Ir ao conteúdo

Problema de crash e tela preta RX 5600 XT

Ir à solução Resolvido por Willian Orlando,

Posts recomendados

Postado

To só esperando minha mulher chegar pra ela fazer backup das coisas dela.... vou formatar antes de instalar pra não ter chororô depois 

Postado

A minha o único problema que ainda esta dando é em relação ao áudio, quando eu coloco para o áudio sair pelo o HDMI ao invés de colocar pela placa-mãe, o áudio fica travando, robotizado e fica fazendo uns barulhos que com o fone incomoda. e quando o áudio trava mesmo a opção de áudio pelo HDMI some e só fica o da placa-mãe aí só reiniciando. Alguém mais esta tendo este problema ?
RX 5600 XT é uma baita placa assim como a 5700 também é, mas sendo sincero não vale a pena é só dor de cabeça.

Postado

@Dimitriusbueno Boa tarde pessoal. Vamos lá, ontem a noite fiz o registro em video da abertura do pacote que a kabum enviou, pois suspeitei da possibilidade de eles me enviarem uma placa USADA no lugar da minha o que seria ao mesmo tempo sorte e azar, sorte porque se estivesse funcionando eu iria instalar, ficar usando ela e entrar com uma ação no JEC na segunda-feira mesmo, uma vez que em nenhuma hipótese (e ai isso também serve pra vocês) o fabricante ou lojista pode substituir um produto que foi adquirido novo por outro usado sem a concordância do consumidor, embora isso tenha sido aventado pela loja no meu caso. Porém, eles foram justos e me mandaram uma placa nova, veio totalmente lacrada e percebi uma etiqueta diferente colada na lateral da caixa relativa a um lote de importação (pode ser que isso tenha alguma relevância ou não). 

Como já tinha passado trabalho antes resolvi partir para uma abordagem mais "radical" desta vez, para evitar perder mais tempo depois. Instalei a placa no PC retirando absolutamente TUDO o que não fosse necessário, discos rígidos, drive de bluray, os dois monitores extras etc, deixei apenas o SSD M2 que é onde instalo o sistema e já formatei ele direto, na primeira ligada da placa. Instalei o windows e todos os drivers da minha placa-mãe e depois o driver recomendado pelo Site da AMD com aquela ***** do adrenalin. 

Ontem eu usei um pouco assim capado e os únicos testes que eu fiz foram com o BeanNG drive que eu já tinha num pendrive e com vídeos em 4k no youtube. Até hoje pela manha estava ok o que é um bom sinal visto que com a placa anterior eu tive o sintoma de tela verde logo de cara, antes mesmo de instalar os drivers eu tive um travamento desses. 

Hoje eu instalei todos os outros componentes de hardware que estavam desligados, inclusive os monitores,  além dos programas mais básicos, pacote adobe,  e agora vou partir para os jogos. Até o presente momento não deu nenhum problema. Lembro que com a outra placa os vídeos davam umas piscadas quase imperceptíveis como uns flash muito rápidos, sempre que se fazia alguma transição entre aplicativos ou jogava uma janela de um video para o outro, porém, até agora, não percebi nada disso. Então, sei que ainda é cedo pra bater o martelo, mas por hora parece que tá tudo certo. Eu ainda vou fazer testes de Stress com programas específicos mas só depois de ver que não deu nada no uso normal. Se der alguma encrenca eu volto aqui pra comentar. Uma coisa pra mim ficou clara, a placa realmente tinha algum problema de hardware, (físico por assim dizer) caso contrario, não teriam substituído prontamente. por hora era isso.

Postado

Dalhe galera.... 48 horas usando, testei em vários jogos e situações e até o presente momento tudo absolutamente rodando totalmente estável, sem problemas. Ao que tudo indica a parada foi resolvida. Aconselho quem está empenhado como eu estava abrir mesmo o RMA. Quem comprou da Kabum aconselho fazer o RMA por eles, são bem mais efetivos do que a Gigabyte. Aliás, se fosse depender da gigabyte eu estaria esperando o retorno deles há quase 30 dias, visto que mandei o retorno no dia 4 do mês passado e eles só me responderam lá pelo dia 26 porque mandei outro e-mail perguntando se eles ainda lembravam da minha existência. 

Postado
21 horas atrás, mbabaun disse:

Dalhe galera.... 48 horas usando, testei em vários jogos e situações e até o presente momento tudo absolutamente rodando totalmente estável, sem problemas. Ao que tudo indica a parada foi resolvida. Aconselho quem está empenhado como eu estava abrir mesmo o RMA. Quem comprou da Kabum aconselho fazer o RMA por eles, são bem mais efetivos do que a Gigabyte. Aliás, se fosse depender da gigabyte eu estaria esperando o retorno deles há quase 30 dias, visto que mandei o retorno no dia 4 do mês passado e eles só me responderam lá pelo dia 26 porque mandei outro e-mail perguntando se eles ainda lembravam da minha existência. 

Que bom que resolveu, pagar caro em uma placa de vídeo e ter todo esse trâmite e espera é estressante!

• Curtir 1
Postado

@Caio Ferreira Sabe que eu não verifiquei isso? Mas acredito que sim cara... de toda forma quando chegar em casa eu dou uma olhada. 

@Dimitriusbueno Como diria o Hommer simpson , resolveu "até agora..." Eu vou ficar tranquilo de verdade se daqui há uma ou duas semanas não tiver nenhum problema... antes disso eu ainda to com as barbas de molho....

Postado

Conte para nós como ficou se realmente resolveu o problema. Ate segunda tava tudo lindo maravilhoso no meu PC com o driver 20.9.1. Sem tela preta, um unico transtorno q as vezes quando ligava o PC o monitor permanecia apagado. Mas bastava desligar e ligar o monitor pelo q resolvia, chato, mas ok, acho q posso conviver com isso. Mas ai comecei notar algum tearing, flicker (sei la como chama isso em português) na tela durante algumas coisas, tipo no Blender. Renderizando uma cena no Cycles, notei q na janela do render começou dar esses tearing achei estranho, mas ignorei. Ai mexendo na Unreal Engine la normalmente, mas quando alternava uma janela ou algo, PAH! flicker de novo, começou me incomodar, porque essa birosca nunca foi assim. Decidi abrir um jogo pra tirar a prova (Witcher 3 que é um dos mais pesados q tenho no talo, até mais q o FFXV, q alias tava jogando de boa outro dia bonitinho)... mal carregou, tela começou dar uns flicker nervoso e puff apresentou problemas tudo e reiniciou. Sabe aquela coisa de mecanico q só pelo ronco do motor ja sabe quando tem algo errado, foi a mesma coisa... SABIA q tinha meleca nisso... Enfim, depois q reiniciou, testei tudo de novo, aparentemente não travou mais, mas esse bendito tearing/flicker ainda continua em certas aplicações. Ta faltando uma gota pra mim por essa placa pra vender e comprar um RTX 2060 com a grana mais diferença, mesmo q perca dinheiro, desencantei com placa de vídeo da AMD. Hj la vou eu desisntalar toda essa porcaria do Adrenalin, DDU o ritual todo e instalar a versão 20.9.2 e ver se "melhora" ou o que que a AMD c@gou q tava funcionando... 

Postado
15 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Ta faltando uma gota pra por essa placa pra vender e comprar um RTX 2060 com a grana mais diferença, mesmo q perca dinheiro, desencantei com placa de video da AMD. 

Eu disse à você e aos demais em um post do Clube do Hardware que não esperassem uma atualização de driver que não viria, falei também que vocês deveriam encaminhá-la ao RMA já que refutaram com força a possibilidade dos reboots terem outra causa que não a placa.

Todos falam que leram diversos tópicos que apontavam "soluções" ou a causa do problema, na sua "peregrinação" com essa placa, deve ter se deparado com mais de uma dezena de possíveis soluções, quando isso acontece a chance de nenhuma resolver é grande, atirar para todos os lados qualquer um faz! Se você ainda tem garantia envie essa placa para o RMA, tente!

Postado
2 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

Eu disse à você e aos demais em um post do Clube do Hardware que não esperassem uma atualização de driver que não viria, falei também que vocês deveriam encaminhá-la ao RMA já que refutaram com força a possibilidade dos reboots terem outra causa que não a placa. Não há atualização de driver que vá resolver o seu problema porque não é o driver a causa, eu disse a você que não viria atualização e pode ter certeza de uma coisa: você não vai resolver o problema aguardando solução!

Todos falam que leram diversos tópicos que apontavam "soluções" ou a causa do problema, na sua "peregrinação" com essa placa, deve ter se deparado com mais de uma dezena de possíveis soluções, quando isso acontece a chance de nenhuma resolver é grande, atirar para todos os lados qualquer um faz!

Mas então a AMD tem q tirar essas placas do mercado, porque ta pior q 3rl do xbox 360 na epoca. De fato chega um ponto q você perde mais tempo tentando dar um jeito do jogar, ou trabalhar. Se eu mando pro RMA, qual chance de me mandar outra plca com a mesma palhacada?

Postado
6 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Mas então a AMD tem q tirar essas placas do mercado, porque ta pior q 3rl do xbox 360 na epoca. De fato chega um ponto q você perde mais tempo tentando dar um jeito do jogar, ou trabalhar. Se eu mando pro RMA, qual chance de me mandar outra plca com a mesma palhacada?

O problema é que não são todos os usuários que relatam esse problema, talvez seja algo mais recorrente de uma marca, talvez tenha outra causa. Em relação ao RMA, você só vai saber se tentar, do contrário ficaremos no campo das hipóteses.

Postado
24 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

O problema é que não são todos os usuários que relatam esse problema, talvez seja algo mais recorrente de uma marca, talvez tenha outra causa. Em relação ao RMA, você só vai saber se tentar, do contrário ficaremos no campo das hipóteses.

Problema q sabemos o transtorno q é depender dos Correios, num vai e vem desses é no MINIMO uma semana sem plca e sem pc (q no meu caso e creio q da maioria não tenha outra placa de video quebra galho). Ou no meu caso nem video integrado, ai que complica. Se fosse um caso certo de mandar pro RMA e receber outra placa 100% ainda vai lá, mas ainda assim fica a duvida no ar, mandar, esperar, ficar sem pc pra trabalhar, jogar receber outra e começar o mesmo problema...

Postado
25 minutos atrás, Dianox49 disse:

@RicardoMontoni você vai ficar sem placa uns 25 dias, os correios não estão mais em greve, mas o rma tem um limite de 30 dias de resolver seu problema.

Isso eh o complicado... E olha q eu segurei ainda a 1060 uma semana + até por pra venda, porque até então tava tudo bem.

Postado

O que eu posso dizer? :

Das alegações:

Não é fonte!

Não é instalação!

Não é o restante da configuração!

Resiste à ideia de recorrer ao RMA

O que sobra para dizer? Se nem o RMA é aceito como tentativa de resolver o problema, tome uma decisão mas que não seja a de ficar no aguardo de que ela venha da AMD, através de um driver que vá solucionar o caso, a placa já está há tempo no mercado, o problema não é diretamente o driver! Isso é o que sobrou para o pessoal que não encontrou solução apontar como causador do problema.

As discussões em fóruns como hipóteses não se replicaram em nenhum artigo de sites nacionais ou internacionais dando conta de reboots seguidos de tela preta, isso ficou restrito a discussões de fóruns por aí..

Postado
1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

O que eu posso dizer? :

Das alegações:

Não é fonte!

Não é instalação!

Não é o restante da configuração!

Resiste à ideia de recorrer ao RMA

O que sobra para dizer? Se nem o RMA é aceito como tentativa de resolver o problema, tome uma decisão mas que não seja a de ficar no aguardo de que ela venha da AMD, através de um driver que vá solucionar o caso, a placa já está há tempo no mercado, o problema não é diretamente o driver! Isso é o que sobrou para o pessoal que não encontrou solução apontar como causador do problema.

As discussões em fóruns como hipóteses não se replicaram em nenhum artigo de sites nacionais ou internacionais dando conta de reboots seguidos de tela preta, isso ficou restrito a discussões de fóruns por aí..

Eu entendo o ponto de vista, o problema é q você olha aqui no forum tem reclamação, no grupo da AMD no face tem reclamação, em outros fóruns tem reclamação, na gringa tem reclamação, tudo em relação a essas placas. Ai fica complicado! A conclusão é q sim, existe um problema com toda placa da família RDNA, e até as Vegas ja vi gente relatando desses problemas.

Agora vamos supor, ah é a fonte, realmente muitos dos sintomas são tipicos de fonte, mas ai tu vai lá gasta 700 conto + numa fonte e não resolve o problema, tudo bem q não é perdido, porque provavelmente tu vai ficar com essa fonte por muitos anos. Mas questão é a pessoa vai ter essa grana no momento? Alguns podem ter, outros não. RMA é complicado, uma porque ja dependemos de um sistema postal que é uma lástima e em qualquer loja é sempre uma burocracia enorme. Se você é pé rapado e não tem outro equipamento a altura de backup, você se ferra, porque é no minimo umas duas semanas sem poder fazer nada. Fiz o RMA de um HD uma vez e foi uma tristeza, fiquei quase 2 meses sem usar o PC, porque não tinha outro disco e o antigo tinha vendido (pobre é só assim q faz upgrade). Tive q quebrar o galho com um CD do Kurumin pelo menos pra fazer coisas básicas. E se de fato ha um problema de serie com essas GPUs a chance de você mandar pro RMA e receber outra placa com os mesmos problemas não é de se descartar (e pelo índice de reclamações q existe, eu diria até q são chances bem altas), ai faz o que? Manda pro RMA de novo?

Então pra muita gente a "solução"é de fato ir empurrando com a barriga e "ficar a espera de um milagre" q um driver resolva ou pelo menos parte das dores de cabeça... pelo menos até conseguir juntar grana pra comprar outra plca e não ficar sem poder usar o equipamento. (Que é a alternativa q estou optando, espero q as RTX 3060 venham logo e não custe uma alma).

Mas enfim, realmente fica como lição placa de video da AMD nunca mais. Por mais q seja "mais barata" a dor de cabeça não vale a pena. Engraçado q ja tive uma HD 7950 e não tive essas dores de cabeça, tive alguns problemas sim, mas eram de boas até. Mas enfim, o problema do flickering quando o PC ta sendo exigido como um todo descobri o que era... Ventilador no talo, devido ao calor escaldante q tem feito aqui em SP, não tem como deixar ligado no minimo. Desligo o ventilador tudo funciona normal, mesmo em full load, ligo ventilador no minimo, continua normal, no medio ja começa dar umas osciladas, no máximo, dependendo chega até reiniciar o PC se ficar insistindo, fica a duvida agora, se REALMENTE é fonte ou chamo um eletricista pra ver isso? porque tenho certeza se fosse fonte bomba ja teria ido pro brejo... Comecei suspeitar por causa da TV... quando ligava o ventilador ela dava umas piscadas... 

Postado

@RicardoMontoni Boa noite Ricardo. Cara, a minha tá 100% até agora. E assim, já forcei bastante. Minha mulher já editou algumas coisas também essa semana, fez renderização e tá tudo 100%. Minha filha tem jogado quase todos os dias aqui o Fortnite, e o Remnant, também rodei uns testes do Furmark e tá lisinha cara...  eu abriria o RMA e era isso... não sei se tu pegou da Kabum. Eu peguei deles e comigo, salvo algumas questões meio obscuras no diálogo com eles, quando deram entender que talvez me mandassem uma GPU usada, (o que ao final fizeram) e a opção por um MALDITO PAC no meio da greve dos correios,  foi tudo bem safo. Resolveram. Logo, se tens essa opção, faz isso.  A Gigabyte por outro lado é uma tragédia total. Os caras me fizeram explicar a mesma coisa 4 ou 5 vezes preencher formulário perguntando até o tamanho das minhas havaianas e depois me deixaram 24 dias esperando um retorno que só veio porque eu reclamei de novo. O lado bom (dentro do possível) é que fica fácil de eles passarem dos 30 dias para a solução (desde a manifestação do consumidor) e exigir a substituição ou reembolso. Claro que, tem que guardar registros de absolutamente TUDO. Tendo nota, e-mails, protocolos e as datas demonstradas, a chance de tu ficar no prejuízo é perto de zero. Claro que o ideal é que consiga a solução mais rápida pra evitar essa incomodação toda, mas... é uma saída em último caso. 

1 hora atrás, RicardoMontoni disse:

ai faz o que? Manda pro RMA de novo? Não existe "manda" pro RMA de novo se por exemplo, eles ficaram 25 dias com a tua placa e não resolveram. vou me usar como exemplo. Minha Placa ficou no total uns 25 dias entre ser entregue no correio e retornar, se ela der pau agora, eles não conseguem solucionar em 5 dias nem F....... ou seja se ela estragar novamente eu vou acionar o RMA e já pedir o reembolso direto. Se negaram é direto na Justiça e como falei, tendo tudo registrado a chance de perder é nula. 

• Curtir 1
Postado

Acho que vale a pena mesmo mandar pra RMA. estou achando que algumas dessas

placas tem problemas crônicos ou de lote ocultos. Tipo o que está ocorrendo com as RTX 3080

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, RicardoMontoni disse:

Eu entendo o ponto de vista, o problema é q você olha aqui no forum tem reclamação, no grupo da AMD no face tem reclamação, em outros fóruns tem reclamação, na gringa tem reclamação, tudo em relação a essas placas. Ai fica complicado! A conclusão é q sim, existe um problema com toda placa da família RDNA, e até as Vegas ja vi gente relatando desses problemas.

Muitos encontraram a solução do problema como o @mbabaun que foi persistente e devolveu a placa ao RMA tendo recebido uma nova, quem não vai encontrar a luz no fim do túnel são aqueles que põe toda sua expectativa no lançamento de drivers. No caso da RTX 3080 onde houve lotes inteiros de placas que apresentavam crash vários sites gringos de peso fizeram matérias sobre o assunto dando respaldo as queixas da comunidade, na RX 5600 XT isso ficou restrito aos fóruns, não é uma característica da placa!

11 horas atrás, RicardoMontoni disse:

Então pra muita gente a "solução"é de fato ir empurrando com a barriga e "ficar a espera de um milagre" q um driver resolva ou pelo menos parte das dores de cabeça... pelo menos até conseguir juntar grana pra comprar outra plca e não ficar sem poder usar o equipamento. (Que é a alternativa q estou optando, espero q as RTX 3060 venham logo e não custe uma alma).

.

Cara, esquece atualização de driver! Tem muita gente com a RX 5600 XT funcionando sem problema algum, quem tem a placa operando normalmente não vai nos fóruns dizer que está tudo perfeito, ficarão em evidência somente aqueles que tem problema, se você quer ir atrás da conversa dos "Axonis", aqueles que dirão assim: "eu acho que é driver", "eu acho que é isso", "eu acho que é aquilo" não vai encontrar solução!

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, mbabaun disse:

@RicardoMontoni Boa noite Ricardo. Cara, a minha tá 100% até agora. E assim, já forcei bastante. Minha mulher já editou algumas coisas também essa semana, fez renderização e tá tudo 100%. Minha filha tem jogado quase todos os dias aqui o Fortnite, e o Remnant, também rodei uns testes do Furmark e tá lisinha cara...  eu abriria o RMA e era isso... não sei se tu pegou da Kabum. Eu peguei deles e comigo, salvo algumas questões meio obscuras no diálogo com eles, quando deram entender que talvez me mandassem uma GPU usada, (o que ao final fizeram) e a opção por um MALDITO PAC no meio da greve dos correios,  foi tudo bem safo. Resolveram. Logo, se tens essa opção, faz isso.  A Gigabyte por outro lado é uma tragédia total. Os caras me fizeram explicar a mesma coisa 4 ou 5 vezes preencher formulário perguntando até o tamanho das minhas havaianas e depois me deixaram 24 dias esperando um retorno que só veio porque eu reclamei de novo. O lado bom (dentro do possível) é que fica fácil de eles passarem dos 30 dias para a solução (desde a manifestação do consumidor) e exigir a substituição ou reembolso. Claro que, tem que guardar registros de absolutamente TUDO. Tendo nota, e-mails, protocolos e as datas demonstradas, a chance de tu ficar no prejuízo é perto de zero. Claro que o ideal é que consiga a solução mais rápida pra evitar essa incomodação toda, mas... é uma saída em último caso. 

Como é que é? Te mandaram uma placa USADA?
Eu tentei sim entrar em contato com a Kabum pra pedir reembolso, e comprar uma RTX 2060 (que é a placa q equivale em desempenho) mas o prazo pra isso é no máximo 7 dias apos ter recebido, porque sinceramente não quero cair na mão do RMA, justamente pelo o que você disse, vão enrolar, vão enfiar PAC, enfim. SE eu ainda tivesse minha 1060 eu mandava. Eu tenho problema com ela, mas são problemas pontuais, não chega a ser q nem o seu caso que mal conseguia usar o PC. Graças a Deus esses problemas de flicker na tela, quando a maquina ta sendo exigida (tanto em CPU qnt GPU) ta mais relacionado com minha rede elétrica, e realmente agora fiquei na duvida se troco de fonte ou chamo eletricista (quando pensei q finalmente era só colocar um NVMe e comprar um case novo e fechar o ciclo de gastos com esse PC aparece a segunda forma do last boss)... quase caí pra trás com os preços das fontes de 750 watts.

quando o ventilador ta ligado no máximo e estou usando o PC com coisas q exija da maquia a tela fica dando tearing, desliga o ventilador, acaba o problema, não sei dizer se a tensão cai, ou se gera mt ruido em excesso e a fonte fica peidando pra " limpar"...

Postado

@RicardoMontoni

9 horas atrás, RicardoMontoni disse:

"Como é que é? Te mandaram uma placa USADA?"      não cara... eles (kABUM)  quando me responderam sobre o RMA, nas entrelinhas,  colocaram isso como uma possibilidade, mas me mandaram uma nova. Bom como disse, no teu lugar eu acionava a garantia até pra abrir uma eventual possibilidade troca/reembolso caso não resolva nos 30 dias. Se tu morasse aqui em  floripa te emprestava uma RX470 que ficou "sobrando" aqui, comprei pra backup pra mulher trabalhar porque não sabia quando isso ia resolver e agora que a nova veio boa um kit X99 do ali pra dar upgrade no PC da minha filha. Enfim, acho que vale tu tentar resolver cara, 2 contos uma placa dessas... é muita grana pra arriscar jogar fora. 

12 horas atrás, Brc disse:

Acho que vale a pena mesmo mandar pra RMA. estou achando que algumas dessas

placas tem problemas crônicos ou de lote ocultos. Tipo o que está ocorrendo com as RTX 3080

Agora que me mandaram outra também estou pensando isso... Cheguei a comentar, que a minha veio com uma etiqueta que não existia na caixa da primeira, relativa ao lote de importação com dados do importador, me chamou a atenção também a numeração do lote que era bem diferente. Pode ser besteira, mas, tá funcionando bem. O desempenho da placa é excelente, uma pena esses problemas assolando a galera. 

• Curtir 1
Postado

E ai pessoal, apenas a título de informação. Hoje já faz mais ou menos umas duas semanas que a RX5600XT enviada pela Kabum para substituir a que veio defeituosa está funcionando, sendo usada diariamente para as edições da minha mulher no Premiere, além dos usos "normais" de um computador de trabalho, porém cabe destacar um ponto. Na ultima sexta minha irmã que mora no RS veio passar o feriado aqui em Floripa e trouxe o filho que tem 13 anos e naturalmente, passa horas jogando no computador diariamente, ainda mais agora nessa pandemia. Incumbi o sobrinho de "maltratar" a maquina usando da forma como bem entendesse no que diz respeito aos jogos e o piá não brincou em serviço. Entre sexta passada e a ultima terça ele jogou durante ao menos umas 3 horas cada dia sendo que de sexta para sábado e de segunda para terça ele varou a madrugada jogando e não relatou nenhum tipo de falha.

Então, em síntese, o problema foi resolvido. Reitero aos membros que tem problemas procurar ativar a garantia pois ao que tudo indica, de fato, ou algum lote especifico dessa placa, ou de forma aleatória, algumas estão apresentando problemas. por hora era isso. 

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, mbabaun disse:

Então, em síntese, o problema foi resolvido. Reitero aos membros que tem problemas procurar ativar a garantia pois ao que tudo indica, de fato, ou algum lote especifico dessa placa, ou de forma aleatória, algumas estão apresentando problemas. por hora era isso. 

Que ótimo amigo! Quando a gente se depara com um problema como você teve tem-se em alguns casos um certo "trauma" onde esperamos a qualquer momento a repetição das falhas, com o passar do tempo voltamos a relaxar. O importante é que o problema foi resolvido, fica o aprendizado!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...