Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar celular sem bateria - Direto carregador


Becokr

Posts recomendados

Rapaziada, preciso ligar um celular direto na fonte, sem bateria.
Acontece que a corrente de um carregador joga 5v pra carregar a bateria e o celular, Samsung, funciona com 3.80v.
Coloquei um doido 1N4007 e a corrente caiu 0.7v, indo a 4.35v
Se eu ligar mais um doido em série, vai cair a ponto do celular não ligar.
Como posso fazer essa corrente chegar mais próximo possível do valor que desejo?

Não sou expert em eletrônica e preciso arrumar isso porque já tive problemas com um celular e acho que essa alta pode ser o causador do problema.

Esse celular vai ser ligado direto num carregador USB do carro.

Alguém ajuda? Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz essa gambiarra pra substituir a bateria de um receptor bluetooth adaptado dentro de um som, a bateria original não durava nem 2 horas e o aparelho não funcionava durante o carregamento, no caso eu usei 2 diodos comuns em serie e liguei direto nos 5V da fonte do som..., como o celular puxa mais corrente acho que se você usar 2 diodos 1N5404 de 3A deve dar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, ligando dois diodos 1N4007 em série, o celular não ligava.

Tava pesquisando na net e não sei se entendi direito mas parece que os diodos trabalham com corrente alternada, me corrijam se estiver errado, por favor, e a alimentação do carregador do carro, aqueles que usam no isqueiro, eu acho que é corrente contínua.

 

O que eu fiz funciona mas não sei se está certo e confiável.

Mas queria ter certeza de fazer o correto.

Vou aguardar mais ideias pra tentar fazer a coisa certa.

de qualquer foma, obrigado pela ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Inútil pro seu colega, mas pra você talvez nem tanto...🙂. Tente com diodos UF540x ao invés de 1N540x ou UF400x ao invés de 1N400x. Este seria um minimalismo. Outra maneira menos mínima é com LM317adj

 

Mas a minha preferida seria alterar algo no carregador - geralmente um (01) resistor -   pra cair pra V desejada. Mesmo se quisesse não tem como detalhar pois depende do carregador que literalmente há centenas de tipos. Acho que eu até que daria esta ideia pro sujeito daquele tópico mas acho que ele desistiu além do + acho que ele não iria entender mesmo kk como você kk. Mas tentei né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa. Vou analisar esses diodos. Mas vou tentar ser mais claro.

Já tenho no meu carro já uns dois anos um celular funcionando como rastreador. No início deixava ele ligado direto, carregando na bateria. mas sempre fiquei cabreiro porque a chance de uma bateria pegar fogo é grande.

Depois passei a usar sem a bateria, ligado direto. Mas quero fazer a ligação correta.

 

Lá tá assim: liguei um carregador de celular de isqueiro num 12v do carro que não desliga nunca. O fio USB conectado nele está entregando exatos 5.05v. na traseira do celular, um Samsung J4 velho, diz que a alimentação é de 3.8v - 1500mA. 

Coloquei um diodo 1N4007 e a tensão, descobri que não e corrente, caiu pra 4.35v.

 

Aaaacho que preciso abaixar mais, até próximo de 3.80v. Outro 1N4007 abaixou demais e k celular não liga.

 

Aí que entra a ajuda. 

O que fazer de maneira correta e segura para baixar essa tensão mais próximos dos 3.80?

E a corrente interfere em alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Pode tentar isso  ( imagem abaixo ) :

 

de um lado vai entrar os 12V do plug acendedor de cigarros do carro, e do outro lado vai sair o valor milimétrico que voce desejar , depois de ajustado o potenciômetro .

 

 

stepdown.jpg

nao-sim.jpg

Boa, meninos. vou comprar e testar. Valeu, @Tito FisherAgora, a saída não são 12V e sim 5 por causa do carregador de isqueiro. Mas com esse conversor consigo até eliminar esse carregador, baixando de 12 para os 3.8 que preciso. @Isadora Ferrazsou leigo em eletrônica, e esse capacitorzão vai simular a bateria do celular, certo? mas qual seria a vantagem de ter isso? que capacitor seria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se tivesse falado antes que era 12v.... De 12 pra 3.8 a ideia do @Tito Fisher arrasa.

 

@Isadora Ferraz ,

Comprei um lote desses 'coisinhos' com o LM2596 e tenho poupado um tempo enorme na bancada de passatempos.

 

Naquele post do  rapaz ( @Marx Oliva ) que queria  aproveitar o microfone de lapela  também pode ser aplicado para obter a tensão da bateria 1.5V .

 

3 horas atrás, Becokr disse:

Mas com esse conversor consigo até eliminar esse carregador, baixando de 12 para os 3.8 que preciso.

 

Sim, pode fazer o bypass interno no plug que baixa para 5V ou então já comprar um plug com saída direta 12/24V , é barato também veja :

 

 

plug-cigarro.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Becokr disse:

esse capacitorzão vai simular a bateria do celular, certo? mas qual seria a vantagem de ter isso? que capacitor seria?

-Certo

-É que o fio que sairia da "coisinha" do @Tito Fisher até seu celular pode ser grande - distância longa. Assim sendo o capacitor na entrada do celular ou no lugar da bateria meio que dá uma suprida momentânea no sistema. Algo como fazem aqueles ultracapacitores que os cara põe na entrada do som pra dar o tum tum que treme até os ossos.

-1000uF pra cima tá bão. Mas tenta sem mesmo. Se der problema tipo celular desligar, põe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Becokr disse:

Boa, meninos. vou comprar e testar. Valeu, @Tito FisherAgora, a saída não são 12V e sim 5 por causa do carregador de isqueiro. Mas com esse conversor consigo até eliminar esse carregador, baixando de 12 para os 3.8 que preciso. @Isadora Ferrazsou leigo em eletrônica, e esse capacitorzão vai simular a bateria do celular, certo? mas qual seria a vantagem de ter isso? que capacitor seria?

Outra solução, porém mais complicada é mexer no carregador de isqueiro. 

Alterando sua tensão de 5V para 3,8V.

Geralmente tem dois resistores lá dentro formando um divisor de tensão, alterando um deles mexemos na tensão de saída. 

 

Porém claro com o regulador lm2596 já mencionado, esse carregador de isqueiro pode ser eliminado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não estou achando na net, só na memória, mas me lembro de ter visto um que tinha só um 7805. E o pior... 78L05. O que dificultaria:

15 horas atrás, Renato.88 disse:

dois resistores lá dentro formando um divisor de tensão, alterando um deles mexemos na tensão de saída. 

 

HTB1lfyLSXXXXXabXXXXq6xXFXXXz.jpg_350x35😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá boa pessoal boa noite, estou procurando exatamente a mesma coisa que o amigo queria fazer, mas sou totalmente leigo no assunto, PRECISO ligar um celular lg k10 direto, sem bateria, sou motorista, trabalho com aplicativos de mobilidade, e fico em média 10 horas com o celular ligado, já troquei diversas baterias, mas seeu conseguisse ligar direto, me ajudaria muito eu nem sei por onde começar, se puderem me ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Alexandre, como eu lhe disse, não sou uma pessoa com conhecimento técnico em eletrônica, eu li esse forum e me deparei com um problema semelhante, eu só não entendi como foi solucionado, e gostaria de uma solução igual... Eu vi os modelos das placas informadas aqui, só não sei o que comprar e como montar, eu gostaria de fazer a ligação direta do celular na tomada veicular de 12 v que tenho no carro, por que aconteceu diversas vezes (inclusive com baterias novas) do celular mostar um percentual de carga, e depos descarregar rapidamente, isso me atrapalha bastante, então ligando direto, não terei esse problema, só uso o celular com o carro ligado mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Daniel Mineo disse:

não sou uma pessoa com conhecimento técnico em eletrônica

Com zero conhecimento na área vais ter sérias dificuldades em implementar a substituição que seria algo como: um regulador chaveado de 12 para 3.6V de uns 5A com fios soldados direto no terminal de contato da bateria no smartphone ou cuidadosamente soldados em paralelo na bateria.

Uma dica similar à do amigo @alexandre.mbm : adquira uma bateria de qualidade..quase impossível por isso não indico nenhuma.

2 horas atrás, Daniel Mineo disse:

já tive que trocar diversas vezes a bateria

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.. neste caso considere a arrasadora ideia do "amigo la de cima" 😉

... e some-se a outra...

..e se achar que deve mostre este tópico pra eles e torça pra que tenham algum conhecimento da área ligeiramente acima do amador (sem ofensas , claro)

32 minutos atrás, Daniel Mineo disse:

só preciso saber o que comprar, eles montam

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, .if disse:

com fios soldados direto no terminal de contato da bateria, no smartphone, ou cuidadosamente soldados em paralelo na bateria

 

É melhor fazer uma bateria fake com um pedaço de madeira ou plástico, e contatos metálicos. Então o aparelho não sofrerá qualquer solda (esquento).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu entendi e achei a ideia bem próxima de boa. Use seus dotes de marceneiro e copie o formato da bateria numa tabuinha principalmente na região dos contatos. Nela, coloque um contatinho metálico qualquer e solde os fios vindo dazidéia lá de cima.

De fato é bom evitar o calor próximo da bateria e desmontar ela.. nem pensar!

 

Uma ideota muito lôca que tive agora é envolver a bateria com aqueles plásticos que vai ao forno, colocar cola quente em volta - não deve esquentar muito, espere esfriar e solidificar (lógico), corte com cuidado pra remover a bat e manter  o formato oco inverso dela, dentro dele aplique uma resina epoxi líquida ... aí estará sua...

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

bateria fake

😁

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!