Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador saindo junto com o cooler


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Pessoal, tenho uma A320M-H e um cooler da Cooler Master.

Toda vez que vou tirar o cooler o processador sai junto, e nunca usei essa placa-mãe, mas parece que ela nao prende o processador, fiz tudo direito, levantei a trava, coloquei o processador e abaixei a trava. O PC liga normal, meu problema esta na hora de tirar o cooler que o processador literalmente fica grudado e sai junto com ele. Poderiam que explicar o porque? E antes eu usava o Cooler Box que veio de fabrica, e aconteceu a mesma coisa quando fui tirar pela primeira vez para substituir pelo da Cooler Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Considerando que cooler e processador num PC não é como se fosse um capacete de motoqueiro, não deveria ser problema algum a trava da CPU estar um pouco solta, uma vez que o cooler segura tudo no lugar.

Por qual razão voce precisa tirar tantas vezes o processador do seu pc?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É normal conforme o tempo a pasta acabar grudando no processador. 

 

O cooler não pode ser simplesmente puxado para cima sob o risco do processador sair junto e danificar a mesma.

A dica seria girar o cooler um pouco para os lados até se desprender do processador.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, zKennedy disse:

na hora de tirar o cooler que o processador literalmente fica grudado e sai junto com ele. Poderiam que explicar o porque?

Provavelmente porque você está tirando errado... Não se deve simplesmente puxar, você tem que dar umas giradinhas até perceber que o 'vácuo' causado pela pasta térmica cedeu, aí sim puxa, de preferência levantando primeiro um dos lados do processador, em vez de perpendicular à normal.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, EdsonSM disse:

É normal conforme o tempo o cooler acabar grudando no processador. 

 

O cooler não pode ser simplesmente puxado para cima sob o risco do processador sair junto e danificar a mesma.

A dica seria girar o cooler um pouco para os lados até se desprender do processador.

Bom dia @zKennedy

 

Como nosso colega falou, quando for tirar nunca puxe para cima se antes girar levemente para o sentido horário e ante horário.

E de preferência remova sempre o a maquina um pouco quente isso ajuda e muito a retirar o dissipador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, sdriver disse:

Considerando que cooler e processador num PC não é como se fosse um capacete de motoqueiro, não deveria ser problema algum a trava da CPU estar um pouco solta, uma vez que o cooler segura tudo no lugar.

Por qual razão voce precisa tirar tantas vezes o processador do seu pc?

Entao, como eu disse quando eu fui trocar o cooler ele saiu junto, nisso acabou entortando uns dos pinos, tive a sorte de arrumar com uma agulha, depois coloquei dnv, mas nao estava funcionando, tive que tirar dnv e saiu junto com o cooler, nisso entortou mais 3 pinos, passei uns 30 minutos arrumando tudo e no final arrumei, so que nisso a pasta térmica, eu nao sei como falar isso, mas a pasta térmica meio que fico pouca sobre o processador e agora estou pensando em tirar para colocar mais

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, zKennedy disse:

a pasta térmica meio que fico pouca sobre o processador e agora estou pensando em tirar para colocar mais

Pouca pasta é bom. O ideal é a camada mais fina possível, que preencha a maior parte da superfície. Está tendo temperaturas altas ou algo do tipo? Se não, eu não mexeria mais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, zKennedy disse:

Entao, como eu disse quando eu fui trocar o cooler ele saiu junto, nisso acabou entortando uns dos pinos, tive a sorte de arrumar com uma agulha, depois coloquei dnv, mas nao estava funcionando, tive que tirar dnv e saiu junto com o cooler, nisso entortou mais 3 pinos, passei uns 30 minutos arrumando tudo e no final arrumei, so que nisso a pasta térmica, eu nao sei como falar isso, mas a pasta térmica meio que fico pouca sobre o processador e agora estou pensando em tirar para colocar mais

Entendi agora hehe :) Bom como o pessoal disse o jeito certo é soltar o cooler e ficar girando ele sobre a CPU ate você notar que está mole o suficiente para puxar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Pouca pasta é bom. O ideal é a camada mais fina possível, que preencha a maior parte da superfície. Está tendo temperaturas altas ou algo do tipo? Se não, eu não mexeria mais.

Entao, por isso mesmo, sobre o review desse cooler, o pessoal disse que abaixou em torno de 15-20 graus o processador, como pode ver no print agora esta com 40 graus, antes com o cooler box estava com 50, quando vou jogar ou editar vídeos chega a 65 no máximo, mas nao sei se isso esta bom

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, zKennedy disse:

como pode ver no print agora esta com 40 graus, antes com o cooler box estava com 50, quando vou jogar ou editar vídeos chega a 65 no máximo, mas nao sei se isso esta bom

Tá muito bom, considerando que render manda o processador fácil a 50~100% e que a temperatura máxima especificada pela AMD é de 95.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zKennedy Toda vez que desinstalar um cooler você deve limpar a pasta térmica velha e aplicar uma camada nova. Reutilizar a pasta que já curou corta sua eficácia consideravelmente, e se é uma pasta sem cura (como as microcerâmicas ou de gel) você pode acabar criando problemas por causa de bolhas de ar no meio da aplicação. Sempre limpe tudo, tanto do processador quanto do cooler, utilizando papel absorvente embebido com isopropanol (álcool isopropílico). O método mais correto de aplicar pasta térmica é uma gota no meio do processador, e sempre use pasta térmica de qualidade, pois porcarias da china existem aos montes no mercado e as de silicone são adequadas para outros tipos de aparelhos eletrônicos, mas não CPUs.

Observe que essa mesma técnica já foi explorada por vários outros sites e revistas, sendo que a conclusão sempre é de que o método da gota no meio sempre tem os melhores resultados em todas as aplicações: 

 

1 hora atrás, zKennedy disse:

Entao, como eu disse quando eu fui trocar o cooler ele saiu junto, nisso acabou entortando uns dos pinos, tive a sorte de arrumar com uma agulha, depois coloquei dnv, mas nao estava funcionando, tive que tirar dnv e saiu junto com o cooler, nisso entortou mais 3 pinos, passei uns 30 minutos arrumando tudo e no final arrumei, so que nisso a pasta térmica, eu nao sei como falar isso, mas a pasta térmica meio que fico pouca sobre o processador e agora estou pensando em tirar para colocar mais

Os pinos entortaram porque além de você não rotacionar o cooler antes de remover (como tantos colegas indicaram ser o correto), você puxou na diagonal e não na vertical. Mesmo que tivesse rotacionado o cooler eu ainda indico remove-lo com um movimento 100% perpendicular à placa, pois se ocorrer esse tipo de acidente você não danifica os pinos. Geralmente após rotacionar o cooler já estará solto, então você não terá que fazer força alguma. 

1 hora atrás, zKennedy disse:

Entao, por isso mesmo, sobre o review desse cooler, o pessoal disse que abaixou em torno de 15-20 graus o processador, como pode ver no print agora esta com 40 graus, antes com o cooler box estava com 50, quando vou jogar ou editar vídeos chega a 65 no máximo, mas nao sei se isso esta bom

Boas temperaturas. Só observe se a ventilação do gabinete também está boa, pois não é só CPU que aquece. Tenha pelo menos 4 ventoinhas instaladas no seu gabinete nas posições ilustradas abaixo que nunca vai ter problema de superaquecimento:

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!