem muito mais "correções" no driver do que eles listam quando lançam um novo. E mesmo esses casos de tela verde de vocês eu ainda chuto que é driver, não acredito que seja defeito. Independente disso quando se compra um produto ele deve ser funcional, se não for não está cumprindo com o propósito e cabe processo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, criz1881 disse:

Desde que eu peguei a minha 5700 XT tem essa observação no driver, o engraçado é que o último estável não causa reboot mas dá tela preta, e os depois do estável dão reboot

 

Eu tenho uma RX 5700 XT da Sapphire e desde que troquei minha fonte graças a Deus não tive mais reboot, nem em jogos e nem fora deles. Hoje saiu a versão 20.9.1 e não traz mas a menção quanto a investigação de tela preta que as versões anteriores falavam.

 

Fixed Issues

 

"A black screen, system crash or TDR may occur while gaming when performing task switches, enabling performance metrics overlay, or having video content/web browsers open on secondary displays on Radeon RX 5000 series graphics products system configurations."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, criz1881 disse:

Desde que eu peguei a minha 5700 XT tem essa observação no driver, o engraçado é que o último estável não causa reboot mas dá tela preta, e os depois do estável dão reboot, mas cada um se comporta de uma forma diferente, e mais engraçado ainda é que nunca é em jogos, é fazendo tarefa básica no Windows. Eu acho que tem muito mais "correções" no driver do que eles listam quando lançam um novo. E mesmo esses casos de tela verde de vocês eu ainda chuto que é driver, não acredito que seja defeito. Independente disso quando se compra um produto ele deve ser funcional, se não for não está cumprindo com o propósito e cabe processo.

Poios é, das duas vezes q ocorreu comigo tava praticamente em idle. O q eu estranho é q apesar de ter o problema, sabemos q ele existe e que cedo ou tarde vai ocorrer, eu sei q tem gente q mal consegue usar o PC por causa disso. Hj andei forçando umas paradas no driver, resultado deu tela azul umas 3 vezes, tentei mexer com resolução virtual, eyefinity etc... Ou seja, o negocio é bugudo mesmo. Tava vendo em foruns gringo, gente teimando q é fonte, sendo q o cara tinha uma corsair de 750 watts nova, ah mas a fonte veio com defeito, na boa vai ficar comprando e testando fonte até quando? O q eu realmente fico P... da vida, é você pagar 2K numa placa, sendo q q a AMD sabe desse problema se pa tem mais de 1 ano e e não consegue corrigir, todas possíveis soluções q encontrei até agora são tentativas e erro, e normalmente o que 'funciona" pra um não funciona pra outro. E não tem NADA oficial, de fato apenas esse aviso nos drivers... Poxa vida AMD, assim fica complicado recomendar, visto q a unica solução definitiva é ir pra Nvidia, ai acaba os problemas.

 

adicionado 1 minuto depois
19 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

 

Eu tenho uma RX 5700 XT da Sapphire e desde que troquei minha fonte graças a Deus não tive mais reboot, nem em jogos e nem fora deles. Hoje saiu a versão 20.9.1 e não traz mas a menção quanto a investigação de tela preta que as versões anteriores falavam.

 

Fixed Issues

 

"A black screen, system crash or TDR may occur while gaming when performing task switches, enabling performance metrics overlay, or having video content/web browsers open on secondary displays on Radeon RX 5000 series graphics products system configurations."

Opa, baixando agora man!

 Mas enfim, eu mt provavelmente vou ficar com essa placa até meio q passar essa crise toda (vamos ter esperança q vai melhorar né, mesmo q seja um pouco) e eu conseguir voltar a trabalhar fixo, sabendo q posso contar com um salario certo todo mes, se não passo ela pra frente e enfio uma 3070 em 24x no cartão e dane-se kkk... sou solteiro mesmo, não tenho filho pra me preocupar... kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Tava vendo em foruns gringo, gente teimando q é fonte, sendo q o cara tinha uma corsair de 750 watts nova, ah mas a fonte veio com defeito, na boa vai ficar comprando e testando fonte até quando?

 

 

Tem várias situações, pessoas com problemas na fonte e que substituíram tendo resolvido o problema, contei o meu caso e o caso de um amigo que pegou uma Corsair VS 650W nova e teve problemas com essa placa, trocou a Corsair por uma Core Reactor da XPG e o problema acabou! Tem também a situação de outros colegas que alegam que já substituíram sua fonte sem resultado indicando outras causas. A AMD teve no passado recente modelos "desarmadores" de fontes como a Vega 56 e 64, o usuário estava jogando e repentinamente ocorria um reboot por um pico de consumo momentâneo bem maior que o TDP indicado. O Ronaldo Buassali que hoje é diretor da Galax já abordou isso em uma live, faz tempo.

 

O problema que muitos estão relatando eu acompanho desde o começo do ano em foruns gringos, eu não acredito que o driver irá resolver, espero que todos consigam trocar. Eu não tenho problema e vou ficar com a minha, um dia eu troco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

 

Tem várias situações, pessoas com problemas na fonte e que substituíram tendo resolvido o problema, contei o meu caso e o caso de um amigo que pegou uma Corsair VS 650W nova e teve problemas com essa placa, trocou a Corsair por uma Core Reactor da XPG e o problema acabou! Tem também a situação de outros colegas que alegam que já substituíram sua fonte sem resultado indicando outras causas. A AMD teve no passado recente modelos "desarmadores" de fontes como a Vega 56 e 64, o usuário estava jogando e repentinamente ocorria um reboot por um pico de consumo momentâneo bem maior que o TDP indicado. O Ronaldo Buassali que hoje é diretor da Galax já abordou isso em uma live, faz tempo.

 

O problema que muitos estão relatando eu acompanho desde o começo do ano em foruns gringos, eu não acredito que o driver irá resolver, espero que todos consigam trocar. Eu não tenho problema e vou ficar com a minha, um dia eu troco.

Esse histórico de AMD com fonte eu sei q é delicado. Eu ja tive uma 7950, a danada literalmente mamava na fonte (e na época minha fonte era uma Seventeam de 500 Watts, porcona com um i7 3770 e 16 GiB de RAM, com 4 HDDs pendurados nela) Eu literalmente não sei como a fonte aguentou, visto q joguei Witcher 3 com o máximo possível q a placa aguentava. E usei essa fonte até ano passado, quando troquei pela CX 550. porque realmente não dava mais o PC reiniciava do nada, e como ja sabia q era a fonte troquei e ainda consegui vender ela. Mas é aquela coisa, vamos supor q eu compre uma fonte de 650/700 Watts que é muito mais do que preciso (embora q mal tb não faz, pelo contrario, ia trabalhar com a melhor eficiência possível). Mas e se não resolve!? É complicado xD

Do que eu estou vendo aqui e em outros foruns, ainda estou com sorte porque não é toda hora q acontece. Mas enfim, por mais q eu saiba tb que esse driver não vai resolver 100%, não custa tentar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno Então cara, o problema é que os 7 dias se passaram comigo fazendo todos esses testes, suspeitando que podia ser fonte (como tu falou) driver, alguma incompatibilidade e toda uma serie de fatores. O problema é que no meu caso eu trabalho fora de casa, quem usa esse PC o dia todo é minha mulher e eu teria que interromper coisas dela nessa função.  Eu dificilmente iria conseguir fazer um monte de testes como eu fiz dentro dos 7 dias pro arrependimento. Mas um GRANDE erro eu admito que cometi. Eu pesquisei pouco sobre essa placa antes de comprar.... se tivesse visto mais relatos de falhas como esse antes eu certamente teria, ou comprado outra, ou mandado de volta tão logo apresentasse o defeito. A questão é que temos outros computadores aqui pra usar onde ela consegue fazer boa parte do trabalho, mas as edições em 4k só rola nesse novo que deu problema. A intenção com o tempo é ter uma maquina backup tanto já comprei uma outra placa de video usada, bem mais fraca que a 5600, mas suficiente pra usar com alguma dignidade mas com os preços que as coisas estão tá complicado, a grana não tá fácil não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2020 às 20:00, Roberto Roberto disse:

Eu acabei comprando uma 2060 da MSI 

Ficar com produto defeituoso é uma grande besteira 

Amigo, você já tinha pedido a quanto tempo? Minha placa chegou faz pouco mais de um mês, inicialmente era raras as vezes que isso acontecia, depois ficou bem mais frequente. Também comprei na kambum. Agradeço de puder me orientar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo, Então já tive noticia do segundo azarado com a 5600 que teve a placa devolvida pela Gigabyte sem solução pro defeito, no caso do ultimo o relato placa veio pior pois o PC as vezes nem vídeo dá mais... A minha está estacionada na agência dos correios de Limeira desde o dia 12, sendo que saiu daqui de Floripa  no dia 9... to com uma RX470 usada a caminho,só pra ter mais tempo de incomodar a gigabyte. Patifes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, mbabaun disse:

Bom dia povo, Então já tive noticia do segundo azarado com a 5600 que teve a placa devolvida pela Gigabyte sem solução pro defeito, no caso do ultimo o relato placa veio pior pois o PC as vezes nem vídeo dá mais... A minha está estacionada na agência dos correios de Limeira desde o dia 12, sendo que saiu daqui de Floripa  no dia 9... to com uma RX470 usada a caminho,só pra ter mais tempo de incomodar a gigabyte. Patifes!

Estou aguardando o email deles desde de terça feira, só pode ser sacanagem, empresinha horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dianox49 cara, no meu caso, relação a gigabyte eles me mandaram um formulário pra preencher relatando o problema (que já tinha sido relatado outras duas ou três vezes) eu respondi e nunca mais me deram qualquer noticia... ou seja eu provavelmente teria que provocar novamente a assistência fazendo tudo de novo.... a verdade é que eles estão se lixando. a politica é, "já comprasse então estamos nos lixando se essa porcaria não funciona. problema seu... "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mbabaun disse:

"já comprasse então estamos nos lixando se essa porcaria não funciona. problema seu... "

 

Hoje eu tenho uma placa-mãe com chipset X570 da Gigabyte, ja tive placa de vídeo mas felizmente nunca usei o RMA da marca, hoje eu não compro e nem indico mais dessa marca, além de você são inúmeros casos de reclamações que eu acompanhei, recentemente a Chipart abordou o RMA da Gigabyte em vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mbabaun disse:

@Dimitriusbueno é por isso que eu sempre falo pra judicializar cara... muita gente fica nessa de esperar garantia. Se todo mundo tocasse o pau neles esses problemas seriam solucionados bem mais rápido.  

Eu concordo, marcas como Gigabyte e Zotac que tem histórico de desrespeito tem que partir para a esfera judicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar possa... uma vez que vi membros alegando que a Kabum não era obrigada a receber as placas defeituosas. 

 

Comerciante tem o dever de encaminhar produto defeituoso à assistência técnica

 

Por maioria, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o comerciante que vende um produto com defeito fica responsável por recebê-lo e encaminhá-lo à assistência técnica, independentemente do prazo de 72 horas após a compra, mas sempre observado o prazo decadencial do artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O colegiado negou recurso apresentado pela Via Varejo contra acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que considerou a empresa responsável pelo encaminhamento do bem defeituoso à assistência técnica e a condenou a pagar danos patrimoniais aos consumidores, além de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 150 mil.

No recurso especial submetido ao STJ, a Via Varejo sustentou que o CDC não obrigaria o comerciante a coletar produtos com defeito nem a prestar assistência técnica no lugar do fabricante, pois este é quem possui a expertise técnica para fazer o conserto.

A empresa afirmou ainda não ter a obrigação legal de trocar mercadorias defeituosas no prazo de 72 horas, pois a legislação determinaria sua responsabilidade solidária somente se o produto, dentro da garantia, não fosse reparado em 30 dias. Por fim, pediu a redução da indenização.

Solidariedade

O relator do recurso, ministro Moura Ribeiro, lembrou que o STJ tem posição firme no sentido da responsabilidade solidária de toda a cadeia de fornecimento pela garantia de qualidade e adequação do produto perante o consumidor (AgInt no AREsp 1.183.072). Assim, respondem pelo vício do produto todos os que ajudaram a colocá-lo no mercado, do fabricante ao comerciante, passando pelo distribuidor.

Para o ministro, a solidariedade entre os integrantes da cadeia, prevista no artigo 18 do CDC, impõe à Via Varejo a obrigação de coletar e encaminhar para reparo os produtos adquiridos em suas lojas que apresentem defeitos de fabricação.

Moura Ribeiro mencionou precedente no qual a Terceira Turma estabeleceu que, havendo assistência técnica no mesmo município, o comerciante não seria obrigado a encaminhar o produto ao serviço especializado (REsp 1.411.136). Porém, segundo o ministro, tal posição deve ser revista.

Lógica de proteção

Para o magistrado, sendo indiscutível a caracterização da empresa varejista como fornecedora, nos termos do CDC, mesmo que haja assistência técnica no município, ela tem a obrigação de intermediar a reparação ou a substituição do produto – o que não significa dizer que deva reparar ou substituir o bem por seus próprios meios.

“Não deve prosperar o argumento por ela utilizado de que a intermediação dos produtos submetidos a reparo, com a coleta em suas lojas e remessa ao fabricante e posterior devolução, corresponde a medida mais gravosa ao fornecedor, se comparada à possibilidade de o consumidor encaminhar o produto diretamente ao fabricante, nas hipóteses em que assim a loja orientar”, ressaltou.

O ministro destacou que a lógica do CDC é proteger o consumidor. Impedir que ele possa entregar o produto defeituoso ao vendedor para que este o encaminhe ao conserto no fabricante significaria impor dificuldades ao seu direito de possuir um bem que sirva aos fins a que se destina – comentou.

Escolha do consumidor

Segundo Moura Ribeiro, a mais recente posição da Terceira Turma sobre o tema, no julgamento do REsp 1.634.851, foi considerar que o comerciante, por estar incluído na cadeia de fornecimento, é responsável por receber os produtos que apresentarem defeito para encaminhá-los à assistência técnica, e essa obrigação não está condicionada ao prazo de 72 horas após a compra.

“Nesse julgado, ainda ficou pontuado que cabe somente ao consumidor a escolha menos onerosa ou embaraçosa para exercer seu direito de ter sanado o defeito do produto em 30 dias, podendo optar por levá-lo ao comerciante que o vendeu, à assistência técnica ou, ainda, diretamente ao fabricante”, afirmou.

Ao manter a indenização coletiva de R$ 150 mil, o ministro explicou que os valores fixados a título de danos morais são baseados na análise de provas, e por isso não podem ser revistos em recurso especial, salvo quando irrisórios ou exorbitantes.

Leia o acórdão.

Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):
REsp 1568938

FONTE: STJ

 

 

adicionado 1 minuto depois

O prazo do art. 26, II a que se faz menção é que o se refere a garantia legal, de 90 dias que existe para qualquer tipo de bem durável. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno Um usuário de Curitiba com quem eu estava em contato recebeu a placa de volta do RMA da Gigabyte no fim da semana passada, atualizou com esse driver novo e teve o defeito novamente logo em seguida. O sintoma dele era idêntico ao meu, tela verde e reboot. Hoje ele entrou em contato e disseram que vão reembolsar o valor da placa. Ao menos alguma vergonha na cara eles tem...

adicionado 1 minuto depois

Em tempo, pelo que eu percebi, as falhas estão acontecendo principalmente nos modelos da Gigabyte. Ou tem alguém com outro fabricante? não recordo de ter algum relato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, mbabaun disse:

@Dimitriusbueno Um usuário de Curitiba com quem eu estava em contato recebeu a placa de volta do RMA da Gigabyte no fim da semana passada, atualizou com esse driver novo e teve o defeito novamente logo em seguida. O sintoma dele era idêntico ao meu, tela verde e reboot. Hoje ele entrou em contato e disseram que vão reembolsar o valor da placa. Ao menos alguma vergonha na cara eles tem...

adicionado 1 minuto depois

Em tempo, pelo que eu percebi, as falhas estão acontecendo principalmente nos modelos da Gigabyte. Ou tem alguém com outro fabricante? não recordo de ter algum relato. 

Então estou aguardando a gigabyte me mandar um código de postagem desde terça  passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!